sábado, 23 de janeiro de 2016

Confiança

Confiança
 Texto básico: Provérbios 3: 5-10.

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:5-10 RA) 
Nos dias em que vivemos somos incentivados a ter autoconfiança, a termos ousadia e sermos autossuficientes. Quantos de nós já demos com os burros n’água por confiarmos em nossas forças e em nossas capacidades.
Depositamos nossas confianças em amuletos, simpatias, ou até em anjos da guarda; imagens ou então em nossos líderes, pais, irmãos, cônjuges, namorados, noivos, parentes, amigos, ou em nossas riquezas, posição social, etc.
Quantos de nós confiamos em Deus?
A Bíblia nos diz para que não confiemos demasiadamente no homem. 
Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias, as deixará e no seu fim será insensato. (Jeremias 17:5-11 RA) 
Quantos de nós já nos decepcionamos com pessoas com as quais tínhamos plena confiança? Há um ditado popular que diz sabemos do que o nosso inimigo é capaz, mas desconhecemos a capacidade daqueles que são nossos amigos.
Confiar é acreditar sinceramente em alguém com o qual compartilhamos os nossos anseios, segredos e temores mais íntimos e esperamos não ser traídos.
Quase todos nós já nos sentimos traídos de alguma forma, e quando isso ocorre é muito difícil restaurar novamente a confiança.
A Bíblia também nos exorta a que coloquemos a nossa confiança no Senhor. Outros, ou até mesmo nossas emoções podem nos trair, mas Deus não. Ele conhece todas as coisas e nada foge do Seu controle.
Nós gostamos de tomar todas as decisões em nossa vida, raramente as colocamos diante de Deus. Essa é a grande causa de nossos fracassos. Se sempre colocarmos as nossas decisões diante de Deus, com certeza obteremos êxito em nossas decisões, pois Ele fará o que é melhor para nós.
Quando deixamos de confiar em Deus e nos estribamos em nossas próprias habilidades, quaisquer problemas são motivos de frustração e desespero.
A Bíblia nos conta a história do Rei Davi, que foi chamado de “homem segundo o coração de Deus”. Apesar de ter recebido essa qualificação, nem sempre ele permitiu que Deus o guiasse. Quando Davi não depositava sua confiança em Deus, seu ser era invadido por uma terrível angústia, então ele se lembrava de clamar a Deus, pois ele sabia em quem podia confiar. 
Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, SENHOR, não desamparas os que te buscam. (Salmos 9: 10 RA)
Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. (Salmos 20:7 RA)
dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam?   Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.), para que continue a viver perpetuamente e não veja a cova; porquanto vê-se morrerem os sábios e perecerem tanto o estulto como o inepto, os quais deixam a outros as suas riquezas.   O seu pensamento íntimo é que as suas casas serão perpétuas e, as suas moradas, para todas as gerações; chegam a dar seu próprio nome às suas terras. (Salmos 49:6-11 RA)
  Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. (Salmos 125:1 RA) 
Jesus também nos fala do perigo de confiarmos em  nós mesmos.
E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.   Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! (Marcos 10: 17-24 RA). 
Por isso, a nossa confiança é o Senhor Jesus. A ele podemos nos achegar. 
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.(Hebreus 4: 16 RA).
Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda. (1 João 2: 28 RA)
Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; (1 João 3: 21 RA)
Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. (1 João 4: 17 RA)
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. (1 João 5: 14 RA). 
Confiar em Deus não significa ficar livres dos problemas. Pelo contrário, a partir do momento em que tomamos esta decisão passamos a sofrer ataques constantes do inimigo. É nos momentos de crise que Deus trabalha com mais intensidade em nossas vidas. Quando o medo chegar e a insegurança bater, em vez de fugir de Deus e de lutar com suas próprias forças, invoque o Nome do Senhor. E quando sentir-se sozinho e abandonado, simplesmente confie, pois n’Ele podemos cofiar! 
  Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.(Salmos 27:10 RA) 

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário