sábado, 23 de janeiro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA BÍBLICA PARA A VIDA CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA BÍBLICA PARA A VIDA CRISTÃ
TEMA: A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA BÍBLICA PARA A VIDA CRISTÃ.

TEXTO BÍBLICO: At 2.42-47


1.    O QUE É DOUTRINA BÍBLICA

Ao contrário da filosofia, a doutrina cristã não se perde em especulações. Se por um lado, conduz-no a conhecer mais intimamente a Deus; por outro, constrange-nos a ter uma vida santa e irrepreensível.

    Definição: A doutrina é um conjunto de princípios que, tendo como base as Sagradas Escrituras, orienta o nosso relacionamento com Deus, com a Igreja e com os nossos semelhantes. Ela pode ser definida, ainda, como ensino da Bíblia. Este, contudo, tem de ser definida, ainda, como ensino da Bíblia. Este, contudo, tem de ser persistente, sistemático e ordenado, induzindo os santos a se inteirarem de todo o conselho de Deus (At 20.27).

    Objetivos: O principal objetivo da doutrina bíblica é aprofundar o nosso conhecimento de Deus (Os 6.3). Se não o conhecermos experimental e redentivamente, como haveremos de colocar-nos a seu serviço? (1Sm 3.7). O Israel do Antigo Testamento caiu na apostasia por não conhecer a Jeová. Através do Oséias, lamenta o amoroso Senhor: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (4.6).
De igual modo, visa a doutrina bíblica à perfeição moral e espiritual do ser humano. Escrevendo ao jovem pastor Timotéo, o apóstolo Paulo é mais do que claro: (2Tm 3.17). Ideal inatingível? Se contarmos apenas com as nossas próprias forças, jamais atingiremos semelhante padrão. No entanto, se nos entregarmos à graça de Nosso Senhor, nossa vereda refulgirá de tal forma que viremos a resplandecer como os astros no firmamento (Pv 4.18; Dn 12.3).

    Doutrinas e Costumes:
Doutrina não são costumes. Todos nós já ouvimos essa frase. No entanto, a boa doutrina, quando corretamente interpretada, gera costumes bons e sadios. Conseqüentemente, um povo que ignora as verdades bíblicas com facilidade assimilará os costumes do Egito e de Canaã (Lv 18.3). Foi o que ocorreu com os israelitas durante a peregrinação no deserto, imitaram os egípcios; na terra prometida, os cananeus. Eis porque somos instados a não amar o mundo (1Jo 2.15).
Por conseguinte, quanto mais doutrinados forem os crentes, mais os seus costumes conformar-se-ão à Palavra de Deus. Não podemos dissociar os bons costumes da doutrina. Como aqueles dependem desta, logo: a boa doutrina gera, necessariamente, os bons costumes.

2.     A NECESSIDADE DA DOUTRINA

Há cristãos que, menosprezando a doutrina bíblica, alegam: O importante não é a teoria; e sim, a prática. Entretanto, quem disse que a doutrina bíblica é meramente teórica? Ela é a vontade de Deus. E, como tal, deve ser posta em prática. Veja o que diz o Senhor em (Dt 6.6-9)
Vejamos porque a doutrina bíblica é necessária.

    A Doutrina Bíblica proporciona-nos a salvação em Cristo.
Paulo instrui ao seu jovem filho na fé em (1Tm 4.16).

    A Doutrina Bíblica santifica-nos.
Em sua oração sacerdotal, refere-se o Cristo ao poder santificador da Palavra de Deus; veja (Jo 17.14-17).

    A Doutrina Bíblica torna-nos sábios.
Timóteo instruído por sua mãe, Eunice, e por sua avó Lóide, veio tornar-se um dos maiores obreiros do Novo Testamento. Jovem ainda veio ele a ser considerado um sábio, conforme lhe escreve Paulo em (2Tm 3.15).
Enfim, é a doutrina bíblica imprescindível para o nosso crescimento na vida cristã. Sua necessidade pode ser constatada tanto coletiva quanto individualmente.

3.    A DOUTRINA BÍBLICA E O SERVIÇO CRISTÃO
Infelizmente, há obreiros que, no ímpeto de evangelizar, não se aplicam a aprender a doutrina bíblica. Acham que o ensino sistemático das Sagradas Escrituras é perda de tempo. Vejamos porque a doutrina bíblica é importante ao serviço cristão.

    Na Evangelização.
Na divulgação do evangelho, acha-se implícito o ensino da doutrina bíblica, conforme podemos deduzir da Grande Comissão que nos confiou o Senhor (Mt 28.19,20).

    Na instrução dos Santos.
Paulo jamais se mostrou descuidado quanto à doutrinação da Igreja de Cristo. Em Trôade, ministrou aos irmãos até altas horas (At 20.7,8). Nem o acidente com o jovem Êutico diminuiu no seu coração o ardor doutrinário.

    Na Defesa da santíssima fé.
Somente poderemos defender a santíssima fé se nos dedicarmos com afinco ao estudo da doutrina bíblica (1Pe 3.15). Está você preparado para defender e a apresentar as razões da esperança que temos em Cristo?

CONCLUSÃO

Haveremos de receber toda a verdade conforme no-la confiou o Senhor em sua Palavra: integralmente.
Sem doutrina, a vida espiritual é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário