segunda-feira, 6 de março de 2017

As 10 dicas Para extinguir o círculo vicioso de pecados

As 10 dicas Para extinguir o círculo vicioso de pecados 

Nesta matéria estaremos apresentando 10 dicas para encerrar com o círculo vicioso de pecados.

Cada um de nós estamos no propósito de santidade; isso significa estar separado do pecado.

Mas o que é o pecado?

As traduções originais da Bíblia usavam a palavra hhatá (em hebraico) para se referir ao pecado e a definição desta palavra é errar ou não atingir o alvo.

O alvo neste caso era a vontade de Deus. Então podemos dizer que tudo aquilo que te afasta do alvo, isto é, da vontade de Deus, é pecado.

Neste post quero te lembrar de algumas dicas que nos ajudam a vencer o pecado e estar em santidade, livre de culpa ou acusação e caminhando e entendendo o propósito de Deus.

Mas antes, por que é tão importante não pecar? Simples, porque o pecado além de ser a única coisa que te separa de Deus, também gera a morte, veja:

“Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tg 1:15)

Esse é o “caminho” que gera o pecado. Tudo começa com o nosso mau desejo por algo ou alguém. Quando buscamos (ação com intenção) saciar esse mau desejo o pecado ganha espaço e se saciamos este desejo ele realmente acontece gera a morte e nos separa de Deus.

Estar separado, seja pela não conversão ou pelo pecado, de Deus é a coisa mais terrível que pode acontecer a alguém!

Se você já é convertido, então é só andar em santidade. Se você não é um cristão te faço um convite para conhecer e aceitar a Jesus – será a melhor mais marcante experiência da sua vida!

Deus deixou algumas dicas para nos ajudar na Bíblia, porque Ele sabia que seria difícil para nós. Aqui vamos ver 3 dicas práticas para vencer o pecado e andar em santidade.

Três formas erradas e ineficientes de lidar com o pecado passado

I. Minimizar o pecado

O homem tenta minimizar o pecado. Nós tentamos escapar de nossa culpa fingindo que o que fizemos não foi tão ruim. Mudamos nossos valores morais para que eles se adaptem ao nosso comportamento.

Subestimamos o pecado e nunca lhe damos o nome que merece. Ao invés disto, dizemos que éramos ‘ousados’ quando jovens. Culpamos nossos invisíveis e incontáveis ‘hormônios’ por nossas atitudes. O pecado não era muito grave, dizemos a nós mesmos. Além do mais, ‘somos humanos’.

II. Ignorar a santidade

Outra forma errada que o homem usa para se desfazer do pecado é ignorar a santidade do Eterno – assumir que o Eterno é tão tolerante ao pecado quanto nós somos.

Esta abordagem é a mais popular entre as ‘pessoas religiosas’, que nunca rejeitariam o Eterno completamente, mas ainda assim não querem se incomodar com a idéia de que um justo juiz que é santo e os chama para serem santos (1Pe 1.15,16).

Ao invés disso, tornamos o Eterno à nossa imagem e fingimos que, como nós, ele está disposto a não se importar com o pecado.”

III. Vivendo uma autojustificação

A autojustificação pode ser expressa de diversas formas e é vista na vida a pessoa que se choca ao ver que é capaz de pecar.

‘Eu não acredito que fiz isso’, ela diz. Por que está tão surpresa? Porque ela se vê como uma pessoa basicamente boa, ao invés de inerentemente ímpia.

Infelizmente, sua tristeza em relação ao pecado não é pelo fato de desobedeceu ao Eterno, mas porque falhou em conseguir viver de acordo com a superestimada opinião que tem de si mesma.

A autojustificação também é expressa pela pessoa que se recusa a aceitar o perdão do Eterno. ‘Eu não consigo me perdoar’, ela diz. ‘Talvez o Eterno consiga, mas eu não.’ Ela pode parecer piedosa, mas afirmações como estas são uma forma de orgulho reverso, que diz: ‘Meus padrões são superiores aos do Eterno’.

Ao invés de humildemente reconhecer que seu pecado foi contra o Eterno e que somente ele pode limpá-lo, ela tenta se tornar o seu próprio salvador. Tenta suportar sua própria punição, pagar penitência ao se remoer em culpa, fazendo boas obras ou conseguindo a graça do Eterno através da obediência.

 Vejamos agora as “Dez dicas Para extinguir o círculo vicioso de pecados”

I. Ore

Não descure o poder da oração. Tiago nos diz que "muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tg 5:16).

A palavra "eficácia" neste versículo vem da palavra grega energeo, da qual tiramos a palavra "energia". Tiago nos diz para orarmos ativamente e com energia. A primeira e, possivelmente, a mais potente técnica para superar hábitos pecaminosos é pedir a Deus por ajuda.

II. Supere o mal com o bem

Paulo diz, em Rm 12:21: "Vence o mal com o bem". Quando sentir o impulso para ceder a um mau hábito, faça alguma coisa boa em vez disso. Escreva uma carta de esperança a um amigo, chame e encoraje um irmão, ou visite alguém que esteja doente. Em outras palavras, substitua o seu hábito pecaminoso por uma boa ação.

III. Rodeie-se de boas pessoas

Está escrito: "... as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Co 15:33). O oposto também é verdadeiro: a boa companhia corrige os maus costumes. Se você tiver um hábito pecaminoso que esteja pensando em quebrar, então procure a companhia de boas pessoas. Que a "bondade" delas o escove.

IV. Confesse suas faltas

Tg 5:16 diz: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros". Admite-se que confessar as próprias faltas e hábitos pecaminosos seja difícil. Podemos ficar embaraçados pela perspectiva de outros "descobrirem" nossas fraquezas.

Mas quando confessamos nossas faltas a outros, eles podem ajudar-nos a tomar cuidado. Podem nos aconselhar e nos encorajar enquanto nos esforçamos para vencer nossos maus hábitos.

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5:16).

Essa dica é muito importante para que ser livre do pecado! Confessar um pecado traz cura para nós e para nosso espírito. Quando confessamos um erro estamos nos expondo e pedindo ajuda para não errar novamente, neste momento algo muda dentro de nós!

Cuidado: é recomendável que você se confesse para pessoas com mais maturidade que você, seja um líder, pastor, amigo ou familiar. Porque esta pessoa te entenderá e irá te ajudar a se levantar – não o contrário.

Na prática:

• - Procure alguém de confiança

• - Confesse o erro com sinceridade

• - Ore com a pessoa e peça perdão a Deus

• - Peça para Deus e para pessoa te ajudarem neste erro

Quando confessamos o pecado declaramos que não iremos fazê-lo mais.

“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”( Tg 1: 12)

V. Impeça os maus hábitos

Pode-se recair no hábito pecaminoso simplesmente porque o pecado é tão acessível! Vença os hábitos pecaminosos eliminando ou reduzindo seu acesso ao pecado. Mateus 18:9 diz: "Se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o e lança-o fora de ti...."

Se você adquiriu um mau hábito, dificulte a alimentação do mesmo! Procure modos de tornar o pecado algo inconveniente, antes que se torne fácil.

VI. Exercite-se em bons pensamentos

O impulso para alimentar um mau hábito inicia-se na mente. Preencha sua mente com pensamentos corretos e você reduzirá a oportunidade de maus pensamentos florescerem em pecados.

Siga o aviso de Paulo: "... tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Fp 4:8).

VII. Tome um dia de cada vez

Bastam duas semanas para desenvolver um hábito, mas levam-se meses para quebrar um. Não se desespere! Em vez de pensar quanto tempo levará e como será duro quebrar o hábito, aprenda a tomar um dia de cada vez. Não se preocupe com o amanhã. Lute para terminar seu mau hábito hoje, pois "... basta ao dia o seu próprio mal" (Mt 6:34).

VIII. Buscar a Deus – se encher de Jesus!

Queridos, para vencer o pecado nós precisamos estar continuamente buscando Deus no nosso dia-a-dia. Por que? Porque, dentre outras razões, Jesus é o Cordeiro de Deus que Ele tira o pecado do mundo e de nós, certo? Não dá para resistir alguma tentação ficando o tempo todo na TV, internet…ou qualquer outra coisa que não seja buscar a Deus.

Na prática:

• - Ore mais tempo

• - Leia a Bíblia

• - Estude a Bíblia

Tenha o seu momento com Deus, seja louvando sozinho, seja tocando, seja escrevendo, seja lendo, seja intercedendo… Não importa o jeito, mas tenha o seu momento com Deus e busque ter as suas experiências com Ele, desenvolver relacionamento. Isso pode demorar para acontecer, mas se você for perseverante verá que vale muito a pena ser íntimo de Deus! Você pode se inspirar pelas experiências de outros irmãos, mas quando as suas experiências acontecerem você não irá querer trocá-las por nada!

IX. Dedique tempo em servir aos semelhantes. Quando esquecemos um pouco nossos projetos e nos dedicamos a satisfazer as necessidades daqueles que estão ao nosso redor fazemos grande bem a nós mesmos, pois substituímos os hábitos egoístas e sensuais por hábitos de bondade e benevolência.

X. Fuja da Tentação

Nosso Deus é demais! Ele sabendo que somos carne deixou uma recomendação sensacional, vejam:

“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (I Co 6:18)

“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Ts 5:22)

Queridos, não se enganem. Não queiram testar a sua força contra o pecado. A Bíblia nos exorta a fugir de tudo o que parece ser mal, imagina do próprio mal.

Que benção se você saiu de um culto mega abençoado, benção mesmo! Cuide para que essa unção fique dentro de você.

Na prática:
- Fuja das coisas que te fazem pecar (internet, fofoca, ficar só com a(o) namorada(o)

- Na hora da tentação busque ajuda, ligue para um amigo e tente encher a cabeça com outras coisas.

José fugiu da esposa de Potifar e se deu bem! Daniel fugiu dos manjares do rei por amor a Deus e Deus o revelou o fim dos tempos. Para nós essas coisas talvez não aconteçam, mas algo muito importante irá acontecer: teremos a presença de Deus e Seu Espírito Santo em nós!

Se você tem pecado constantemente, te incentivo a pedir o perdão de Deus e buscar ajuda de algum irmão. Deus é misericordioso, Ele nos perdoa e não se lembra mais dos nossos pecados. Renove sua aliança com o Senhor.

Não desista de andar em santidade!

Estamos juntos nessa batalha e para vencer é preciso ser perseverante e resistir até o fim, quando receberemos a coroa da vida!

Vale a pena!

A maneira correta de lidar com o pecado passado é confessar e deixar o pecado.

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."( Pv 28.13).

Que Deus nos ajude a fugir da prática promíscua do pecado, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário