sábado, 23 de janeiro de 2016

Aprendendo a interpretar o Salmos 23.1

Aprendendo a interpretar o Salmos 23.1 

Se o Senhor é meu pastor, nada em minha vida faltará?
Nem amor, nem pão, nem paz, nem dinheiro... nada?

Geralmente deparamos com mensagens como esta:

“O Senhor é o meu Pastor,
Isto é relacionamento!
Nada me faltará.
Isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos,
Isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Isto é refrigério!
Refrigera a minha alma.
Isto é cura!
Guia-me pelas veredas da justiça,
Isto é direção!
Por amor do Seu nome.
Isto é propósito!
Ainda que eu caminhasse pelo vale das sombras
da morte,
Isto é provação!
Eu não temeria mal algum,
Isto é proteção!
Porque Tu estás comigo,
Isto é fidelidade!
A tua vara e o Teu cajado me consolam.
Isto é disciplina!
Preparas uma mesa perante mim na presença
dos meus inimigos.
Isto é esperança!
Unge a minha cabeça com óleo
Isto é consagração!
e meu cálice transborda.
Isto é abundância!
Certamente, que a bondade e a misericórdia me seguirão
todos os dias de minha vida.
Isto é benção!
E eu habitarei a casa do Senhor
Isto é segurança!
por longos dias.
Isto é eternidade”.


Isto é uma maravilha pra quem lê; mas, será que é esta a fidedigna interpretação desse versículo?

Acompanhe comigo esse outro mamão com açúcar:

“1. O Senhor é meu pastor; nada me falta. 2. Ele me faz descansar em pastos verdejantes; conduz-me para junto das águas tranqüilas; 3. Restaura minha alma. Ele me conduz pelos caminhos da justiça por amor de seu nome. 4. Ainda que eu ande pelo vale sombrio da morte, não temi mal nenhum, porque está comigo. Sua vara, e seu cajado são o meu conforto. 5. Prepara uma mesa para mim na presença de meus inimigos; unge com óleo minha cabeça; minha taça transborda. 6.Certamente a bondade e misericórdia me seguirão por todos os dias de minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.

Este Salmo é bastante conhecido em todo o mundo e é um idílio de grande beleza, elaborado a partir da paz e do equilíbrio que habitam naqueles que crêem na totalidade com o Infinito.

Versículo 1: O Senhor é meu pastor...
O Senhor significa o Poder Senhorial — Deus — incluindo o Espírito Invisível. Existe apenas um Poder Único. O pastor da Bíblia significa o homem espiritualmente iluminado, o homem que sabe que a Inteligência Infinita que há nele é Deus, e que esta Presença corresponde aos seus chamados sempre que solicitada. O homem voltado para o espiritual, ou o pastor, é o que cuida de suas ovelhas (pensamentos divinos, ideais construtivos) e o que tudo faz para que seus pensamentos, ideais, planos e propósitos construtivos sejam alimentados e mantidos pela fé e pela confiança na Presença de Deus dentro dele. Aqueles tornar-se-ão realidade na lei e na ordem Divinas. Ao depositar sua fé e confiança no Espírito Infinito que existe dentro de você, para dirigi-lo, guiá-lo e suprir todas as suas necessidades, nunca precisará provar que Deus é seu pastor, pois todas as suas necessidades são supridas de maneira compacta, unívoca e fluente.

Versículo 2: Ele me faz descansar em pastos verdejantes...
(literalmente, nos campos gramados). Psicológica e espiritualmente você se encontra vivendo uma vida de glória e abundância. Todas as suas necessidades são preenchidas a todo o momento no tempo, e em todo ponto do espaço...

Conduz-me para junto das águas tranqüilas... Águas tranqüilas significam a mente calma, descansada, a mente sintonizada com o Infinito. Pense em um lago no alto da montanha. Quando está calmo, reflete as luzes do céu; da mesma forma, quando sua mente está descansada e em paz, as verdades de Deus sobem à superfície de sua mente. Este é um dos significados de "a mente calma consegue fazer as coisas".

Emerson define a prece como a contemplação das verdades da rida a partir do mais alto ponto de vista. A meditação é a atenção tranqüila da mente sobre certos assuntos selecionados, nos quais você decide depositar ou focalizar seus pensamentos.

Versículo 3: Restaura minha alma...
Sua alma é o seu subconsciente. Antes que o auxílio venha, sua alma precisa ser restituída à totalidade e à paz. Ser auxiliado significa ser totalizado. Uma saúde enfraquecida quer dizer separação da Origem, que é totalidade, beleza e perfeição. Uma saúde enfraquecida é discórdia, confusão, fracionamento...

Considere seu Eu Superior — o EU SOU, ou a Presença de Deus — em você como seu próprio pastor. O pastor é um símbolo do auxilio, guia, da natureza protetora da Presença Infinita e Benéfica que nos criou. Todos nós às vezes precisamos de auxílio. Precisamos de inspiração, força e idéias novas, criativas. A disposição, as sugestões e estímulos de nosso Eu Superior são sempre vivificantes. O pastor que cuida de suas ovelhas de dia ou de noite está sempre alerta. É vigilante ao extremo e observa constantemente para proteger o rebanho dos malfeitores, ladrões e outros predadores.

...Ele me conduz pelos caminhos da justiça por amor de seu nome.
Há um princípio de ação correta no Universo; não há nenhum princípio de má ação. A virtude se baseia no pensamento correto, sentimento correto e ação correta. Significa pensar certo, sentir certo, agir certo, fazer certo e ser correto, tudo em conformidade com o Código de Ouro e a Lei do Amor. O pensamento verdadeiro é totalmente despojado do medo, temor, ansiedade, etc. Pensar é comparar, escolher. Você só pensa quando seus pensamentos estão alinhados com a vida, o amor, a verdade e a beleza infinitos, e quando pensa apenas partindo de verdades universais; não da estrutura sobreposta de medo, ignorância e superstição, ou da mentalidade massificada. Um químico pensa segundo principio universais; não do ponto de vista de algum credo, dogma ou tradição. Um matemático pensa segundo os princípios da matemática.

O Poder do Espírito (Deus) é supremo. Ao pedir que o Espírito Infinito guie e dirija você por todos os seus caminhos e que a ação direta e Divina reine suprema, você está reconhecendo o Senhor como seu pastor, e todos os seus passos serão na alegria, e todos os seus caminhos serão na paz. Lembre-se que tudo aquilo em que meditar, detiver sua atenção ou abraçar com sua crença torna-se guia e diretriz de sua vida.

Quando você reconhece a supremacia do Poder Único e a influência de seu próprio pensamento, registrou em sua mente que o Senhor é seu pastor, e está em paz. Você está no caminho da retidão quando fica em silêncio interior. Sua paz e confiança íntimas são a prova de que a Infinita sabedoria de Deus é seu pastor.

Versículo 4: Ainda que eu ande pelo vale sombrio da morte, não temerei mal nenhum, porque Ele está comigo. Sua vara e seu cajado são o meu conforto.

Deus é vida, e é sua vida agora. Não existe a morte, pois a vida é Deus e Deus não pode morrer. O Princípio da Vida não tem começo nem fim. A vida é uma progressão, um desdobramento infinito. Sua jornada é sempre para cima, para frente e para Deus. Você vai de sucesso em sucesso, de força em força, de sabedoria em sabedoria, pois não tem fim a glória que é o homem. A vida não pode desejar a morte: seria uma contradição; seria também um absurdo.

Quando à noite você vai dormir, é transportado para a quarta dimensão, que está em torno de nós e interpenetra o plano em que nos encontramos. É para lá que você vai quando os homens, em sua ignorância, chamam-no de morto. Seus entes queridos estão ao seu redor, separados apenas pela freqüência...

Ao ligar o rádio ou televisão, você vê e ouve gente falando; escuta música, sinfonias, etc. Precisa dar-se conta de que a música, as vozes e as pessoas que falam ou aparecem já estavam ali, mas foi preciso você girar o botão para prová-lo a si mesmo.

Não há ninguém enterrado em lugar algum, e um pensador científico não visita cemitérios nem leva flores. Ao contrário, dá as flores de seu coração a quem ama, irradiando paz, amor, harmonia e alegria, rejubilando-se com eles por seu novo nascimento em Deus. Viver é crescer, e é impossível amanhã você ser menos do que é hoje. Seus entes queridos crescem, aprendem, expandem-se e desdobram, pois o Infinito não conhece o fim. Não existem princípios maus. O mal é viver a vida para trás. Soletrando "vida" de trás para diante, você tem algo parecido com "dívida". O mal é a compreensão ou utilização errônea das leis da mente. Pense no bem, que o bem acontece; pense no mal, que o mal acontece.

Só há um único Poder, e nosso bem e mal dependem da maneira pela qual utilizamos o Poder. Quando o utilizamos de maneira construtiva, harmoniosa e apaziguadora, chamam-no de Deus, ou bem. Quando utilizamos o Poder de maneira negativa, ignorante ou destrutiva, chamam-no de inferno, miséria, mal, sofrimento, pobreza, etc. O bem e o mal representam o movimento de nossa própria mente com relação ao Ser Único (Deus), para sempre total, puro, imaculado e perfeito em Si mesmo...

O Alto, o Sublime, que habita a Eternidade, e cujo Nome é Santo... (Isaías 57:15). Com o puro, puro se mostra; com o perverso, inflexível (Salmo 18:26). O homem mau semeia contendas... (Provérbios 16:28). O homem mau é teimoso, obstinado, petulante, irritadiço e impaciente. Não deseja colaborar com o Código de Ouro nem a Lei do Amor. Além do mais, se alguém achar que Deus o está castigando ou que o desejo de Deus lhe é desagradável, atrairá o mal sobre si com esta atitude mental. Seja o que for em que acreditar, o subconsciente tornará realidade. Deus é para você o que você acredita que Deus seja. Se entronizar um Deus de amor em sua mente, como seu guia e conselheiro, você desfrutará de saúde, felicidade, paz e abundância.

A vara é um símbolo de poder. Alguns referem-se a ela como o cetro usado por reis e rainhas, e que representava o poder de governar. Quando a rainha se apresentava diante do Parlamento canadense, um homem carregando uma vara ou bastão preto a precedia, convocando os parlamentares para a fala do trono. A vara é verdadeiramente um símbolo do poder espiritual, de que toda pessoa está investida. Um cajado, em linguagem figurativa, é onde nos apoiamos para nos sustentar. Shakespeare disse: "O rapaz era o cajado de minha idade." Em linguagem eclesiástica, o cajado é um bastão ou vara com uma cruz, formando parte da insígnia dos bispos.

Aprenda a apoiar-se em Deus e a depender totalmente da Presença e Poder Infinitos dentro de você. Este Poder nunca falha. Você tem autoridade para solicitar tal Poder, e assim que se voltar para Ele, a resposta virá, trazendo conforto, paz e uma sensação de segurança.

Versículo 5: Prepara uma mesa para mim na presença de meus inimigos...
Os inimigos estão em sua própria mente. São o medo, dúvida, aflição, ignorância, ressentimento, inveja, etc. Nunca lute contra os pensamentos negativos; supere-os com as verdades de Deus, que são eternas. Os pensamentos negativos ou o negativismo da mentalidade massificada não poderão atingi-lo, se você se deleitar na harmonia, totalidade, beleza, amor, diretriz e guia Divinos. Estas são as verdades acalentadoras de Deus que trazem consolo à mente perturbada. Sempre que lutar contra o que considera inimigo em sua mente, você amplia o problema. As pessoas que começam uma campanha para combater o câncer, as doenças cardíacas, a paralisia infantil, etc, encarando-as como entidades independentes, na verdade multiplicam os males contra os quais lutam. Há alguns anos atrás, durante a Marcha do Centavo, quando buscavam divulgação para uma campanha contra a poliomielite, o que conseguiram foi a introdução do medo nas mentes e corações de algumas mães, provocando uma epidemia em várias regiões onde a campanha foi desencadeada para deter o vírus.

O que as pessoas precisam é elevar suas mentes e corações a Deus e Seu amor, e nada disso os atingirá, pois estão sintonizados com o Infinito. Precisamos parar de colocar as coisas criadas acima do Criador. Concordar que qualquer coisa na natureza e exterior à mente pode opor-se a você e interferir no seu bem-estar é um erro e uma falsa crença. Não há nada a temer no universo de Deus. Os Poderes de fato estão dentro de você.

Versículo 5: . . . Unge com óleo minha cabeça; minha taça transborda.
Na Bíblia, o óleo representa a alegria, o prazer, e o coração agradecido. Ungir com óleo significa que você é dedicado e consagrado às verdades de Deus, que são as mesmas ontem, hoje e sempre Dar graças regular e sistematicamente pelo preenchimento de seus desejos e pelo júbilo da prece respondida. A taça é o símbolo de seu coração, que recebe o influxo do Espírito Santo. Contemple a beleza, a glória e o amor do Infinito. Ao fazê-lo, você estará produzindo uma fragrância regenerado» que enche sua alma (coração) de alegria. Você descobrirá que a alegria do Senhor é sua força, e que todos os seus problemas se dissipam na luz do amor de Deus.

Versículo 6: Certamente a bondade e misericórdia me seguirão por todos os dias de minha vida...
Isto significa que, por crer na bondade de Deus na terra em que vivemos, e no oceano infinito do amor de Deus saturando todo seu ser, a paz, a vitória, o triunfo e todas as bênçãos da vida agora lhe pertencem. É maravilhoso!

Versículo 6: E habitarei na casa do Senhor para sempre.
Você é a casa ou o templo do Deus Vivo. Se você expressar freqüentemente o pensamento de que Deus o ama e protege, encontrará a resposta que satisfaz e restaura sua alma. Sua mente (casa) está no lugar onde você caminha e fala por Deus. Ao voltar-se freqüentes vezes para a Presença Infinita e Benéfica, pedindo guia, paz e diretrizes, pode-se dizer que é lá que você habita. Se sua mente se detém com freqüência na contemplação de Deus e Suas maravilhosas obras, isto fortalece seu enraizamento e fixação na casa de Deus que existe dentro de você. A Presença Sagrada de Deus lhe proporciona o descanso e você habita naquela casa que não é feita com as mãos, mas que é o seu próprio senso de unidade com Aquele Que Para Sempre É.
Porém :

1. Na nossa caminhada, apesar de termos Deus como nosso Pastor, podem nos faltar (e faltam!) muitas coisas. Na verdade, na vida de muitos de nós têm-nos sobrado outras realidades. O salmista descreve o que lhe sobra, que é também o que não queríamos ter. Estas sobras são na verdade uma descrição de realidades que desejamos fossem diferentes.

Ficamos cansados, pois são tantas as tarefas, são tantos os problemas, que fazem nosso corpo arquear, nossas pernas fraquejar, nossos braços esmorecer. Ficamos cansados, mas queremos descansar, nem que seja por um pouco. Queremos que a promessa bíblica se torne viva para nós, pois sabemos que Deus fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Ele faz com que aqueles que esperam no Senhor, tenham renovadas as suas forças, possam voar como águias, corram e não fiquem exaustos, andem e não se cansem (Isaías 40.29-31).

Ficamos estressados: é tanta correria, são tantas as decisões, é tanta a insegurança, são tantas as necessidades que o nosso ser se aperta, como se retorcesse num nó que não se desfaz. Ficamos estressados e tememos as conseqüências disto sobre nossas vidas. O que queremos mesmo é lançar sobre o Senhor Pastor, que cuida de nós toda enfermidade (Deuteronômio 7.15). Se ela vier, queremos o Senhor nos sustente no leito da enfermidade, amaciando a cama (Salmo 41.3).

A morte nos mostra suas soturnas garras, na tentativa de nos separar definitivamente de alguém a quem amamos. Lemos que nem a morte nos pode separar do amor de Cristo (Romanos 8.39), mas queremos também amar e ser amados pelos queridos aqui e agora.

Sentimos medo, que é a falta de coragem para olhar para a frente, com medo do futuro; para o Alto com medo de algum castigo; para os lados, com medo de algum ataque. Gostaríamos de cantar como o poeta bíblico: Não me assustam os milhares que me cercam (Salmo 3.6).

Padecemos com as inimizades, especialmente aquelas gratuitas, quando, sem que nada tenhamos feito, somos classificados, julgados, condenados, moralmente assassinados; mas também quando, tendo que tomar decisões duras, nossas intenções também são julgadas sem ser ouvidas e consideradas. Como gostaríamos que nossos inimigos fossem afastados de nós (Salmo 37.9), para que possamos viver em paz. de nós, todo o nosso estresse (1Pedro 5.7).

Ficamos fracos; então, a cabeça ordena, mas o corpo não cumpre; o desejo vem, mas não chega ao braço e, quando chega o braço, não se estenda para alcançar o necessário. O apóstolo Paulo se sentia forte quando estava fraco (2Coríntios 10.12), e nós queríamos reagir da mesma forma, mas...

Somos injustiçados nas relações pessoais, eclesiais, profissionais e jurídicas, não recebendo o que merecemos, não tendo o reconhecimento que precisamos, não ouvindo um "muito obrigado" pelo bem que fizemos, não sendo ouvidos para dar a nossa versão de modo a não ser condenados sem direito à defesa. Somos injustiçados e sonhamos com o dia em que seremos vistos como nós somos. Como o profeta, sabemos que o Senhor ama a justiça, aborrece o roubo e toda a injustiça; pelo que aguardamos que Ele nos dê a Sua recompensa (Isaías 61.8).

Sucumbimos à desesperança, que é o sentimento de nada vale a pena, que todo esforço será inútil, que o pior é uma certeza segura. Como o poeta, parecemos dizer: Já pereceu a nossa força, como também a nossa esperança no Senhor (Lamentações 3.18). Ficamos sem esperança, mas é ela que queremos para nós. Sabemos que sem esperança não dá.

A doença nos chega e somos alcançados pela enfermidade, nossa ou de alguém, que vai minando, por vezes, não só a força física, mas também a emocional; em outras situações, lançam aos nossos olhos um diagnóstico de uma doença que não podia nos alcançar ou a alguém a quem muito queremos, mas somos alcançados, sem que tenhamos tempo para nos preparar, como se fosse possível alguém se preparar para uma tragédia. Queremos ser curados; queremos ver nossos queridos recuperados. Na verdade, desejamos que o Senhor de

O salmista, assim vivendo como nós vivemos, afirma (e esta deve ser a nossa afirmação também) que o Senhor é o nosso pastor e que nada nos falta(rã) ou de que nada senti(re)mos falta.


2. Nada nos falta, quando paramos de falar sobre Deus, para falarmos com Deus. O salmista refere-se ao Senhor como pastor nos três primeiros versos; no entanto, nos seguintes (4-6), ele fala ao Senhor. Há um toque de impessoalidade no início de sua caminhada com o Senhor; contudo, as experiências da vida levam-no a um outro tipo de relacionamento. Jó experimentou a mesma realidade, quando, embora temente a Deus, só conhecia ao Senhor de ouvi. O convívio com a dor levou-o. Aquele Deus era insuficiente; ele queria mais e encontrou. Confessou ele: Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram (Jó 42.5).

É na escassez que aprendemos quem é Deus. Façamos uma revisão nas nossas biografias e veremos que isto é verdade.

Quando nos perdemos, é que somos encontrados. No campo, a ovelha perdida não sabe o caminho da volta. O pastor precisa ir ao seu encontro. Na vida, quando os desvios nos seduzem, o Pastor nos chama de volta. Quando os atalhos nos enganam, o Pastor nos espera, atraindo. Eis o que Ele fez: Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimenta (Oséias 11.4). Eis o que Ele faz: o nosso Pastor nos conduz com laços de bondade e de amor. Nosso pastor tira o peso de nossas costas e se inclina para nos alimentar.

Quando perdemos, é que recebemos de volta o que perdemos. No campo, a ovelha perde a hora da refeição, o lugar da água fresca. O pastor precisa encontra para conduzi a lugares tranqüilos. Na vida, podemos perder a vida, achando-a sem graça; então, o Pastor nos chama de volta e nos espera para um encontro para nos dar de volta o prazer de viver.

Quando caminhamos na escuridão, é que buscamos a luz. Então, notamos que o Senhor é a nossa luz, para que levantemos nossos olhos vozes, para cantar: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? (Salmo 27.1). Quando afundamos no atoleiro, é que nos alegramos ao pisar na rocha. Na experiência viva do salmista, o Senhor o tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os seus pés sobre uma rocha, firmou os seus passos (Salmo 40.2). Quando convivemos com o silêncio, é que escutamos cada palavra como se fosse uma revelação.

3. Nada nos falta quando experimentamos o poder de Deus. Quando isto acontece, somos libertos da força da aflição e vemos a beleza da vida.

A promessa de nada nos faltar implica em reconhecer que Deus não nos tira a aflição. Ela vem para todos. Ela é necessária para todos. O que o Pastor promete é eliminar o poder da aflição sobre nós. Descemos aos vales da vida, mas não ficamos lá. Somos nocauteados pelos inimigos, mas não ficamos na lona. Sentimos sede, mas encontramos água. Ficamos cansados, mas somos revigorados. Não há poder da aflição sobre o aflito pastoreado por Deus. Seu poder derruba o poder da aflição.

Durante muito tempo, antes de ser rei, Davi foi um pastor de ovelhas. Ungido rei de Israel, foi então contratado para trabalhar para o rei Saul. A inveja de Saul fez com que ele andasse por vários anos como um andarilho, de vale em vale, de caverna em caverna, de esconderijo em esconderijo. Ele não foi procurar o profeta Samuel, para requerer os seus direitos. Ele não orou ao Senhor para que apressasse a posse no reinado.

Nesse tempo, Saul não conseguiu elimina. Ele foi afligido por Saul, mas Deus não permitiu que Saul o destruísse, embora não tenha impediu que Saul o afligisse. Nesse tempo, então, Deus foi o pastor de Davi e impediu que ficasse prisioneiro do ódio e eliminasse o inimigo Saul. Deus fez de Davi um instrumento para a transformação do seu caráter, de homem de guerra para homem segundo o coração de Deus. Davi teve ódio, mas Deus o livrou do poder do ódio.

Quando experimentamos o poder de Deus, nós vemos a beleza da vida, que não é feita apenas de vales, mas também de montanhas. Quando olhamos para baixo, só vemos os vales. Quando olhamos para cima, nós vemos os montes. Há beleza nos vales se os olhamos das montanhas. Quando Deus nos pastoreia, Ele nos leva para os montes, a fim de que vejamos beleza nos vales. Ele torna os nossos pés ágeis como os da corça, sustenta firmes nas alturas (Salmo 18.33).

4. Nada nos falta quando deixamos que o Senhor nos pastoreie.

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento o cansaço, mas Ele mês faz repousar. Poderei poderá dizer à minha alma, então: Retorne ao seu descanso, oh minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! (Salmo 116.7).

Quando me deixamos pastorear pelo Senhor, experimentamos o estresse, mas Ele nos conduz a águas tranqüilas. Então, aprenderemos a entregar as nossas preocupações ao Senhor, e Ele nos susterá, pois jamais permitirá que o justo venha a cair (Salmo 55.22). Por isto, quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma (Salmo 94.19).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimentamos a fraqueza, mas Ele me restaura o vigor, pois Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho (Salmo 18.32).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento a injustiça, mas Ele me guia pelos caminhos da justiça. Realiza-se o meu pedido: Ensina o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos (Salmo 27.11).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento a desesperança, mas Ele me sustenta. Por isto, eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustem(Salmo 3.5).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento a doença, mas Ele me protege. Na verdade, só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas (Salmo 147.3).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento a morte, mas Ele me consola. Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até a morte (Salmo 48.14).

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento o medo, mas Ele me fortalece. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer o simples mortal? (Salmo 53.4)

Quando me deixo pastorear pelo Senhor, experimento as inimizades, mas Ele me honra. A promessa é bem clara por parte do Senhor. Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livra e cobri de honra ( Salmo 91.14-15). O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade (Salmo 84.11).

Nada te faltará? Que coisa, então explique porque neste exato momento em que você está lendo isso:

* Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
* 1 bilhão de analfabetos;
* 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menor que 275 dólares;
* 1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
* 1 bilhão de pessoas passando fome;
* 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
* 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
* No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.

Nada te faltará, mas para estas pessoas falta. O Deus que é onisciente sabe disso, e não usa a sua onipotência para acabar com esta tragédia? Por que ele faz isso? Livre arbítrio? Muito conveniente. Tente refletir sobre isso.

Para ser mais coerente é preciso saber que não faltarão lutas e tribulações, mas nenhuma sobrepujará a Vitória.
Não faltarão bênçãos, nem lutas, mas, Deus nos dará a vitória.
A Presença de Deus que é a maior riqueza!

Nas escrituras originais a tradução correta é: “O Senhor é o meu Pastor e não SENTIREI falta de nada" - faz toda a diferença né? Em me faltará nada com não sentirei falta de nada.


Que Deus nos ajude a não sermos enganados pela falsa corrente da teologia da prosperidade que afirma que se o SENHOR É O NOSSO PASTOR NADA NOS FALTARÁ; em parte eu concordo com esta afirmação, porém a real e fidedigna interpretação desse termo é: O nada que não nos falta é o tudo que pode acontecer. Nesse mundo não estamos livres de passar por tribulações, pois a exemplo de Daniel “Deus não nos livra da cova, mas na cova”.

Que Deus nos ajude a passar pelas provas sermos aprovados. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário