segunda-feira, 30 de maio de 2016

Há caminho que ao homem parece direito,mas...

Há caminho que ao homem parece direito,mas...(I Parte)
 
Provérbios 14:12(I Parte)
Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Introdução
Vivemos em um tempo em que o mundo nos oferece cada vez mais opções. Há tempos atrás se quiséssemos comprar um refrigerante teríamos umas 5 ou 6 marcas para escolher.Hoje são pelo menos umas 20 grandes marcas.

No que diz respeito à religião também não é diferente. Elas aumentam todo ano. São milhares ou milhões de crenças proclamando que são caminhos verdadeiros. No entanto, A Palavra de Deus nos revela que só existe uma Verdade e só um Caminho: Jesus Cristo. E se alguém não está Nele pode estar na religião ou filosofia de vida que for, não está no caminho da vida eterna, mas no caminho da desobediência,no caminho do pecado.Sobre caminhos que muitas vezes ao nossos olhos parece bom mas o fim é a morte é que trataremos nesta mensagem.

Antes de tratarmos de exemplos de caminhos enganosos, precisamos esclarecer 3 pontos sobre o assunto:

1.Esses caminhos são todos caminhos pecaminosos.Por isso,todos eles podem ser chamados de caminho do pecado.

2.Quem está neste caminho?A Bíblia nos mostra 3 tipos de pessoas: a) as que dizem em seu coração não há Deus (Sl 14 :1);b) as que adoram outros deuses,que na verdade não são deuses (Rm 1:22-23 e Êx 20:3-4);c) a que se dizem cristãs mas que não caminham com Cristo (Mt 7 : 21-23).

3.Quais as conseqüências de continuar andando por um caminho enganoso?O próprio texto diz: a morte.Dentro da palavra morte não está apenas a morte física,mas também está a espiritual.Segundo a Bíblia o pecador mesmo fisicamente vivo está morto espiritualmente (Ef 2:1).

Sabe o que isso significa? Significa que o pecador pode dizer “eu sinto felicidade em adulterar” ou “ o roubo me proporciona uma comida saborosa e uma cama confortável” e mesmo assim ele estará morto para Deus.Ele sente,come,anda,ri,mas está morto.Para Deus ele é uma criatura que rejeita o amor do criador.Ele não é considerado seu filho pois não nasceu de Deus.

Vou explicar melhor: Se você nascesse de um leão seria um leão. Se nascesse de uma zebra seria uma zebra. Portanto, se você nasceu de Adão que é símbolo da queda humana ainda é pecador. Contudo, se você já nasceu do segundo Adão que o livro de Hebreus mostra que é Cristo, você é filho de Deus e a morte não tem poder sobre tua vida pois Cristo é vida e vida com abundancia.

II - Exemplos

Esses caminhos que vamos falar não se encaixam no grupo de pessoas que diz “não a Deus” e nem no grupo que professam outros deuses,mas se dentro do grupo que pensa estar no caminhão cristão mas não está.
Um caminho que aos olhos de muitos cristãos parece bom mas o seu fim é a morte é o CAMINHO DA RELIGIOSIDADE OU DA FALSA ESPIRITUALIDADE.

Esse caminho é terrível,pois é marcado pela competição,desunião e hipocrisia.Infelizmente algumas pessoas estão querendo este caminho.

Podemos ser religiosos de varias maneiras.Podemos ser apegados a costumes humanos e dizer: “se a irmã não tiver o cabelo até os pés não é salva” ou “se não passar pelo objeto ungido não recebo a benção”.

No entanto, o pior tipo de religiosidade não é o que se apega aos costumes humanos,mas o que se apega a “espiritualidade” ou melhor o que se apega a “manifestações de suposta espiritualidade”.Pessoas que são religiosas desse estilo comportam-se como os cristãos que Paulo descreve em Coríntios.São fervorosos,mas não são verdadeiramente espirituais.

Hoje não é diferente. Existem crentes que pensam que avançam níveis de espiritualidade conforme manifestam os seus dons. A irmã dança, fala língua estranha e outra rodopia e pensa: “eu sou espiritual”. Errado. Isto não prova nada. Absolutamente NADA.

Os dons e o falar em línguas são manifestações do Espírito Santo,mas uma pessoa falando língua estranha não é prova de que ela esta verdadeiramente cheia do poder de Deus.Pode ser entusiasmo e auto-engano.

Muitos hoje procuram cada vez mais ter espiritualidade e querem coisas cada vez mais diferentes e não percebem que espiritualidade é algo simples. Quer ter mais espiritualidade?Perdoe seu marido,sua mulher ou seu vizinho. Quer ter mais espiritualidade?Ame mais.

Temos muitas pessoas equivocadas sobre a principal obra do Espírito Santo. Há pessoas que “rodopiam no poder” e falam em “línguas estranhas”, mas que não tem os frutos do Espírito. Gálatas 5 :22-23 diz : “22Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”

Eu não falo de boas obras. Estas são fruto da carne e servem para nos vangloriarmos.É o caso da pessoa que contribui com uma ONG para dizer para sociedade e para sua alma: eu sou justo.Os frutos do Espírito que acabei de mencionar não vem de nós mesmo mas são conseqüência do novo nascimento pela fé em Cristo Jesus e servem para glorificação do nome de Deus.

Eu também não sou contra você sentir tremendamente o poder de Deus.Mas se você acha que por que você rodopia e da três saltinhos você ou sua denominação são os “perfeitinhos” você está cometendo os frutos da carne.Gálatas 5: 19-21 diz: “As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.”E Gálatas 5: 26 completa: “Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros.”

Por causa dessa busca por religiosidade ou falsa espiritualidade é que temos enfrentado tantos falsos avivamentos. É a “unção do riso”, “unção do cair no espírito”, “unção dos animais” e tantas outras.

O verdadeiro avivamento não é você vir a Igreja cair e ficar meia hora rindo. Os grandes avivamentos da história não fizeram os crentes e nem o Espírito Santo de tolo, mas foram marcados por choros e gritos de arrependimento. As pessoas gritavam sim, mas não era pra imitar leão ou águia. Elas gritavam pedindo a Deus perdão de seus pecados, pois tomavam conhecimento do grande erro que estavam fazendo. Elas agradeciam a Deus pelo seu amor e não faziam Dele um simples amuleto da sorte para obter seus desejos.

O Avivamento verdadeiro é guiarmos nossa vida pela fé na Palavra de Deus. A Bíblia diz que o Espírito Santo veio para nos convencer dos nossos pecados e da Justiça de Deus. Esta é sua principal obra.

O caminho da religiosidade pode parecer bom, mas o seu fim é o caminho da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário