domingo, 9 de abril de 2017

Intimidade com Deus

Intimidade com Deus 


Texto – base: Êxodo 33:11 – “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala ao seu amigo”.

Definição de “Intimidade”, “Íntimo” – 1. Quem tem estreitas relações de amizade; 2. Que está na parte mais interna ou profunda; 3. Obtido mediante muita experiência.

1.    Quem tem estreitas relações de amizade – João 15:15 - pessoas que são amigas muito próximas; querem sempre estar juntas; fazer coisas juntas; não conseguem ficar longe uma da outra; essas pessoas sabem o que acontece uma com a outra; não cansam de conversar; há um diálogo aberto entre elas (diálogo, não monólogo).

2.    Que está na parte mais interna ou profunda – 1 Coríntios 1:9 – Ter uma relação profunda com Deus é tão diferente que as pessoas que não tiverem essa experiência nunca poderão entender. É você mergulhar no Amor de Deus e não ligar para o que as pessoas dizem. “Mergulhar” é meter-se inteiramente na água, e não deixar nenhuma parte do corpo pra fora. Se afogar. Esse tipo de relacionamento com Deus é exclusivo para aquelas pessoas que querem, realmente, ser amigas de Deus, querem ser íntimas d´Ele.

3.    A intimidade é obtida através da experiência – Quando temos em mente lutar por nosso crescimento espiritual, no decorrer dessa batalha, com dificuldades, provações, tentações, Deus vai nos colocando em níveis cada vez mais profundos de comunhão com Ele.

E como ter intimidade com Deus?
1. Reconhecer a importância e a total dependência de Jesus em nossas vidas:
- Sua majestade – Salmos 96:6
- Sua glória – Salmos 138:5
- Sua grandeza – Salmos 145:3
- Sua santidade – Isaías 6:3
- Seu poder – Salmos 21:13
- Sua bondade – Salmos 107:8

2. A santidade é essencial para uma comunhão com Deus (santidade no falar, no vestir, no pensar, no andar...): Hebreus 12:14

3. É necessário sermos obedientes: João 14:23

4.    Ter uma vida de oração: sempre estar com o pensamento em Deus.
I Tessalonicenses 5: 17 – sem cessar
I Timóteo 2:8 – em todos os lugares
Filipenses 4:6 – em tudo

5.    Ler e meditar todos os dias na Palavra de Deus: Salmos 119: 97

Conclusão

    O Senhor falava a Moisés face a face. Devemos ansiar por esse privilégio de conhecer Deus como Moisés conhecia. A parte mais importante dessa comunhão é escutar a voz de Deus (Falava o Senhor). Isso pode ser feito quando lemos a Bíblia com fé, meditamos naquilo que temos lido, e resolvemos, pela graça de Deus, pôr em prática tudo o que ali aprendemos. A teoria da Bíblia torna-se prática em nossas vidas com facilidade, basta querermos. Muitas vezes, não conseguimos falar abertamente com Deus, isso por causa do pecado; o que devemos fazer é pedir perdão a Deus em nome de Jesus Cristo. Pudemos aprender que a oração é um diálogo entre você e Deus. Jesus nos chama de amigos e nos convida a praticar constantemente a oração em Seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário