terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Princípios importantes para um adorador

Princípios importantes para um adorador 
*

Princípios importantes para um adorador
Em João 4:22, 24, está escrito: "...Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos... Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Introdução
Com certeza esse texto é um dos textos mais lidos quando o assunto é adoração. Isso acontece, não por uma obra do acaso, mas porque existem princípios fundamentais sobre a vida de um adorador contidas nestes poucos versículos. Não pretendo esgotar o assunto, pois isto seria impossível, mas sim, lembrar aos leitores o que se espera de uma vida comprometida com o Senhor e com Adoração.

1- O Adorador Conhece o Senhor: "Nós adoramos o que conhecemos"
Precisamos verdadeiramente conhecer ao Senhor para adorá-lo; este conhecimento não é simplesmente mental ou teórico, mas um conhecimento progressivo que aponta para intimidade, relacionamento e compromisso com Deus.

Jó, foi um grande adorador, ele dizia que antes conhecia Deus só de ouvir falar, mas em meio as grandes provas enfrentadas acabou conhecendo e adorando Deus.

Veja o que ele diz no cap. 42: 3, 4 e 5: “3 Quem é este que sem conhecimento obscurece o conselho? por isso falei do que não entendia; coisas que para mim eram demasiado maravilhosas, e que eu não conhecia. 4 Ouve, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me responderas. 5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.

Você pode saber tudo sobre pessoas importantes, realezas e celebridades; pode conhecer seus hábitos alimentares, endereço, estado civil. Mas, saber sobre eles não significa ter intimidade com eles, não significa que você os conheça.

Por muito tempo muitos crentes só tem conhecido fatos sobre Deus. Saber a respeito de Deus não é o suficiente. Existem pessoas que poderiam um concurso sobre temas bíblicos, mas que não O conhecem, se relacionam com Deus superficialmente. A Intimidade com Deus é para aqueles que o conhecem e o adoram em espírito e em verdade.

O adorador é uma pessoa que possui uma íntima relação com o seu Deus, pois adoração não é simplesmente um período situado entre a abertura e o termino das nossas reuniões.

Adoração é um estilo de vida vivido só por aqueles que realmente conhecem ao Senhor e é por esse motivo que Paulo ora pela Igreja em Éfeso, para que eles viessem a "Conhecer o amor de Cristo" (Ef.3 :19), pois só aqueles que conhecem o Senhor será "tomado de toda a plenitude de Deus". (Ef.3:19b)

Ter intimidade com o Senhor é um princípio fundamental e básico para se Ter uma vida de adoração. Quanto mais o Adorador conhece a Deus mais quer conhecê-lo. Neste aspecto os adoradores de Deus tem muita coisa em comum. Eles não se acomodam pois estão sempre atrás da doce presença do Todo-Poderoso. Sua busca pode causar espanto à Igreja mas, geralmente, os adoradores de Deus são tomados por um sentimento que os impulsiona fortemente a irem ao encontro manifestação da poderosa presença de Deus em suas vidas. Os adoradores estão à procura de algo para saciar a fome que lhes corrói a alma: A fome da presença de Deus.

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

2 - O Adorador tem consciência da urgência da adoração: “....Mas vem a hora e já chegou.."
Adoração é algo para a vida inteira, jamais terá fim, faça o que fizer, o adorador faz tudo para honra e glória do nome de Jesus.

A adoração é constante e começou no dia em que consagramos a nossa vida ao Senhor, por isso a adoração não é algo "futurístico" que só será desenvolvido muito além do sol. A hora é já e adora-se em todo tempo. Sabemos, pela Palavra registrada em Eclesiastes 3:1, que "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu". Com base nesta palavra podemos dizer que é tempo de adoração.

Ao voltarmos nossa atenção para a cena descrita no livro de apocalipse por João do Céu lemos no capitulo 4:8: “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.” Observe que até mesmo os anjos vistos no céu adoram, e mais do que isso: Eles estão adorando incansavelmente em todo o tempo. Assim aprendemos que devemos como eles adorar em todo tempo, porque é assim que será no céu.

Eles adoram de dia e de noite é isso nos mostra que o modelo da nossa adoração não esta limitado ao culto. Adoramos em todo dia, e momento. Adoramos com nossa forma de viver, de falar, de tratar um irmão, adoramos sem a presença de música ou com ela, pois adoração é um estilo de vida.

3 - O Adorador tem coração totalmente dedicado ao Senhor
Sempre que vejo essa expressão "Os verdadeiros adoradores", vem ao meu coração que se existem os verdadeiros é porque também existem os falsos. Por isso é que convém ressaltar que Deus não julga as aparências, Deus sonda os corações Jr. 17:10 nos diz: "Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos". Nós nos impressionamos muito e muitas vezes com aquilo que vemos, mas lembremos do que a palavra diz que: "...o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração". l Samuel 16:7 .

Quando falo disso lembro-me que em Lucas 7:36, Jesus estava numa sala. Ali havia um religioso e uma adoradora. A adoradora regava seus pés com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos, e os perfumava com perfume caro. No outro canto daquela sala havia um religioso que não adorava, mas apenas a julgava pela sua aparencia. A adoradora se quebrantava na presença de Jesus, o religioso não expressava sentimentos e emoções. A adoradora reinvidicava perdão e misericórdia de Deus para seus pecados, o religioso sentia-se puro e cheio de justiça própria. A adoradora tinha sede da presença de Deus o religioso não.

Nesta história, é a adoradora que alcança maior misericórdia, que é exaltada, que recebe maior atenção de Deus, e que alcança o perdão, simplesmente porque agiu como adoradora. Sejamos nós imitadores do exemplo desta mulher. Sejamos adoradores sedentos do mover de Deus em nossas vidas.

Quando foi que você se sentiu tão sedento de Deus, que sua sede o consumiu a ponto de você não mais se importar com o que as pessoas pensassem de você? Eu o desafio a esquecer cada perturbação, cada opinião, e pedir a Deus que se mova dentro de você como um rio que está agitado. Em nome de Jesus busque a presença do pai. Seja um adorador de Deus.

Os verdadeiros adoradores são aqueles cujo o coração é totalmente do Senhor, e para esses Deus revela-se de forma intensa. I Cr.16:9 diz que “... quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo o coração é totalmente dEle". O salmista acrescenta no cap. 51:17 que “...O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

4 - O Adorador adora em espírito
Os verdadeiros adoradores procuram ter uma vida dirigida pelo Espírito. Diz Rm.8:14:"Pois todos os que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus". Paulo está dizendo que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus. Mas isso demonstra que quando os erros acontecem na nossa vida é porque tomamos a dianteira e não damos a oportunidade para que o Espírito Santo venha nos conduzir.

Querido irmão, não se esqueça, o Espírito Santo conduz, ele não empurra, ou seja, é você quem escolhe o caminho a seguir.

5- O adorador é procurado: “o Pai procura”
Deus não procura adoração, Ele está procurando adoradores. Essa é uma das declarações contidas na Bíblia que me deixa mais perplexo. Fico impactado com isso, pois um Deus que é onisciente, ou seja, que Conhece todas as coisas em todos os Tempos; que é onipresente, que está em todos os lugares que se possa ou não imaginar, diz que está a procurar alguém!

Temos muitas pessoas buscando ao Senhor dentro das Igrejas, para que resolva seus problemas e atenda suas necessidades. Milhares de pessoas buscam a Deus nos templos. Mas quantos são procurados e encontrados por Ele como Adoradores?

Pense nisso! Uma coisa é buscar ao Senhor, a outra é ser procurado pelo Senhor, ser buscado por Ele.

Lembre que “o Pai procura......”. Que o nosso Senhor possa te procurar, e achar como verdadeiro adorador. O que move Deus em nosso favor é quando Ele encontram em nós um coração de adorador.

6- Este ultimo princípio diz que: O adorador é propriedade de Deus, pois “O pai procura Seus adoradores”.
Os adoradores vivem para Ele. Os adoradores são uma classe especial de pessoas que vivem para o Senhor, e que realmente são dEle. Eles buscam prioritariamente satisfazer a vontade de Deus e que O tem como centro de sua vida. A vida de um adorador converge para Jesus, e a adoração é centralizada em Cristo, o cordeiro de Deus. A alegria de um adorador é satisfazer o coração de Deus, é ser um prazer para o nosso Senhor.

São pessoas que compreendem e vivem o que está em II Co. 5:15: "...não vivem mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou".

Pense nisso: Não sou mais dono de mim mesmo. Minha antiga natureza está em processo de morte e agora pode ser dominada pelo poder da graça de Cristo. Agora sou propriedade de Deus. Fui chamado para ser um adorador do Senhor.


Quero finalizar esta palavra lembrando de uma Igreja na India....

...em que há pendurado no teto uma grande estrutura de metal com uma centena de bocais para a colocação de lâmpadas. Sem as lâmpadas o templo fica às escuras completamente. Mas cada membro daquela Igreja, à medida que vai chegando para o culto, recebe uma lâmpada na porta e a coloca no bocal. Quando as luzes são acesas o templo fica todo iluminado; mas quando os crentes não vão ao culto, acontece que o templo fica às escuras.

Há uma Lâmpada que você deve trazer para este lugar: Sua Adoração! Há uma Lâmpada que você deve levar por onde andar nesta cidade: sua Adoração!

Um verdadeiro adorador exibe a Luz de Cristo, com seu testemunho e compromisso, levando vidas a conhecerem Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário