sábado, 3 de outubro de 2015

AS CINCO MARCAS QUE JESUS QUER ENCONTRAR NO CRENTE

AS CINCO MARCAS QUE JESUS QUER ENCONTRAR NO CRENTE



Texto Gl. 6.17

“Desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”.

Introdução

A palavra grega stígma significa “marca”. Era um símbolo, um sinal importante de identificação. Uma marca de registro, de propriedade. Antigamente os corpos dos escravos eram marcados à fogo com o nome ou o símbolo de seus donos. Os povos cativos também eram marcados assim, e com certa freqüência os soldados daquela época, também marcavam o nome dos seus comandantes nos seus corpos. Os escravos do templo, ou os devotos de certos deuses, também se marcavam para demonstrarem a sua devoção. A orelha furada, era uma marca muito usada naquele tempo para identificar o senhor, o dono daquele escravo.

Nesse texto, o apóstolo Paulo fala aqui de marcas. as Marcas de Jesus. Estas marcas que Paulo fala, não são marcas de um cristão simplesmente nominal, mas são marcas de quem é um verdadeiro crente. As marcas que Paulo se referia eram sem dúvidas, as suas cicatrizes, que por causa do testemunho que dava de Jesus, acabava recebendo várias chicotadas, e em outras ocasiões, era agredido severamente (II Co.4.10 – 11.24.27).

Afinal, por que Paulo pronunciou essas palavras aos gálatas?. Na verdade, Paulo tomou conhecimento de que certos mestres judaicos estavam inquietando seus novos convertidos na Galácia, impondo-lhes a circuncisão e a submissão da lei mosaica como requisitos necessários para a salvação e ingressarem na igreja. Esses mestres judaicos, também acusavam Paulo de que ele não era um apóstolo original, portanto, era totalmente desprovido de autoridade!.

Ao saber disso, Paulo escreveu aos Gálatas, dizendo que a exigência da lei, assim como a circuncisão do velho concerto, nada tinha a ver com a operação da graça de Deus em Cristo para a salvação sob novo concerto, e para reafirmar claramente que o crente ao receber o Espírito Santo, recebia uma nova vida espiritual. A graça e a salvação eram conseguidas por meio da fé, em Jesus, e não por meio da lei do AT.

Paulo sustentou com veemência que a verdadeira liberdade cristã consiste em viver no Espírito e cumprir a lei de Cristo. Paulo tinha “marcas” que indicavam que tinha se tornado escravo, e que para ele a única lealdade que possuía, era se render a Cristo (Gl.6.14). As marcas que carregava, eram as cicatrizes feitas por seus inimigos enquanto serviu Jesus, sendo a maioria delas, testemunha do profundo ódio dos judeus.

Queridos, muitos de nós poderão também ter essas marcas. É a nossa identificação com Cristo. Estou falando de marcas espirituais. Estas marcas precisam ser evidentes nas nossas vidas. Ou será que o mundo vê outras marcas em nós?. É necessário que as velhas marcas do nosso passado sejam apagadas, para isso devemos lançar a nossa vida aos cuidados de Jesus, para termos a Sua marca em nós. Podemos dizer que a marca de Cristo nos identifica e mostra que somos semelhantes a Ele.

Muitos que vivem nas nossas igrejas e ainda dizem ser cristãos não tem mais as marcas de um seguidor de Cristo. Todos cristãos sabiam que no corpo de Paulo existiam marcas profundas, cicatrizes que ficariam para sempre. Isso fez com que Paulo fosse reconhecido por onde passasse, como um verdadeiro servo de Jesus. Essa era a marca, o sinal que o diferenciava dos demais. Infelizmente a marca que identifica muitos cristãos nos dias de hoje é a marca da amargura, do rancor, da vingança, do ódio, do desrespeito, do ciúme, da tristeza, do desânimo e do desprezo.

A condição de Paulo ao escrever esta carta aos Gálatas, era de um prisioneiro de Roma e do seu imperador César. Enquanto Paulo escrevia esta carta, ele podia olhar para as suas cadeias e ver ali algumas marcas, as marcas de César. Nas espadas, na violência, nos maus tratos, como nas vestes dos soldados que o guardavam nas portas da prisão, lá estavam as marcas de César. Era a prova e o sinal de que o dono e senhor de tudo aquilo era César. Paulo então ao terminar esta carta aos Gálatas se encontrava aborrecido com algumas coisas que estavam se passando na Galácia.

Paulo afirmava veementemente, que apesar do seu estado de humilhação em que se encontrava, ele era propriedade de Jesus. Paulo podia também despir as suas roupas e mostrar as várias cicatrizes e pisaduras, devido aos maus tratos recebidos pelos vários lugares onde passou e falou de Jesus, e estas suas marcas bem se podiam também chamar de marcas de Jesus, pois foi por causa de Cristo que ele as recebeu. Mas estas marcas eram apenas marcas físicas. Paulo tinha outras marcas mais importantes, que eram as marcas espirituais, e que provavam a todos que ele era um verdadeiro crente em Jesus.

Existem mundo afora verdadeiros discípulos como Paulo. Mas a maioria deles, nunca foram perseguidos ou maltratados, e que por isso não poderão mostrar as marcas como aquelas de Paulo. Mas são as marcas espirituais que comprovam a nossa verdadeira identidade como crentes em Jesus. Portanto, todos nós podemos ser curados através do poder restaurador de Cristo, e por conta disso ter nosso caráter transformado com a marca de Cristo para fazermos a diferença. Jesus já nos selou com o selo da promessa que é o Espírito Santo. Vejamos então, como essas marcas se identificam em nós!.

A Primeira Marca – A Conversão

Esta é a primeira marca que o crente deverá evidenciar, seja ele pobre ou rico, com curso superior ou analfabeto, tenha ele ou não, responsabilidade na igreja. Conversão não é apenas a crença e aceitação da fé no Senhor Jesus, mas implica numa mudança de vida e de pensamento. O que é afinal, conversão?. A conversão implica em arrependimento, mudança de direção, de caráter e de personalidade. Isto é, precisamos crer na Palavra, aceitá-la e se esforçar para colocá-la em prática na nossa vida.

É sentir que algo mudou dentro de nós. Se antes de freqüentarmos a igreja, éramos uma pessoa agressiva, e ainda continuamos sendo assim, então não houve o novo nascimento. Se você mulher, era rebelde com seus pais e continua sendo com seu marido, então você não se converteu. Se você “não leva desaforo para casa” e continua assim, é porque nada aconteceu. Se você homem, quando ofendido guarda mágoas no coração e é incapaz de perdoar aqueles que lhe ofenderam, então é porque não houve conversão. Ser convertido é entregar toda a nossa vida nas mãos de Jesus, é abrirmos a porta do nosso coração, deixar que a Palavra de Deus nos lave, e não sermos apenas ouvinte, mas participante!. É procurarmos não fazer a nossa vontade, mas que sempre seja feita a vontade de Deus na nossa vida.

Conhecemos bem a história de Nicodemos. Apesar de ser homem muito religioso e pertencer a mais alta corte dos religiosos em Israel, Jesus teve de lhe dizer: “Tem de nascer de novo”. Muitos são simplesmente religiosos como Nicodemos, mas não tem uma experiência pessoal com Jesus. Se alguém diz que é crente em Jesus, mas não possui a marca de uma fé firme, ou que diz amar Jesus, mas não teve sua vida transformada, nem tampouco se tornado uma nova criatura, então essa pessoa não se tornou um filho de Deus.

A Segunda Marca – A Consagração

Esta é outra marca que demonstra quem pertence a Jesus. No AT, quando algo era consagrado a Deus, significava que isso pertencia ao Senhor e só podia ser usado em Seu benefício. A igreja está perdendo a unção de impactar o mundo porque muitos crentes estão cada vez menos se consagrando. A igreja primitiva teve aquele grande impacto que nós lemos no livro de Atos dos Apóstolos, porque eles se consagravam ao Senhor.

Se hoje nós fazemos as mesmas coisas erradas que os outros fazem, se vivemos uma vida espiritual relaxada, vamos aos mesmos lugares onde os ímpios estão indo, gostamos das coisas que o mundo nos oferece, praticamos inúmeros erros que desapontam Deus, então ninguém nos levará a sério!. É porque não conseguem ver em nós a marca de Cristo, e por isso, não acreditarão em nós e nas nossas palavras.

Aquilo que tem maior força e influência no ímpio para que creiam em Jesus, muitas vezes não é o que dissermos, MAS O QUE FAZEMOS!. O mundo poderia mudar para melhor, se todos nós, nos consagrássemos mais ao Senhor.

A Terceira Marca – A Perseverança

É cada vez mais difícil encontrar nos crentes a marca da perseverança. Muitos fogem de umCOMPROMISSO SÉRIO com Deus. Eles vão à igreja, mas só se sobrar tempo para isso. Quando não existir outra coisa para fazer, ou outro lugar para ir, então vão para a igreja!. Hoje, se deixa de ir à igreja pelas mais simples razões. Decisão de campeonato de futebol é um deles!. Não existe mais uma verdadeira perseverança.

Sem esta marca, o nosso testemunho não será eficaz, e a falta dessa prática, não agrada a Deus. Numa certa igreja havia um jovem crente que era completamente surdo, mas ele ia a todos os cultos. Certo dia, alguém lhe perguntou descabidamente, porque estava em todos os cultos se não ouvia uma palavra sequer? . O jovem respondeu muito bem e claramente: “É verdade, não ouço uma palavra nem uma só nota musical, mas venho aqui para mostrar a todos de que LADO EU ESTOU!. Que estou do LADO DE JESUS e não do lado do diabo”!. Quando nós ficamos em casa, que não seja por motivo de força maior, de que lado ficamos?.

Queridos, perseverar significa conservar-se firme e constante, persistir, prosseguir, continuar e permanecer nos nossos propósitos. É muito importante irmos à igreja, ainda que possamos pensar e parecer que não vale a pena!. Mas lembre-se: estamos fazendo o nosso melhor. Estamos demonstrando nossa perseverança. Estamos dando o nosso testemunho!. E os que lá estarão, poderão constatar de que lado nós estamos!.

A Quarta Marca – A Santificação

A palavra santo na sua expressão mais simples, significa “separado”. Jesus disse que aquele que não deixasse pai e mãe e O seguisse, referindo-se ao abandono das coisas deste mundo, não era digno D’Ele. Afirmou também que os seus seguidores estão no mundo, mas não pertencem a ele, ou seja, não devem viver praticando os pecados deste mundo, tais como prostituição; impureza; lascívia; idolatria; feitiçaria; inimizades; contendas; ciúmes; iras; facções; dissensões; invejas; bebedices; orgias e coisas semelhantes a estas (Gl.5.19-21).

Queridos, aquele que deseja servir a Deus precisa andar segundo a Sua vontade. Portanto há a necessidade de uma conduta santa e irrepreensível por parte daqueles que desejam seguir o Senhor. Andar de cabeça erguida, sem ter do que se envergonhar, sendo submisso a Deus por sua livre e espontânea vontade. Lembrando sempre que não basta apenas se separar de algumas coisas: é necessário também se separar para outras.

A Santificação é a purificação do coração. É o melhor testemunho de que realmente Jesus vive e reina em nossa vida, além de produzir um efeito positivo nos corações daqueles que ainda não conhecem Cristo como Salvador. Ter uma vida santa é não concordar com o pecado. A santidade é um mandamento de fundamental importância em torno do qual gira a vida cristã (I Pe. 1.15-16). O verdadeiro crente não deve ser santo somente entre quatro paredes, nem seguir o mau exemplo de quem apresenta duplicidade de caráter (Rm.12.2). Por isso a santificação requer de nós o afastamento das coisas impuras e uma submissão total da autoridade de Jesus. “Segui em paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb.12.14).

A Quinta Marca – A Firmeza

Outra marca muito importante é a da nossa firmeza. Muitos até são bons crentes, mas perante certas pressões ou circunstâncias não mostram firmeza. O crente que está bem firmado na palavra de Deus sabe a diferença entre o que está certo e o que é errado. Ele mede bem tudo pela Bíblia e toma sempre posição pelo lado certo.

Lembro o testemunho de certo crente que tinha um cargo importante no seu emprego e teve de viajar com seu chefe em negócios para outra cidade. Chegada à noite, o chefe convidou-o para irem a um lugar. Quando ali chegaram, o crente viu que o local era uma boate, então ele recusou entrar. O chefe zangado disse que foi ali que fora marcado o encontro com os empresários com quem teriam de negociar e que teria de entrar, senão ficaria sem salário naquele mês. Mesmo assim o crente recusou-se a entrar e então o chefe o despediu. Este crente ficou desempregado, mas não negou a sua convicção. Depois de seis meses desempregado, o Senhor o recompensou dando-lhe um novo trabalho, ganhando o dobro do que ganhava antes!.

Quem tem a firmeza no Senhor, não tem nada a perder. Deus terá sempre uma recompensa maior para aqueles que são firmes. Deus sempre nos dará sempre algo maior do que aquilo que aparentemente tenhamos perdido. Se já temos estas marcas, graças a Deus! Então podemos dizer como Paulo: “Eu trago no meu corpo as marcas de Jesus” Isto é bom para nós e vai contribuir para a glória de Deus e honrar Seu nome. Se porventura você ainda não tem qualquer marca de Jesus, então que possa se examinar e pedir ajuda ao Senhor.

Conclusão

O cristão autêntico e obediente é aquele que assume os compromissos fundamentais com a Palavra de Deus em sua jornada espiritual. O desejo de Jesus, é que você venha possuir um bom testemunho no meio dessa geração corrompida. As marcas que Paulo carregava, não estavam somente presentes no corpo do apóstolo, mas também na sua alma e no seu espírito. Paulo nos revelou Cinco Marcas que Ele adquiriu durante o seu ministério. A bíblia diz que essas Cinco Marcas de Paulo, serviram de testemunho para a sua própria geração. Então que também possamos aprender essa mesma lição: de servir a nossa geração com as Marcas de Cristo em nossa vida. Essas marcas, Jesus espera encontrar naqueles que dizem serem seus discípulos.

Que o Senhor te ajude a ser cada vez mais Seu imitador, levando as marcas da paixão, do amor, da santificação, da devoção, da firmeza, da perseverança e da santidade. Com elas, você poderá mudar o mundo e converter as pessoas para Jesus.

Pela fé. Amém. 

Um comentário:

  1. Que estudo maravilhoso, só tenho agradecer quem escreveu esse estudo, pude aprender muito ,quero a cada dia que as marcas de Jesus que Paulo mencionou esteja sempre em minha vida .

    ResponderExcluir