segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Calebe o destruidor de Gigantes

Calebe o destruidor de Gigantes
“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30)
            Deus havia prometido ao seu povo a terra que manava leite e mel. Moisés mandou que doze espias fossem  ver essa promessa e trouxessem do seu fruto para mostrar a todos como ela era deleitosa. Eles voltaram trazendo cachos de uvas. Dos 12 espias que foram e comprovaram a riqueza que havia na terra prometida, 10 desesperaram e aterrorizaram o povo relatando o que viram lá. “Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos”. (Números 13.30-33)
Gigantes destruídos:
            1º Medo: eles tiveram medo e acabaram aterrorizando  o povo do arraial. O medo mobiliza a pessoa. Disseram que a terra consumia os seus moradores. Interessante, porque Deus havia dito que eles iriam prosperar naquela terra. Mas a covardia levou-os a vê-la como um lugar de destruição e derrota. Quantas pessoas têm sido consumidas por este sentimento e não conseguem conquistar aquilo que têm sonhado! A bíblia diz em IªJoão 4.18 que: “o amor de Deus lança fora todo medo”.Certamente, Calebe  não se intimidou com aquelas palavras de derrota, porque estava inundado por esse amor de Deus.
            2º Incredulidade: eles não acreditaram na promessa de Deus para as suas vidas. Deixaram ser levados pela incredulidade. Este é um pecado que tem bloqueado muitos entre o povo de Deus. A Palavra nos afirma, em Números 23.19, que: “Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa”. Calebe conhecia Deus na intimidade e  por isto ousou a seguir em frente e destruir este gigante que queria neutralizá-lo. É preciso que sempre nos lembremos do que diz o Senhor no livro de II Coríntios 5.7: “Porque andamos por fé, e não por vista”.
            3º Fraqueza: Eles declararam: “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós”. “Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos”. (Números 13.31-32) Eles se diminuíram como gafanhotos. As escrituras nos revelam, em provérbios 23.7, que: “assim como o homem imagina na sua alma é”. Perceba que foram eles que declararam que os homens eram gigantes e eles eram gafanhotos. Eles tinham uma imaginação  doentia. Eles se viam fracos e por isso recuaram. Há muita gente parada, estagnada porque se sente fraca, pequena demais para receber de graça o que Deus tem para dar.
            4º Pessimismo: diz-se que o pessimista ver numa oportunidade uma grande dificuldade, mas o otimista ver na dificuldade uma grande oportunidade. Os 10 espias intimidaram o povo com um relatório negativo. Há muita gente assim entre nós: na família, no trabalho, na faculdade... só ver o impossível. Pessoas desse jeito não crescem, não constroem história, não avançam para lugar algum e ainda atrapalham e bloqueiam outros. E, assim, jogam fora as melhores oportunidades da vida e, depois, culpam a família, os amigos, o trabalho e até Deus. Vivem de  mal com a vida, perturbando todo mundo.
Conclusão;
            Quero desafiá-lo a ser um Calebe destruidor de Gigantes. Ele se ergueu com ousadia e deu o seu brado: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário