domingo, 9 de abril de 2017

PEDRO: UM EXEMPLO DE QUE DEUS NÃO DESISTE DOS SEUS ESCOLHIDOS!

PEDRO: UM EXEMPLO DE QUE DEUS NÃO DESISTE DOS SEUS ESCOLHIDOS!

“E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”
(Lucas 5:8-10).

Tu confiarias a sua casa, seu carro, ou principalmente um ministério, ou mesmo outra coisa importante, nas mãos de quem iria te trair, te negar ou mesmo falhar seriamente em relação a sua pessoa, caso previamente você soubesse? E se, além disso, tivesse esta pessoa no “currículo” uma grande quantidade de falhas, e limitações? Você montaria uma equipe de pessoas assim? Muito provavelmente que não. No mínimo a tendência seria de ficar-se muito desconfiado, e procurar outras pessoas em que houvesse total confiança. Mas Jesus tem um olhar de graça e misericórdia, e olha mais além. Vou mostrar isto tendo como exemplo maior, Pedro.

Pois bem, Jesus Cristo mesmo sabendo que Pedro iria negá-lo, e das muitas falhas que ele teria durante alguns momentos, o chamou para ser discípulo, investiu nele, o amou profundamente e quando saiu da terra, confiou a ele um cargo de extrema importância na igreja. E olha que se analisarmos bem, estas falhas e limitações em sua trajetória, fariam com que muitos hoje em dia talvez não fizessem nem metade do que Cristo fez por ele. Brevemente quero destacar pelo menos cinco coisas:

1. Pedro uma hora é usado pelo Espírito, mas pouco tempo depois já cede lugar a satanás, mostrando ser ainda muito imaturo na fé e incapaz de enxergar os propósitos de Deus (Leia Mateus 16:16-23);

2. Pedro diz que não vai negar Cristo de jeito algum, mas evidentemente acaba negando (Veja em Mateus 26:33-35);

3. Pedro não consegue orar com Jesus, no momento em que Ele mais precisou: “E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo?” (Mateus 26:40);

4. Pedro demonstra em certo momento uma grande falta de fé (Mateus 14:28-31, mostra isto). Muitos quando procedem assim hoje são até escanteados na igreja;

5. Pedro tem uma atitude violenta, que Jesus não aprovou (Verifique em João 18:10).

Poderia expor ainda muitas outras coisas. Mais o fato é que o amor de Deus pelo ser humano é espetacular. Pedro inicialmente não tinha características de alguém capaz para executar a obra do Senhor, e era inclusive iletrado (hoje em dia não teria oportunidade em muitos lugares). Mais o olhar de Jesus é mais profundo e amoroso. No olhar do homem, havia ali alguém cheio de falhas e incapacidades. No de Deus, um escolhido para uma obra valorosa, e cheio da Sua unção. Deus sabia quem Pedro era, mas Ele o escolheu mesmo assim. O Senhor ver potencial e valor onde nem todos enxergam. Ele perdoa como só Ele é capaz, e ama de forma incondicional. Jesus não desiste das suas escolhas nunca e o Pai celestial, que sabe antecipadamente o que há no coração, investe na terra seca, e faz dela um lugar frutífero: “Converte o deserto em lagoa, e a terra seca em fontes. E faz habitar ali os famintos, para que edifiquem cidade para habitação” (Salmos 107:35-36).

De vez de abandonar as pessoas, Jesus prefere lutar por elas, para mudar, corrigir, e restaurar. A Palavra de Deus tem muitos exemplos de como Ele age de forma sem igual, e vou mostrar isto em rápidas considerações. Davi, por exemplo, não parecia que tinha “aspecto” de rei, mas Deus não olhou a sua aparência, e fez dele um rei ungido. Saulo, posteriormente chamado de apostolo Paulo (quem imaginaria que seria transformado em um homem tremendo) é outro modelo. Os discípulos então (cheios de limitações), são prova disto. E o que dizer de José (um jovem, que seus irmãos odiavam, mas que viria a ser governador do Egito, cumprindo inclusive um papel profético para preservar a nação de onde viria o messias). Em um olhar humano, Davi, os discípulos, Paulo, José e outros muitos (na bíblia e na história), não iria muito longe, mais o agir de Deus é sem igual, e prevalece sempre, pois Ele cumpre Seus propósitos.

Depois que ressuscitou Jesus não lançou em rosto o fato de Pedro tê-lo negado e suas outras falhas, mas simplesmente revelou que queria estar com ele: “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse” (Marcos 16:7). Este texto particularmente soa par mim, como que Jesus mandando dizer: Diga a Pedro que a esperança não acabou, Eu estou vivo! Sei que ele me negou, mas eu não me esqueci e desistir dele, meus planos para ele está de pé!

Se alguém tem um coração disposto e arrependido, grandes coisas se farão. O Senhor tem amor (de forma inimaginável). A bíblia diz: “Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos... Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo; Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 48:19-22; 41:8-10).

Não existe pessoa alguma que Deus não possa recuperar, tratar e capacitar. Ele jamais então desistirá de seus filhos, pois Ele ama a cada um. Saiba que o Deus que investiu em Pedro, também te valoriza e te ama. Se existem áreas que precisa de transformações, lute para mudar, crescer e melhorar no que é necessário, mas sabendo que o Senhor mantém o Seu amor em todo tempo. O fato é que Deus toca e levanta aquele que ninguém quer mais tocar e erguer. Ele é capaz de fazer o que homem algum pode, e de forma espetacular vem tratar o caráter do ser humano, restaurando-o por inteiro. Pedro é sem dúvida um grande exemplo de que Deus não desiste de seus escolhidos. Receba então a graça de Deus sobre tua vida, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário