Por que a inscrição na cruz é apresentada de forma diferente em cada um dos Evangelhos?
MATEUS 27:37 (cf. Mc 15:26; Lc 23:38; Jo 19:19) – Por que a inscrição na cruz é apresentada de forma diferente em cada um dos Evangelhos?
PROBLEMA: As palavras de acusação colocadas acima da cabeça de Cristo na cruz são mencionadas de forma diferente em cada um dos quatro Evangelhos.
Mateus: “Este é Jesus, o rei dos judeus” (27:37). Marcos: “O rei dos judeus” (15:26). Lucas: “Este é o rei dos judeus” (23:38). João: “Jesus nazareno, o rei dos judeus” (19:19).
SOLUÇÃO: Mesmo havendo uma diferença naquilo que está omitido, a importante expressão “o rei dos judeus” é idêntica nos quatro Evangelhos. As diferenças podem ser devidas a diversas razões.
PROBLEMA: As palavras de acusação colocadas acima da cabeça de Cristo na cruz são mencionadas de forma diferente em cada um dos quatro Evangelhos.
Mateus: “Este é Jesus, o rei dos judeus” (27:37). Marcos: “O rei dos judeus” (15:26). Lucas: “Este é o rei dos judeus” (23:38). João: “Jesus nazareno, o rei dos judeus” (19:19).
SOLUÇÃO: Mesmo havendo uma diferença naquilo que está omitido, a importante expressão “o rei dos judeus” é idêntica nos quatro Evangelhos. As diferenças podem ser devidas a diversas razões.
Primeiro, João 19:20 diz: “Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego”. Daí se vê que aquelas palavras acima da cabeça de Cristo foram escritas em pelo menos três línguas diferentes, e algumas das diferenças podem ter-se originado pela tradução de línguas diferentes.
Além disso, é possível que cada um dos Evangelhos esteja apresentando apenas uma parte da expressão completa, como segue:
Mateus: “Este é Jesus [nazareno], o rei dos judeus”.
Mateus: “Este é Jesus [nazareno], o rei dos judeus”.
Marcos:” [Este é Jesus nazareno, ] o rei dos judeus”.
Lucas: “Este é [Jesus nazareno,] o rei dos judeus”.
João: “[Este é] Jesus nazareno, o rei dos judeus”.
Assim, a expressão completa deve ter sido: “Este é Jesus nazareno, o rei dos judeus”. Nesse caso, cada Evangelho está dando a parte essencial (“o rei dos judeus”), mas nenhum deles fornece a inscrição completa, nem se contradizem entre si. Os relatos são diferentes e mutuamente complementares, mas não são contraditórios.
Fonte: Manual popular de dúvidas, enigmas e contradições da Bíblia
Norman L. Geisler – Thomas A. Howe
Norman L. Geisler – Thomas A. Howe
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