segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MARCAS DO RESULTADO DA INCREDULIDADE

MARCAS DO RESULTADO DA INCREDULIDADE

TEXTO: Números 13 .27, 32; E encontraram-lhe, e disseram: fomos à terra que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o fruto. o povo porém que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortes e mui grades; e também ali vimos os filhos de Anaque.

INTRODUÇÃO: De acordo com as ordens divinas, Moisés escolheu doze homens, um de cada tribo, para espiarem a terra que haviam de possuir. De volta com o resultando houve serias divergências nos relatórios apresentados a Moisés. A maioria dos espias ficou atemorizada com o que presenciou e apresentou um relatório negativo. Apenas dois deles trouxeram palavras  de encorajamento, baseadas na fé.
Observe primeiramente o relatório dos dez espias. No primeiro item do relatório, eles concordaram plenamente com os outros espias. Eles não poderiam negar que a terra era boa, fértil, arborizada, produtora de frutos de qualidade. Tudo estava de acordo com a promessa feita a Abrão. Uma terra que mana leite mel. Mas como estavam dominados pela incredulidade, achavam que havia grandes desvantagens em querer conquista-la.

1-DUVIDAR DAS PROMESSAS DE DEUS

Os espias, de fato, reconheceram bens da terra. Porem, não estava credo na promessa de Deus a de que ela pertencia a israel. Quando a incredulidade domina. A duvida toma contra do Coração. E, dessa forma, a incredulidade E, dessa forma, a incredulidade desvirtua a visão. Em lugar daqueles espias firmarem a visão no boa terra que observam e visualizarem a possessão da mesma, detiveram a visão na fortaleza da cidade e nos gigantes que lá habitavam

2-ESQUECER RAPIDAMENTE

A pessoa dominada pela incredulidade esquece com muita facilidade. A memoria e determinada por dois processos: a memoria de curto prazo, que guarda as informações por pouco tempo logo cai no esquecimento. E a memoria de longo prazo, que guarda as informações fundamentais que marcam a vida do individuo. A qualquer momento, o mecanismo pode ser acionado, e os fatos voltam à lembrança.

3-VIVER DO AQUI E DO AGORA

A incredulidade não só atua possibilitando o esquecimento das bênçãos recebidas como também das promessas divinas, impedindo que as pessoas vejam algo além, no futuro.
4-FOCALIZAR SOMENTE A IMPOSSIBILIDADE
Nada termina certo para incrédulos, porque o pensamento negativo o domina, e ele não tem condições de crer nas possibilidades de Deus. O foco da vida dessas pessoas é a impossibilidade. Para elas, não adianta lutar e se esforçar, porque nada dará certo. São pessoas negativas e a palavra mais fácil é não (Nm 13.31)

5-PODER DE INFLUENCIAR PESSOAS

A incredulidade é contagiante. Ao ouvir o relatório dos dez espias todo o povo chorou, lamentou, murmurou e levantou-se contra o senhor, insinuando que se elegesse outro líder que os levasse de volta ao Egito (Nm 14. 1-4)
A congregação estava com os ânimos tão alterados, tão pessimistas, tão contagiados pela  incredulidade que quis apedrejar os dois homens e o faria se não fosse a intervenção divina. O crente precisa ter cuidado com pessoas desse tipo.

6-TRAZER COMPLEXO DE INFERIORIDADE

O complexo de inferioridade é doentio e tão expressivo que destrói a autoestima do indivíduo. Os vigias se acharam tão inferiorizados que se compararam gafanhotos diante dos gigantes e até afirmaram que os gigantes pensavam o mesmo deles (Nm 13. 33)

7-RETROCEDER NAS CONQUISTAS

O povo, contaminado pela incredulidade dos espinhas, pensou em retorna ao Egito. A mentalidade do Egito ainda prevalecia dentro deles, em seus corações. Na tipologia. Aqueles israelitas eram livres, mas continuavam com a mentalidade de escravos, de pessoas dominadas.

8-RESULTADOS DA INCREDULIDADE


A incredulidade produz murmuração que desagrada a Deus. e isso traz indignação ao senhor. Deus indignou-se de tal modo com as atitudes daquele povo que queria feri-lo com pestilência. Só não o fez porque  Moisés intercedeu por eles, e o senhor o atendeu. Deus quer ver boa vontade do cristão, o desejo de vencer, de ultrapassar os obstáculos e seguir adiante. Isso dá prazer ao senhor. Mas quando a incredulidade prevalece, a derrota é certa. Os incrédulos não entraram na terra prometida. Morreram no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário