domingo, 2 de outubro de 2016

O pecado jaz à porta

O pecado jaz à porta




A palavra de Deus diz em Gênesis 4.7 “Se procederes bem, não serás aceito? E se não procederes bem, o pecado jaz `a porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar?” Esta passagem é acerca do momento em que dois irmãos oferecem ofertas ao Senhor, Caim e Abel , filhos de Adão e Eva. Caim o mais velho era agricultor e Abel cuidador de ovelhas, dessas ofertas atentou Deus muito mais para a oferta de Abel do que a de Caim por motivos de coração, Deus conhece o coração e não vê as aparências, mas no momento não vamos trabalhar como foi feita a oferta de ambos, o que eu poço adiantar é que O Nosso Deus é um Deus justo e se Ele aceitou a oferta de Abel e não a de Caim é por ótimos motivos, mas isso fica para um outro estudo, o que eu vou me prender agora é acerca do que sucedeu depois.
A bíblia diz que Caim irou-se fortemente, e decaiu-lhe o semblante. E Deus lhe fala em Gn 4.6 “Por que  te iraste? E por que descaiu o teu semblante?” Até aqui Deus tinha ainda boas oportunidades para Caim e demonstrou nessa afirmação inicial “Se procederes bem, não serás aceito?”.  Assim como para nós também, nos dias atuais, o que Deus espera de nossas atitudes é que procedamos bem para sermos aceitos, ou seja, tudo depende de nós de nossas atitudes nossas decisões. E para isso temos bem claro a palavra de Deus, as mensagens dos pastores nas igrejas, ou seja, temos conhecimento suficiente para procedermos bem diante de Nosso Deus, e ainda que  não tenhamos este conhecimento, o que não falta é irmãos para nos ajudar a entender o que Deus espera de cada um de nós.
 Mas na continuação vemos Deus dizer “E se não procederes bem, o pecado jaz a porta...” ou seja, como a bíblia mesmo diz “o diabo está em derredor buscando a quem possa tragar” as tentações, as armadilhas, os laços estão mais perto do que imaginamos, só esperando um pequeno espaço aberto, uma brecha, afinal, Nosso Jesus é educado e como diz em Apocalipse “Ele está `a porta e bate” somente se abrirmos, Ele com toda a sua educação entrará e ceará conosco e fará diferença em nossas vidas. No entanto, por outro lado o inimigo é totalmente o oposto, ele é impertinente, mal educado, grosseiro, e entra sem pedir licença nem permissão, ele invade, somente bastando uma pequena brecha, ou seja, um descuido, e infelizmente isso é o que nós mais damos em nossas vidas, brechas, com nossas atitudes erradas, nossos hábitos de vida errôneos e pecadores, e ele, o inimigo só atento aguardando o momento certo de atacar, e nós com nossas próprias mãos e de boa vontade o ajudamos a nos destruir, porque ele veio para roubar, matar e destruir e isso ele faz muito bem.
Então Deus com toda a sua sabedoria continua neste versículo de gênesis “e sobre ti será o seu desejo” desejo de quê? Qual é o desejo que o inimigo tem na sua vida? Todos os planos de Deus para nós são maravilhosos e Ele somente quer o nosso bem, por outro lado o inimigo oferece coisas maravilhosas, como foi oferecido na tentação no deserto com nosso Senhor Jesus, mas assim como Jesus o enfrentou com a palavra de Deus e prevaleceu, nós devemos fazer o mesmo, pois creia tudo de bom e maravilhoso que ele possa nos oferecer tem um preço “a sua vida eterna” e você está disposto a pagar este preço?
 Um alto preço, preço de sangue já foi pago por cada um de nós por meio do cordeiro de Deus, Jesus, não necessitamos mais pagar nada, mas se nós, ao depararmos com as seduções do inimigo para nossas vidas,  se não o enfrentarmos, nossa situação será sem salvação.
E para terminar Deus diz “mas sobre ele deves dominar” isso quer dizer que nós temos o domínio e o poder sobre o inimigo e suas ciladas, e esse poder nos foi dado por Jesus na cruz com seu sangue ao fazer-nos filhos de Deus e co-herdeiros de Cristo nas bênçãos e salvação eternas. O diabo nada pode contra nós se nós mesmos não dermos as armas para ele nos derrotar e muitas vezes é isso que acontece, nós damos as armas que o inimigo precisa para nos derrotar e não estamos dando conta disto. Nós podemos dominar sobre as potestades e dominadores deste mundo tenebroso, tão somente confiando no Nome de Jesus, no entanto muitos de nós temos é medo de o enfrentar, mas temos medo porque infelizmente não conhecemos as armas corretas que Deus já nos deu.
Caim preferiu manter-se afastado de Deus, sem O escutar, sem dar importância ao que Ele estava falando, e assim fazendo caiu cometendo o primeiro homicídio da história e acabando com sua vida eternamente. Não quis tomar posse das promessas de Deus que lhe garantia a vitória se tão somente fosse capaz de querer dominar seus impulsos e vontades. O inimigo nada pode contra você se você mesmo não o permitir. O pecado está a nossas portas pronto pra entrar, mas você e eu temos poder de impedi-lo somente declarando e aceitando a soberania de Jesus em nossas vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário