domingo, 18 de setembro de 2016

Práticas de uma vida em santidade

Práticas de uma vida em santidade
 
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." - Romanos 12:2


O Apóstolo Paulo disse, no capítulo 12 da sua carta aos Romanos, que a renovação da mente tem o poder de transformar o nosso viver. Estudando a fundo suas palavras, entendemos com clareza que quando nossa mente está ocupada com outras coisas que não são as de Deus, perdemos totalmente Sua visão e, consequentemente, o desejo de andar no centro da vontade Dele abandona gradualmente nossos corações.

A exortação de Paulo aos Romanos também nos ensina uma maneira para que isso jamais aconteça na nossa vida nos dias de hoje: “... transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.

Mas o que isso quer dizer?

Renovar a mente significa, de acordo com as Sagradas Escrituras, meditarmos constantemente Nelas. A leitura diária da Palavra de Deus tem o poder imenso de nos mostrar coisas em nossa vida que, se buscássemos somente em nossa própria consciência, jamais conseguiríamos alcançar um mudança significativa.

Esse texto nos mostra claramente uma tênue linha entre a fé emocional e a espiritual. Essa linha é, justamente, objeto deste estudo, pois ela é um estado de vida real e perigoso, onde muitos cristãos de hoje ser encontram.

A Palavra de Deus faz menção, no texto de Romanos 12, de forma muito inteligente a algo totalmente incompreensível à época em que foi escrita. Ela nos aponta à percepção de que sérios problemas humanos têm origem psicológica. Por isso, esse texto jamais perderá sua atualidade, passe o tempo que passar.

Mas como assim “origem psicológica”?

Aprendemos através da Palavra que há diversas formas de brecha que podemos dar em nossa vida para que satanás encontre uma maneira de nos derrubar. Entre elas, as mais comumente exploradas pelo diabo são: a concupiscência dos olhos, a mentira, a maledicência, a murmuração, a desonestidade, a contenda, a ira, a dificuldade em perdão e a ociosidade da mente.

Quando o escritor fala em renovação da mente, deixa claro que a ociosidade da mente é uma terrível porta aberta que dá livre acesso às investidas das hostes espirituais da maldade. Quando ocupamos nossa mente com coisas que não vêm do alto, que não são do interesse de Deus, nos distanciamos Dele, e quando nos distanciamos Dele, passamos a ocupar nossa mente com coisas que não vêm do alto, naturalmente! É, deu pra perceber que isso se torna uma roda vida.

Infelizmente essa roda vida não pára por aí. Na verdade, muito mais que uma roda vida, essa situação se torna uma bola de neve, pois à medida que ocupamos nossa mente com coisas em que o Senhor não está, nos afastamos gradativamente Dele, e à medida que nos afastamos gradativamente Dele, gradativamente também começamos a nos envolver com este mundo, e à medida que começamos a nos envolver com este mundo, começamos a perder a consciência do pecado, e à medida que começamos a perder a consciência do pecado, começamos a perder o interesse pelas coisas de Deus, pois elas se tornam muito chatas e caretas pra nós. Logo começamos a compactuar com coisas que são abomináveis diante de Deus, e começamos até a achar normais alguns desejos que, se nós ao menos parássemos pra nos perguntar o que Jesus acharia deles, não precisaríamos nem ouvir Sua resposta.

É triste pensar que tudo isso que foi hipoteticamente citado no parágrafo anterior é tido muitas vezes como “perfeitamente normal” na igreja dos dias de hoje. Quantas vezes não nos flagramos comentando “Ah, isso é normal, todo mundo da uma tropeçadinha de vez em quando”. Ta amarrado em nome de Jesus!!! O povo de Deus não pode “dar uma tropeçadinha de vez em quando” não, fora da igreja de Cristo esse pensamento diabólico!

Temos é que nos dar conta que nosso padrão de santidade anda deveras medíocre, bem como o diabo gosta, não é mesmo? Temos que nos dar conta que nossa mente anda muito poluída, é, isso mesmo POLUÍDA! “Ah irmão, como assim se eu não penso em pornografia nem nada, poluída por quê?” Por que ela anda ocupada demais com coisas que não dizem respeito a Deus, e que para Ele não passam de poluição, ora!

Será que alguns irmãos acham que Deus gosta de comer migalha, resto, o que sobra da mesa que nem o cachorro quer? É, eu acho que sim, pois a mente de muitos crentes de hoje anda lotada demais pra incluir Deus, pior que agenda de político em campanha eleitoral:

·    8hs - Ligar a TV pra ver o programa da Ana Maria Braga
·    8h30min - Café da manhã lendo o jornal, claro, por que a Bíblia de manhã cedo da muito sono
·    9hs - Tem que trabalhar, e como o trabalho corrido demais não dá tempo de orar (nem quando vai ao banheiro da pra dobrar o joelho por que eu sou cristão e matar serviço desagrada a Deus)
·    12hs - Oooooba, hora do almoço (normalmente lembra de agradecer pelo alimento lá pela penúltima garfada)
·    13hs - De volta ao trabalho e mais correria (Deus entende, né?)
·    18hs - Ida pra casa (eu até tento orar no ônibus, mas acabo dormindo de tão cansado né Senhor!)
·    19 às 22hs – Espaço reservado pras novelas da Globo (Ah tá né, não me diz que novela também é pecado, se é assim então até o meu pastor ta com o pé no inferno!)
·    23hs – Caminha, né, por que ninguém é de ferro também!

Brincando, brincando esse é o quadro real de muitos e outros tantos crentes por aí a fora! Não se dão conta que estão totalmente aprisionados, sendo jogados pra fora da comunhão com Deus! Deus não se agrada de migalhas, amados! Ele quer as primícias da nossa vida, aquilo que é mais importante pra nós, não o que resta! Não o tempinho que sobra do nosso dia, entenda isso!

É algo triste e revoltante ver a cegueira de alguns irmãos, principalmente dos que têm uma agenda parecida com a descrita acima! Não percebem que, sutilmente, satanás está conseguindo fazer exatamente aquilo que quer em suas vidas: afastá-los dos projetos grandiosos que o Senhor tem, ocupando suas mentes com coisas tão medíocres e passageiras frente àquelas que Deus reserva para aqueles que O amam!

Pelo amor de Cristo, acorda povo de Deus!!! De um basta nessa situação ridícula e tire as pilhas do controle remoto que satanás tem usado pra controlar sua vida e sua mente, meu irmão e minha irmã!

Vamos aprender com essa palavra tão atual eixada pelo apóstolo Paulo aos Romanos, e vamos renovar nossa mente na Santa Palavra de Deus. Vamos ocupar nossos pensamentos com as coisas que vêm do Alto e deixar o Senhor mortificar nossa carne para os desejos desse mundo que só encaminham para a morte!

Vida em santidade não tem segredo, não tem mistério meu querido, minha querida. Ela começa com uma mente saudável, renovada, livre do fermento desse mundo e ocupada em pensar e meditar na Santa Doutrina “...para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário