domingo, 9 de abril de 2017

Os oito personagens bíblicos que não devem ser imitados

Os oito personagens bíblicos que não devem ser imitados 


Nesta matéria estaremos falando sobre o que os cristãos da atualidade não devem ser.

Vamos meditar nesta matéria.

1. Caim:

“Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou… És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.” (Gn 4.8)

2. Filhos de Samuel:

“Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.” 1 Sm 8.3

3 . Absalão:

“Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.” 2 Sm 15.6

4. . Filho Pródigo:

“Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.”( Lc 15.13).

A Bíblia também apresenta inúmeros jovens que foram um exemplo nos seus dias. Estes são uma verdadeira referência padrão para os jovens da atualidade!

5 . A mulher de Ló olhou para trás

“E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal”. Gn 19:26

- Pequena coisa : um olhar

- Conseqüência: um olhar não permitido a mulher de Ló impediu a concretização do projeto familiar, ou seja, a continuidade de uma família que até então vivia sob as bênçãos de Deus.

Talvez a mulher de Ló tenha olhado para trás sentindo pesar pela cidade de Sodoma que já estava ardendo-se em chamas. Talvez ela tenha se lembrado das suas amigas que morriam em tamanha agonia, ou então, lembrou-se dos seus bens materiais que estavam virando cinzas. Ao olhar para trás ela recebeu um triplo castigo: perdeu a sua família, perdeu a sua liberdade e perdeu a sua vida.

A família de Ló não passou pela grande tribulação que passaram aquelas pessoas que moravam em Sodoma.

Eles foram retirados da cidade antes dos acontecimentos que a destruiriam. Estes acontecimentos são um símbolo da segunda vinda de Cristo. Nós que somos salvos pelo sangue de Jesus não iremos passar pelos sete anos de tribulação que assolará a terra. Seremos arrebatados antes destes acontecimentos.

Não podemos afirmar, com certeza, que a esposa de Ló gostava de viver nesta cidade, pois, na verdade, foi seu esposo quem assim decidiu quando fez um acordo com Abrão. Mas vivendo ali, gostando ou não, eles receberam a visita de dois anjos enviados pelo Senhor.

Eles disseram: "... Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo" (Gn 19:12-13).

Na manhã seguinte, os anjos apressaram Ló, sua esposa e suas filhas dizendo: "... Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.

E aconteceu que, tirando-os fora disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças" (Gn 19:15-17).

"Não olhes para trás de ti" - dentre todas as palavras que os anjos disseram, estas foram as mais importantes, porém não valorizadas pela esposa de Ló.
Será que eu e você as valorizaríamos se estivéssemos no lugar dela?

O ser humano tem atração por aquilo que é proibido. Infelizmente, nós que aceitamos Jesus como nosso Salvador ainda temos aquela natureza velha que tínhamos antes de nos tornarmos uma nova criatura.

Cabe a mim e a você alimentarmos a natureza nova lendo a Palavra de Deus, orando ao Senhor, pedindo a Ele para nos livrar das tentações e procurando obedecer em tudo ao Senhor e ao que Ele diz na Bíblia.

Devemos sempre manter nossos olhos voltados para Deus, olhar para a Sua maravilhosa majestade e, então, perceber que as coisas que este mundo nos oferece são passageiras e fazem mal à nossa alma.

Não devemos olhar para os prazeres desta vida, não devemos olhar para trás como fez a mulher de Ló, desobedecendo ao que os anjos lhe ordenara, mas olhar para o alto onde Jesus, por tanto nos amar, está preparando uma linda mansão para mim e também para você que já O aceitou como Salvador de sua vida.

E, o melhor de tudo, é que iremos viver eternamente com Ele e com todos aqueles que amamos e que foram redimidos pelo Seu sangue.

Enquanto Ló e suas duas filhas olhavam para frente em direção às promessas que Deus lhes fizera, a sua esposa, talvez saudosa do que estava abandonando, "olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gn 19:26).

* Quantas vezes olhamos para coisas indevidas e pensamos que não existe nenhum problema porque pensamos: “estou apenas olhando”.

Muitos servos de Deus estão olhando para algo que não é aconselhável ou algo que é proibido olhar. Quanto a isso Jesus nos adverte: “A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso”( Lc 11:34)

Sob as instruções do Mestre, surgem algumas indagações que são feitas a cada cristão: O que estão vendo os teus olhos? Quais informações eles estão recebendo e transmitindo à tua alma? O que tens colocado diante deles?

Sabendo que, com o olhar se transmitem ou recebem muitas informações, sejam elas boas ou más, fica claro que, todos os servos de Deus são totalmente responsáveis para onde, para quem e o que estão olhando. “Lembrai-vos da mulher de Ló”( Lc 17:32).

6 . Esaú valorizou um prato de comida

(Gn 25.27-34).

Esaú e Jacó eram gêmeos, mas o primeiro a nascer foi Esaú. Passado anos, Esaú chega em casa cansado de caçar no campo, com muita fome e seu irmão Jacó pede a ele que venda seu direito de primogênito por um prato do "cozinhado" que havia preparado. Mais na frente, vemos que era um prato de lentilhas. (V. 34).

A história nos diz que Esaú aceita vender seu direito de primogênito por um prato de comida.

Como primogênito, Esaú seria o principal herdeiro de seu pai. Algumas pessoas dizem que Esaú não valorizou a sua benção, mas entendo Esaú como o filho pródigo.

Aquele mesmo que não queria saber de uma herança futura! Ele queria era viver o momento. Hoje em dia, há muitos que também trocam sua herança futura pelo bem estar no presente. Nisto eu poderia divagar sobre a vida na Terra e a vida eterna e sobre um monte de analogias que me vêem a mente neste momento.

As pessoas alegam que tem que viver intensamente, pois não sabem se estarão vivas amanhã. E se não estarão vivas, de que adianta herança? Nesse "viver intensamente", tornam-se até irresponsáveis com suas vidas e com as vidas das pessoas próximas. Tanto Esaú como o filho pródigo pensavam da mesma maneira!

Confesso que muitas vezes, esse pensamento também me vem a mente: " deixar de curtir um monte de coisas porque tenho um concurso público pra realizar? Deixar de sair com amigos porque tenho uma graduação a concluir? Deixar de fazer uma porção de coisas que seriam agradáveis porque quero herdar o reino dos céus?"

Parece louco mas, quem acha a sua vida, a perde, e quem perde a sua vida por causa de Jesus a encontra.(Mt 10.39)

Quando tenho esses pensamentos, me entristeço, fico chateada, reclamo um monte, mas logo me lembro que sou um ser eterno e que o gozo futuro é indescritível; afinal "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração do homem, aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam.

Quero estar atenta, para ver além do momento. Para entender que há promessas pra mim independente da circunstância que eu esteja vivendo!

Quem toma decisões precipitadas satisfazendo apenas o corpo físico como fez Esaú que muito valorizou um prato de lentilhas, deve refletir bem nas palavras de Jesus Cristo: “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Mt 4:4

Hoje, numa terra não tão, tão longe chamada igreja, uma grande multidão de Esaús vendem diariamente suas heranças eternas em troca de soluções imediatistas. Estou triste, solução? Beber, cair, levantar.

Estou carente, solução? Entregar o templo de Deus a qualquer um que queira me dar um pouco de prazer. Sexo, drogas, rock n roll, riquezas, fama . Esses são alguns dos guisados que nos são oferecidos todos os dias.

7 . Judas Iscariotes valorizou 30 moedas de prata,/i>

“Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata”. (Mt 26:14,15)

Todos os Evangelhos colocam Judas Iscariotes no fim da lista dos discípulos de Jesus. Sem dúvida alguma isso reflete a má fama de Judas como traidor de Jesus. A Palavra aramaica Iscariotes literalmente significa "homem de Queriote".

Queriote era uma cidade próxima a Hebrom (Js 15.25). Contudo, João diz-nos que Judas era filho de Simão (Jo 6.71). Se Judas era, de fato, natural desta cidade, dentre os discípulos, ele era o único procedente da Judéia. Os habitantes da Judéia desprezavam o povo da Galiléia como rudes colonizadores de fronteira. Essa atitude pode ter alienado Judas Iscariotes dos demais discípulos.

Os Evangelhos não nos dizem exatamente quando Jesus chamou Judas pra juntar-se ao grupo de seus seguidores. Talvez tenha sido nos primeiros dias, quando Jesus chamou tantos outros (Mt 4.18-22).

Judas funcionava como tesoureiro dos discípulos, e pelo menos em uma ocasião ele manifestou uma atitude sovina para com o trabalho. Foi quando uma mulher por nome Maria derramou ungüento precioso sobre os pés de Jesus.

Judas reclamou: "Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos pobres?" (Jo 12.5). No versículo seguinte João comenta que Judas disse isto "não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão."

Enquanto os discípulos participavam de sua última refeição com Jesus, o Senhor revelou saber que estava prestes a ser traído e indicou Judas como o criminoso. Disse ele a Judas: "O que pretendes fazer, faze-o depressa" (Jo 13.27). Todavia, os demais discípulos não suspeitavam do que Judas estava prestes a fazer. João relata que "como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus lhe dissera: Compra o que precisamos para a festa da Páscoa..." (Jo 13.28-29).

Judas traiu o Senhor Jesus, influenciado ou inspirado pelo maligno ( Lc 22.3; Jo 13.27). Tocado pelo remorso, Judas procurou devolver o dinheiro aos captores de Jesus e enforcou-se. (Mt 27.5)
- Conseqüência: perdeu o ministério, perdeu a vida terrena e perdeu a salvação.

* Judas Iscariotes é um grande exemplo de alguém que mesmo sendo servo de Deus e tendo sido vocacionado para uma grande obra, acaba valorizando mais as coisas materiais do que as espirituais. Ele foi dominado pelo pecado da avareza.

Quem sabe ele tenha pensado equivocadamente que as trinta moedas de prata, que naquele tempo era o preço pago a um escravo, poderiam resolver todos os seus problemas materiais. Ao receber o seu pagamento ele desprezou a continuidade do seu apostolado.

Para aqueles que estão fazendo a obra do Senhor, assim como fazia Judas, todos os dias aparecem vários tipos de ofertas materiais.

Nas palavras do sábio Salomão percebe-se que as ofertas momentâneas a primeira vista são deslumbrantes e convidativas, mas na verdade são perigosas e mortais. “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte”. Pv 16:25

*Assim como Judas Iscariotes, muitos cristãos estão vivendo dominados pela avareza, estão presos as pequenas coisas financeiras:

- valorizam uma oferta de emprego em local indevido para um cristão. Até pode ter um alto salário, mas impedirá as bênçãos espirituais. “O homem fiel será coberto de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará impune”. Pv 28:20.

- valorizam uma posição de destaque conquistada a qualquer preço perante a sociedade em geral, mas tal posição o leva a afastar-se de Deus. “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” Mt 16:26.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.( 1 Tm 6:10)

Devemos saber que como servos de Deus, nem sempre aquilo que aos nossos olhos parece ser apenas como que pequenas coisas ou algo que julgamos ser insignificante, não irão nos prejudicar ou nos impedir de recebermos as bênçãos de Deus; ao contrário, devemos estar vigilantes com respeito a tudo aquilo que estiver ao nosso redor.

8 . Os filhos de Eli 

Eles eram sacerdotes infiéis. Roubavam partes dos sacrifícios que pertenciam tanto ao Senhor como às pessoas, e cometeram prostituição com as servas do tabernáculo.

Eli falou para os filhos dizendo que eram maus (1 Sm 2:23-25), mas Deus o condenou por não os “punir” ou “repreender” (1 Sm 3:13). Depois de tudo, Eli era o sumo sacerdote.

A gente supõe que ele tenha tido a autoridade para tirar o sacerdócio dos seus filhos, mas ao invés disso, ele até mesmo gozou da carne assada que seus filhos haviam roubado (1 Sm2:29).

Talvez fosse essa carne que levou Eli à obesidade que contribuiu à sua morte (1 Sm4:18). Eli deixou de ser tão firme com seus próprios filhos como deveria ter sido.

Podemos gritar com nossos filhos ou até mesmo desaprovar seus atos, mas quando facilitamos o que eles fazem e até mesmo aproveitamos do resultado, os nossos atos falam mais alto do que as nossas palavras. Pais que apóiam seus filhos quer sejam certos, quer sejam errados, prejudicam seus filhos e se injuriam também.

Os maus hábitos devem ser eliminados com determinação e com ajuda de Deus. A Bíblia diz em 1 Jo 3:9 “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.”
Os maus hábitos não merecem misericórdia.

A Bíblia diz em Dt 12:2-3 “Certamente destruireis todos os lugares em que as nações que haveis de subjugar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa; e derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, queimareis a fogo os seus aserins, abatereis as imagens esculpidas dos seus deuses e apagareis o seu nome daquele lugar.”

Forme bons hábitos na sua vida. A Bíblia diz em Tito 2:7 “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade.”

Adquira o hábito de concentrar os seus pensamentos em coisas positivas. A Bíblia diz em Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Que bons hábitos devemos criar e manter? Devolver o dízimo é um excelente hábito. A Bíblia diz em Deuteronômio 14:22 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo.”

Jesus deu-nos um exemplo a seguir com o seu hábito de adoração o qual deveríamos imitar. A Bíblia diz em Lucas 4:16 “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”
A oração é um hábito muito bom. A Bíblia diz em Mateus 6:5 “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.”

1 . Você conhece as promessas de Deus pra você?

2 . Você já trocou alguma promessa de Deus por algo momentâneo?

3 . Você é do tipo que valoriza as coisas espirituais ou se vende por uma cama, tv, internet, colegas, festinhas, prazer .

4 . Qual a ultima vez em que você trocou algo de Deus por algo mundano

Valorize o que Deus lhe deu. Não negocie o que é inegociável. O que Deus te deu foi conquistado com preço de morte e morte de cruz (Fp 2.8).

 Os homens que Deus quer

Como homens, temos muitas oportunidades a liderar. Não devemos buscar oportunidades para nos engrandecer, pois Jesus nos chamou ao humilde serviço. Ele quer que sejamos homens de força e firmeza homens dispostos a aceitar responsabilidade.

Devemos sempre liderar para abençoar aqueles que guiamos, não para impor nossa vontade nem cumprir nossa cobiça. Que Deus nos ajude a aprender com os péssimos exemplos destes homens.

Que Deus nos ajude a fazer exatamente o oposto do que estes personagens fizeram, pois só assim poderemos entrar nos céus pelas portas em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário