terça-feira, 26 de janeiro de 2016

QUANDO DEUS MANDA TIRAR O LIXO DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL

QUANDO DEUS MANDA TIRAR O LIXO DA NOSSA VIDA ESPIRITUAL
Texto Ne. 2.14
Introdução
Todos nós conhecemos o ditado: Lugar de lixo é no lixo. Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais, que perdeu sua função ou sua utilidade, e por isso deve ser descartado, jogado fora!. Existem pessoas que tem o hábito de guardar o que deveria ser eliminado há muito tempo. Chega um momento que certas coisas começam a se acumular tanto, que é preciso parar e separar aquilo que serve e aquilo que não serve mais. O texto do livro de Neemias nos fala de uma época em que os muros de Jerusalém estavam parcialmente destruídos. Neemias saiu à noite para fazer uma inspeção cuidadosa, cautelosa dos danos causados nos muros destruídos pelos samaritanos (Ed.4.23.24).

Ao chegar ao local chamado Porta do Vale, Neemias para e não consegue mais ir em frente, tamanha a quantidade de lixo que estava naquele setor da cidade. Não havia mais espaço para que Neemias pudesse passar, pois o lixo cobria todos os caminhos impedindo de Neemias seguir em frente. Por causa do lixo Neemias teve que parar e voltar sem poder completar sua investigação!. Na nossa vida espiritual também paramos por causa do lixo!. Quando dá para parar, o melhor que devemos fazer é juntar e retirar todo o lixo produzido pelos nossos sentimentos e pensamentos negativos e jogarmos o mais longe possível. Mas o que devemos guardar e o que devemos jogar fora?.

A resposta está em Fp.4.8 – O texto nos ordena para fixarmos em nossas mentes as coisas verdadeiras, puras, justas e santas. Guardar tudo aquilo que nos edifica, o que é de boa fama, o que é correto, digno. Tudo aquilo que tem virtude. E o que temos que jogar fora?. Jogar o lixo da mágoa, do ressentimento, do ódio, da fofoca, da calúnia, da contenda, do orgulho, da incredulidade. Esses são os lixos que deve ser desprezado pelo cristão. Estes lixos são impróprios, indevidos e contrários à Palavra de Deus. Nenhum deles deve fazer parte da vida de um cristão.

Nisso pensai – é para nos examinarmos, nos avaliarmos repetidas vezes o que é bom e puro para a nossa vida. Esse é o modo que os cristãos podem renovar sua mente para que não se conformem com os maus hábitos deste mundo. Todos nós precisamos estar atentos para que a sujeira do mundo não venha contaminar a nossa vida cristã. Por isso, convido você e a mim mesmo, quando se defrontar com o lixo, jogue fora o mais rápido possível.

Certa vez, um pastor colocou na porta da igreja um cesto de lixo para que as pessoas tivessem a oportunidade de trazer algumas coisas que as escravizavam, e ali na porta da igreja, depositassem os seus lixos. Trouxeram cigarros, garrafas de bebidas alcoólicas, fotos comprometedoras, revistas, DVDs de pornografias e até drogas!. A igreja do Senhor só terá verdadeira libertação quando jogarmos fora o lixo que está nos aprisionando.

Amados, muitos são os pecados contidos em nosso interior do qual não conseguimos abandonar. Se essa porta não for fechada, o mau cheiro irá invadir a nossa vida espiritual. Se acumularmos sujeiras em nossas vidas não conseguiremos crescer espiritualmente. Essas sujeiras podem ser coisas que julgamos pequenas, mas nos afastam de Cristo. Além do que citamos agora, ainda existem outros tipos de lixos. São os nossos pensamentos impuros, nosso olhar malicioso, palavras torpes, nossas desconfianças, julgamentos errados, lábios impuros. A igreja precisa resgatar a inocência. A porta do lixo deve ser fechada para que possa haver o desprendimento do pecado. Nós como igreja, estamos precisando de uma real consciência de nossa necessidade, uma postura humilde diante do Senhor, para reconhecermos nossas limitações. O peso que existe em nossos corações são lixos acumulados, mas Jesus veio para nos conceder o alívio. Precisamos ser sinceros diante do Senhor, reconhecer nossas falhas. Deus não se engana com nossas lágrimas, e o que mostra o verdadeiro arrependimento, é o desprendimento do pecado.

A palavra “pecado” no grego possui várias interpretações: significa ultrapassar uma linha, impossibilidade de atingir metas; desobediência a uma voz; cair onde deveria ter permanecido de pé; não observância da lei. Quantos homens e mulheres de Deus estão colecionando e acumulando lixos, escombros, entulhos que já não sabem mais achar a porta da saída?. Precisamos entender que são duas coisas contrárias entre si, e que não podem ocupar o mesmo espaço, o mesmo lugar no nosso coração. Ou o lixo expulsa o que é limpo, ou o que é limpo expulsa o que é sujo!. É chegado o tempo de nos examinarmos e fazermos uma faxina em nossas mentes e em nossos corações.

O lixo espiritual esfria a fé, nos afasta de Deus, atrai o pecado, muda o nosso caráter e as nossas atitudes. Mancha nossa moral, distancia os irmãos, decepciona os amigos, nos faz levar os maus costumes para dentro da igreja, damos maus exemplos, maus testemunhos e destruímos os bons relacionamentos. Quando você ouvir o caminhão do lixo passar, lembre-se dessa mensagem. Corra e ponha tudo que não presta dentro do saco de lixo e livre-se dele o mais rápido possível. Se possível escreva no saco: “Entregar no lixão do inferno”.

Muitas vezes já ouvimos alguém dizer que se sente um verdadeiro lixo!. São pessoas que vem de fracassos amorosos, desavenças familiares, dívidas financeiras, e atitudes erradas tomadas como certas. São os lixos que foram se acumulando na sua vida e jogados para debaixo do tapete. Pode passar dias, semanas, meses, anos, e como a pessoa não se livrou dele, ele continuará no mesmo lugar: e o lixo vai aumentando cada vez mais!. Tem lixo que não sai fácil da vida de muitas pessoas. É o lixo da prostituição, do adultério, do roubo, da mentira e da corrupção. Lixos que estão contaminando poderosamente a vida dessas pessoas, aniquilando os planos, os sonhos, as bênçãos, as promessas de Deus para a vida delas. O lixo do pecado transforma o coração gentil em coração rebelde, revoltado, indignado e amargo para as coisas de Deus!.

Amados, Deus não recicla o lixo espiritual!. O Senhor não irá fazer reforma em nós enquanto existir a presença do lixo, pois não existe comunhão entre a luz e as trevas Deus não põe vinho novo em odre velho!. Enquanto o lixo permanecer na nossa vida, Deus não pode operar!. Tudo que está velho tem que ser despojado, desprendido, jogado fora da nossa vida espiritual. Para Deus, não existe mistura do santo com o profano. Quando estamos cheios de nós mesmos, cheios das coisas do velho homem, cheios de entulhos, de coisas sem valor, o Espírito Santo não pode derramar o óleo da unção, enquanto todas as áreas da nossa vida não estiverem limpas.

Pode na Casa de Deus existir cheiro de incenso e cheiro de lixo?. É claro que não!. O bom perfume é Cristo, o mau cheiro é o pecado!. Ou é possível construirmos alguma coisa em cima de lixo?. De maneira alguma!. O lixo que entulhamos na nossa vida, só serve para darmos um mau testemunho cristão, e impedir que façamos a vontade de Deus. O verdadeiro cristão tem que ter o discernimento de reconhecer que tem lixo sendo depositado todo dia na sua vida. Tome uma decisão com coragem e descarte dele o mais rápido possível. Não podemos descuidar das coisas que nos rodeiam, pois muitas delas são lixos atraentes aos nossos olhos, acabam nos seduzindo e contaminando.
Em Jerusalém existia uma porta chamada Porta do Monturo (Ne.3.14). Porta fala de decisão, vontade, escolha, sentença, julgamento. As portas da cidade de Jerusalém eram os lugares de maior movimentação do povo. Nessas portas as pessoas conversavam, pediam informações, faziam negócios (Am5.10.12), resolviam processos judiciais (Dt.17.5). A Porta do Monturo foi a quinta porta restaurada por Malquias, sob o comando de Neemias. Por essa porta passava todo o lixo que era produzido dentro da cidade. Através dessa porta, se jogava fora todas as impurezas, todos os detritos, todo lixo, tudo que pudesse contaminar a cidade. Não muito distante da cidade, existia um fogo que não se apagava, e todo lixo era jogado ali para ser queimado.

Jogar o lixo era obrigação de cada cidadão. Ninguém deixava o lixo acumular nas suas casas. Essa porta simboliza a limpeza que deveria haver na Cidade Santa. Interessante que Neemias entregou essa porta para Malquias restaurar. O nome Malquias significa “Jeová é Rei”. O nome Malquias nos lembra de Deus, o Rei dos Reis, que manda o seu povo tirar o lixo do seu meio, de santificar as nossas vidas, para que elas possam fazer parte do seu Reino. O Senhor quer que cada um de nós queime o seu lixo, pois o nosso Deus é fogo consumidor (Hb. 12.29). Neemias lembrou bem, quando entregou essa porta para que Malquias a restaurasse. Somente ele poderia fazer!.

A Porta do Monturo tinha trancas e ferrolhos pela parte de dentro, porque não é para o LIXO ENTRAR, só SAIR. O lixo tem que ficar lá fora!. Está na hora de fechar as portas para que o lixo não volte para o lugar de onde saiu!. Uma vida santa não pode acomodar sujeira. Precisamos deixar Deus completar a boa obra em nós. O Senhor quer fazer grandes obras no meio de nós. Deus ainda está pacientemente esperando por aqueles que ainda não abandonaram o lixo, a casca, a borra, o limbo, a sobra, o restolho, pois o velho homem ainda continua vivo participando da vida deles.

Enquanto o velho homem existir, sempre exalará o mau cheiro para Deus. Ele não se convence que tem coisas danosas na sua vida, não tem discernimento dos seus erros, não se importa se a Porta do Monturo está fechada, e o lixo aumentando cada vez mais na sua vida. Você sabia que tem gente que idolatra o lixo?. Que tem gente que tem até um quarto reservado na sua casa só para guardar lixo?. Que tem gente que dorme no meio do lixo?. Que tem gente que até morre no meio do lixo?. Que tem gente que “coleciona” lixo?. Que tem gente que “restaura” lixo para vender como obra de arte?. Que tem gente que guarda até peça velha de carro que não serve mais para nada?. Pois é, tem gente nesse mundo que vive casado com o lixo!.

Amados, preste muita atenção agora no que vou falar: Nos tempos antigos, quando as os povos estavam em guerra, o exército era dobrado nas portas para melhor defenderem as cidades. Caso o inimigo conseguisse vencer o exército que estavam nas portas, a cidade já não tinha mais como se defender, era sinal que a cidade praticamente tinha perdida a guerra. Deveria se render!. O que podemos aprender com isso?. Que primeiramente as portas são lugares de entradas, as saídas só vem em segundo plano. Tem pessoas que estão com as suas portas abertas, à vista, escancaradas, sem vigia, sem sentinela, sem guarda. Fica muito fácil, extremamente fácil para o lixo entrar e dominar a sua vida!. É preciso redobrar a nossa atenção nas nossas portas e com isso, impedir o lixo de entrar e nos rendermos a ele!.

Se a porta de entrada do lixo não estiver sendo vigiada, nem tampouco tendo sua atenção redobrada, é sinal de grande perigo!. Tudo que não presta vai passar facilmente por elas. O lixo vai tomar conta de todas as áreas da sua vida, e o entulho vai se apossar e arruinar com a sua vida. Feche as portas antes que seja tarde demais!. O seu inimigo é o LIXO, lembre-se disso!. Não ceda para que a sua vida espiritual seja “soterrada” por todo tipo de lixo que você mesmo está deixando entrar!. Se isso acontecer, lembre-se: você é o único CULPADO!.

Conclusão
Para encerrar, vou contar-lhes uma história interessante sobre o lixo, que ocorreu entre 1930 e 1940. Homer e Langley Collyer eram filhos de um respeitado médico de Nova Iorque. Ambos tinham curso superior. Quando o Dr. Collyer, já velho, morreu, os dois filhos herdaram todo o patrimônio da família. Eles eram solteiros e ficaram financeiramente muito bem de vida. Os irmãos Collyer resolveram morar na casa do seu falecido pai, mas acabaram optando em viver em completa reclusão. Fecharam as janelas da casa com tábuas, trancaram as portas com cadeados. Mandaram cortar água e luz e nunca mais os viram entrando ou saindo. Quem olhava de fora, pensava que a casa estava vazia.

Certo dia, a polícia recebeu um telefonema anônimo informando que alguém havia morrido naquela casa. A polícia para entrar na casa, teve que entrar por uma janela do andar de cima, pois não conseguiram arrombar a porta da frente. Quando entraram, viram o corpo de Homer Collyer estendido sobre sua cama. Ele morrera abraçado com um jornal velho. Aparentemente, muitos poderiam pensar que os irmãos Collyer eram colecionadores. Colecionavam tudo, especialmente sucatas. A escada da casa estava abarrotada de coisas velhas, coisa sem valor. Quase três semanas após iniciado o trabalho de retirada do entulho da casa, alguém fez uma nova descoberta que deixaram todos espantados.

O corpo de Langley Collyer fora sepultado debaixo de uma enorme pilha de sucatas. Seu corpo estava distante dois metros da cama onde morrera Homer Collyer. Langley morreu esmagado por uma das armadilhas estúpidas espalhadas pela casa, que ele mesmo tinha preparado para proteger a sua preciosa coleção de lixo das mãos dos intrusos. O lixo removido da casa deles totalizou 140 toneladas. Ninguém jamais conseguiu entender por que os dois estavam empilhando tanto lixo achando que aquilo era um tesouro valioso. E por causa de todo esse lixo, perderam suas valiosas vidas.

Amados, Homer e Langley simbolizam a triste historia de muitas pessoas que estão vivendo em nossas igrejas. Os dois irmãos tinham recebidos uma herança suficiente que dava para suprirem todas as suas necessidades. Infelizmente, eles resolveram viver uma vida estúpida e tediosa, imposta por eles mesmos. Sua casa tinha virado um repugnante monte de lixo. Desprezaram a valiosa herança deixada pelo seu pai. Alucinados e atraídos pelo lixo, se dispuseram a viver parte das suas vidas, e morrer no meio do lixo!.

Jesus já nos disse: “Eu vim vos dar vida, e vida em abundância” (Jo.10.10). Muitos cristãos estão desprezando as abundantes riquezas de uma herança que não se corrompe, não enferruja, não se deteriora e nem perde o seu valor. Muitos cristãos não se importam quando ouvem dizer que há um verdadeiro tesouro da graça de Deus preparado para nós. Esses cristãos apesar de estarem na igreja gostam de levar uma vida de emoções, de total liberdade, de aceitar tudo que o mundo lhes oferece.

Em Rm. 12.1.3 – a bíblia diz que devemos reprogramar a nossa mente, e tirar todo lixo que está em nossa alma. Tenho vistos homens apaixonados por Deus e mulheres brilhantes, mas também percebo que em certas atitudes, ainda predominam fortes interferências provocadas pela presença de lixo nas suas vidas. Certos tipos de lixos, são facilmente observados: basta olhar para ver certas revistas eróticas espalhadas pelos quatro cantos da sala, Em algumas casas encontramos CDs e Dvds de artistas seculares, coleção de bebidas, Tvs ligadas em certos programas de televisão inadequado para um lar cristão.

Tudo isso não passam de verdadeiros lixos que vivem entulhando algumas casas que se dizem cristãs!. Todo lixo que perturba a nossa vida tem que ser colocado para fora da nossa casa. Que cada irmão possa refletir e buscar na palavra de Deus as respostas que necessitam para que o lixo deixe de fazer parte das suas vidas.

Que o Senhor nosso Deus, abençoe poderosamente sua caminhada cristã até o dia do Arrebatamento. Em nome de Jesus. Amém. 

Um comentário: