terça-feira, 18 de julho de 2017

Jesus, exemplo de humilhação e obediência

Jesus, exemplo de humilhação e obediência
Texto: Filipenses 2. 5-11

Introdução: Paulo escrevendo aos filipenses, roga que eles sigam o mesmo exemplo de Jesus, que eles copiem o mesmo modelo de vida do Senhor, que tenham o mesmo sentimento, o mesmo amor, a mesma dedicação, para que pudessem vir a ter uma vida cristã vitoriosa.

A primeira coisa que nós vamos aprender e que Jesus abriu mão de tudo para cumprir a vontade do Pai, pois sendo Deus, Ele não reivindicou sua posição, seu trono, sua glória, sua majestade, mas de forma amorosa e espontânea, esvaziou-se, aniquilou-se, fazendo-se menor que os anjos, semelhante aos homens.

A bíblia diz em Gl. 4.4 que chegando a plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Cristo veio como homem para cumprir a lei, mas acima de tudo para vencer o pecado na carne e ser oferecido a Deus em sacrifício pelos nossos pecados, Jesus foi o modelo perfeito do servo obediente, humilde, amoroso e fiel, tudo isso porque Ele nos ama, para que através do cumprimento do seu ministério, nós pudéssemos está aqui hoje louvando e engrandecendo o seu santo nome, pregando a sua palavra e falando do seu grande amor e da sua infinita misericórdia, nós somos o fruto do trabalho do Senhor, o alvo e resultado do seu amor.

O versículo oito nos mostra duas qualidades, duas virtudes que pautaram a vida do Senhor Jesus, a bíblia diz que Ele humilhou-se e foi obediente, e é justamente sobre estes dois pontos que eu gostaria de falar brevemente nesta noite para Igreja do Senhor, falar um pouco sobre humilhação e obediência.

Humilhação:


De uma forma bem resumida a humilhação significa você reconhecer as suas falhas, as suas fraquezas, as suas limitações, e se por de joelhos perante o Senhor, reconhecendo o poder, a glória e a majestade soberana de Deus, entronizando a cada dia o Senhor na nossa vida, deixando que Ele reine em nós, colocando Deus no controle de tudo, que é onde o Senhor sempre deve estar, temos que ser submissos a vontade de Deus.

A humilhação também é um requisito para que as nossas orações sejam ouvidas, a bíblia diz em: 2 Cr. 7.14: E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Nós temos que aprender a falar com Deus, da forma reverente e humilde, não que Deus seja um Deus tirano, ditador, cruel, mas o problema e que o que está sendo ensinado hoje é totalmente contrário aos ensinamento sagrados, a pessoas estão orando hoje de forma autoritária, não estão mais pedindo e sim exigindo algo de Deus como se fosse obrigação do Senhor nos conceder, as pessoas não pedem, elas determinam, invertendo os papéis de Deus e do homem, Criador e criatura, quem somos nós para exigir algo do Senhor? Nos temos que pedir de forma humilde e reverente, e se não fosse pela graça e pela misericórdia do Senhor, se não fosse pelo fato de Jesus está a direita do Pai intercedendo por nós e do Espírito Santo clamar com gemidos inexprimíveis aqui na terra, nenhuma oração seria ouvida e atendida, porque Deus não nos deve nada, nós e que devemos nossa vida a Ele, a nossa salvação foi comprada por um preço muito caro, incalculável, de valor inestimável, nossa vida foi resgatada com preço do sangue do Cordeiro, o precioso sangue de Jesus, puro, santo, sem mancha nem mácula, sacrifício perfeito. Temos que nos humilhar na presença do Senhor pra receber vitória.

A bíblia diz em Tg. 4. 10 que se nós humilhar-mos na presença do Senhor Ele nos exaltará, foi por isso que Cristo foi exaltado pelo Pai e recebeu um nome que é acima de todo nome, Rei dos reis, Senhor dos Senhores.

E essa exaltação também nos foi prometida assim também como um nove nome, escrito em uma pedrinha branca, a nossa nova identidade celeste, o nome terreno vai ser substituído, vai passar, a nossa antiga vida aqui na terra também vai passar, teremos um novo nome, uma nova vida e uma nova morada, diferente da vida material e finita nós teremos uma vida espiritual e eterna.

Obediência: Significa cumprir a vontade de Deus para nossas vidas.

Jesus como exemplo de obediência:

1.    Jesus esvaziou-se, abriu mão da sua posição;
2.    Jesus cumpriu a lei;
3.    Jesus se ofereceu em sacrifício;

O Cristão como exemplo de obediência:

1.    Nós também temos que abrir mão de quem nós somos, do nosso eu, da nossa vontade, temos que nos esvaziar e se encher do poder e da glória de Deus, que você possa dizer hoje aqui, não vivo eu, mas Cristo vive em mim.

2.    Nós também temos que cumprir não a lei legalista, mas a vontade de Deus escrita em sua palavra, a bíblia sagrada.

3.    Nós também temos que nós oferecer como disse Paulo no cap. 12 de Romanos em sacrifício vivo a Deus, nos temos que nos colocar diante Dele e entregar a nossa vida para que seja feita a sua vontade.

Cinco verdade acerca da obediência:

1.    Deve ser de todo coração;

Neste dia, o Senhor, teu Deus, te manda fazer estes estatutos e juízos: guarda-os pois, e faze-os, com todo o teu coração e com toda a tua alma. (Det. 26.16).

2.    É melhor que sacrifício;

Obedecer é melhor que sacrificar (I Sam. 15.22);

3.    É requisito para salvação;

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. (Mat. 7.21)

4.    É um dever diário;

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. (At. 5.29)


5.    É o preço da vitória;

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2.10).

Conclusão: Humilhação e a obediência são duas virtudes indispensáveis na vida de qualquer crente que deseje ser vitorioso e servir da Deus em espírito e em verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário