segunda-feira, 30 de maio de 2016

As oito portas que Deus abre para o Cristão

As oito portas que Deus abre para o Cristão 
(V.7) E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

(V.8) Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. (Ap 3.7, 8)

A porta aberta do presente texto, profeticamente falando, refere-se à era missionária da igreja, que começou nos fins do século XVIII e que chega até os nossos próprios dias.

Essa porta aberta talvez ofereça uma oportunidade incomum para a pregação do Evangelho.

O ato de abrir uma porta é uma das mais sugestivas figuras simbólicas de linguagem humana.

Horizontes mais vastos, vistas mais amplas, visões mais profundas, maiores possibilidades de sucesso, livramentos, ar puro e nova vida.

Uma porta é sempre uma porta.

Ela sugere a entrada que dá acesso a algum lugar.

E permite a saída, também. Porta também significa tipologicamente, solução para alguma coisa.

Quantas vezes ouvimos alguém, orando a Deus, ou pedindo orações para que Ele abra uma porta.

É o anseio do coração para ter a solução de um problema. Mas existe uma porta, que é muito complexa.

Diante dela, o Senhor Jesus diz, no Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3.20).

Essa porta é a mais complicada de todas as portas que há no mundo. Na maioria das pessoas, na Terra, ela não se abre com facilidade para Deus.

Ela quase sempre está fechada para Jesus. No texto citado, Jesus se dirigia à igreja de Laodicéia, a igreja morna, que tinha a fachada de rica, próspera, mas, para Deus, não passava de “miserável, pobre, cega e nua”.

Mas a porta dela estava fechada para Jesus. O Senhor, o bondoso nazareno, o Salvador, o Cristo que morreu na Cruz do Calvário, estava do lado de fora, batendo, batendo. Sem ser atendido.

Neste estudo estaremos destacando “As oito portas que Deus abre para o Cristão”.

Vejamos:

1. Porta da Salvação. (Jo 10. 9a).

Jesus é a única porta da salvação, não há salvação senão por Ele. (At 4.12). Jesus é a porta da salvação de Deus para nós. (Mt 7.13,14; Lc 13.24). Jesus é única à porta que leva á vida eterna.

2. Porta da Libertação. (Jo 10. 9b).

Jesus é a única porta (verdade) para a libertação de quem está cativo no pecado.

A Escritura Sagrada diz:

- “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32).

- “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” (Jo 8.36).

3. Porta da Proteção. (Jo 10. 7).

No aprisco, o pastor desempenha a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrem e sejam protegidas. Ele oferece o acesso à segurança e à proteção. Cristo é o nosso protetor.

4. Porta da Provisão. (Jo 10. 9c).

Sendo Ele o doador da vida é também Aquele que a sustenta. Podemos confiar que Deus sempre atenderá às nossas necessidades materiais e espirituais. Ele sempre proverá tudo àquilo de que precisarmos em nossa vida. O suprimento de Deus é abundantemente rico e glorioso. (Fl 4.19).

Esforçamo-nos arduamente para entrar pela porta estreita e segui-lo, porque desejamos sinceramente conhecer Jesus pessoalmente, a qualquer custo. Não ousemos adiar esta decisão, porque a porta da graça não ficará aberta para sempre!

5. DEUS ABRE A PORTA DOS CÉUS

Deus abriu a porta dos céus para que o homem pudesse chegar a Ele. Jacó sonhou: E eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela (Gn 28.12). Despertando Jacó do seu sono declarou: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia.

E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus (Gn 28.16-17). Esta porta aberta nos céus é um tipo de Jesus.

Ele é a porta que Deus abriu para que entrássemos à sua presença. Jesus disse a Natanael: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem (Jo 1.51).

Jesus é a porta que nos dá acesso à vida eterna, o caminho que nos leva a Deus. Disse Jesus: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem (Jo 10.9).

6. DEUS ABRE A PORTA DOS CORAÇÕES

Cada pessoa tem uma porta espiritual de entrada. A palavra de Deus quando pregada é dirigida e captada pela mente, trabalha com as emoções e afeta a vontade ou volição. Deus é quem abre a porta dos corações dos incrédulos para que eles recebam a salvação.

Foi o que aconteceu com Lídia: Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de Púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às cousas que Paulo dizia (At 16.14).

A expressão o Senhor lhe abriu o coração indica que Deus arrebentou as fechaduras da incredulidade e as trancas da morte espiritual, trazendo-lhe vida. ( At 11.18; 2Co 4.6;)

Como Deus abre a porta dos corações? Deus abre a porta do coração dos incrédulos no momento da conversão, por meio da ação soberana do Espírito Santo. Ele é quem produz a regeneração e o novo nascimento. Ele tira o coração de pedra e coloca um coração de carne (Ez 36.26-27; Jo 3.1-8; Tt 3.4-7).

7. DEUS ABRE A PORTA DAS PRISÕES

Sempre que o povo de Deus foi perseguido, com prisões e encarceramentos, o Senhor providenciou libertação e abriu grades. O livro de Atos registra alguns exemplos.

O primeiro exemplo está registrado em Atos 5.17-32. Os saduceus, movidos pela inveja, prenderam os apóstolos em uma cadeia pública.

Deus, porém, os libertou: Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida (At 5.19-20).

O segundo exemplo encontra-se em Atos 12. Herodes resolveu prender e maltratar os líderes da igreja.

Ele matou a Tiago e mantinha Pedro na prisão com o objetivo também de lhe matar. Deus envia um anjo para libertar Pedro da prisão e da morte: Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele (At 12.10).

O terceiro exemplo aparece em Atos 16. Paulo e Silas foram açoitados e presos injustamente, por pregarem o evangelho, em Filipos.

Na cadeia, com os pés presos ao tronco, eles oravam e cantavam louvores a Deus.

De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (At 16.26).

Este três exemplos revelam que o nosso Deus liberta o seu povo de todas as prisões e cadeias, que tentam impedir o avanço do evangelho e da pregação da Palavra. Ninguém segura ou prende o servo de Deus, em missão.

Mais muitas de nossas cadeias não são prisões ou presídios; E sim

• Nossas vontades

Deseja fazer algo que não e a Vontade de Deus

• Nossos desejos

Deseja ter algo que não é o desejo de Deus

• Nossos vícios

Tem vícios que trazem uma falsa felicidade

• Nossos relacionamentos

• Nossos amigos

Amizades que só nos procuram quando querem alguma coisa ou nos fazem acreditar que o mundo é melhor.

• Nossos sonhos que não revelam realmente os sonhos de Deus

8. DEUS ABRE A PORTA PARA A PREGAÇÃO

Deus abre oportunidades para pregação do Evangelho. Esta era a convicção de Paulo: Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer (Cl 4.3-4).

No final da primeira viagem missionária, Barnabé e Paulo relataram à igreja em Antioquia sobre o que Deus tinha feito: Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas cousas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé (At 14.27).

A porta aberta aqui é o acesso dos gentios a salvação pela fé e a inclusão dos mesmos no corpo de Cristo, a igreja.

Em 1 Corinthians 16:8-9 Quando escreveu aos crentes de Corinto, Paulo explica o seu itinerário ou o seu plano de viagem e trabalho: Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários (1 Co 16.8-9).

Aqui a porta aberta é um conjunto de circunstancias favorável para se realizar o trabalho de Deus, fruto da providência divina.

Paulo usa este termo como o mesmo sentindo em 2 Coríntios 2.12: Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia

Deus abre portas para pregação do evangelho e plantação de novas igrejas. Deus cria oportunidades com pessoas, lares e empresas que facilitam a evangelização. Como é que Deus faz isto? Ele faz isto de forma soberana, pois ele está no controle da sua obra (At 16.6-10). Ele faz isto respondendo a oração dos que pedem (At 13.1-3)

E como Deus quer abrir portas para nós Precisamos entender que muitas estão fechadas esperando que nós contatemos o chaveiro celestial para abri-las. Paulo sabia e contava com tais serviços

Foram-lhe abertos seus olhos depois de três dias, após ter uma experiência com Jesus.
Paulo sabia realmente que contava com este poder.

Paulo pede aos irmãos que orem por ele, a fim de que Deus possa abrir portas para a pregação do Evangelho.

Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer (Cl 4.3-4).

Também peço aos irmãos que orem por mim, afim que Deus possa abrir portas para pregação do evangelho. Este conceito de abrir portas está presente em toda A Bíblia,

Reforçando a idéia de que temos um Deus que nos oferece soluções,

Principalmente, nos momentos mais difíceis da vida.

E também em momentos que pedimos suas direções.

O Deus da bíblia é o Deus que abre portas.

Ele e o Rei dos chaveiros.

Ele cria acessos, franqueia oportunidades e abre portas de emergências.

Amados quais as portas em sua via que ainda estão fechadas?

Quais estão impedindo você de ter acesso a Deus

• Inveja

• Ganância

• Cobiça

• Discórdia

• Soberba

• Orgulho

Ou tantas outras!

Deus quer abrir as portas do Céu para você

Deus quer se mostrar Deus em sua vida

Essa é uma promessa de Deus para você

Ele quer abrir todas as portas dos Céus

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria Ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Nm 23:19

Se cochilarmos, não aproveitando as oportunidades agora, correremos o risco de termos o terreno enxertado de joio pelo astuto inimigo (Mt 13.25,39), que não mede esforços para roubar a semente plantada nos corações dos homens (Mt 13.19).

Todavia, louvamos ao Senhor, que tem levantado verdadeiro exército de jovens dispostos e valorosos para abrir portas, mediante a pregação do Evangelho. Sobre esses obreiros recai a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho dos pioneiros. O bom obreiro é aquele que abre portas, não aquele que as fecha.

Concluímos dizendo que o mesmo Deus que abre portas é o mesmo que fecha. Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: estas cousas diz o Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e fecha, e ninguém abrirá. Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. (Ap 3.7-8).

A porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que ele fecha ninguém abre. Que Deus nos abençoe em nome de Jesus, amém!

O Caminho de Deus

O Caminho de Deus
 
Texto: “O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade” (Pv 10:29 RA).

Introdução:

As pessoas costumam dizer que todo caminho leva a Deus. Mas não é verdade. Para todos os lugares onde queremos ir há um caminho. “Há caminhos que ao homem parece direito, mas são caminhos de morte” (Pv 14:12).

Transição:

O texto básico mostra-nos o contraste que existe quanto ao caminho do Senhor: para os íntegros (justos) é fortaleza, segurança; para os que praticam a iniqüidade (ímpios) é ruína.


I – É perfeito, Sl 18:30

“O caminho de Deus é perfeito. A palavra do Senhor é pura. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam”.

- Sendo perfeito – eu preciso me adaptar a ele e não querer mudá-lo para agradar o meu bel prazer;

II – É diferente dos nossos, Is 55:8, 9

“Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

- Eu preciso saber que quanto mais me envolvo no caminho do Senhor mais eu cresço, porque ele é mais elevado que os caminhos humanos.

III – É tropeço para os pecadores, Os 14:9

“Quem é sábio, para que entenda estas coisas, e prudente, para que as saiba? Os caminhos do Senhor são retos; os justos andam neles, mas os transgressores neles tropeçam”.

- Faça o teste – se você permanecer nesse caminho estará no grupo dos justos, mas se você vacilar então estará no grupo dos transgressores.

IV – É eterno, Hc 3:6

“Pára, e faz tremer a terra; olha, e sacode as nações. Os montes perpétuos são esmiuçados, os outeiros eternos se encurvam. Os caminhos de Deus são eternos”.

- Deus não nos abençoa apenas para hoje, mas para sempre quer abençoar-nos.

V – São inescrutáveis, Rm 11:33

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”

- Somente aqueles que mantém uma vida de compromisso com Deus terão a revelação da profundidade do poder de Deus, que é ilimitado.

VI – São justos e verdadeiros, Ap 15:3

“e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos”.
- No caminho de Deus não há engano – é justo e verdadeiro.

Conclusão:

O caminho que Deus preparou para nós está descrito no Evangelho de João, “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6 RA). “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30:21 RA).

AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS

AS DUAS PORTAS E OS DOIS CAMINHOS 
  

O PROVÉRBIO POPULAR DIZ:
“Todos os caminhos levam a Deus”.


MAS HÁ UM PROVÉRBIO MUITO SUPERIOR, QUE DIZ:
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14:12).

Percebeu que, no início deste provérbio, a palavra “caminho” está no singular, mas no final da frase aparece no plural? Isto não é erro de concordância.

O provérbio sagrado está mostrando que o dito popular deveria ser assim corrigido: “Todos os caminhos do homem levam à morte”. Isto porque os homens costumam julgar como certos os seus próprios “caminhos”, mas, na verdade, toda esta criatividade religiosa, que não veio da Palavra de Deus, ou está em contradição a ela, são caminhos que levam à morte.

Jesus alertou: 

“ENTRAI PELA PORTA ESTREITA. PORQUE LARGA É A PORTA E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA” (Mateus 7:13).

Os caminhos criados pela imaginação humana são frequentados pela maioria e levam diretamente a uma porta larga e convidativa, com néons coloridos que acendem e apagam, cartazes chamativos e muitas pessoas que parecem felizes. A porta é muito atraente. Quem fica diante dela imagina que, lá dentro, há muita vida. Mas, todos os que entram pela porta larga, encontram a morte...

“E PORQUE ESTREITA É A PORTA E APERTADO O CAMINHO QUE CONDUZ À VIDA, POUCOS SÃO OS QUE A ENCONTRAM” (Mateus 7:14).

Nenhum atrativo há nesta pequena porta. Parece até tenebrosa. Há nela a sombra de um monte que sugere uma caveira. Seus batentes são banhados de sangue. E, para passar por ela, por ser tão estreita, a pessoa tem que entrar ajoelhada. Poucos são os que se interessam em entrar por ela. Mas, todos os que se esforçam para entrar pela Porta estreita, encontram a Vida!

É UM PARADOXO:
A PORTA QUE PARECE TER VIDA É A DA MORTE.
E A PORTA QUE LEMBRA A MORTE É A DA VIDA!


Cada pessoa é livre para escolher o que quiser. Mas, se a pessoa deseja viver, tem de escolher a porta certa. E para que uma escolha tão séria não ficasse dependente do discernimento de uns poucos iluminados, e para que ninguém corresse o risco de deduzir equivocadamente e escolher a porta errada, e até mesmo para que ninguém dissesse que era difícil escolher a Porta certa diante de tantas opções religiosas, Jesus apontou para Si mesmo e disse:

“EU SOU A PORTA. SE ALGUÉM ENTRAR POR MIM, SALVAR-SE-Á. ENTRARÁ E SAIRÁ, E ACHARÁ PASTAGENS” (João 10:9).

Há algo sublime e inesgotável para se meditar sobre esta declaração de Jesus:

Primeiro: EU SOU (YHVH) é o Santo Nome de Deus! (Êxodo 3:14). 

Na Sua última noite de vida, Jesus ouviu o discípulo Felipe Lhe pedir em nome de todos: “Senhor, mostra-nos o Pai”. E Jesus respondeu: “HÁ TANTO TEMPO QUE ESTOU CONVOSCO E AINDA NÃO ME CONHECES? Quem me vê a mim, vê o Pai”(João 14:8-10). 

Este é o mistério do Filho que é Pai, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim: como Homem Ele é o Filho de Deus, porque nasceu de mulher, mas no Espírito Ele é o próprio Deus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Segundo: ELE É A PORTA DE ENTRADA, QUE LIVRA DA MORTE. 

3.450 anos atrás, o povo escravizado no Egito só se livrou daquele estado de perdição quando entrou pela Porta do Cordeiro sem defeito e sem mancha, sacrificado à tarde, cujo sangue foi aspergido nos madeiros da porta de cada casa. Salvos da morte e libertos da escravidão, saíram do Egito para os pastos da Terra Prometida, tendo o Bom Pastor à frente do rebanho. No Egito estiveram presentes as figuras do “Cordeiro”, da “Porta” e do “Bom Pastor”, esta magnífica Trindade em um único SENHOR! (Êxodo 11 e 12:1-51).

Tudo aquilo apontava para Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado à tarde e o Seu sangue, puro, santo e imaculado, banhou o madeiro, “para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna” (João 3:16).

Terceiro: ELE É A PORTA DE SAÍDA.

Os que entram através de Jesus se salvam e saem para desfrutar de verdadeira liberdade e fartura. Se você está sem saída, entre por Jesus! O Senhor nunca aprisiona ninguém. Pelo contrário: livra da morte, salva, dá perfeita liberdade e vida de verdade. Além de dizer “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, Ele também disse: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:32-36).

O Novo Testamento está em concordância total com o Velho. E, no último capítulo do Novo, há uma declaração final muito incisiva, que nos revela três coisas:

“BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE LAVAM AS SUAS VESTIDURAS NO SANGUE DO CORDEIRO, PARA QUE TENHAM DIREITO À ÁRVORE DA VIDA, E POSSAM ENTRAR NA CIDADE SANTA PELAS PORTAS” (Apocalipse 22:14).

É claro que todas as religiões pretendem ser o caminho e a porta para levar o Homem até lá. Mas qualquer religião que NÃO PASSE pelo CAMINHO ESTREITO e pela PORTA COM O SANGUE DO CORDEIRO, por mais bem intencionada que seja, não poderá levar ao Pai. Isto porque, se o Ser Humano, pecador, tentar aproximar-se de Deus, SEM JESUS, a Santidade do Eterno consumirá o pecado que está no pecador e, consequentemente, o pecador também será consumido. Só o sangue santo de Jesus nos purifica de todo o pecado porque Ele é o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo” (João 1:29).

POR ISSO, ANTES DE QUERER DEUS, VOCÊ PRECISA QUERER JESUS!

Na sequência, “Apokalupsis” – palavra grega que significa “revelação” – diz: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas, os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Quem fez esta revelação? João? Não! Foi o próprio Jesus ressuscitado e glorificado. Ele assinou embaixo:

“Eu, JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas. EU SOU a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã.” (Ap 22:15-16)

Com a autoridade de quem é YHVH, Ele diz:

“PORFIAI POR ENTRAR PELA PORTA ESTREITA. Porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13:23).

“Porfiar” quer dizer: insistir, teimar, lutar, perseverar. Entrar pela Porta estreita requer esforço e dedicação obstinada de cada pessoa.

Não basta reconhecer a sabedoria de Jesus, concordar com Ele, e até chamá-Lo de Mestre e Senhor. Não basta a pessoa ser religiosa com sinceridade, conhecer profundamente as Escrituras e até admirar Jesus. Para entrar no Reino de Deus, o ser humano, sábio ou ignorante, rico ou pobre, de qualquer raça, precisa recebê-Lo nas condições do primeiro mandamento. E reconhecê-Lo como a única Porta para a Salvação.

JESUS É A PORTA PARA A PESSOA ENTRAR NO REINO, MAS A PESSOA TEM DE SER A PORTA PARA O REINO ENTRAR NELA.

E isto, mais uma vez, é condicional: se alguém quiser o Reino tem de abrir a porta para o Rei: “Eis que estou à porta e bato; SE alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Ap 3:20).

A pessoa entra no Reino pela Fé e o Reino permanece na pessoa pela Obediência. E este Reino, tão grande e poderoso, cabe dentro do ser humano: “SE alguém me ama, guardará a minha palavra. E meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada” (João 14:23).

Por onde quer que a pessoa vá, o Reino vai dentro dela. É assim que a pessoa se transforma na Igreja que anda, no Templo Vivo do Espírito Santo! E esta “Igreja que anda” tem de porfiar no Caminho certo. Mas qual é este Caminho? Disse Jesus:

“EU SOU O CAMINHO, a verdade e a vida. E ninguém VEM ao Pai a não ser por mim”(João 14:6).

(Quero fazer mais um comentário aqui: Se Deus e Jesus fossem pessoas diferentes, Jesus teria dito: “Ninguém “vai” ao Pai”. Mas Ele não disse “vai”. Ele disse “vem”. Este VEM do Senhor Jesus é do verbo “vir” e não do verbo “ir”. Se você chama alguém para si, você diz “vem aqui” ou “vai ali”? É claro que você diz “vem aqui”. Entendeu, agora? Jesus disse: “Ninguém VEM ao PAI a não ser por mim”. Quando você recebe Jesus, recebe o Pai na mesma hora. Porque Ele e o Pai são UM).

É INTERESSANTE A CONDICIONALIDADE:
Para o ser humano entrar N`Ele, o Senhor diz: SE ALGUÉM entrar por mim, salvar-se-á...

E para Ele entrar no ser humano, diz: SE ALGUÉM ABRIR A PORTA, Eu entrarei...

Portanto, fica clara a não obrigatoriedade. Você só entra, e só deixa Ele entrar, SE quiser! Você quer? Faça um esforço contra toda tradição, doutrina e pensamento religioso e ENTRE pela Porta estreita! É só querer!

Para Ele entrar em você, abra a boca e o seu coração, porque é por aí que Ele entra! A Palavra ensina:

“SE, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9).

Em seguida, procure uma comunidade realmente cristã, que prega que Jesus e o Pai são UM; uma comunidade que não explora a fé e nem a ingenuidade das pessoas, onde não haja comércio nem mistificação da fé, e confirme a decisão que você tomou agora. Procure saber quando será o próximo batismo nas águas, e peça para ser batizado. Tome a Santa Ceia do Senhor todos os meses e aguarde a volta de Jesus, que se dará com o arrebatamento dos salvos.

(Leia João 1:12, Mc 11:15-17, Mc 16:16, I Co 11:26, Mt 24:13-42, Jo 14:1-3, I Ts 4:16)

Um grande abraço e fique firme com Deus! (Mateus 24:13)

QUANDO OLHAMOS PARA TRÁS!!!

QUANDO OLHAMOS PARA TRÁS!!! 
"Lembrai-vos da mulher de Ló." Lc 17:32
 
A Palavra de Deus nos fala a respeito do sobrinho de Abrão,que andava junto com seu tio,quando chegaram nas campinas do Jordão,tendo os dois muitas posses e já começando a existir atrito entre as pessoas que ali estavam,separam-se, sendo que seu tio concede a Ló,o direito de  escolher em primeiro lugar a  região a qual ele habitaria com os seus,pondo um ponto nas desavenças e a direção a partir daquele momento de suas vidas, "teoricamente" acompanhadas do Senhor." E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos."... " E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar." Gn 13:6;10.
 
Abrão segue por um caminho,aparentemente como um lugar seco,arido, inóspito e sem um futuro aparente,mas terminantemente acompanhado de Deus,onde enfrenta problemas e situações que o Deus TODO Poderoso o guarda e se torna seu amigo o fazendo pai de uma grande nação,incontável e que o susterá de várias formas,e Ló que deixa-se seduzir pelos desejos de uma carne dominadora que o faz acreditar que elas terras podiam oferecer algo novo e bastante recompençador...Será? " Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma." Gn 13:12 
 
A cidade de Sodoma e Gomorra,eram prósperas,tinham riquezas em sal e betume,pórem devassos e mui pervetidos,onde não tinham respeito pelas pessoas e nem entre seus habitantes,viviam suas vidas como uma cidade aparentemente normal ,mas com um interior apodrecido e desumano. Mostrava-se como um bom fruto externamente;vistoso e muito suculento...
Ló começou fora de Sodoma,foi montando suas tendas fora daquele lugar e aos poucos os homens dali observavam aos seus e foi apenas uma questão de tempo para ele e sua família e suas posses serem tragados para o poço profundo e cruel daquele lugar.Colocaram-no como um dos principais,pois quando os anjos do Senhor chegaram ele estava assentado a porta e isso demonstra que já tinha uma certa posição ali,embora nem mesmo isso evitou as torpezas e atitudes infames do povo que vivia de forma desregrada e suja. "E vieram os dois anjos a Sodoma a tarde e estava Ló assentado a porta de Sodoma;e, vendo-os Ló,levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto á terra" Gn 19:1
 
Quantas vezes em nossas vidas,por falta de observância e maior comunhão com Deus,não percebemos que seguimos por caminhos de perdição e ruínas que nos fazem ficar cegos e não vemos que há algo de errado que está nos mantendo distantes do foco,que é Jesus e o caminho que vem unica e exclusivamente da Palavra do Senhor...a BÍBLIA!!! Caminhos que nos fazem ver campinas verdes e aparentemente cheias de desafios,vida,riquezas e muitas,muitas oportunidades!!!! "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. " Pv 14:12 
 
Os desejos do nosso coração,... "Enganoso é o coração,mais do que todas as coisas,e perverso;quem o conhecerá? " Jr 17:9..., As vontades e seduções da carne,a soberba da vida,os encantamentos das tentações que nos aparecem,mostrando coisas bonitas,charmosas,elegantes que se disfarçam de algo belo,formoso e atraente... " E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." II Co 11:14 
 
A verdade nua e crua da vida de Ló e que mesmo aparentando desfrutar de regalias,o homem de Deus nunca,mesmo em meio a outros ambientes,ficará totalmente a vontade;sempre aquele ou aquela será incomodado de alguma forma,em algum momento!As poucas forças muitas das vezes,impedirão de reagir da maneira que se deveria,combatendo as forças demoníacas que lutarão para impedir a visão e chegar na vitória! Como ficar a vontade servindo o pecado e o mal,como se prostrar diante de uma realidade mentirosa e pagã. "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." Tg 1:14 
 
"Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito," Gn 18:20
 
A situação daquele lugar ficou intolerável,mas havia um ali a qual Deus via e observava e que tinha o tio (Abrãao)clamando por ele e intercedendo junto a misericórdia divina,concedendo atraves de sua clemencia a chance de Ló e sua família de sairem de lá...os anjos chegam e as pessoas locais ,os veem entrando ali e vão até a casa de Ló e querem que os coloque para fora,para terem relações com eles. A cegueira é tanta que Ló,sabe que aqueles são enviados de Deus e ainda com resquicios da contaminada cidade impregnado,não atenta-se ao fato de aqueles anjos poderem pela autoridade divina dar cabo de toda aquela confusão,...ele esquece-se disso e põem as filhas ainda virgens como opção para resguaradar os mesmos...lastimável!!!...Aumentaria assim o pecado e pioraria mais ainda, tudo aquilo!!! "Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram varão; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for nos vossos olhos; somente nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado." Gn 19:8 . Quando ficamos cegos(Espitualmente!),passamos a pensar de outras formas,alheias a vontade de Deus e a solução a qual somente Ele pode nos conceder;passamos por um período díficil,por não enxergamos a Luz verdadeira,que afasta toda e qualquer treva e nos faz fortes diante da presença do inimigo. 
 
Os anjos então tomam a frente e tiram Ló,sua esposa e filha dali,e naquele lugar vem a providência de Deus,destruindo com rigor tudo e todos,subindo a fumaça,que se via ao longe!Parece que a história acabou,não é mesmo???
 
E o que ficou para tras?Bem, havia uma vida deixado para trás,não é mesmo? Havia uma cidade e com certezas amigos,não é?Bem,podiam ser um pouco estranhos,mas poxâ,eram amigos,não?Tinham genros,as filhas iam se casar,lembra,haveria uma grande festa,talvez um baile...não somente uma pequena recpção,podia ser? "Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma,choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar." Lc 17:28-30 
 
Pois é...A mulher de Ló...Os anjos ainda avisaram para não olhar para trás... "E aconteceu que,tirando-os fora,disse:Escapa-te por tua vida,não olhes para tras de ti e não pares em toda está campina;Escapa lá para o monte,para que não pereças." Gn 19:17...Foi avisado,NÃO OLHE PARA TRÁS!...NÃO OLHE PARA TRÁS!!!...NÃO OLHE PARA TRÁS!!!;mas sabemos o quão díficil é não é mesmo...,afinal em nossos pensamentos...só uma olhadinha não vai ter problema,afinal deixei tudo lá,pôxa,eu vivia lá,meus amigos,minha vida...minhas roupas,sapatos de grifê,meus vestidos importados,minha bolsa de marca novinha,dada pelo rei de Sodoma,e por falar nisso o jantar que ele me daria !!(Que xique,heim!)...Creio que tudo,... muita coisa passou pelos pensamentos daquela mulher,creio mais...,que muitas coisas passam pelos nossos pensamentos e contaminam nossa mente, nossa moral,nossos costumes,AI!AI!AI!... E dai... " E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal. " Gn 19:26 
 
Jesus nos diz hoje...AGORA!...Filho meu,NÃO OLHE PARA TRÁS!!!LEMBRAI-VÓS DA MULHER DE LÓ...NÃO OLHE PARA TRÁS!!!LEMBRAI-VÓS DA MULHER DE LÓ...Cuidado com os cuidados dessa vida,as vaidades,as promessas de homens contaminados pelo mundo,os pratos oferecidos pelo mal,disfsarçado em espírito de luz,a ganância em ter cada vez mais,aos ídolos e seus disfarçes maquiados,cuidado com o que se vê e quer ter!!!... NÃO OLHE PARA TRÁS!!!LEMBRAI-VÓS DA MULHER DE LÓ. "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Rm 10:13 
 
A oportunidade assim como foi dado a Ló e sua família, também é dado a cada um de nós, chance está que não poderemos perder de maneira alguma... uma por não haver salvação em nenhum outro a não ser em JESUS, e outra pelos caminhos do mundo serem passageiros e que logo chegarão ao seu fim, portanto, você que ainda está em dúvida, você que está afastado dos caminhos do Senhor, você que gosta de dar umas saidinhas (O chamado vou logo ali, volto logo!), você que acha que pode fazer o que bem entender,pois Jesus te ama,você que tem atitudes piores do que um fariseu ou doutor da lei em sua igreja discriminando os mais humildes, achando que quem é usado é somente você e que Deus jamais usaria um que nem saber falar, escrever, ler...Olhe... Cuidado!!! Enquanto estivermos vivos há esperança, mais cuidado!!!
 
Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? e então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; Apartai-vos de mim,vós que praticai a iniquidade." Mt 7:22-23  
 
Ainda Há tempo,mais também saiba,que este mesmo tempo está chegando ao fim... Não perca a oportunidade que Jesus está nos dando,HOJE...AGORA! Se ainda falta algo a corrigir...corrija,aceitá-lo...aceite!E mais uma vez cuidado com os gritos e com as lembranças deixadas para trás e não tenha desejo de olhar para elas,pois enganam e podem te transformar em estátua e te arrastar para as profundezas!!!
 
Que a paz e o amor de Jesus esteja com todos,agora e sempre...AMéM! 
    
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo." Ap 3:20 
     

Há caminho que ao homem parece direito,mas...

Há caminho que ao homem parece direito,mas...(I Parte)
 
Provérbios 14:12(I Parte)
Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Introdução
Vivemos em um tempo em que o mundo nos oferece cada vez mais opções. Há tempos atrás se quiséssemos comprar um refrigerante teríamos umas 5 ou 6 marcas para escolher.Hoje são pelo menos umas 20 grandes marcas.

No que diz respeito à religião também não é diferente. Elas aumentam todo ano. São milhares ou milhões de crenças proclamando que são caminhos verdadeiros. No entanto, A Palavra de Deus nos revela que só existe uma Verdade e só um Caminho: Jesus Cristo. E se alguém não está Nele pode estar na religião ou filosofia de vida que for, não está no caminho da vida eterna, mas no caminho da desobediência,no caminho do pecado.Sobre caminhos que muitas vezes ao nossos olhos parece bom mas o fim é a morte é que trataremos nesta mensagem.

Antes de tratarmos de exemplos de caminhos enganosos, precisamos esclarecer 3 pontos sobre o assunto:

1.Esses caminhos são todos caminhos pecaminosos.Por isso,todos eles podem ser chamados de caminho do pecado.

2.Quem está neste caminho?A Bíblia nos mostra 3 tipos de pessoas: a) as que dizem em seu coração não há Deus (Sl 14 :1);b) as que adoram outros deuses,que na verdade não são deuses (Rm 1:22-23 e Êx 20:3-4);c) a que se dizem cristãs mas que não caminham com Cristo (Mt 7 : 21-23).

3.Quais as conseqüências de continuar andando por um caminho enganoso?O próprio texto diz: a morte.Dentro da palavra morte não está apenas a morte física,mas também está a espiritual.Segundo a Bíblia o pecador mesmo fisicamente vivo está morto espiritualmente (Ef 2:1).

Sabe o que isso significa? Significa que o pecador pode dizer “eu sinto felicidade em adulterar” ou “ o roubo me proporciona uma comida saborosa e uma cama confortável” e mesmo assim ele estará morto para Deus.Ele sente,come,anda,ri,mas está morto.Para Deus ele é uma criatura que rejeita o amor do criador.Ele não é considerado seu filho pois não nasceu de Deus.

Vou explicar melhor: Se você nascesse de um leão seria um leão. Se nascesse de uma zebra seria uma zebra. Portanto, se você nasceu de Adão que é símbolo da queda humana ainda é pecador. Contudo, se você já nasceu do segundo Adão que o livro de Hebreus mostra que é Cristo, você é filho de Deus e a morte não tem poder sobre tua vida pois Cristo é vida e vida com abundancia.

II - Exemplos

Esses caminhos que vamos falar não se encaixam no grupo de pessoas que diz “não a Deus” e nem no grupo que professam outros deuses,mas se dentro do grupo que pensa estar no caminhão cristão mas não está.
Um caminho que aos olhos de muitos cristãos parece bom mas o seu fim é a morte é o CAMINHO DA RELIGIOSIDADE OU DA FALSA ESPIRITUALIDADE.

Esse caminho é terrível,pois é marcado pela competição,desunião e hipocrisia.Infelizmente algumas pessoas estão querendo este caminho.

Podemos ser religiosos de varias maneiras.Podemos ser apegados a costumes humanos e dizer: “se a irmã não tiver o cabelo até os pés não é salva” ou “se não passar pelo objeto ungido não recebo a benção”.

No entanto, o pior tipo de religiosidade não é o que se apega aos costumes humanos,mas o que se apega a “espiritualidade” ou melhor o que se apega a “manifestações de suposta espiritualidade”.Pessoas que são religiosas desse estilo comportam-se como os cristãos que Paulo descreve em Coríntios.São fervorosos,mas não são verdadeiramente espirituais.

Hoje não é diferente. Existem crentes que pensam que avançam níveis de espiritualidade conforme manifestam os seus dons. A irmã dança, fala língua estranha e outra rodopia e pensa: “eu sou espiritual”. Errado. Isto não prova nada. Absolutamente NADA.

Os dons e o falar em línguas são manifestações do Espírito Santo,mas uma pessoa falando língua estranha não é prova de que ela esta verdadeiramente cheia do poder de Deus.Pode ser entusiasmo e auto-engano.

Muitos hoje procuram cada vez mais ter espiritualidade e querem coisas cada vez mais diferentes e não percebem que espiritualidade é algo simples. Quer ter mais espiritualidade?Perdoe seu marido,sua mulher ou seu vizinho. Quer ter mais espiritualidade?Ame mais.

Temos muitas pessoas equivocadas sobre a principal obra do Espírito Santo. Há pessoas que “rodopiam no poder” e falam em “línguas estranhas”, mas que não tem os frutos do Espírito. Gálatas 5 :22-23 diz : “22Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”

Eu não falo de boas obras. Estas são fruto da carne e servem para nos vangloriarmos.É o caso da pessoa que contribui com uma ONG para dizer para sociedade e para sua alma: eu sou justo.Os frutos do Espírito que acabei de mencionar não vem de nós mesmo mas são conseqüência do novo nascimento pela fé em Cristo Jesus e servem para glorificação do nome de Deus.

Eu também não sou contra você sentir tremendamente o poder de Deus.Mas se você acha que por que você rodopia e da três saltinhos você ou sua denominação são os “perfeitinhos” você está cometendo os frutos da carne.Gálatas 5: 19-21 diz: “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”E Gálatas 5: 26 completa: “Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.”

Por causa dessa busca por religiosidade ou falsa espiritualidade é que temos enfrentado tantos falsos avivamentos. É a “unção do riso”, “unção do cair no espírito”, “unção dos animais” e tantas outras.

O verdadeiro avivamento não é você vir a Igreja cair e ficar meia hora rindo. Os grandes avivamentos da história não fizeram os crentes e nem o Espírito Santo de tolo, mas foram marcados por choros e gritos de arrependimento. As pessoas gritavam sim, mas não era pra imitar leão ou águia. Elas gritavam pedindo a Deus perdão de seus pecados, pois tomavam conhecimento do grande erro que estavam fazendo. Elas agradeciam a Deus pelo seu amor e não faziam Dele um simples amuleto da sorte para obter seus desejos.

O Avivamento verdadeiro é guiarmos nossa vida pela fé na Palavra de Deus. A Bíblia diz que o Espírito Santo veio para nos convencer dos nossos pecados e da Justiça de Deus. Esta é sua principal obra.

O caminho da religiosidade pode parecer bom, mas o seu fim é o caminho da morte.

Os 4 diferentes tipos de amor

Os 4 diferentes tipos de amor 
Meus amados e queridos irmãos a Paz do Senhor Jesus! O seguimento gay apoiado pela mídia e os senhores do mundo estão tentando confundir nós os evangélicos; para tanto estão usando a própria Bíblia visando atingir tal objetivo.

Esta tática é muito antiga e remonto o período do Jardim do Éden; Satanás usou a Palavra de Deus para tentar ao nosso Senhor Jesus Cristo MT 4.1-11) precisamos estar ligados e discernindo as intenções dos adversários. Acompanhe comigo a matéria que encontrei postado no portal Gospel prime:

“Homossexuais fazem protesto no Twitter contra evangélicos #amaivosunsaosoutros Como estava programado, nesta terça-feira ativistas gays lançaram o tuitaço com a hashtag #amaivosunsaosoutros para tentar lembrar aos cristãos um dos mandamentos de Jesus.

Desde o começo do dia 3 de agosto milhares de mensagens com essas palavras começaram a surgir, em sua maioria pessoas pedindo aceitação, amor e respeito aos opositores das relações homo afetivas.

“#Amai-vos Uns Aos Outros não estamos justificando. Apenas pedindo amor e respeito. Algo que Jesus deixou como mandamento”, disse um tuiteiro sobre a campanha virtual.

Eles usam como base o evangelho de João 15:12 que diz: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”

Com esse versículo os ativistas fazem diversas interpretações. “Quando disserem para você, LGBT, que Deus te condena, questione: “quem é você pra me dirigir tal inverdade?”, pois Deus é #amai vos uns aos outros”, escreveu um usuário do Twitter.

“Os que se dizem “cristãos”, mas não praticam o #amaivosunsaosoutros com TODOS, por preconceito, não sabem de que Cristo estão falando…”, comentou uma jovem.

Como não poderia deixar de ser muitos cristãos também comentavam a respeito da interpretação que deram ao texto bíblico. ” #amaivosunsaosoutros Deus ama o pecador,mas abomina o pecado, ou seja Deus ama os gay, lésbicas, travestis… mas abomina os pecados deles.” arriscou dizer uma cristã.

Outro usuário mostrou indignação com o uso das palavras de Jesus para defender o tema. “O pessoal apela muito. Quem diria que essa tag nos TTs #amaivosunsaosoutros é em referência aos homos? Perderam o respeito às frases de Deus”.

A intenção dos organizadores é fazer com que essas palavras fiquem entre os assuntos mais comentados até a sexta-feira, completando três dias de campanha pedindo respeito os religiosos em relação à opção sexual”. Fonte: Gospel Prime

Veja agora o texto bíblico:

O Mandamento: Amar-nos Uns aos Outros

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” ( Jo 15:12)

Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em “não matar”, “não adulterar”, “não roubar”. No entanto, Jesus está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor. Por que as pessoas matam, roubam, adulteram, desonram seus pais, buscam outros deuses para adorar, ou cobiçam o que é dos outros? Porque a semente de ódio ainda está em seus corações.

Mas, quando uma nova semente é plantada no interior, a semente do Amor de Deus, então, seus atos serão diferentes porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é “amai-vos uns aos outros”, porque quem ama não rouba, nem adultera, nem fala mal do próximo; e assim, cumpriremos a lei de Deus.

a) Alegria Completa – “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” (Jo 15:11 RA)

É impossível alguém desfrutar a verdadeira alegria tendo o coração endurecido em relação a alguém. A verdadeira alegria é fruto de um coração perdoador e amável.

Vamos acompanhar agora os 4 tipos de amor na Bíblia

Vamos entender melhor o significado da palavra “amor” na Bíblia, e compará-la com seu uso habitual. Temos basicamente 4 palavras gregas para se traduzir como amor. São elas: Eros (físico, sexual), Storge (familiar), Philos (amizade) e Ágape (amor incondicional).

1. EROS (físico, sexual):

Eros é um amor que toma.

Expressões que caracterizam o amor Eros:

• Você me faz bem;

• Você é meu/minha;

• Você é lindo (a);

• Você me pertence;

• Teu corpo é perfeito;

• Eu amo você porque você me faz feliz.

• “O amor é cego”

Por exemplo, Eros está representado no livro de Cantares (onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada) e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem,embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”.

Nesse versículo, “amor” é uma representação para Eros.

A primeira palavra grega é Eros. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí a nossa palavra ERÓTICO.

Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O Eros apresenta-se como amor pelo outro, mas é amor por si próprio.

Sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”. Ou “Eu me sinto fortemente atraído por sua amabilidade (você me amará), por seu temperamento alegre (você me diverte), por sua beleza e sensualidade (você me dará prazer), por seu talento (eu me orgulho de você)!” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre.

Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca.

Infelizmente, muitos jovens escolhem o namorado ou a namorada, que poderá ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no Eros. As relações físicas são antecipadas; a intensidade do Eros prejudica o amor genuíno. Os namorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto geralmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor.

A ênfase exagerada no Eros é alimentada por uma filosofia playboy. Esta filosofia estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da sedução e do sexo; o homem cobiça e apropria-se pelo prazer do machismo e do sexo; a mulher é mero objeto sexual, um brinquedo (perigoso) para o homem (criança) egoísta. Nessa filosofia, relação sexual é sinônimo de “fazer amor”.

Casamentos construídos apenas sobre bases físicas e eróticas não duram muito... Antes do pleno envolvimento físico, os pretendentes precisam se conhecer nas áreas mais importantes da alma e do espírito. Para tanto, têm que namorar e noivar, por algum tempo, antes de se entregarem um ao outro, definitivamente, no casamento. O relacionamento sexual após o casamento será a coroação de um relacionamento

• consolidado,

• comprometido e

• crescente.

Se você cometeu o erro de se casar (formal ou informalmente) na base do Eros, apenas, aqui está uma boa notícia para você: O AMOR PODE CRESCER. Não crescerá automaticamente, mas na medida em que você o cultivar. Portanto, a única esperança para o seu casamento é ascensão aos níveis mais altos do amor.

2. PHILOS (amizade):

Relacionam-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes.

Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16).

Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas... Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, philos é um nível de amor mais elevado do que Eros. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade.

Muitos casamentos comparativamente felizes são construídos nesse nível. É muito bom quando marido e mulher são amigos. Alguns maridos e esposas dizem que se amam, mas, no dia a dia, nem amigos eles são. Prova disto é que não têm sequer prazer e empolgação com a companhia, os interesses e assuntos um do outro.

Um casamento não pode sobreviver a menos que cresça pelo menos até ao nível do philos. Se você é jovem e está pensando em se casar, você deve tomar tempo para verificar se gosta realmente da pessoa com quem você pretende se unir para o resto da vida. Seguramente, essa pessoa tem defeitos, características e hábitos que poderão irritá-lo ou mesmo exasperá-lo no dia a dia da vida conjugal. Você vê mais virtudes do que defeitos e gosta dessa pessoa o bastante para perdoá-la, ajudá-la e fazê-la feliz?

Provavelmente você já ouviu esta frase romântica: “O amor é cego!” Cuidado! O único amor cego é o Eros. Esse tipo de amor realmente fecha os olhos para as faltas, ri dos defeitos e racionaliza os problemas potenciais (a menos que a pessoa amada não seja interessante em seu aspecto físico). Philos, por outro lado, honestamente encara os defeitos e decide se eles podem ser superados pelas virtudes.

Philos é o meio caminho do amor verdadeiro Philos é um amor que troca.


É um “amor” um tanto quanto egoísta. O amor do tipo Philos não é um amor que doa; sempre espera algo em troca.

Expressões que caracterizam o amor philos:

• metade da laranja;

• ele/ela me completa;

• ele/ela pensa como eu;

• ele/ela me ajuda em casa;

• ele/ela me dá presentes;

• Gostamos das mesmas coisas;

• Fazemos muitas coisas juntos;

3. STORGE (familiar):

Chamaremos esse amor de “amor da tia Maria”. Amamos tia Maria e tentamos ajudá-la, não com base na atração física (Eros) dela, mas porque ela é a nossa tia Maria. Ela pode ficar velha, surda e meio-cega, mas ainda é a nossa tia Maria.

Um excelente exemplo desse tipo de lealdade encontra-se em 2 Sm21:10 e 11, onde “Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo à noite”.

É o amor mais relacionado à família ( Rm 12.10) Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 – insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Tm 3.3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

O AMOR FAMILIAR – num certo sentido todos somos filhos de Adão, porém nem todos somos filhos de DEUS, somente os nascidos de novo, regenerados pelo poder da Palavra de DEUS, assim a família de DEUS só é formada por salvos em CRISTO.

A família moderna estrutura-se basicamente em torno do casamento, e nesse sentido, é uma família conjugal – sei que há a “família pós-moderna” e seus novos arranjos sociais, aos quais não vou tecer considerações nesse momento (pais separados, casais homoafetivos, adoção pelos avós e outros).

A relação familiar é algo extremamente COMPLEXA e DINÂMICA. Daí o amor se constituir em um desafio de escolha à cada dia: escolher amar o outro apesar das diferenças e do desgaste que muitas vezes a relação apresenta diante do fator tempo.

Você pode estar pensando que isso não é fácil, mas com a sua escolha adicionada à graça de Deus torna-se possível. Porque família é projeto de Deus em primeiro lugar; Ele é o maior interessado. Mas família também tem que ser projeto de homens e mulheres; ou seja, É PRECISO IMPLICAÇÃO DE CADA MEMBRO FAMILIAR.

4. ÁGAPE (Amor Incondicional):

Chamaremos, portanto, o amor ágape de “amor chuva-sobre-justos-e-injustos”. Deus não isola pequenas áreas onde estão as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus também. A ilustração clássica desse tipo de amor encontra-se na história do bom samaritano (Lc 10:29–37), que é contada para ilustrar o amor (ágape) ao próximo (v. 27).

Quando o samaritano olhou para o homem ferido e sangrando, não houve atração física (Eros). O homem que havia sido açoitado não era um ente ou conhecido querido; os judeus e os samaritanos se odiavam (não tinham amor storge).

O homem deixado à beira da estrada não era um amigo; ele não tinha nada para oferecer; não havia possibilidade de ação recíproca (philos). Qual seria a única motivação possível para o viajante ajudá-lo? Ele era semelhante, um ser humano e o bom samaritano disse, em outras palavras: “Por isso eu vou ajudá-lo”. Isto é amor ágape.

Esse tipo de amor não espera nada em troca.

Há quem diga: “Mas isto não é possível, não é humano!” Tem razão. Ninguém pode amar desse jeito... a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor. Ágape é amor divino! Jesus e os apóstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus.

(Jo 3.13; Rm 5.8; I Jo 4.8-10). O Novo Testamento nos ensina também que quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama seu amor em nosso coração (Rm 5.5).

A partir daí, espera-se que o amor de Deus se manifeste através de nós, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cônjuge. (Ef 5.25 e Tt 2.3-4).

Isto não é fácil... Todos queremos ser amados... Fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Nossos esforços neste sentido acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez até afastem de nós a pessoa cujo amor tanto almejamos. A duras provas descobrimos que é preciso amar primeiro com amor ágape!

Em I Jo 4, há várias referências ao amor de Deus por nós e recomendações para nos amarmos também uns aos outros. Nesse contexto, o apóstolo explica porque ou como isto é possível: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” ( I Jo 4.19). O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gera amor em nosso coração.

Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, das nossas atitudes e atos egoístas. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestações diárias do seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Além disso, o Espírito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso coração... “O fruto do Espírito é amor...” (Gl 5.22). Só assim, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo.

Note que esse amor não é um esforço que fazemos porque é a única maneira de conseguirmos que certa pessoa nos ame.

Esse Amor, o Amor de verdade:

• É ordenado por Deus para nos induzir.

• É exemplificado por Deus para nos ensinar.

• É produzido por Deus para nos capacitar.

O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca. Entretanto, assim como “nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, o cônjuge amado, mais cedo ou mais tarde, responderá com amor. O princípio é simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade ( Lc 6.38; Gl 6.7).

Ágape é o Amor que dá, de graça; dá tudo e não espera nada em troca.

Frases típicas:

• Eu te amo (sem um por que).

• Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso) – chamados por uns de “amor firme”;

• Eu te amo e por isso você precisa de correção ( Hb 12:6);

• “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo.

Agora eu lhe pergunto, qual desses quatro tipos de amor se refere os gays?

Por certo que o primeiro, ou seja, ao erótico.

Se nós o povo de Deus não estivermos unidos os reais objetivos de Satanás haverá de se cumprir integralmente que é “pessoas pedindo aceitação, amor e respeito aos opositores das relações homo afetivas”.

Eles pedem e exigem muito respeito, mas não demonstra nenhum em relação à Palavra de Deus e ao povo que se chama pelo seu nome (povo de Deus).

Se nós nos calarmos as pedras haverão de clamar em nosso lugar. Compete a cada um de nós nos manifestarmos publicamente inda às ruas promovendo passeatas. Pois se eles podem assim fazer nós então temos o mesmo direito.

Podemos usar a internet Como a o portal Webservos tem feito disponibilizando de seus espaços para impedir que as portas do inferno venham prevalecer contra a Igreja (Mt 16.18)

Temos no Congresso Nacional, diversos Parlamentares evangélicos que poderão mobilizar a bancada evangélica no sentido de não aceitar tais aberrações.

Não sejamos enganados; sejamos sóbrios contra as portas do inferno.

Que Deus tenha misericórdia dessas pessoas, pois estão ultimamente sendo joguete nas mãos da mídia dos senhores do mundo e de satanás. Amém

Restauração

Restauração
 Texto básico: João 21: 1-19.
   Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Saíram, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. Mas, ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era ele.   Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes aí alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. Aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo que era o Senhor, cingiu-se com sua veste, porque se havia despido, e lançou-se ao mar; mas os outros discípulos vieram no barquinho puxando a rede com os peixes; porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados.   Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão. Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, não obstante serem tantos, a rede não se rompeu. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor.   Veio Jesus, tomou o pão, e lhes deu, e, de igual modo, o peixe. E já era esta a terceira vez que Jesus se manifestava aos discípulos, depois de ressuscitado dentre os mortos.   Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros.   Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez:Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.   Disse isto para significar com que gênero de morte Pedro havia de glorificar a Deus. Depois de assim falar, acrescentou-lhe: Segue-me. (João 21:1-19 RA) 
Amados, a obra do Senhor é sempre completa, Ele nunca deixa de terminar a obra que iniciou. 
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. (Filipenses 1:6 RA) 
Segundo o Dicionário Aurélio, restaurar é refazer ou consertar o que foi quebrado, renovando o que foi estragado, tornando-o a deixar como estava no princípio. Para que isso ocorra é necessário encontrar as origens das causas, pois se combatermos tão somente os efeitos, estaremos sempre que tendo que restaurar.
A restauração completa deve começar de dentro para fora, precisamos adentrar nas raízes de nosso caráter, para então partirmos para o que é exterior.
O coração tem de ser restaurado assim como a consciência. O que muitas vezes ocorre é que, embora a consciência seja perfeitamente limpa quanto a certos atos, as raízes de onde esses atos brotam não foram alcançadas ainda. Os atos são vistos no exterior da vida diária, mas as raízes são ocultadas bem no fundo do coração. Elas podem ser desconhecidas para nós mesmos e para outras pessoas, mas estão totalmente desveladas aos olhos d’Aquele com quem temos de prestar contas.
Essas raízes devem ser alcançadas, expostas e julgadas; isso é necessário antes que o coração se encontre numa condição reta aos olhos de Deus.
Essa raiz tinha que ser exposta. Por isso, depois de terem comido, o Senhor disse a Pedro: “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes outros?” (João 21.15). Esta era uma pergunta oportuna e ela foi bater no fundo do coração de Pedro. Três vezes ele havia negado o Seu Senhor e agora por três vezes o Senhor desafia o seu coração – porque a raiz precisa ser alcançada, caso se tenha em vista algum resultado bom e permanente.
Não adianta simplesmente ter a consciência purificada dos efeitos produzidos na vida prática. É necessário que também se faça o julgamento moral daquilo que os produziu. Isto não é suficientemente compreendido e tomado em consideração, e é por isso que as raízes estão sempre brotando novamente, dando os seus frutos com crescente poder. Isto nos dá a mais amarga e penosa obra, que poderia ser toda evitada se as raízes das coisas fossem julgadas e mantidas sob julgamento.
Conhecemos nossas raízes? Sem dúvida que é difícil, muito difícil conhecê-las. Elas são profundas e numerosas: orgulho, vaidade pessoal, cobiça, irritabilidade, ambição. Essas são algumas das raízes do caráter, a origem da motivação das ações sobre as quais uma censura apropriada deve ser praticada. Devemos deixar a natureza saber que o olho juízo próprio está continuamente sobre ela. Temos de continuar com a luta sem interrupção. Talvez ocasionalmente tenhamos de lamentar algum fracasso, mas precisamos manter a luta, porque a luta é um sinal de vida. Precisamos recordar a realidade dos fatos: nenhuma coisa boa habita na carne. Que Deus o Espírito Santo nos fortaleça para esta vigilância contra a carne.
Durante o ministério de Jesus, Pedro demonstrara um caráter humano muito forte, ainda o velho homem o dominava e ele se deixava levar pelas emoções, sempre deixando transparecer o seu amor humano pelo Seu Senhor. Ele sempre se opunha ao sofrimento de seu mestre. 
Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. (Mateus 16: 21-23 RA)
Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu? (João 18: 10-11 RA).
Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?   Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. (João 13:5-9 RA). 
Pedro tinha um caráter humanitário muito forte e demonstrava isso em suas atitudes: 
Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia. Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim.   Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.   Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. (Mateus 26: 31-35 RA). 
Pedro ainda não conseguia entender a amplitude do Amor de Deus. Ele já tivera muitas experiências em que Jesus demonstrara esse tipo de Amor. O Olhar penetrante de Jesus compadecendo-se de Pedro. 
Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da Palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo. (Lucas 22:61 RA). 
Por isso ele chorou amargamente. 
Então, Pedro se lembrou da Palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente. (Mateus 26:75 RA). 
Ele sentira o impacto do túmulo vazio. 
Tais palavras lhes pareciam um como delírio, e não acreditaram nelas. Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro. E, abaixando-se, nada mais viu, senão os lençóis de linho; e retirou-se para casa, maravilhado do que havia acontecido.(Lucas 24: 11-12 RA) 
Ouvira o recado especial de Cristo. 
Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis, como ele vos disse. (Marcos 16:7 RA) 
Apesar de ter visto todas as maravilhas que o Senhor Jesus operou diante de seus olhos, ele ainda estava no velho homem e era dominado por ele. Ainda não conseguia entender a profundidade do amor de Deus.
Se atentarmos (para o que nos relata os versículos de João 21: 15-17), onde podemos ver a restauração que o Senhor ia operar em Pedro, veremos que nosversículos 15 a 17 é usada a palavra amor, se formos para o texto original em grego a palavra usada por Jesus nos versos 15 e 16 é άγαπας, que representa o Amor sublime de Deus, ao qual Pedro responde com o amor (φιλεο), fraternal, devocional, humano. Entretanto quando Jesus lhe faz a pergunta usando o amor(φιλεο), então Pedro agora entende a que tipo de amor Ele se refere, e reconhece que só o Senhor Jesus podia amar dessa forma, por ser Ele a essência desse Amor.
Ainda a pouco mostrara o quanto ainda vivia no velho Pedro, dispondo-se a voltar à sua antiga profissão de pescador. Foi Preciso o Senhor Jesus mostrar-lhe que já não lhe era possível voltar a ser um simples pescador, pois, apesar de ser um profissional nada conseguira apanhar nas redes!
Pedro negara a Jesus três vezes: primeiro que estivera com sua presença física, depois que o conhecia e depois negou ser dele. Negando de corpo, alma e espírito; por isso precisava ser restaurado triplamente, para poder ser comissionado a apascentar os cordeiros (dar alimento aos pequeninos), pastorear e apascentar as ovelhas. Só pode apascentar quem é totalmente obediente e coloca o Amor de Deus em primeiro lugar, acima do amor próprio ou do amor que dá ou recebe de alguém. Esse é o amor expresso na integridade do ser, acima do amor que pode devotar a alguém, o Amor verdadeiro que incomoda quem não ama verdadeiramente.
Pedro recebe esse comissionamento do Senhor e o revestimento do Espírito Santo e então se torna apto a sentir esse tipo de Amor! 
A Igreja hoje também precisa ser restaurada. Tudo precisa ser como no princípio e o tempo da restauração se aproxima. Jesus está voltando e restaurará todas as coisas. 
ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.(Atos 3:21 RA) 
 
 
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

“A CONVERSÃO DE PEDRO”

“A CONVERSÃO DE PEDRO” 

TEXTO:
Lucas – 22: 31 a 34
31. Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
32. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
33. E ele lhe disse: Senhor; estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
34. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.

1) INTRODUÇÃO
     
Esta mensagem mostrará o óbvio, mas que às vezes não vemos, talvez por fraquezas, talvez por pecado, ou talvez por falsidade, será notório que ao terminar de ler esta mensagem você, cristão ou não, terá uma certeza, de que necessitamos de uma conversão legítima, embora tenha preparado esta mensagem para a igreja, podemos reparar que na vida ela é verídica. Para tanto gostaria que você pudesse dar liberdade ao Espírito Santo lhe tocasse no coração, e que assim você pudesse se alimentar da boa palavra do Senhor.

2) QUEM FOI O APÓSTOLO PEDRO
As principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João; trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista.
No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo.        
Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista. Também fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importantes milagres do Mestre sobre a terra. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.
Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Fundou as linhas apostólicas de Antióquia e Síria (as mais antigas sucessões do Cristianismo, precedendo as de Roma em vários anos) que sobrevivem em várias ortodoxias Sírias. Encontrou-se com São Paulo, ou Paulo de Tarso, em Jerusalém, e apoiou a iniciativa deste, de incluir os não judeus na fé cristã, sem obrigá-los a participarem dos rituais de iniciação judaica.
Após esse encontro, foi preso por ordem do rei Agripa I, encaminhado à Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu à comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e, por isso, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

3) POR QUE PEDRO NÃO ERA CONVERTIDO
Quando meditava na passagem em epígrafe, vi que algo muito me tocou o coração. Foi quando Jesus de forma direta menciona que Pedro não era convertido.
Bem sabermos que conversão é mudança de direção, e isso em nossa vida cristã, significa que ao nos convertermos à vida cristã devemos mudar de direção seguindo a verdade que é Jesus Cristo, e isso dever ser com totalidade de coração, ou então não houve conversão de vida.
Porém em um dos últimos diálogos de Jesus com seus amigos Ele nos revela que Pedro ainda não estava convertido. Mas como isso seria possível? Um homem que andou com Jesus e se não bastasse foi o único em toda a história que andou sobre as águas como Jesus! Foi testemunha de muitos milagres! Foi um dos três que viu Jesus transfigurado no monte Tabor! Teve sua sogra curada milagrosamente! E em nome de Jesus realizou milagres, curou enfermos e expulsou demônios!
Mesmo assim Pedro ainda não havia se convertido por inteiro (leia a minha mensagem A ESPADA DE PEDRO).
Hoje vemos muitas pessoas que carregam a bíblia, conhecem a bíblia, usam gravatas, não falam palavrões, e chegam a nos enganar com sua aparência e até fazem milagres em nome de Jesus, e isso me assusta. E como pregador tenho pedido para que meu Senhor me ajude a ser um verdadeiro convertido, pois não quero chegar no dia do juízo final e ouvir: “apartai-vos de mim malditos. Pois Eu não vos conheço”
Mas voltando a Pedro, isso nos chama a atenção para os cristãos de hoje. Minha pergunta é: Quantos de nós somos verdadeiramente convertidos?
Por que Pedro mesmo tendo sido alguém que teve tanta experiência com Jesus, não estava convertido às palavras de Jesus? Talvez naquele momento Pedro tenha dito ou tentado lembrar Jesus de tudo quanto tinha feito e de todo a sua experiência no ministério. Então eu te digo uma coisa, a experiência ministerial não faz de uma pessoa credenciada a ser considerada convertida ao Senhor Jesus. Os vinte anos de carteira de pastor, não significam que é um convertido. E é por isso que muitas igrejas estão cheias de pessoas doentes (leia a mensagem DOENÇAS ESPIRITUAIS).
4) OS NÃO CONVERTIDOS DA IGREJA
        Então após uma conversa íntima com meu Senhor Jesus, percebi que mesmo sendo quem era, Pedro ainda praticava coisas que no momento que devesse se mostrar convertido, ele acaba por mostrar que ainda precisava de mudança de vida.
        Essa condição ainda persegue a igreja de hoje. Pessoas pensam que por serem mais ricas, ou terem parentesco com pastores, devem ocupar cargos e sempre subir em tribunas, mas na verdade ainda não se converteram.
        Baseado nas palavras de Jesus que sendo homem era Deus e sendo Deus era homem, ou seja, ele tinha duas naturezas, a natureza de baixo e a natureza de cima, e nas atitudes de Pedro, veremos que precisamos crescer todos os dias.

PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DE UM NÃO CONVERTIDO
“ELES SEMPRE SEGUEM JESUS DE LONGE” – vr 54
No versículo 54, vemos que a bíblia cita eu Pedro seguia Jesus de longe.
Assim ainda são muitas pessoas na igreja de hoje. Não querem se envolver com as coisas do reino. Preferem seguir de longe, pois assim não terão compromissos com a igreja, com o pastor, com os irmãos.
Estes se sentem confortáveis apenas dando seus dízimos, ou levando um quilo de alimento, ou mesmo fazendo uma boa ação ao pastor ou a igreja. A estes eu chamo de hipócritas e ignorantes. Pessoas que nunca entraram no céu preparado por Jesus, talvez podem até não irem para o inferno, mas com certeza também não entrarão nas delícias de estar junto a Deus.
Então me recordo de Jesus dizendo que aquele que se faz amigo do mundo, se torna inimigo de Deus, e quem não deixar pai e mãe, não é digno dEle.

SEGUNDA CARACTERÍSTICA DE UM NÃO CONVERTIDO
“ELES SE ASSENTAM NA FOGUEIRA JUNTO COM IMPÍOS” – vr 55
Neste versículo vemos outra atitude de alguém que não é convertido. Pedro mesmo sendo um cristão ainda estava cometendo um erro fundamental para que se achava amigo de Jesus, um convertido que saiu do mundo perdido para um herdeiro da vida eterna com Jesus, ele ainda se assentava na fogueira dos pecadores.
Hoje ainda muitos daqueles que são aspirantes a moradores da cidade eterna se assentam na fogueira da impiedade, buscando um pouco de calor em dias que a benção parece demorar, se esquecendo que Deus sempre chega na hora certa e acabam por não terem a paciência de esperar o momento da benção.
As melhores companhias estão na igreja, pois quando Pedro vai até a fogueira daquelas pessoas ele acaba por se revelar um não converitodo.
Agora me recordo do salmista (Salmo 1) dizendo que nós não devemos nos contaminar com as coisas desse mundo.

TERCEIRA CARACTERÍSTICA DE UM NÃO CONVERTIDO
“ELES NÃO TEM IDENTIDADE” – vr 56
        Este versículo nos mostra que após seguir de longe, não se envolvendo com o problema de Jesus, e depois se assentado na fogueira se juntando com pessoas desse mundo. Pedro agora se vê sem identidade, pois aqui vemos que uma mulher se aproxima de Pedro e olhando para ele, e a isso entendo que realmente Pedro era diferente. Ela percebe suas vestes, seus trejeitos, sua aparência e diz que ele era um dos que seguia a Jesus, mas Pedro agora nega a sua identidade. Ele se esqueceu que era? Ou Pedro ainda não sabia quem realmente era?
        Parece que vejo a igreja de hoje. Onde muitos ainda estão dentro da igreja mas na verdade mesmo não querendo assumirem a verdade, ainda não possuem a identidade de um cristão verdadeiro, ou seja, aqueles que ouvirão Jesus os chamar de “benditos de meu pai”.
        Então vejo que mais uma vez o meu Jesus está certo quando diz que o pastor conhece as suas ovelhas e consequentemente as ovelhas conhecem seu pastor.

A CONVERSSÃO DE PEDRO
        Agora veremos quando Pedro se converteu. Eu entendo que a conversão de Pedro se deu em três etapas para que se desfizessem as outras três atitudes negativas tomadas por ele, quando nos itens acima.
        Embora estas três etapas já me vêem a mente como mais três novas mensagens a serem levadas à igreja eu quero me conter e lhes mostrarem a verdade que me foi revelada.

A PRIMEIRA ETAPA
        Quando Jesus ressuscita, e as mulheres estavam lá, Jesus agora ressurreto 1iz a Maria Madalena que voltasse e avisasse seus discípulos (Marcos 16:7 a 8), frisando que Pedro deveria ser o mais ciente
07-Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.
        Quando Jesus nos chama e a Ele damos ouvidos, isso nos tira da situação de segui-lo de longe e estaremos onde Ele estiver.

SEGUNDA ETAPA
        Mais a frente vemos Jesus se encontrar com Pedro (João 21:1 a 18) a beira do mar de Tiberíades, e lhe perguntar por três vezes: Pedro, tu me amas?
17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
        Quando damos ouvidos aos mandamentos de Jesus e reconhecemos que devemos amá-lo acima de tudo, então deixamos de estarmos na fogueira junto com pessoas que não professam a mesma fé que a nossa. E somente nos sentimos aquecidos nos braços de Jesus.

TERCEIRA ETAPA
        Agora Jesus vai embora e diz para Pedro ficar em Jerusalém até que do alto eles fosse revestidos de poder (Lucas-24:49). Assim Pedro obedece e logo vem do alto a promessa que se chama ESPÍRITO SANTO (Atos-2:1 a 3).
        Agora Pedro está cheio de algo que se chama poder, e este poder o dará uma condição de estar convertido de fato. Então quando Pedro agora cheio do Espírito Santo, ele sai e prega a palavra de Deus e logo mais de três mil pessoas se convertem (Atos-2:41) e passam verdadeiramente pelas três etapas de conversão naquele momento,pois deram ouvidos a boa palavra de Deus
-De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas," (Atos 2 : 41)
        Somente o Espírito Santo pode nos credenciar a ser um autêntico cristão convertido, fiel e obediente ao Senhor Jesus Cristo.

5) CONCLUSÃO
        Eu sou um homem que a mim foi confiado pastorear uma igreja e assim tenho credenciais para pregar esta palavra, mas gostaria que esta mensagem percorresse o mundo, para que outros pregassem e outros ouvissem.
        Agora Depois dessa palavra eu quero lhe pedir que se converta realmente ao Senhor Jesus Cristo e viva uma vida de inteira fidelidade e obediência as palavras do Senhor, tendo a virtude do Espírito Santo de Deus.