segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A ORELHA CORTADA!

A ORELHA CORTADA!
Jo 18:1-12.
Introdução:
O texto que nos vamos meditar aqui hoje foi registrado pelos 4 evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João,
Existem poucas diferenças de uma narração para outra:
Os 3 evangelistas;Mateus, Marcos e Lucas não dizem o nome de quem cortou a orelha de Malco.
João é único que diz que foi Simão Pedro que cortou a orelha de Malco, e Lucas é o único que diz que: Jesus curou a Malco e restaurou de novo a sua orelha no lugar.
Esta historia se passa na noite angustiante em que Jesus foi preso em Jerusalém.
Jesus já havia celebrado a ceia com os seus discípulos, e agora ele se dirige a Getsêmani,
Onde orou em agonia até que seu suor se tornou gotas de sangue caindo sobre a terra,
Já era madrugada quando Jesus estava repreendendo os seus discípulos por que eles dormiam na hora da oração,
Neste momento no meio da madrugada aparece Judas o traidor, com guardas enviados pelos sacerdotes e fariseus.
O objetivo era prender Jesus, como era noite e tudo estava escuro.
Judas havia combinado com os guardas: - aquele que eu beijar este é Jesus. Mc 14:44.
Judas então se aproximou e deu um beijo na face de Jesus.
 Jesus então disse: - Judas com um beijo tu trai o filho do homem¿ Lc 22:48.
Quando os guardas vieram prender Jesus, Pedro arranca da espada e corta a orelha de Malco.
Jesus então se abaixa pega a orelha de Malco e a coloca novamente no lugar. Lc 22:51.
O que podemos aprender nesta passagem bíblica? E que lições tirar desta historia.
1º Quem era este homem chamado Malco?
Malco era servo do sumo sacerdote, muita gente diz que Pedro cortou a orelha do soldado que foi prender Jesus,
Mas, Malco não era soldado, Malco era servo do sumo sacerdote, quer dizer; alguém que servia ao sumo sacerdote almejando um dia se tornar sacerdote.
Para se tornar sacerdote a pessoa tinha que dedicar sua vida de 5 à 8 ,anos ao estudo da Toráh, a lei de Moises.
Tinha que dedicar-se ao trabalho no Templo; de 12 em 12 horas eles tinham colocar lenha no altar para o fogo não apagar; etc…,
O servo do sumo sacerdote acompanhava o sumo-sacerdote o tempo inteiro,
Na condição não só de aprendiz de discípulo, mas de também de servo.
Alem de tudo isto o servo do sumo sacerdote para se tornar um sacerdote tinha preencher os requisitos da lei. Que dizia:
Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus. Lv 21:17.
Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. Lv 21:21.
O sacerdote não podia ter nada deformado em seu corpo, não podia ter nenhum defeito físico.
Agora, entenda! Malco preparou-se a vida inteira para ser um dia um sumo sacerdote.
Naquela noite obedecendo à ordem do seu superior, Malco saiu para prender Jesus e perdeu a sua orelha direita, ficou deformado!
Pela lei de Moises Malco agora, não poderia mais ser um sacerdote, Malco não poderia mais alcançar o objetivo da sua vida.
Ainda bem que Jesus estava presente ali, e restaurou a orelha de Malco, dando a ele outra oportunidade pra alcançar os seus sonhos.
2º lição: Malco estava andando na direção errada.
O sacerdócio na época de Jesus estava corrompido, não era como na época do velho testamento,
Em que o sacerdote era alguém escolhido por Deus, o sacerdote desta época era Caifás e ele foi escolhido pelo rei Herodes.
Por interesses políticos, para atender os interesses de Roma sempre que necessário.
Malco estava a serviço deste sumo sacerdote corrupto, e cheio de maldade e inveja.
Agora, ainda que Malco estivesse a serviço da maldade do sacerdócio;
Ainda que sua motivação naquele momento fosse à pior possível;
Ainda que seu coração tivesse se corrompido levando-o a aceitar esta baixa condição de executar missões reprováveis em nome do Sumo Sacerdote,
 Malco, todavia acreditava estar a serviço da Obra de Deus. Ele dedicou toda a sua vida em função disto, se tornar um sacerdote.
Na verdade, Malco era um homem que se achava na multidão errada, defendendo a causa errada, envolvendo-se com pessoas erradas.
Ei! Cuidado com quem você está andando, cuidado com as pessoas com quem você esta se envolvendo.
O profeta Ezequiel profetizou dizendo: - Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus.  Ez 18:9.
Não é por que a multidão esta indo em uma direção que nós devemos segui - lá, só entre no barco se a direção for correta,
 Se a direção que a maioria esta seguindo não é direção de Deus, fique com a minoria, mas fique na direção e no caminho certo.
Nem sempre a maioria está certa, não seja uma Maria vai com as outras, veja o que diz a bíblia:
- Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito. Ex 23:2.
Cuidado irmão! Nem sempre a maioria esta certa! Lembre-se que a mesma multidão que quando Jesus entrou em Jerusalém  cantou dizendo:
-  hosanas, bendito o que vem em nome do Senhor. Foi a multidão que quando Pilatos levou Jesus e o homicida Barrabás,
 Para que eles escolhessem quem deveria ser solto e quem deveria ser crucificado, gritaram bem alto:
- Solte Barrabás e crucifique Jesus! Solte Barrabás e crucifique Jesus!
Nem sempre a multidão esta certa! Não fique do lado da multidão fique do lado de Jesus, seguindo a direção certa.
3º lição: a importância da orelha direita.
Como já foi dito o sonho e objetivo de Malco era se tornar sacerdote, ele se preparou a vida inteira pra isto.
Só tinha um problema; naquela noite quando foram prender Jesus, Pedro sacou a espada e cortou a orelha direita de Malco,
A Bíblia faz questão de mencionar que a orelha era a DIREITA. Jo 18.10.
Agora, alem de ficar defeituoso ainda surgiu mais um obstáculo. Malco não tinha mais a orelha direita.
A bíblia diz que na cerimônia de consagração do sacerdote o sangue era passado na ponta da orelha direita, 
E dos polegares direitos dos pés e das mãos, ou seja: sem orelha direita impossível Malco ser sacerdote. Vejamos:
...e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos,
Como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor. Ex 29:20.
A bíblia diz que todas as vezes que o  sacrifício se iniciasse, era necessário que o sacerdote fosse ungido antes de se apresentar perante o altar do Senhor. 
E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito. Lv 14:14.
Quando Pedro corta  a orelha direita de Malco eleperde uma das partes mais importantes nos requisitos para ser sacerdote: a orelha.
É como se naquele momento toda sua vida, todo seu preparo, todos os seus sonhos caíssem ao chão;
Era como se alguém estivesse dizendo para Malco: - você não pode mais ser sacerdote, você não serve mais para isto!
Ei! Já disseram isto pra você¿ - você não pode! Porque você é pobre, você tem pele escura, você é velho, você não tem diploma...
Quem sabe em algum momento da sua vida cortaram também a sua orelha, não no sentido físico como Pedro cortou a orelha de Malco,
Mas nos sentido espiritual em dizer que você não pode, que você esta desqualificado, cortar a orelha no sentido da palavra que estou pregando hoje,
Significa desacreditar em você, colocando um obstáculo entre você e o seu objetivo.
Exemplos de servos de Deus que tiveram suas orelhas cortadas.
1º Jefté:
A bíblia nos conta em Jz 11 que Jefté Gileadita, era um homem valente, filho de Gileade, porem era filho de uma prostituta.
A mulher de Gileade deu outros filhos a ele e quando lês cresceram eles expulsaram Jefté de sua casa dizendo:
- Você não terá parte na herança na casa de meu pai por que és filho de outra mulher.
Cortaram a orelha de Jefté, ele agora expulso de casa, rejeitado pelo pai, quem em momento nenhum o defendeu.
Foi habitar na terra de Tobe e homens levianos se ajuntaram a ele, Jefté passou a andar com pessoas que não prestava, se tornou alguém desacreditado, com a orelha cortada
Jefté foi rejeitado pela mãe, pela madrasta, pelos meios irmãos,pelo pai Gileade e pelos anciãos da cidade.
 Parecia a Jefté que Deus não estava fazendo nada.Quantas vezes Jefté  deve ter pensado ou falado:
- sou um homem da orelha cortada! Ninguém quer saber de mim e ninguém gosta de mim.
Ei! Esta mensagem hoje não pra todos, é para aqueles que já tiveram em algum momento da vida a orelha cortada.
Aqueles que foram desprezados, desacreditados, deixados de lado, é com você que já passou ou esta passando por isto que Deus está falando hoje através da sua palavra.
Deixa te dizer uma coisa importante! Ainda que alguém diga que você não pode, que você não serve, ainda que alguém te despreze ou não acredite em você.
Há um Deus no céu que tem poder de restaurar as orelhas que foram cortadas, Deus acredita em você!
Pode ate parecer que ele está em silencio, mas, ele está trabalhando em favor de sua causa.
As lagrimas de hoje serão suas canções de amanha.
Veja como Deus restaurou a Jefté: os inimigos atacaram a cidade, e ai os anciões se lembraram de Jefté,
Jefté é valente e ele pode nos livrar das mãos dos inimigos, foram até a cidade de Tobe e pediram socorro para Jefté.
 E disseram a Jefté: Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom.
Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes a mim, e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto?
E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso tornamos a ti, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom; e nos sejas por chefe sobre todos os moradores de Gileade.
Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes de volta para combater contra os filhos de Amom, e o Senhor mos der diante de mim, então eu vos serei por chefe?
E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós, e assim o faremos conforme a tua palavra. 
Jz 11:7-10
resumindo: Jefté foi lutou contra os inimigos e Deus deu vitoria para ele e ele se tornou um dos juízes que julgou a nação de Israel.
 Aquele que foi rejeitado pelo pai, pela madrasta, pelos meios irmãos e pelos homens da terra foi levantado por Deus como o líder de todos eles.
2º DAVI
Davi foi o maior rei da historia de Israel, mas antes disto Davi também foi desacreditado.
Lembra de quando o profeta Samuel foi enviado por Deus na casa de Jessé para que fosse escolhido entre os seus filhos o rei de Israel. 1 Sm 16.
Jessé tinha 8 filhos e Davi era o mais moço, ele fez um banquete em sua casa para receber a visita do profeta.
Todos os seus filhos estavam ali presentes, menos Davi, Davi ficou no pasto tomando conta das ovelhas,
Quem sabe alguém pode ter perguntado pra ele: Davi o que você esta fazendo aqui no pasto rapaz¿
O profeta Samuel esta lá  em tua casa, e tem um grande banquete lá o que você está fazendo aqui¿
Davi foi desprezado pelo seu pai, pelos seus irmãos, este Davi não serve pra nada não!
Só serve pra cuidar de ovelhas, ele fede esterco, ele ainda é um menino! Ele tem orelha cortada!
Já ouvi alguém dizer, não sei se é verdade, mas  Davi, nem era filho legitimo, quando ele escreveu o Salmo 51 ele disse:
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Sl 51:5.
no contexto da palavra que estou pregando, Davi teve a orelha cortada, Davi foi desprezado, desacreditado,
O pai de Davi não acreditava nele! Os irmãos de Davi não acreditavam, mas Deus acreditou em Davi!
Samuel disse a Jessé que estava ali para escolher um dos seus filhos como o novo rei da nação de Israel,
Ele fez passar todos os 7 filhos perante Samuel e um após outros foram todos rejeitados por Deus. Deus disse a Samuel:
- Não olhe para a sua aparência, nem para a sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem  olha para aparência, mas o Senhor olha para o coração. 1 Sm 16:7.
foi ai que Samuel disse a Jessé: 
- Acabaram-se os moços? Acabaram se os seus filhos¿
Jessé: - ah! Lembrei-me agora! Ainda falta o menor! Ele esta apascentando ovelhas.
Mas ele não serve pra ser rei não! Ele é muito jovem! Ele é filho bastardo!
 Oh Samuel! Você não tá entendo não, ele tem a orelha cortada!
Mas, Samuel disse a Jessé: - Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui1 Sm 16:11.
Quando Davi chegou cheirando esterco de ovelhas, que ele colocou os pés na porta, Deus disse a Samuel.
- Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 1 Sm 16:12.
meus amados irmãos! É isto que o meu Jesus faz; ele acredita em quem ninguém acredita, ele estende a mão para quem ninguém estende.
Voltando a historia de Malco, pense bem comigo: Malco era inimigo de Jesus, estava ali para prender Jesus, maltratar Jesus,
Mas mesmo assim! Jesus pega a orelha cortada de Malco e cola ela milagrosamente no lugar novamente.
Quando tudo parecia estar acabado, quando parecia não ter solução pra  Malco, Jesus entra na história da vida daquele homem,
Jesus não entrou na historia de Malco para julgá-lo, para repreendê-lo, para castigá-lo, Jesus entrou na historia de Malco para restaurá-lo.
Ei! Quando Jesus entrou na nossa vida não foi para nos julgar, mas foi para restaurar as nossas vidas das mãos de satanás e fazer de nos novas criaturas.
Conclusão:
A bíblia não nos informa o que aconteceu com este homem chamado Malco depois deste episodio,
Mas nós podemos compreender que naquela noite Malco teve a orelha direita cortada,
Todos os seus projetos, objetivos e sonhos, caíram por terra, mas ele estava ali diante daquele que tem o poder de restaurar todas as coisas.
Jesus  viu Malco caído ao chão, se contorcendo de dor e atribulado pela idéia de tudo ter acabado ali.
Foi nesse momento que Sua graça se manifestou. Jesus pegou a orelha de Malco, posicionou-a em sua mão e à vista de todos colocou-a no lugar,
Fazendo aquele implante instantâneo, um verdadeiro milagre, o último milagre de Seu ministério terreno
Jesus não restituiu apenas a orelha direita de um homem, Jesus restituiu os sonhos.
Jesus devolveu a Malco o direito de permanecer no seu posto e tentar chegar aonde ele pretendia.
E isto que Jesus quer fazer na sua vida hoje! Ele quer restaurar aquilo que foi cortado.
Ele quer colocar no seu coração novamente a esperança que se perdeu.
Quem sabe hoje aqui você é um Malco e teve encontro com um Pedro cortador de orelhas, Alguém que tentou frustrar seus objetivos, acabar com seus sonhos.
Eu quero terminar dizendo pra você: Ainda não é o fim.
 Jesus Cristo pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que está ferido e alicerçar o que está prestes a ruir.

Creia nele! Confie nele! Acredite nele! Pois ele acredita em você!

Um comentário: