sábado, 30 de janeiro de 2016

CONHEÇA A GRAÇA DE DEUS E PARE DE SOFRER

CONHEÇA A GRAÇA DE DEUS E PARE DE SOFRER
Texto: Lucas 5.23.

Introdução: Deus revelou para o profeta Oséias, um segredo que nós (os crentes contemporâneos) insistimos em ignorar: “o meu povo perece por falta de conhecimento”. A grande verdade é que o povo está priorizando os valores transitórios em detrimento dos valores eternos; no ver pra crer. As igrejas já não ensinam o povo a buscar mudança de vida. Eu acredito que 90% dos crentes de hoje, não acreditam no poder transformador de Deus. A responsabilidade é toda dos pregadores, que tentam tapar o sol com a peneira. Deus traz à luz uma Palavra que pode fazer a diferença na vida de todos os ouvintes: O TRANSITÓRIO VAI FICAR NESTA TERRA. SOMENTE O ETERNO VAI ATRAVESSAR A BARREIRA DA ETERNIDADE!

1. PERDÃO vem antes de GRAÇA.
 Note que Jesus poderia (e até seria mais prático) curar o paralítico de imediato, mas preferiu perdoar-lhe os pecados antes. Houve vários casos em que Jesus atendeu a necessidade imediata e seguiu seu rumo sem olhar para trás (a bíblia não explica o motivo, mas é de se supor que Jesus percebeu naquele homem o arrependimento – 2 Pedro 3.9. O ARREPENDIMENTO PRODUZ O PERDÃO.

2. A GRAÇA sempre acompanha o PERDÃO. No versículo 24, Jesus promove a graça na vida daquele homem. Certamente, aquele foi um dos milagres mais importantes registrados na bíblia (O ETERNO E O TRANSITÓRIO JUNTOS).

3. GRAÇA é favor imerecido. Essa definição não está registrada na bíblia. Todo mundo responde isso, mas poucos podem dizer que tem perfeito conhecimento do que significa a palavra GRAÇA. Em primeiro lugar, podemos dizer o que não é graça.

a) GRAÇA NÃO É ALGO QUE NÓS TEMOS DIREITO;
b) GRAÇA NÃO É ALGO QUE MERECEMOS;
c) GRAÇA NÃO É ALGO QUE POSSAMOS COMPRAR, OU PAGAR. Então, já que sabemos a definição genérica da palavra GRAÇA, precisamos entender o que é FAVOR,
 
a) FAVOR não é o mesmo que GENTILEZA;
b) FAVOR não BONDADE;
c) FAVOR não é necessariamente AGRADÁVEL. Então, o que é FAVOR?

a) FAVOR É UMA COMPOSIÇÃO DE FORÇAS QUE AGEM NA MESMA DIREÇÃO E MESMO SENTIDO. É preciso tomar cuidado, pois alguém pode estar a FAVOR e acabarem indo os dois juntos para um resultado indesejado.

b) FAVOR REQUER ESTAREM EM ACORDO. Amós 3.3.

c) EM UMA CONJUNÇÃO DE FORÇAS, SEMPRE HÁ UMA FORÇA PREDOMINANTE. Mateus 12.30.

d) EM UMA CONJUNÇÃO DE FORÇAS, SEMPRE HÁ UMA FORÇA PREDOMINANTE. 1 Jo 2.17  “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

CONCLUSÃO: De pouco adianta um homem ser perdoado se este não passar a caminhar na vontade de Deus.

1. SE A PESSOA ACEITA JESUS E ACHA QUE DEUS VAI FAZER TODAS AS SUAS VONTADES, VAI SAIR DECPCIONADA;

2. SE A PESSOA FOR PERDOADA E VOLTAR A PRATICAR TUDO O QUE PRATICAVA ANTES, DIFICILMENTE VAI CONSEGUIR SAIR PARA UMA VIDA TRANSFORMADA.

3. SE A PESSOA SEGUE UM CAMINHO DE DEUS POR ALGUM TEMPO E DEPOIS DÁ UMA MUDANÇA DE RUMO, JÁ NÃO ESTÁ GOSANDO DO FAVOR. O HOMEM ATÉ PODE MUDAR, MAS DEUS É UM ROCHEDO FIRME. SUA VONTADE NÃO OSCILA, NEM HÁ SOMBRA DE VARIAÇÃO.

Para desfrutar da GRAÇA, o homem pode (e deve) obedecer algumas prioridades:

1) Receber o perdão;
2) Decidir andar na mesma direção e no mesmo sentido da VONTADE DE DEUS;
3) Dar prioridade ao ETERNO em lugar do TRANSITÓRIO.

Qual é a escolha dos nosso ouvintes nesta hora? UM EMPREGO OU A SALVAÇÃO DA ALMA? CURA DE UMA DOENÇA OU PERDÃO DOS PECADOS? O FIM DE UMA BRIGA CONJUGAL OU A RESTAURAÇÃO DEFINITIVA DE UM CASAMENTO? A escolha está lançada. Tome tua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário