sábado, 23 de janeiro de 2016

Características da segunda vinda de Cristo

Características da segunda vinda de Cristo 

“9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. 12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado”.

INTRODUÇÃO:

1. A Palavra de Deus nos declara que Jesus voltará segunda vez para buscar a sua Igreja e restaurar completamente o seu Reino. Durante a segunda vinda de Cristo, pelo menos dois acontecimentos irão se suceder:

a) Arrebatamento da Igreja, 1 Ts 4.16-17, “16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.

b) O Milênio. Neste período, segundo os estudiosos de escatologia, (doutrinas das últimas coisas), Cristo virá para estabelecer seu Reino sobre a terra, onde Ele governará com justiça perfeita, juntamente com sua Igreja já arrebatada, Ap 20.4, “Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos”.

2. Sobre a questão da segunda vinda e deste Reinado de Cristo sobre a terra, a Palavra de Deus, declara que Ele virá sobre o Monte das Oliveiras, Zc 14.4, “Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul”.

3. Neste tempo, as nações do mundo virão para ele:

a) Para aprender seus caminhos, Is 2.3, “Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor”.

b) E haverá uma verdadeira paz implantada no mundo, Is 11.1-9, “1 Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo à vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4, mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 6 Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. 8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.

4. Apesar destes textos bíblicos e muitos outros, há muitas pessoas em nosso tempo que não crêem que Jesus voltará. Pedro previu este fato: 2 Pe 3.3-7, “3 sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antigüidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; 7, mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios”. Porém, é verdadeiro que Jesus voltará, aleluia! Vamos ver

"ALGUNS PONTOS RELACIONADOS COM A SEGUNDA VIDA DE CRISTO":

I - SUA VINDA SERÁ UNIVERSAL, PESSOAL E FÍSICA

1. Ap 1.7, “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. "Todo olho o verá". Temos aqui uma visibilidade universal.

2. Zc 12.10, “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito”. "Olharão para mim a quem traspassaram". Temos nesta frase uma visibilidade e reconhecimento do Cristo a quem mataram.

3. Mt 26.62-64, "62 Levantou-se então o sumo sacerdote e perguntou-lhe: Nada respondes? Que é que estes depõem contra ti? 63 Jesus, porém, guardava silêncio. E o sumo sacerdote disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho do Deus. 64 Repondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu". Note a frase: “Vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu”.

4. No texto lido no início, At 1.10-11, temos os seguintes dizeres: "...Há de vir, assim como para o céu o vistes ir”.

5. Mt 24.30, “30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. Aqui as nações (universalidade), "Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens".

6. Mt 16.27-28, “27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino”.

7. De acordo com estes textos, podemos ver que a vinda de Jesus será universal, física e literal. Como filhos de Deus, cremos que ela acontecerá da maneira como a Palavra de Deus nos descreve, sem nada tirar e nem por. Cristo virá. Aleluia!

II - SUA VINDA SERÁ SÚBITA, REPENTINA

1. Como Um relâmpago, Mt 24.27, “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem”.

2. Como um grandioso sinal, Mt 24.30, “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.

3. Como ladrão de noite, 1 Ts 5.2, “porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite.”

4. Não vamos esperar que nos apanhe de surpresa. Quantos poderão estar despreparados e a vinda do Senhor os apanhará de surpresa? Que isto não venha a ocorrer com você.

III - SUA VINDA SERÁ ACOMPANHADA DE SEUS SANTOS E DE SEUS ANJOS

1. Anjos:

a) Mt 16.27, “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras”.

b) Mt 25.31, “Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.”

c) 2 Ts 1.6-7, “6 se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo.”

2. Santos (separados):

a) Ap 19.11-14, “11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. 14 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. 14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro”. Temos no texto a frase: "Os exércitos do céu o seguiam", que pode ser uma alusão a seres celestiais que são chamados na Bíblia de “santos”, ou também uma referência a todos aqueles que morreram em Cristo, inclusive os servos de Deus que viveram antes do Senhor vir ao mundo. A roupa que eles usavam “vestidos de linho fino, branco e puro", será o tipo de roupa que será usada pelos salvos. É símbolo de purificação, Ap 19.7-8, “7 Regozijemos-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos”.

b) Jd 14, “Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos”. Embora aqui em Judas possa haver a idéia de anjos, o termo usado é "ágios", que significa "santo", "separado".

c) Zc 14.5, “E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele”.

3. Será um grande dia na história da humanidade. Os céus se movimentarão de uma forma esplêndida. Grandes sinais serão vistos, exércitos de anjos estarão em grande movimentação. Será um espetáculo que causará alegria para muitos, e pavor e pânico para outros.

CONCLUSÃO:

Duas conclusões:

1. Para aqueles que ainda não são crentes: Você pode estar em dois lugares, ou situações:

a) Você pode estar vivo, para receber o Juízo de Cristo. Será um momento de grande pavor; ou

b) Você pode estar morto, aguardando a segunda ressurreição, a ressurreição dos ímpios, para a condenação, Ap 20.5-6, “5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição. 6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos”. Onde você deseja estar? Receba Cristo nesta noite como teu salvador e Senhor e passe a desfrutar a partir de agora das bênçãos do Reino de Deus, e também aguardar a segunda vinda do Messias com esperança, e não com medo.

2. Para aqueles que são crentes: Veja o que Paulo nos fala em 1 Ts 5.23, “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário