segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

O QUE DARÁ O HOMEM EM TROCA DA SUA ALMA?

O QUE DARÁ O HOMEM EM TROCA DA SUA ALMA?
 

Texto: Mat. 16: 26b

Introdução: A palavra que o Senhor me deu pra esta noite tem como título: o que dará o homem em troca da sua alma, ou seja, em troca da sua vida, esta é uma pergunta muito impactante e por mais que agente se esforce pra responder não vamos conseguir porque ainda que o homem se disponha a dar tudo que tem em troca da sua vida, ou seja, da sua salvação, não será o suficiente pra pagar a dívida que eu e você temos para com Deus, em outras palavras eu quero dizer que o dinheiro não pode comprar a nossa alma, a nossa salvação, só o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado (I Jo. 1:7).
   
Jesus propôs duas parábolas falando de um homem rico (Lucas 12: 16-21 e 16: 19-31), creio eu que era um homem muito conhecido daquela época, tamanha sua riqueza, e fala também de outro homem chamado Lázaro, um mendigo cheio de chagas que jazia a sua porta, esperando comer de suas migalhas, ou seja, das sobras.

Queridos eu acredito, não está escrito da Bíblia, mas tudo leva a crer que estas duas parábolas se referem a mesma pessoa, ao mesmo homem rico, até porque existe uma proximidade muito grande entre os capítulos 12 e o 16 de Lucas, e o interessante é que no capítulo 12 nós vemos este homem prosperando, a sua herdade tinha produzido em abundância e ele já não tinha espaço em seus celeiros para armazenar os seus frutos, a sua colheita, e resolveu derrubar os seus celeiros e construir outros maiores, quanto mais aumentava os seus bens, mais aumentava a sua vaidade, o seu eu crescia cada vez mais, e mais e mais se esquecia de Deus e de agradecer pelo que tinha, e após ter concluído a sua obra, depois de construídos celeiros maiores e de ter ajuntado ali todo seu patrimônio ele se sentiu realizado e disse para sua alma, falando consigo mesmo: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos: descansa, come, bebe e folga. Aquele homem não estava preocupado com sua vida espiritual, estava satisfeito, realizado. Só que no momento em que ele pensava que estava tudo bem, ouve a voz de Deus dizendo que naquela noite, naquela mesma noite em que ele estava satisfeito com tudo que tinha lhe seria tirada a sua vida, e veio a pergunta: o que tens preparado para quem será?

O final do texto se encerra revelando que aquele junta tesouros para sí e é pobre para com Deus é um louco, é o que nos diz em Apocalipse 3: 17 - Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu, palavras muito duras, mas que revelam a verdadeira identidade espiritual do homem que não tem em Deus o seu tesouro.

A segunda parábola e do rico e Lázaro, o nome Lázaro é uma abreviação de Eleazar que quer dizer aquele a quem Deus ajuda. Como já foi dito Lázaro era um mendigo e doente, a bíblia diz que ele jazia cheio de chagas a porta do homem rico, esperando receber migalhas para comer.

Queridos após ler os dois textos, as duas parábolas sobre este homem nos podemos traças o seu perfil: homem rico, materialista, vaidoso, gostava de se vestir como um rei, pois ele se vestia de púrpura e linho fino que eram as roupas usas por reis e sacerdotes, vestimentas caríssimas, um homem que vivia regaladamente, ou seja, esbanjando sua riqueza, homem soberbo, quantas vezes eu fico pensando que aquele homem rico expulsou Lazaro da porta de sua casa, quantas vezes ele humilhou a Lázaro.

Só que os dois morreram, Lázaro foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, e o rico foi sepultado, a bíblia não diz que ele foi levado por anjos e nem que foi ao seio de Abraão, que é o paraíso. O interessante é que nem seu nome é mencionado. E a bíblia diz que no hades, ou seja no inferno, não no inferno que está preparado para condenação eterna, este ainda não foi inaugurado, mas no local da habitação das almas dos mortos, ele ergueu seus olhos em tormento e viu a Abraão e a Lazáro sobre o seu seio de longe e clamou por misericórdia e pediu que Lázaro colocasse o dedo na água e molhasse sua língua, só que não era possível, pois existia um grande abismo que os separava e aquele homem continua a clamar pelos seus irmãos e seu pai, e mais uma vez Abraão lhe disse que já existia Moisés e os profetas, ou seja, a palavra de Deus, em sua totalidade naquela época, o Antigo Testamento, e que seus irmãos deveriam ouvir a palavra de Deus. Queridos o grande ensinamento sobre esta passagem é que: Hebreus 9: 27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, depois da morte somente o juízo de Deus.

Conclusão: O homem rico não soube aproveitar a sua vida, e colocou o seu coração em seu tesouro como esta escrito em Mateus 6: 21 - Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Ele teve a chance de se arrepender, já tinha sido alertado pela voz de Deus que o chamou de louco, e o fez meditar em suas atitudes, mas ele preferiu se deleitar na riqueza, fazendo do dinheiro o seu deus.

Lázaro viveu miseravelmente, mas como Jó, nunca reclamou, nem murmurou, era feliz mesmo em sua triste situação, satisfeito com as migalhas que recebia, materialmente não tinha nada, nem saúde, mas espiritualmente era rico pois sempre teve Deus como o maior tesouro do seu coração.

Este foi o retrato da vida do homem rico: Jeremias 17: 5 - Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!

Este foi o retrato da vida de Lázaro: Jeremias 17: 7 - Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário