sábado, 23 de janeiro de 2016

Coisas com que DEUS Se aborrece

Coisas com que DEUS Se aborrece 
Texto básico: Provérbios 6: 16-19.

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios 6: 16-19 RA).

Amados, há muitas coisas que nos aborrecem e que podemos citá-las facilmente.
Eu, por exemplo, me aborreço quando alguém promete algo e não cumpre, quando encontro minhas coisas fora de lugar, quando não me deixam trabalhar, com barulho, quando alguém me faz esperar além da conta, quando vejo injustiças, quando alguém me desrespeita, etc.
É fácil encontrarmos uma lista interminável de coisas que nos desagradam.
Mas, que tal perguntarmo-nos o que fazemos que desagrada a Deus?
O texto encontrado em Provérbios nos aponta para sete coisas que aborrecem ao SENHOR.

1) Olhos altivos: elevados, altaneiros, arrogantes e presunçosos.

Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.   O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. (Provérbios 8: 12-13 RA).

Olhos altivos estão associados a um espírito soberbo e arrogante, como ocorreu com Nabucodonosor (Daniel 5).

Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. (Daniel 5:20 RA).

Pelo que entendemos, esse foi o motivo da queda de Lúcifer e de Adão. Por isso, esta é a coisa que Deus abomina.

 Abominável é ao SENHOR todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune. (Provérbios 16:5 RA).
Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:13-14 RA)
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. (Ezequiel 28:17 RA).

Este foi o sentimento que Satanás semeou no coração do homem e causou a sua queda.

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Genesis 3:5 RA).

Como vencer esta primeira batalha?

 não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, (2 Coríntios 3:5 RA)
  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão. (2 Coríntios 10:4-6 RA)

Sendo obedientes e submissos à Cristo.
2) Língua mentirosa.

Sabemos a origem da mentira:

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44 RA).

A mentira causa danos irreparáveis:
Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto; para ele preparou já instrumentos de morte, preparou suas setas inflamadas.   Eis que o ímpio está com dores de iniqüidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira.   Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz.   A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria moleira desce a sua violência. (Salmos 7:12-16 RA).

Sabemos as consequências a que podem levar, isto está bem claro em Atos 5:1-11, que narra o episódio com Ananias e Safira.
Nós cristãos, não podemos mentir, pois somos Filhos de Deus.

O justo aborrece a palavra de mentira, mas o perverso faz vergonha e se desonra. (Provérbios 13:5 RA).

Como vencer essa segunda batalha:

Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei. (Salmos 119:163 RA)
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.   Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1-2 RA).

Amando e meditando a Palavra de Deus, não se assentando com ímpios.

3)  Mãos que derramam sangue inocente.
Deus se aborrece com a violência, sendo uma das consequências de maldição e de destruição.

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.   És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. (Genesis 4:10-11 RA)
A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.   Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.   Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. (Genesis 6:11-13 RA).

O próprio Davi teve que pagar um alto preço, por ter planejado a morte de Urias (2 Samuel 11:6-27), pelo qual não lhe foi permitido construir o Templo.
O mesmo se pode dizer de Hamã, por ter planejado a morte de Mordecai (primo de Ester) e dos judeus, episódio narrado no Livro de Ester (cap. 3-7).
Como vencer essa terceira batalha:
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. (Gálatas 5:16 RA)
Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. (Romanos 8:6 RA)
entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. (Efésios 2:3 RA).

4) Coração que trama projetos iníquos.
Deus se aborrece de quem vive tramando o mal. Hoje isso é comum até nas igrejas.

Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados. Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o SENHOR os sustém. (Salmos 37:12-17 RA).

A Bíblia nos mostra as consequências aos que tais coisas praticam, como no caso de Hamã e Mordecai, já citados por nós.
Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe.   Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista.   Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre.   O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus. (Salmos 50:20-23 RA).

Portanto, a maneira de vencer a quarta batalha é oferecer sacrifícios de ação de graças e louvor ao Senhor.

5) Pés que se apressam a correr para o mal.

  O rosto do SENHOR está contra os que praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória. (Salmos 34:16 RA)

  Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés;   porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue. (Provérbios 1:15-16 RA).
Quando somos desobedientes aos nossos pais e a Palavra de Deus é este o caminho que vamos trilhar.

No capítulo 14 do Livro de Juízes, temos a historia de Sansão que por se apressar em desobedecer a Deus e aos pais se enamorou e tomou por esposa mulher filistéia. Como consequência disso sofreu grande humilhação.

Vencer essa quinta batalha é preciso ser obediente e submisso e aborrecer-se com sua prática.
O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. (Provérbios 8:13 RA).
  antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, (Tito 1:8 RA).

6) Testemunha falsa que profere mentiras.

A mentira tem forte ligação com a fofoca, calunia ou mexericos. Ela está incluída duas vezes, na primeira fala de língua mentirosa, na segunda com dar falso testemunho.
Vimos quem é o pai da mentira e não queremos ser seus filhos. Dizem que a mentira tem pernas curtas, mas existe o perigo que por muito ser repetida, acabe sendo aceita como verdade.
A Palavra de Deus nos alerta para o fim dos mentirosos.
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. (Apocalipse 21:8 RA)

Em 2 Samuel 1:1-16, lemos a história de um amalequita que tentou mentir a David e qual foi a sua consequência.
Muitas vezes, também nós inventamos histórias para nos justificar de determinadas atitudes.
Para vencermos essa sexta batalha:

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. (Efésios 4:25 RA).

7) O que semeia contenda entre irmãos. Mais uma vez um pecado que envolve o uso errado da língua, contendas são obras de maldizentes, caluniadores.

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. (Provérbios 26:20 RA)
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, (Romanos 1:28-29 RA).

Ela é proveniente da soberba, pois despreza a Palavra de Deus.
Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. (Provérbios 13:10 RA)
O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda. (Provérbios 17:19 RA)

Este é um problema difícil de se controlar, depois que se tem início.
  Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas. (Provérbios 17:14 RA)
Para vencer esta última batalha:
  Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes. (2 Timóteo 2:14 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário