sábado, 30 de janeiro de 2016

AS PRIORIDADES DA NOVA CRIATURA

AS PRIORIDADES DA NOVA CRIATURA

"Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios mas sim como sábios, aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas sim entendeis qual seja a vontade do Senhor" (Efésios. 5:15-17).

Nosso desejo como novas criaturas é agradar o coração de nosso Pai, fazendo sua vontade em todo tempo. Entretanto, nos dias maus em que vivemos, freqüentemente nos vemos envolvidos na carreira louca do mundo, situação que de uma ou outra forma minimiza a eficácia de nosso serviço ao Senhor, debilitando-o ou fazendo-o pouco frutífero. Como resultado, quando temos consciência de não ter preenchido a medida de Deus, sentimo-nos frustrados.

Esta debilidade, na maioria das vezes, é conseqüência de não ter atendido à perfeita vontade de Deus, com respeito ao lugar que damos em nosso coração às coisas celestiais e às coisas terrestres. O apóstolo Paulo, nos últimos capítulos de sua epístola aos Efésios, assinala-nos claramente a vontade de Deus em relação às prioridades na vida do filho de Deus: Deus está em primeiro. Depois, a família e a relação entre maridos e entre pais e filhos; em seguida o trabalho e a relação entre servos e patrões.
 
Cabe nos perguntar: Como estou utilizando meu tempo? Estou dando prioridade às coisas celestiais? Ou é minha família minha principal dedicação? Ou é meu trabalho o que ocupa o lugar preferencial? Se a ordem de Deus é alterada, sofreremos perda.

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e com todas as suas forças" (Deuteronômio. 6:5). O mandamento para todo renascido é procurar primeiro o reino de Deus e sua justiça. Isto implica nosso serviço ao Senhor e aos irmãos. Se nos ocuparmos com diligencia nos negócios de nosso Pai, ele se ocupará dos nossos.

Outra parte importante de nosso tempo é a que dedicamos à família. A instituição familiar no mundo de hoje vai sendo cada dia mais desacreditada, e esta situação é a origem da falta de comunicação, da perda de autoridade dos pais, da desobediência dos filhos, e toda a sequela de males que está destruindo moralmente a sociedade. O regenerado não pode cometer a insensatez de desatender a sua família, nem mesmo com o pretexto de servir a Deus.
 
Por último, está o trabalho. A sociedade de consumo nos empurra em uma busca insaciável de satisfações e bens materiais. Em nosso país se cunhou o termo "trabajólico", para referir-se à pessoa exageradamente viciada no trabalho. O cristão não deveria cair nessa armadilha. Por trás de tudo, está a estratégia de satanás, quem, no caso dos crentes, os esgota com tarefas e os neutraliza em seu serviço ao Senhor. portanto, "...tendo sustento e abrigo, estejamos contentes com isto" (1 Tim. 6:8).

Cristo tem a preeminência. E todo o resto tem seu lugar de precedência na vida daquele que morreu e ressuscitou com Cristo. Há um equilíbrio em nosso tempo dedicado ao Senhor, à família ou ao trabalho secular, que só o Senhor em sua graça; pode-nos conceder. Que Ele nos socorra para que possamos andar sabiamente, redimindo nosso tempo e fazendo Sua vontade. Amém! Bom dia para você, graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário