segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ALERTA DIVINO PARA A IGREJA

ALERTA DIVINO PARA A IGREJA
Leitura Bíblica. (II Pedro 2:1, 2,3; Jd v.11,12).

INTRODUÇÃO: Nunca na história da Igreja, se necessitou tanta de vigilância espiritual como na atualidade. Estamos atravessando uma das maiores e piores crises que a Igreja pode registrar. Menciono a falta de temor para com o pecado e o afastamento da glória de Deus no meio do povo. Parece que estamos atravessando o período caótico dos tempos do Sacerdote Elí. O mesmo já não tinha visão espiritual, sua autoridade como Ministro já havia sido falida o que lhe restava era tão somente buscar a misericórdia de Deus, ou então de uma vez por toda parar e esperar exatamente o que aconteceu.

Fracasso, decepções, derrotas e até morte. Tenhamos o cuidado para que não percamos a nossa visão espiritual por causa de nossos interesses pessoais e como colaborarmos para que a Glória de Deus se afaste, chegando no auge de declararmos “ICABODE” ou seja “Foi-se à Glória de Israel” é triste a situação de alguém, ou até mesmo uma Igreja passar por este vale, eu pessoalmente o considero como “o vale negro do íntimo da alma”, fala de separação, abandono, levando com isso a tal pessoas a traumas e fracassos para o resto de sua vida. Sem a Glória de Deus em nossas vidas, já foi dito por alguém que o homem apenas caminha, porém como defunto ambulante. A mensagem doutrinária que ora vamos meditar, traz uma alerta sobre o perigo iminente que corremos quando não colocamos a Palavra de Deus em nossas vidas como a única regra de Fé e Prática.


TEMA: O ALERTA DIVINO PARA A IGREJA.

Observando o texto que está acima, vemos o desespero do Apóstolo Pedro em relação sobre os acontecimentos envolvendo a forma e o perigo que acarretava a fé dos crentes de sua época. Pedro é bem claro quando afirma:

“Houve entre o povo, como também haverá...” (v.1 ) Pedro fala aqui certamente da presença dos falsos mestres, falsos doutores.

O Senhor Jesus se deparou com várias classes de líderes que se apresentavam de forma hipócrita, Jesus os conhecia, a Bíblia registra que eram os Saduceus e Fariseus. Por incrível que pareça no mundo hoje está contaminados inclusive a Igreja com este tipo de gente. Vemos hoje os escândalos ocorrendo em diversas Igrejas deste país, razão da proliferação e presença maciça destes falsos pastores, missionários, obreiros em geral que em nome de Cristo tentam enganar os incautos, se passando por pessoas extremamente espirituais.

Mas como a Palavra de Deus jamais mente, mas ela é fiel, e fala sobre os frutos bom e os frutos maus, com certeza mais cedo ou mais tarde, os frutos podres aparecem, e esses supostos obreiros (emissários de satanás) são desmascarados e o Nome do Senhor Jesus glorificado.

A ADVERTÊNCIA DO APÓSTOLO PAULO.
I CORINTÍOS 11:19.

•    I Cor. 11:19. Paulo fala que é até necessário que haja essas coisas para que os que são sinceros se manifestem.

•    II Cor 11:13. Paulo é bem real ao declarar que existem muitos obreiros, tipo fraudulentos, que apenas o que querem é escandalizar a obra de Deus, e ter lucro, fama e posição, etc...

•    Atos 15:24. Paulo alerta do grande perigo que os rebeldes trazem para a Igreja. Geralmente todo rebelde procura se armar para tentar defender o seu pecado de rebelião. Porém a Bíblia é clara e mostra que a rebelião é igual à feitiçaria que sempre è praticada por feiticeiros, bruxos, coisa assim. A Igreja tem toda autoridade dada por Deus para repreender esse espírito diabólico que tem permeado no meio das Igrejas. Muitas vezes a rebelião vem; talvez por motivo de posição pessoal, arrogância, prepotência, geralmente o rebelde é carregado por traumas e complexos, talvez seja o dá superioridade, ou seja, se considera superior aos demais que estão a sua volta. Geralmente todo rebelde não conhece o valor da submissão, seu instinto o conduz diretamente para o inferno, razão do exemplo de Satanás. Claro que a Igreja jamais poderá desprezar uma pessoa que trilha esse caminho, a Igreja deverá orar a Deus em prol da tal pessoa, para que a mesma aprenda o caminho da humilhação e também aconselha-la com amor a luz da Bíblia e esperar a reação da tal pessoa levando com isso quem sabe ao arrependimento.

•    Rm 16:18. Paulo incentiva aos cristãos, de tais obreiros. Ele mesmo diz: “os tais não servem ao Senhor Jesus, mas ao próprio ventre...” Ainda temos a advertência na epístola aos Colossenses capítulo 2 verso 8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meios de filosofias (sabedorias humana) segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”

Para meditação da Igreja.

SETE NÃO NA BÍBLIA
•    Heb. 13:9. Não vos deixeis envolver por Doutrinas estranhas...
•    II Tess. 2:1, 2. Não vos demovais facilmente.
•    Efésios. 4:27. Não deis lugar ao Diabo.
•    Rm. 12:12. Não vos conformeis com este mundo.
•    Efésios. 4:30. Não entristeceis o Espírito Santo.
•    Gal. 6:9. Não nos cansemos de fazer o bem.
•    Gal. 5:1. Não torneis meter-vos debaixo do jugo da servidão.

O cristão que deseja ter uma vida cristã sadia e vitoriosa tem que se submeter aos princípios expostos pela Palavra de Deus.

Pedro continua alertando aos cristãos dizendo: “Muitos seguirão as suas dissoluções” (II Pd 2:2) Dissolução na linguagem moderna é “depravação dos bons costumes” Vemos isso acontecendo até mesmo na sociedade que está a nossa volta.

Não existe hoje mais o respeito pelos idosos, a família estar bombardeadas, o lar sendo ameaçado, os jovens rebeldes e isto tudo em nome da modernidade, da Evolução. Os bons costumes já não existem mais. Existe uma nuvem negra tomando conta do planeta, o desespero toma conta da população etc.

Onde é que vamos parar, em meio à tamanha depravação que ocorre livremente diante de nossos olhos. O que se passará na cabeça da nova geração que está chegando? O que ensinaremos aos nossos filhos? É importante refletirmos e colocarmos nossas cabeças para funcionar. “O seu filho é amanhã, o que você ensinou ele hoje!”. É hora de preservarmos os bons costumes e lutarmos para que Satanás não venha rir da nossa cara. É hora da Igreja tomar uma atitude e não permitir que os maus costumes implementados por Satanás sejam desfeitos e que os bons costumes sejam preservados para a glória do nome de Jesus. ALELUIA!

Em Hebreus, o autor aconselha! (13:9) “Não vos deixeis envolver por...” Vemos hoje diversos tipos de Igrejas aparentemente genuínas quanto a aceitação e a vivência do Santo Evangelho, sendo embriagadas com o pecado. Posso até descrever como de a “SÍNDROME DE BELSAZAR” Este vírus maldito tem tomado conta de varias Igrejas. Vemos a sua influência através de músicas profanas, como o maldito Rooc “in rol”, Regue. Satanás já tentou manchar o caráter da Igreja, até mesmo destruindo-a com as suas estratégias, e isso ele tem lutado sem parar.

Não podemos jamais aceitar que Satanás entre em nossos arraiais e descarregue suas porcarias. Tem Igrejas hoje cantando Samba e enredos, dindey, raapy, funk, inventaram até o forró de Jesus e porque não dizermos também o carnaval dos crentes, onde os membros de cara pintadas apresentando danças frenéticas parecem mais com um bando de palhaços do que propriamente cristãos. Esses defensores alegam que é preciso fazer esses arranjos todos, para atrair o pecador para os braços de Jesus. Ora o Evangelho apresentado por Cristo jamais faz alusão a esse pensamento, porém pelo contrário, quem convence o pecador perdido não é você ser influenciado por suas práticas pecaminosas. Quem convence o pecador é o próprio Espírito Santo.

Jesus mesmo declarou:
(Jo 16:7 a 11) “e quando ele vier convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo...” através desta verdade cai por terra todo jeitinho humano de quer que seja.

Hoje em dia ninguém quer aceitar esta realidade. O apóstolo Paulo em II Tess 2:3 ele diz: “ninguém de maneira alguma vos enganem”. Paulo estar afirmando que nós estamos ladeados por enganadores, pessoas fraudulentas, invejosas, e as mesmas sempre existirão e lançarão como serpentes o seu veneno.

E ao mesmo tempo ele nos exorta a perseverarmos na doutrina a qual abraçamos desde os primórdios de nossa fé.

O homem de Deus impactado pelo Espírito Santo já previa:

(I Tm 4:1) A manifestação de Espíritos enganadores, que através de suas artimanhas proliferavas seus ensinos de forma sistemática, e isso devemos ter o bastante cuidado até em quem vem ministrar nos púlpitos de nossas Igrejas. Verdade é que nem tudo aquilo que tem aparência demos dar cartaz, devemos ter a visão que Samuel não teve, quanto à escolha da pessoa a qual seria o futuro rei de Israel. O homem enxerga por fora, o nosso Deus vê o que estar dentro do interior do homem. ALELUIA.

(Mt 7:15) Falsos profetas e milagreiros vestidos de ovelhas, porém através de suas atitudes da para perceber qual é a dele (a). Pedro é enfático quando afirma: “e por avareza farão de vós negócios, com palavras fingidas...”. Infelizmente hoje já existe os vendedores de Unção, de óleo, de amuletos, sal grosso, vassouras, nó em camisas etc.

Isso é uma verdadeira profanação. Este tipo de evangelho que é barateado e mercantilizado em supostas Igrejas, não é o verdadeiro evangelho genuíno apresentado pelos apóstolos e nem pelo próprio Jesus.

Este evangelho que não consegue transformar a vida, o caráter e a forma como deve seguir para entrar nas mansões celestiais, não é o Evangelho de cristo. Porém este evangelho é espúrio, falso, profanado é classificado como evangelho de homens e não do Deus que fez os céus e a terra.

PODEMOS APRENDER ALGUMAS LIÇÕES INTERESSANTES.

1.    Paulo nos mostra que os que abraçam este tipo de evangelho, não servem ao Senhor Jesus, porém ao seu ventre. Fp 3:19; I Tm 6:5; Col 2:4; I Tm 3:6; Tito 1:10; II Ped 2:3.

2.    A Bíblia revela que este tipo de gente procura impressionar os incautos com palavras fingidas. II Pd 1:3.

3.    Estas pessoas apresentam uma piedade falsa e hipócrita. II Tm 3:5; I Tm 5:8; Tt 1:16; II Tess 3:6. Enquanto sua mente está cheia de teia de Aranha. I Tm 4:2.

4.     A exortação da Bíblia, quanto o seu compromisso com esse tipo de gente. II Tm 3:5 “Afasta-te dos tais” e também de “questões loucas” que não trazem edificação Tt 3:9.

O homem de Deus através de sua experiência que tem com o seu Senhor sabe que não é fácil mostrar a realidade. As vezes se torna muito pesada, porém se nós somos pregadores da sã doutrina e queremos ver o povo ser abençoados temos que cumprir bem a nossa função de Ministro do Santo Evangelho.

Deus não conta com medroso e covarde, porém com pessoas encorajadas que não mede o tamanho do gigante, porém cumpre o seu papel como profeta doa a quem doer, o nosso compromisso deva ser inteiramente com Deus.

Paulo continua: (II Cor 2:7) “Nós não somos como muitos falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo...” o evangelho que a Igreja deve pregar é o evangelho completo, do jeito que ele é. Ele não muda às vezes os homens tentam mudar a linguagem do evangelho para satisfazer o seu ego e até apoiar os seus pecados, porém totalmente do evangelho de Cristo pregado pelos apóstolos.

Enquanto o evangelho dos homens serve somente para satisfazer o seu ventre e nada mais, o evangelho de Cristo vai muito mais além, ele consegue dividir junta e medulas, e é apto para declarar o que estar no coração do homem. A diferença é bastante grande.

Em I Tm 4:16, vemos a recomendação bíblica: “... tem cuidado de mesmo e da doutrina..” Aprendemos aqui duas coisas quanto a responsabilidade do verdadeiro ministro;

1.    Cuidado de Si mesmo: Verdade é que não temos espaço para falarmos deste assunto mais afundo no que tange a área da psicologia envolvendo o próprio homem. Cuidar de si mesmo é dar valor à própria vida espiritual como também sua vida particular individual tudo de acordo com a vontade de Deus.

2.    Cuidado pela Doutrina. O leitor com certeza já viu desde as primeiras páginas desta obra, algumas observações sobre o valor da doutrina, seu significado e o que ela tem de melhor para nós. A doutrina existe exatamente para moldar o caráter do cristão para ele melhor servir a Deus. Algumas pessoas menos esclarecidas tem em mente que “doutrina” é paulada, chicotadas, empurrões coisa assim. Nada disso! Doutrina é a palavra ministrada e vivenciada na unção do Espírito para a edificação dos membros. Agora sim quando a palavra bate forte na ferida de alguém com certeza não é para matar a ovelha, porém o objetivo principal é curar, sanar o mal para que tal pessoa seja abençoada e volte novamente ao convívio de comunhão com os demais que estão a sua volta.

Claro que existem aqueles que por motivo próprio, sem se preocupar com a obra de Deus preferem viver desgarrados. Cometem tais pecados e quando o Espírito Santo tenta convence-los de que são culpados por determinados atos praticados, não tem a humildade de se humilhar e reconhecer o seu erro.

Quando uma pessoa está disposta a viver sem a sua vida pecaminosa a própria Bíblia revela a forma de atitude que certos indivíduos tomam:

1.    Não suportam a sã Doutrina. II Tm 4:3.
2.    Vivem com os seus ouvidos e todo o seu corpo desviado das verdades divinas. II Tm 4:4.
3.    Não abrem seus corações para ouvir a vós de Deus, porém vivem de fábulas. Tito 1:14.
4.    Tentam passar para os incautos doutrina estranhas que não condiz com as verdades bíblicas. I Tm 4:4.
5.    Carregam sobre si a soberba e arrogância, achando que são donos da verdade, porém é pura hipocrisia I Tm 6:3, 4.


O QUE O SENHOR DIZ, QUANTO SUA DOUTRINA.

•    Prov. 4:2. A minha doutrina é boa.
•    Ela nutri o crente. I Tm 4:6.
•    Ela nos traz verdadeira instrução. I Tm 4:13, 16.
•    Ele chama os seus filhos a continuar na mesma I Tm 4:16.
•    Medite em Prov 4:6, 7,8,9,10,11,12,13,20,21,22,23,25; 3:21 a 26.

O que mais a bíblia diz quando aos contradizentes da Doutrina:

•    Não recebais em casa... II João 1:7, 10.
•    Devemos repreende-los quantos a verdadeira doutrina. Tito 2:1.
•    Devemos reter a palavra fiel, para admoestar a sã doutrina e convencer os contradizentes. T Ito 1:9, 10,11.

Contradizentes = Todo aquele que afirma alguma coisa ao contrário, tentando provar aquilo que tem em mente com provas sem cabimento. Geralmente todo contradizentes seu objetivo é deixar o que outros dizem para traz. Tudo o que ele diz parece estar correto, a opinião alheia para ele não vale. Os contradizentes carregam sobre si o complexo da superioridade.

Na epístola de Judas vemos nos vv 11. A seguinte declaração, senão vejamos:

“Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, movidos de ganância, foram levados pelo erro de Balaão; pereceram na revolta de core”.

Nesta passagem bíblica vemos três personagens, que quando lemos a sua história, aprendemos bastante, para não trilháramos jamais por caminhos que relataremos a seguir.


CAIM, BALAÃO E CORÉ Jd. Vv 11; II Ped 2:15.

Todos três simbolizam e representam três espécies de falsos ensinadores que nos últimos dias se multiplicarão e procurarão estragar e destruir a obra de Deus. A fonte de todas as falsidades e mentiras inclusive no campo religioso, sabemos nós que é o diabo. (João 8:44). As falsas doutrinas nos últimos tempos são apenas “novas edições”, no dizer certo apologista defensor da santa doutrina.

A DECISÃO DE CAIM Jd vv 11

Ele pretendeu estabelecer um caminho independente, não se conformando com a ordem de Deus, acerca do caminho do sacrifício para expiar o pecado (Gn 4:4; Hb 11:4).”Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta”. Porque? Aprendemos aqui que o prazer de Deus em Abel e sua oferta está na qualidade da oferta e na atitude de fé do ofertante.

(I João 3:12; Hb 9:22. O animal para ser aceito como substituto do pecado tinha de ser limpo. Por isso vemos que as ofertas de muitos não são aceitas pelo Senhor por não serem limpas.

Caim trouxe uma oferta a Deus do seu próprio agrado! O crente em Jesus jamais pode idealizar seu próprio caminho; seu modo de viver, etc. Quem faz assim estar demonstrando que é discípulo de Caim por mais que não o queira ser. Ai prova a sua desobediência, vivendo fora do modelo traçado por Deus, trazendo sobre si mesmo repentina condenação ou destruição. Os Israelitas no período dos Juízes desejaram viver dessa maneira e se deram muita mal. (Jz 7:6; 21:25).

A Bíblia registra que Caim trouxe do “fruto da terra” Abel, porém trouxe “as primícias do seu rebanho” (Gn 4:3, 4). A terra da qual Caim trouxe a sua oferta, estava sob maldição (Gn 3:17). Em nossos dias existem muitas religiões saídas de Caim, repletas de sacrifícios sem nenhum valor. O modernismo Teológico nega a divindade de Cristo, e o valor de seu Sangue. A teologia da Libertação, por sua vez não liberta ninguém, antes escraviza lançando os pobres contra os ricos e vice-versa. Ora tudo isso são caminhos de salvação própria, sem sangue justamente como fez Caim. O mundo estar cheios de filhos de Caim, negam o sacrifício expiatório de Cristo etc. Interessante observarmos que Caim com a sua própria religião cometeu o primeiro homicídio (Gn 4:4, 8).
Algumas Características dos filhos de Caim da Atualidade

1.    Traz uma oferta de seu jeito, sem se preocupar com o Deus determina. Gn 4:3.
2.    Os filhos de Caim sempre carregam sobre si um ciúme doentio, não se sente bem quando contempla o seu irmão sendo agraciado na área ministerial ou em outra função secular. Gn 4:5.
3.    Mesmo com a repreensão divina, os filhos de Caim preferem continuar com seus corações endurecidos. Gn 4:6, 7.
4.    Os filhos de Caim muitas vezes não matam com pauladas, porem matam o seu irmão com a calúnia, fuxicos, revoltas, etc. (São assassinos).
5.    Geralmente os filhos de Caim são irreverentes e egoístas, arrogantes, prepotentes sempre estão maquinando o mal em seus pensamentos. Essa classe de gente às vezes tem em depósito de sua vida veneno mortífero sem tréguas. Gn 4:9.
6.    Os filhos de Caim quando decidem a viver de acordo com sua maneira, o Senhor o abandona. A tal pessoa perde a graça e geralmente o seu destino é a destruição. Gn 4:14, 16.


O CAMINHO DE BALAÃO (II Pedro 2:15)

Balaão era um profeta Idumeu, filho de Beor (Nm 22:5; Gn 36:31, 32). Era um profeta mercenário. Por amor ao lucro fácil, se dispôs a amaldiçoar o povo de Deus, entretanto o Senhor o impediu, levando-o a abençoar o povo. Josué 24:9, 10. Balaão ensinou a Balaque como fazer Israel cair, pecando com as Moabitas (Nm 25:1, 2; 31:16; Apoc 2:14).

Israel pode ser representado como sendo a Igreja hoje. Quantas Igrejas estão se prostituindo com as moabitas. (Igrejas Mundanas refletindo o seu mundanismo através do apoio ao pecado e mau testemunho de seus membros onde deixa correr solta, ferindo assim os princípios bíblicos). A doutrina Mista tem sido uma desgraça no meio da Igreja do Senhor Jesus. Nos dias Apostólicos foi uma ameaça. É a comunhão da Luz com as Trevas, é o culto misto, doutrina mista, Igreja mista, crentes mistos para agradar ao povo. A verdadeira salvação requer, separação das coisas do mundo (II Cor 6:16, 17).

Existe Igrejas que estão tolerando cantores e pregadores de Balaão. Abraçam esta raça alegando com isso de que para a Igreja ser avivada precisa vim de fora para promover o suposto avivamento. Não sou contra jamais em a Igreja realizar um evento festivo e convidar um homem de Deus para ministrar a palavra, isso é bom e edificante.

O que me deixa estarrecido é a forma como alguns irmãos passam extrema necessidade no tal campo e não tem ajuda da liderança local, e quando vem um suposto pregador, o mesmo arrasta da Igreja local uma fortuna e depois de tudo o fogo que trouxe, leva de volta dentro da própria mala, quando não cria problema para o ministro local resolver. Já presenciei vários casos pelo menos no Estado do Ceará, onde a Igreja Evangélica é bastante receptiva.

Amado leitor, colega de ministério, obreiros do Senhor de forma geral, deixo aqui a advertência bíblica; Só devemos ter comunhão com quem tem comunhão com Deus (I João 1:7) Caso contrário o prêmio que Balaão ganhou de Balaque, ou seja, o prêmio da injustiça nos alcançará (II Ped 2:15). Que o Senhor nos guarde do perigo chamada “tolerância” para agradar ao mundo. Tiago 4:4 revela “Qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus..” Eu prefiro que Deus seja meu amigo! E você colega?

A CONTRADIÇAÕ DE CORÉ. Jd vv 11

Core era uma levita, o qual querendo ser sacerdote revoltou-se contra Moisés e Arão (Nm 16:1, 33; 9:11). Deus, porém o castigou fazendo descer vivo ao sheol (Nm 16:28, 35). Esse mesmo espírito estar operando agora nos dias atuais, em cumprimento as sagradas escrituras. Os tais fazem do Ministério uma profissão. Tudo o que querem é posição e fama. Nunca foram chamados por Deus, e sempre estão a perturbar e mercadejar nas Igrejas. Fazem divisões para, mais cedo se apossarem do rebanho.

AS CARACTERÍSTICAS DO COREÍSMO. Jd vv 10,16; II Pedro 2:1, 10,19.

1.    São arrogantes.
2.    Falam palavra que não entendem.
3.    Não aprenderam o caminho da submissão.
4.    Não respeitam as autoridades especialmente as eclesiástica.
5.    Carregam sobre si o espírito do domínio, ou seja, tentam dominar os incautos com a hipocrisia demonstrando piedade. Porém é uma piedade falsa, fingida e sem nenhum valor.


CONCLUSÃO: Que o Senhor nos dê visão espiritual a cada dia para trilharmos com fé o caminho e que possamos chegar na presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário