sábado, 30 de janeiro de 2016

DOIS HOMENS E TRÊS ATITUDES QUE PARARAM JESUS

DOIS HOMENS E TRÊS ATITUDES QUE PARARAM JESUS 

Lc. 18.35-43 - 19.1.10

Introdução

Nos textos de Lucas vemos Jesus empreendendo uma viagem para Jerusalém e tendo que passar por Jericó. Lucas destaca em sua narrativa o desejo de dois homens se encontrarem (ainda que visual no caso de Zaqueu) com o Mestre. São dois personagens completamente diferentes.

Um é deficiente físico, pobre, pedinte, conhecido como "filho de Timeu". Vivia à margem da sociedade, e não era bem aceito naquele lugar. Passava os dias fora da cidade. O outro era Zaqueu . Ocupava um cargo público, era rico, morava numa bela casa, mas também tinha um mau conceito na cidade.

Em ambos os encontros Jesus parou por causa deles. Com Bartimeu atendendo aos seus gritos, e com Zaqueu, Jesus parou respondendo a sua curiosidade. São encontros diferentes, mas que nos ensinam duas verdades e dois caminhos para recebermos o milagre de Jesus. Notemos que Bartimeu chamou a atenção de Jesus por sua atitude e ousadia incomum. Por esse motivo, o Mestre parou diante do clamor daquele pobre homem. Jesus percebeu que toda aquela multidão não foi capaz de silenciá-lo, nem tampouco fazê-lo desistir!.

Irmãos - Quantas vezes desistimos de nossa fé diante das circunstâncias ou da opinião contrária de outras pessoas?. Quantas vezes deixamos de confiar no poder de Jesus e damos ouvidos à incredulidade e às dificuldades que nos cercam?. Quantas vezes deixamos passar a oportunidade de agirmos com fé para recebermos o milagre que tanto precisamos?

Se não formos determinados, não conseguiremos parar Jesus. Note que Jesus mandou chamar Bartimeu!. Então eu pergunto: A sua fé consegue chamar a atenção de Jesus? A sua fé faz Deus parar para lhe atender? Você está realmente determinado a alcançar aquilo que tem pedido de Deus? Será que você tem conseguido convencer Deus de que realmente quer alcançar seu milagre? Você é determinado nos seus propósitos? Você consegue ir até ao fim para alcançar os seus objetivos?

Deus tem procurado na terra homens de fé. Os seus olhos passam pela terra procurando alguém que tenha fé!. Fé é ação, movimento e busca!. Somente assim Ele pode agir. E quando Deus encontra fé em nossas vidas, então Ele tem nas mãos o que é necessário para agir em nosso favor. A nossa incredulidade impede o agir de Deus. Pois é a nossa fé que move as mãos do Senhor. Creio que Jesus esteja perguntando para você o que quer D’Ele.

Como seriam as suas respostas? Por acaso seriam essas: “O que o Senhor quiser! Não sei bem o que quero. Qualquer coisa serve! O que o Senhor me der tá bom!”.
Interessante é que encontramos um detalhe curioso no vs. 52 - Após Bartimeu ter recebido sua cura, passou a seguir Jesus de perto.

O milagre deve nos aproximar de Jesus. Não devemos ser como aqueles que recebem o milagre e se afastam até da igreja. Melhor que a cura é termos a presença de Deus e a Sua companhia. Nenhuma benção se compara com a alegria e a paz que a sua Presença nos traz.

A história de Zaqueu revela que Jesus ainda continuava a buscar e salvar os perdidos. E Zaqueu foi o melhor exemplo disso (Lc.19.10)!. Como cobrador de impostos vivia uma vida cheia de ostentações. Era odiado e desprezado em Israel. Não percebia que a sua riqueza lhe transmitia um falso senso de segurança, pois vivia como muitos do seu tempo: sufocavam a sua vida espiritual por causa da busca frenética de bens materiais. Naquele tempo, predominava entre os judeus a idéia de que as riquezas eram um sinal do favor especial de Deus, e que a pobreza era um sinal da falta de fé e de desagrado de Deus.

“Porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lc.19.5).
O Senhor usa uma palavra chave: HOJE. Indicava uma necessidade urgente!. A situação daquele homem estava prestes a ser mudada, porque Jesus estava chegando!. Deus já havia traçado um plano para a vida de Zaqueu. Aquele dia ia ser um dia diferente, seu coração falaria em arrependimento; e a salvação chegaria na sua vida.

Jesus sabia de tudo isso, por esse motivo o Mestre Parou!.
Jesus foi ao seu encontro. Era desejo do Senhor, relacionar-se com aqueles que eram rejeitados pela sociedade. A multidão não ficou feliz com a escolha de Jesus ao honrar o cobrador com a sua Presença.

Irmãos, pode ser que no seu meio muita gente, não está contente pelo fato de você fazer parte do Reino de Deus. Há os invejosos, que falam o que não é verdadeiro de você, só porque você faz parte dos planos de Jesus. Não se preocupe!. É que na vida deles não houve o renovo, nem em seus rostos resplandecem o brilho da presença de Deus.

Esses tipos gostam de estar em cima de pedestais se achando bom demais. Um dia vão ter que descer como Zaqueu desceu!. Como Naamã desceu!. E como Raabe também precisou descer!. Jesus conhecia o caráter de Zaqueu; um homem egoísta e cobiçoso. Não centralizava seu alvo em Deus, mas em si mesmo, e nas suas possessões. Zaqueu também precisava de um milagre!. Ora, ninguém pode dizer que conhece Cristo, aceitando a sua salvação e ao mesmo tempo continuar no pecado, ser desonesto, e duro de coração. Não sabemos quantas pessoas obtiveram o favor de se encontrar com Jesus, mas estas duas tiveram suas vidas transformadas por este encontro. O que aconteceu para que isto ocorresse?
Lendo o texto de Lucas 9.57-62, narra outro encontro de Jesus com três tipos de pessoas. Note que nenhum deles, seguiram Jesus!. O fato de estarem perto fisicamente de Jesus, não queria dizer que eles faziam parte do Reino de Deus. Perderam a oportunidade de tomar a melhor decisão das suas vidas quando Jesus falou com eles. E quantos de nós conseguiríamos fazer Jesus parar?. Dar um salto em direção a Jesus. Um salto de fé!. Fazê-lo compreender nossas necessidades. Como Jesus responderia a cada um de nós?

Vejamos que lições podemos aprender com as Três Atitudes desses dois homens que sabiam exatamente o que buscavam, e com isso fizeram Jesus parar para realizar os milagres que tanto precisavam.

A Primeira Atitude - A Perseverança

Em seus intentos de se encontrarem com Jesus, esses dois homens superaram as suas limitações físicas e discriminações. Ambos tinham limitações físicas, Bartimeu era cego, e Zaqueu, era baixinho. Sem dúvida a limitação de Bartimeu é muito mais grave, mas ambas poderiam impedir o encontro com Jesus. Os dois tiveram pessoas que os recriminaram. Bartimeu antes do encontro, e Zaqueu durante o encontro. Mas souberam superar as suas limitações enfrentando as discriminações que lhe foram feitas.

Nada pode se colocar entre nós e nosso Mestre, nem fatores concretos e nem atitudes. Foi isso que aconteceu com outro encontro travado com Jesus durante sua jornada para Jerusalém (Lc. 9.57-58). Apesar de se proporem a seguir a Cristo, não parecem ter persistido diante dos problemas verbalizados por Jesus. Sem persistência, não se aprofunda o contato com o Salvador.

A Segunda Atitude - A Obediência

Obediência é um ato que tem preço (Hb.5.8-9). Jesus teve que sofrer para aprender a obedecer. Quem lhe obedece desfruta de sua salvação. Note que Jesus ao suspender sua jornada, concedia àquelas pessoas uma oportunidade ímpar chamando-as para falar com elas.

Entretanto, algumas não obedeceram ao chamado do Mestre e perderam a oportunidade (Lc. 9.59-60) A obediência é fator fundamental em nosso relacionamento com Cristo. Sem ela jamais seremos seus discípulos e não encontraremos as respostas às nossas necessidades. Portanto, CONHECER Jesus nos dá a chance de fazer o que agrada Deus, mas OBEDECER nos dá a chance de recebermos o melhor de Deus.

A Terceira Atitude - A Prioridade

Em outra narrativa (Marcos 10.46-52) lemos que Bartimeu jogou sua capa para o lado e levantou-se depressa. Em Lucas 19.6 diz que Zaqueu desceu depressa. O chamado de Jesus implica em urgência – por isso, Zaqueu desceu depressa! – Às vezes as prioridades de Deus não são primazia para nós. Infelizmente, coisas de extrema importância para nossa vida são relevadas para o segundo plano (Lc. 9.61-62).

A prioridade é outro fator fundamental quando nos relacionamos com Cristo. Sem ela desperdiçamos o tempo do Mestre e não usufruímos completamente do contato que ele nos oferece. Bartimeu e Zaqueu reagiram à ação de Jesus com alegria. Muitas vezes não encontramos razões para nos alegrar porque não reagimos de forma correta ao convite do Mestre. Em Lucas 9,57-62, nenhuma das pessoas experimentou a alegria que Zaqueu e Bartimeu experimentaram.

O que de maravilhoso Zaqueu experimentou? Experimentou a transformação de uma simples curiosidade para se tornar um réu confesso. De espectador, desceu para demonstrar arrependimento. De arrependido corrigiu seus erros. E por fim, ouviu o que mais queria: SER SALVO.

E Bartimeu o que experimentou de tão extraordinário? Experimentou a transformação da humilhação de cego e mendigo, para a exaltação de uma vida digna. Fez um ato sublime que muitos já não fazem mais; ser discípulo de Jesus!. A alegria verdadeira não é imediata ao encontro, mas é conseqüência de nossas atitudes diante do Salvador. Esta alegria é um dos fatores que nos tornam aptos a enfrentar os problemas que virão na nossa jornada para seguirmos Jesus.

Conclusão

Você já parou para pensar o que tem feito calar o seu clamor a Deus? São as adversidades quando surgem inesperadamente? Ou seria o seu comodismo? Ou quem sabe as suas próprias limitações? Essas duas lições que acabamos de aprender deveriam ser postas em prática todos os dias. Como? Praticando de duas maneiras.
Primeiro - Crendo que nossos problemas serão resolvidos da melhor maneira quando colocarmos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas e não em último. Segundo – a nossa dependência e o nosso relacionamento com o Pai, tem que ser baseado no diálogo, na confiança, no amor, e no carinho. Quero lhe dizer uma coisa importante para você. Aproveite a oportunidade quando Jesus parar na sua porta e lhe convidar para segui-lo. Quando chegar esse momento, lance a capa fora e abra a porta do seu coração para Jesus entrar.

Temos que ter as mesmas atitudes de Zaqueu e Bartimeu, Envolver totalmente Jesus na nossa vida. Não olhe para os obstáculos, olhe para a melhor solução da sua vida “Jesus”. Afinal, Deus se importa com as dores humanas, então é melhor começar a contar as suas necessidades para Jesus. Ele não vai ser diferente com você.

Que o Senhor Jesus te abençoe poderosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário