domingo, 2 de outubro de 2016

Fugindo da Aparência do Mal

Fugindo da Aparência do Mal


A bíblia diz: Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1 Tessalonicenses 5:22)
Paulo ensina a igreja de Tessalônica os responsabilizando, incumbindo e comissionando para que fujam, fiquem fora e se abstenham de toda a aparência do mal. Note que ele diz que nós cristãos devemos nos abster não apenas de algumas ou da maioria, mas de TODA a aparência do mal.
     Note também que ele não está dizendo que devemos nos abster simplesmente do que é mal, mas também de tudo o que APARENTA ser mal. Por vezes, poderá até não ser o mal mas por temor e obediência a Deus e medo de desagradá-lo, nos afastamos até do que aparenta ser mal e não sabemos ao certo (não precisamos checar para nos certificarmos; provarmos se algo é mal ou não).



Outrossim: Jó era um homem que agradava a Deus. Sua vida era uma adoração ao Senhor. 
Por ser uma adoração ambulante com seu estilo de vida, Deus também aceitava seus sacrifícios. E foi por exatamnete isso que ele foi provado: porque era um homem bom. A prova é o caminho para as gigantescas bênçãos de Deus.
   Os ímpios não são provados. Não precisam, pois nunca degustarão a excelência de Deus em suas vidas. 
MAS OBSERVE: A Bíblia diz que Jó "agradava a Deus". Por quê?

“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.” (Jó 1:1)

Resposta: Porque ele se desviava do mal! 
Ele não apenas procurava não fazer o que é mal aos olhos de Deus, mas ele se antevinha com precau­ção ao caminho que possuía o mal. Exatamente: ele fugia da aparência do mal. 

Desconfie de si mesmo! Nunca diga: “Ah, Eu nunca faria isso. Eu tenho controle!. Eu aguento. Eu sei o que estou fazendo.”
Não confie em si mesmo. Confie no SENHOR. 

A Bíblia também diz: 

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!   (Jeremias 17:5)

Esse versículo é normalmente interpretado TOTALMENTE errado. A Bíblia não diz que é pecado confiar em alguém. A Bíblia diz que é pecado depositar a sua confiança EM SI MESMO. “Maldito o homem que confia no (próprio) homem. Que faz da carne o seu braço...”

Portanto, tome cuidado com algumas coisas.

Beber vinho é pecado?
Resposta: A Bíblia não fala sobre isso. Ela condena a embriaguez. 
Porém aí entra em cena a qualidade de vida espiritual que você deseja para você mesmo: o que você vai escolher?
“Eu tenho controle!” (Talvez você diga). Que tal se apartar da aparência do que é mal? 
Por que precisamos checar o quão perto do precipício conseguimos chegar?
Conhecia um pastor que dizia: o que você precisa para tomar o segundo copo? – Resposta: o primeiro. Verdade! Verdade.
O sábio se aparta da aparência do que é mal. Ele se afasta do mosto. Da cevada levedada também.

Normalmente nessas horas as pessoas gostam de justificar seus erros apoiando-se nos erros dos outros, dizendo: “Se é pecado beber vinho, por que não deixamos também a hipocrisia?” – verdade! Porém um erro não justifica outro. Simples assim.

Existem alimentos e líquidos que causam dependência. Tudo isso deve ser evitado. 
A Bíblia é contra a embriaguez, que na verdade, pode ser toda fuga do estado de domínio da consciência. Um bom exemplo disso são as drogas. 

Tome cuidado também com o cafezinho. Sabe aquele inofensivo cafezinho que se você não tomar umas 5 xicrinhas por dia ficará com enxaqueca, tremedeira e outras coisas mais? Isso se chama dependência. 

Tome cuidado com os remédios alucinógenos. Os tarjas pretas indutores do sono. Muita gente está verdadeiramente presa ao Rivotril e coisas desse tipo. Quer fugir da ansiedade e dos problemas? Por que não criar em sua vida de oração o seu refúgio particular?
Aqui podemos levantar outra pergunta: Por que fugimos do altar da oração? – Porque é difícil orar! Orar necessita de humilhação.

Fujamos também das rodinhas de fofoca. Das conversas da vida alheia na mesa do jantar. 
Da risadaria sem limites éticos. “Tudo pode em nome de uma boa risada”; Não senhores!
Quantas pessoas já não ofendemos com certas piadinhas em momentos que não soubemos parar?
Fujamos das brigas. Como gostamos de brigas! Como fazemos tudo para entrar em uma! Como gostamos de ter razão! NÃO ABRA MÃO DA PAZ! ENQUANTO FOR POSSÍVEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário