domingo, 31 de janeiro de 2016

“OS TRÊS NÍVEIS DE PECADO”

“OS TRÊS NÍVEIS DE PECADO” 

Texto

Êxodo ¬- 32
01. Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
02. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
03. Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
04. E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
05. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao SENHOR.
06. E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
07. Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,

    INTRODUÇÃO
A mensagem que desejo em meu coração compartilhar com todos fala forte aos nossos corações. Hoje muitas pessoas servem a Deus de qualquer maneira, pensam que Deus se alegra com uma adoraçãozinha, acham que seus louvores abalam o céu, mas na verdade estão com suas consciências deterioradas pelo pecado. É sabido que a bíblia relata 370 classes de pecados que são divididos em três classes ou três níveis.

Hoje ainda anda por aí um povo em grande número que carrega a bíblia em baixo do braço se achando os donos da verdade, mas que na verdade são uns bando de escravos presos em suas consciências, pois a consciência é o maior bem que um pessoa pode ter, ou seja, ninguém pode dizer que a família, a saúde, a felicidade ou mesmo a salvação seja algo tão importante se esta pessoa não tiver consciência para dar o devido valor a estes bens.

    A LIBERTAÇÃO DO EGITO
        Após 430 anos de escravidão, de um julgo de sofrimento que o povo Hebreu passava na terra do Egito, Deus levanta um homem chamado Moshé ou Moisés (tirado das águas) para ser seu emissário até um homem mau, o então rei do Egito, o faraó. O encontro não é muito amigável, pois ambos se conheciam uma vez que Moisés teria sido criado pela filha do faraó que antecederá o atual.

        Após Deus mostrar por dez vezes que Ele é Deus e que seu povo deveria ser liberto, Faraó e todo o Egito por terem sofrido com a força da mão do Senhor Jeová agora desejam que o povo Hebreu vá embora, e então antes de sair Moisés pede o pagamento da indenização pelos direitos trabalhistas de 430 anos de trabalhos não remunerados, e assim Faraó pega todo o ouro do Egito e entrega aos Hebreus, mas isso não era suficiente, então ele pega toda prata e dá ao povo, mas ainda não era o suficiente para pagar o trabalho de mais de seis gerações, e então Faraó pega todo o bronze e entrega ao povo de Deus, mas ainda tiveram que dar gado e ovelhas, mesmo contra a vontade de Faraó (Ex-10:24-26). Assim eles partem a meia noite da terra que outrora foi só escravidão.

        O povo que era escravo agora sai do Egito carregando enorme quantidade de ouro. Era ouro pendurado no pescoço, até crianças tinham ouro nas mãos, todos tinham ouro, prata e bronze, um monte de escravos metidos a ricos.

        Mas após onze dias de caminhada, mesmo após presenciarem dezesseis milagres poderosos feitos pela mão de Deus, ele chegam na península do Sinai, e Moisés sobe para o monte Sinai para falar com o Senhor, deixando o povo tendo lhes dito que esperassem ali até que ele voltasse. Passados dezessete dias o povo começa a desacreditar de Deus e de Moisés, pois agora pedem para que Arão lhes faça um deus para que adorem. Eu vejo que aquele povo estava com seus corpos livres, mas seus espíritos ainda estavam aprisionados na terra do Egito, ainda eram escravos em sua consciência (leia minha mensagem OS DOIS NÍVEIS DE LIBERDADE).

        Assim parte do povo entrega o ouro que tinham, digo parte do povo porque outra parte que estava do lado de Josué não quis se misturar naquele negócio. Então Arão lhes faz um bezerro de ouro como pediram para que o adorassem como era no Egito, mas que na verdade desejavam um pretexto para colocarem para fora a negritude do pecado que carregavam dentro de seus corações.

    O BEZERRO DE OURO BATIDO
Então Arão pega das mãos de um povo duro, incrédulo e infiel o ouro e faz um grande bezerro de ouro que pesava 32 quilos. Agora vejamos, a grama do ouro chega a valer cerca de R$73,50 (Setenta e três reais e cinqüenta centavos) logo o bezerro com 32 quilos valia cerca de 2.240.000,00 (Dois milhões duzentos e quarenta mil reais).

Hoje ainda muitos têm dentro de seus corações um bezerro de ouro, pois transformaram aquilo que Deus lhes deu em maldição, transformaram a benção em maldição, não sabia lidar com algo valioso. É sempre assim, pessoas que tem suas consciências aprisionadas por coisas desse mundo não sabem lidar com as bênçãos que Deus tem para dar a eles.

Existem muitos bezerros de ouro dentro das igrejas de hoje, e posso falar de alguns que tem incomodado o coração de Deus, agora veja os bezerros de ouro atuais: O DINHEIRO, A APOSTASIA, O ORGULHO, OS INTERESSES PESSOAIS. Muitos pastores olham para a igreja como um baú de dinheiro. Estão pregando a teoria da prosperidade e não a salvação por Cristo Jesus, hoje estes mesmos líderes olham para as ovelhas como quem olha para uma carteira cheia de dinheiro. Já não medem o crescimento da igreja pelo número de almas que se convertem, mas por quanto ela arrecada. Se arrecadação aumentou isso não significa que houve crescimento, mas prosperidade financeira.

Estão se achando os donos da verdade e fazem congressos com uma panelinha de pastores, e esses pastores se sentem os próprios donos da mensagem e pedem rios de dinheiro para ministrarem em congresso de outras igrejas dizendo que precisam sustentar seus ministérios, mentirosos, ninguém tem ministérios, pois o ministério é do Senhor e nós somos servos a serviço do Senhor e somente Ele é dono de tudo.

O povo estava preso em suas consciências, eles não tinham se deixado serem impactados pelo poder do amor de Deus, não deram valor no esforço de Moisés em enfrentar Faraó. Porém Agora eu te pergunto qual é o bezerro de ouro que você tem erguido em sua vida?

Estamos criando pastores, ou melhor, transformando pastores em verdadeiros bezerros de ouro dentro das igrejas.


    OS TRÊS NIVEIS DE PECADO
•    PRIMEIRO NIVEL DE PECADO


“Eles comeram em louvor ao bezerro de ouro”

        O povo levou grande quantidade de comida e consagraram ao bezerro e após erguerem o bezerro de ouro e o proclamarem como o seu novo deus, e dizendo que foi ele, o bezerro que os tirou da terra do Egito começaram a comer a comida do bezerro. E talvez você não entenda mas isso nos mostra o primeiro nível de pecado praticado pelo povo, a transgressão diante de Deus..

        Atos 15:29, vemos a ordenança que já vinha dos promórdios, pois a ordem de Deus para seu povo era para que nã comessem daquilo que é sacrificado aos ídolos. Mas o pior é que o povo Hebreu também comeram do sangue do sacrifício feito para o bezerro. Mas o que vem a ser uma transgressão? Então eu te digo: Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar, noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. Seu significado abriga preceitos morais e religiosos. Daí, as contraposições entre bem e mal, mandamento e pecado, código e infração.

        O povo ultrapassou o limite que acabou por levá-los a distanciarem de Deus. Eles exederam as noções de autoridade e obediência e isso acabou por conduzí-los ao segundo nível do pecado.

•    SEGUNDO NÍVEL DE PECADO

“Eles beberam em louvor ao bezerro de ouro”

        Após terem comido da comida consagrada ao ídolo e cometerem transgressão, o povo pecou no segundo nível, pois agora decidiram beber e se embreagaram, encheram a cara, e a coisa foi só piorando, então cometeram a iniquidade diante de Deus.

        Efésios 5:18, lemos a ordenança de que nunca devemos nos embriagar com vinho, pois na embriagues há contenda, mas ao se embreagarem começaram a colocar para fora toda sujeira que havia em seus corações, pois veja, In=não, equidade=Igualdade. Significa injustiça, o termo é utilizado muitas vezes para designar a transgressão da Lei, a falta de justiça, o tratamento desigual. Aquilo que não se ajusta ao padrão de excelência moral de Deus é iníquo, mau, ruim ou imprestável. Iniquidade é andar sobre o erro e a maldade.

        Ao se decidirem por se embreagarem o povo estava mostrando o desejo de andar sobre o erro e a maldade. Existe um ditado popular que diz: “Quando a bebida entra a verdade sai”. E bem sabemos que a natureza humana foi corrompida.

•    TERCEIRO NÍVEL DE PECADO

“Eles folgaram, ou seja, festejaram se divertiram ao bezerro.”

        Quando a bíblia diz folgaram, festejaram, ou se divertiram, conforme algumas traduções, ela esta na verdade dizendo que os prazeres carnais foram colocados em evidência, pois na verdade o povo atingiu o terceiro nível do pecado a abominação     diante de Deus.

        Malaquias 2:11, Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do SENHOR, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho. Mas o que significa abominação? Abominação é repulsão, aversão, detestação, horror aos olhos de Deus, após comerem e beberem, eles decidiram por se divertirem, praticaram abominações, eles se despiram, e houve atos homossexuais, pedofilia, adultério, fornicação e até práticas de relação sexual com animais, incluindo os velhos.

        Naquele momento, ao atingirem o terceiro nível do pecado, Deus chama Moisés e manda que fosse e descesse do monte, pois o povo havia se corrompido, e Deus decide matar todo o povo, mas Moisés intercede por aqueles que não se corromperam.        

    CONCLUSÃO

Os tempos se passaram e agora Deus manda que Moisés construa a Arca da Aliança, o maior artefato religioso de todos os tempos, uma arca que seria a representatividade da presença de Deus no meio do povo, então Moisés chama o povo que não havia se corrompido com os três níveis do pecado quando ergueram o bezerro de ouro e constrói a arca e faltava a tampa, chamada de propiciatório que deveria ser de ouro puro com dois querubins em cima de onde o próprio Deus falava com Moisés.

Mas o mais lindo é saber que a arca foi feita de ouro puro trazido por um povo que não havia erguido um bezerro de ouro e a tampa da Arca da Aliança pesava exatamente 32 quilos.

Deus vai substituir seu bezerro de ouro por algo que vai mudar sua vida e fazer de cada um de nós uma pessoa memorável. Você precisa entregar sua vida ao Senhor Jesus agora e viver uma vida acima da média, uma vida não corrompida e contaminada pelos três níveis de pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário