segunda-feira, 14 de agosto de 2017

“IGREJA DAS CINCO VIRGENS LOUCAS”

“IGREJA DAS CINCO VIRGENS LOUCAS”

Mateus - 25

01. Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
02. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
03. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
04. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
05. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
06. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
07. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
08. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
09. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.
12. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. 

ü     INTRODUÇÃO
               

        Analisando os quatro evangelhos vemos que Jesus se apresenta de quatro maneiras diferentes, pois bem sabemos que o profeta Ezequiel viu Os quatro seres Viventes, e o ministério de Jesus é quadrangular, e assim sendo vejamos:
                O evangelista Mateus apresenta Jesus como REI, e que na visão do profeta era o rosto de águia. Assim Jesus Cristo voltará para buscar a sua igreja, simbolizado pela coroa real.
                O evangelho de Marcos apresenta Jesus como SERVO e CURADOR, e na visão do profeta apresenta-se como o rosto de boi. Assim Jesus Cristo cura, simbolizado pelo cálice.
                O evangelho de João apresenta Jesus com O BATIZADOR, àquele que veio para trazer o Espírito Santo, e que na visão do profeta era o leão.  Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo, simbolizado pela pomba.
                O evangelho de Lucas apresente Jesus como FILHO DO HOMEM, ou seja, o filho de Deus, que na visão do profeta era o rosto de homem. Jesus Cristo Salvador, simbolizado pela imagem da cruz.
                Então verdadeiramente faço minhas as palavras de Aime Semple Mcpherson (fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular) quando pregava sobre a visão do profeta Ezequiel: “Verdadeiramente este não é outro senão o Evangelho Quadrangular!”
                Então como Rei, no evangelho de Mateus, Jesus tem sua genealogia apresentada desde Abraão (Mt,1:1), e como Rei verdadeiro podemos ver que no evangelho de Mateus as palavras de Jesus são diferentes, pois Ele fala como Rei e se mostra ser mesmo um Rei e como Rei Ele é o Juiz que penaliza o servo infiel; como Rei ele alimenta o povo multiplicando pão e peixe; como Rei Ele é deixa as noventa e nove ovelhas e vai buscar a única que se havia perdido; como Rei Ele entra de forma triunfal em Jerusalém; e como Rei ele fala das bodas do casamento entre o noivo e a noiva incluindo dez virgens das quais iremos falar nesta mensagem.
                Mas é notório que a mensagem de Jesus tem uma mudança drástica tão logo ele faz a entrada triunfal em Jerusalém, pois a partir do capítulo 21 amensagem de Jesus é muito mais forte muito mais direcionada ao final dos tempos, e nos remete ao juízo final. 
Ø     AS DEZ VIRGENS DO CORTEJO DO NOIVO.
                Jesus usa um contexto conhecido pelos judeus ao falar das dez virgens que esperavam o noivo, pois é sabido que dentro dos costumes judaicos o casamento começaria na casa da noiva quando o noivo chegasse. Assim era deixado um cortejo a espera do noivo que posteriormente o seguiram também quando este levasse a noiva para sua casa para outras festividades, e para um casamento realizado a noite era necessárias lâmpadas. Então o que Jesus está falando nada mais é do que algo conhecido para os judeus.
                Mas Jesus compara este momento com o reino dos céus, porém dentre as dez virgens do cortejo cinco eram néscias ou loucas, pois sabendo que já se escurecia elas não se preocuparam em ter azeite em reserva e cinco eram prudentes, mas dessas falaremos em outra mensagem. 
TRÊS TIPOS DE AZEITE.
O AZEITE PARA COMIDA, que nos foi mostrado na passagem de Elias com a viúva de Sarepta, que representa a palavra de Deus que nos alimenta.
O AZEITE DA UNÇÃO, usado por Moisés ao ungir seu irmão Arão como sumo sacerdote, que representa a unção do Espírito.
O AZEITE DA LÂMPADA, que é mostrado nesta mensagem que representa a presença do Espírito Santo na vida de cada pessoa.
                Assim todas as vezes que na bíblia aparece a palavra azeite ela está se referindo ao Espírito Santo que nos trás a palavra que vivifica, o Espírito Santo que nos unge com uma capacidade sobrenatural, e do Espírito Santo que é a luz que nos conduz até o salvador Jesus de Nazaré.
                Mas das dez virgens cinco tinham azeite de sobra para uma eventual demora do noivo. E não atrasando o noivo, mas sim demorando o noivo, pois o Senhor não se atrasa Ele sempre chega na hora certa ainda que pareça demorado Ele vai agir em nossas vidas. Mas ao demorar o noivo todas as dez dormiram o que parece ser uma atitude normal, que às vezes nós nos peguemos em descanso, mas nunca sem azeite. Então a meia noite ouviu-se um grito, um brado uma voz alta, mas compreensível que dizia: “Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
                Elas levantaram depressa. As prudentes tranqüilas, pois tinha azeite de sobra, mas a loucas preocupadas, desesperadas, pois não tinham mais azeite. O interessante é que o grito se deu a meia-noite, eu te pergunto, Por que a meia noite? Claro que por ser a hora peculiar de Deus, pois veja:
·         A meia noite Jacó começa a lutar com o anjo no Val de Jaboque;
·         A meia noite o anjo da morte passa pelo Egito e mata os primogênitos;
·         A meia noite a nação de Israel é liberta do Egito;
·         A meia noite Sanção arranca os portões de Gaza de três toneladas;
A meia noite Pedro é retirado da prisão por um anjo quando a igreja orava;
·         A meia noite Paulo e Silas provocam um terremoto na prisão;
·         A meia noite em ponto nasce o filho de Deus que iria salvar o homem do inferno.
                A meia-noite as dez virgens do cortejo do noivo foram acordadas para se encontrarem com o noivo, mas somente cinco entraram para as bodas, ou festa, junto com o noivo e outras cinco ficaram na escuridão das trevas. Aqui vejo que Jesus quer mostrar que 50% da igreja estão sem azeite e podem ficar na escuridão das trevas quando o Noivo amado vier. Pois é certo que no contexto não notamos a presença da noiva, mas somente das dez virgens, e assim eu aprendo que Jesus está se referindo a Igreja contemporânea, aquela que vai estar no arrebatamento, pois já existe uma igreja que foi levada pela morte e aguarda a ressurreição para encontrar-se com o noivo.
                Outra verdade nesta parábola é que não haverá uma segunda chance para os que não têm azeite, e não adianta pensar que a misericórdia de Deus vai lhe ajudar, pois Ele mesmo já está te avisando través desta palavra. Veja que as cinco virgens loucas até tentaram ir e buscar mais azeite, e embora a bíblia não relate se elas conseguiram mais azeite, mas diz apenas que voltaram, elas não entraram. Com certeza elas não acharam mais azeite, pois não se fazia comércio durante a noite naqueles dias. 
Ø   A IGREJA NÉSCIAS DOS DIAS DE HOJE.
                Infelizmente temos visto que o mundo está entrando em muitas igrejas, pois a palavra que transforma já não é mais ministrada nos púlpitos de muitas igrejas. Vemos festas tais como “arraiá”, “arena”, “noite jovem”, “enterega de doces e balas no 12 de Outubro”, como se a igreja precisasse das datas mundanas para fazer festa e era só ler a bíblia encontraríamos as festas que o Senhor nos deixou e que deveríamos fazer, vivemos um tempo de igrejas néscias que estão contaminadas pelo mundo de idolatrias.

                A Igreja contemporânera prioriza coisas que o Senhor dos senhores nunca priorizou. A mensagem da igreja néscia é voltada para uma alegria mundana; para uma prosperidade financeira; uma cura física aparente. E o noivo está nos dizendo que prosperidade e cura física são apenas uma consequencia da verdadeira adoração ao Eterno Senhor Deus dos céus.
 
                Entramos nas igrejas e já não vemos mais pessoas sendo batizadas com o Espírito Santo, pois a buscas dos líderes é pelo crescimento, que vão enriquecer seus bolsos, e em nada se preocupam com o azeite de suas ovelhas, e elas estão no escuro desta vida espiritual.

                    Lembre-se, Deus não se deixa enganar (Gl, 6:7) então o azeite só se tem no templo na casa do azeite, e hoje vemos que a igreja não é mais priorisada, mas levam as pessoas a se juntarem e outros lugares em busca de um domingo lotado, e assim as ovelhas adquirem um pouquinho de azeite no domingo e vão para suas casas e depois irão mendigar azeite pelo o decorrer da semana, mas os pastores estão felizes, pois no culto de domingo a igreja estava cheia, mas cheia de pessoas sem azeite.
 
                É incrivel vermos pastores se degradiando na redes de TV e em redes sociais, um tentando denegrir o outro, ministérios renomados tentando manchar outros ministérios. Isso nada mais é que a pura demonstração de que seus azeites já acabaram e querem o azeite dos outros. Eles deveriam ser irmãos, deveriam estar no mesmo time, no mesmo barco, na mesma visão, mas agora fazem parte das Igrejas Nécias, loucas, imprudentes.

                Talvez você quizesse ou desejasse que eu estivesse falando das cinco virgens prudentes, mas elas não iriam causar o efeito que a mensagem das cinco virgens loucas causam. As cinco virgens prudentes massagiam o ego, mas as cinco lucas causam um impacto na alma. 
ü     AS CINCO VIRGENS LOUCAS.
                Deus não mudou e nunca mudará, pois seus preceitos e suas leis já nos foram dadas e precisamos obedecê-las ou então sofreremos as conseqüências de nossos atos, assim como foi com o profeta Jonas, que tentou fugir de diante da palavra do Eterno e pagou um alto preço por isso.
                Mas estas cinco virgens loucas nos mostram mais, elas nos revelam as igrejas que ficarão para fora da festa do casamento. Então vejamos mais do que estas virgens representam como perigo para nossas vidas, pois é visivelmente notório que as cinco loucas estavam juntas num mesmo propósito, assim como as cinco virgens prudentes e isso muito me chamou a atenção. Vamos conhecê-las.
v    A PRIMEIRA VIRGEM LOUCA.
                Esta representa à Igreja insubordinada, que não tem a mínima vontade de seguir a palavra, as leis do Eterno. Assim vejamos o que realmente significa a insubordinação: “É o rompimento deliberado dos laços da hierarquia entre o subordinado e o superior, através da recusa irrevogável de cumprir uma ordem lógica, direta e pessoal, clara e que não permita interpretação.” Então se Deus disse que o julgo desigual é proibido; se ouvir o conselho do ímpio é proibido; se assentar na roda dos escarnecedores é proibido; é certo que não competem a nós tentar interpretarmos a lógica da vontade de Deus.
                A igreja insubordinada está fazendo aquilo que Deus disse que não é para fazer, está ensinando aquilo que o Eterno disse que não é para ser ensinado; está buscando coisas que o Senhor disse que não se buscasse. Isso é insubordinação contra o Eterno.
v    A SEGUNDA VIRGEM LOUCA.
                Esta representa a Igreja desobediente, que deliberadamente só faz o que quer, pois temos uma definição para desobediência também: “Desobediência é a ação deliberada de não se fazer o que se pede e nem o que tem o dever de se fazer”. A desobediência trás represália, e isso ninguém diz para aqueles que estão sem azeite. Deus não tem prazer em pessoas desobediente e é muito constrangedor estar ao lado de pessoas que não nos dá prazer. Não é mesmo?
                A igreja desobediente está fora do alcance dos milagres da mão de Deus, pois ela contraria o desejo do coração do Eterno e se lermos o escrito em Isaías 59:1,2, saberíamos entender e reconhecer uma igreja desobediente. 
v    A TERCEIRA VIRGEM LOUCA.
                Esta representa a Igreja Incrédula, que por várias vezes é citada por Jesus. Veja que quando Jesus se aproxima da casa de Jairo, alguém sai e lhe diz que a menina já estava morta, tentando tirar de Jairo aquilo que Jesus havia dado, mas Jesus logo o adverte: “Não temas, crê somente!” Pois a incredulidade impede a ação do braço de Deus. Mas o que realmente é incredulidade? “É a Falta de fé; qualidade daquele que duvida; repugnância em acreditar.”
                Uma legião de incrédulos está dentro das igrejas e já não são mais identificados pelos pastores, pois talvez seja mais fácil dominar uma igreja incrédula que está acostumada com muita festa e pouca palavra do que uma igreja cheia de fé, que valoriza a palavra ministrada com muita unção e sabe reconhecer um verdadeiro homem ou mulher de Deus quando sobe no altar para ministrar. Talvez seja mais fácil ministrar em um altar incrédulo do que em um altar onde há verdadeiramente a presença do azeite. 
v    A QUARTA VIRGEM LOUCA.
                Esta é a Igreja Infiel, que quando está na casa do Eterno se porta de uma maneira aparentemente correta, mas longe da casa do Senhor nada mais é do que uma pessoa sem compromisso, mas vejamos a definição mais aproximada para o que seja infidelidade: “É uma ruptura do compromisso; é a violação da confiança; traição a outra parte.”
                Quantos eu mesmo já vi em atitudes de traição ao compromisso firmado com o Senhor. Quantos pastores já caíram em adultério na vida pessoal, e isso nada mais é do que a infidelidade para com Deus. Quantos estão carregando a bíblia e se professando serem evangélicos quando na verdade nada mais são do que pessoas infiéis, e estes certamente não herdarão a vida eterna, mas antes serão jogados no lugar onde há choro e ranger de dentes.
                Onde estão os pregadores que pregam o que Deus mandou falar? Pois eu tenho uma máxima para comigo mesmo: “Pior do que não falar o que Deus manda, é certamente falar o que Deus não mandou – Pr. Alexandre Augusto”. 
v    A QUINTA VIRGEM LOUCA.
                Esta é a Igreja Adúltera, pois infiel você pode ser com um amigo, com um colega, ou mesmo no trabalho, mas adultério está ligado a corrupção ao compromisso conjugal, ou seja, a quebra de um juramento de fidelidade, também podemos dizer que é a traição voluntária à pessoa que jurou amor, é a contaminação do corpo. Adultério é nada mais nada menos que: “Qualidade de quem corrompeu o compromisso de aliança; é literalmente a ruptura da aliança; violação das regras e limites concordados em um relacionamento.”
                Aqui vejo a igreja que deixou o mundo entrar no meio de seu relacionamento com o Senhor Jesus, uma igreja que quebrou o pacto de uma aliança de amor eterno, fazendo com o que a palavra do Eterno se invalidasse. Vemos hoje pastores se rebelando em seus ministérios e ao saírem de suas igrejas fundam novos ministérios que crescem na rebeldia. Igrejas que adoram o dinheiro adoram a tudo menos o prazer de adorar ao Eterno. 
ü    A IGREJA VERDADEIRA.
                Mas ainda existe uma igreja que ainda tem o azeite verdadeiro, que está a espera da chegada do noivo para junto dele entrar para as bodas do casamento. Uma Igreja que não se contamina com as coisas desse mundo, que não se deixa ser envolvida por coisas terrenas e passageiras. Uma igreja que não prioriza a prosperidade e a cura, mas sabe que isso tudo é apenas conseqüência da adoração a Deus. Ainda existe pastores que ainda pregam o que Deus manda.
                Os olhos do Senhor estão atentos a tudo, e Ele não se deixar ser enganado ou iludido por uma igreja sem azeite.  
ü    CONCLUSÃO.
                Precisamos avaliar nossas lâmpadas e nossas botijas para vermos se realmente existe azeite em nossas vidas para a chegada do noivo. Precisamos de uma conversão original que nos leve a realizar os desejos do coração do grande e maravilhoso Eterno Deus de Israel. Precisamos do azeite para que quando o anticristo vier ele não nos engane, pois escrito está que a muitos ele enganará.
                Principalmente aos pastores que darão conta das almas que o Senhor lhes confiou. E a vocês amados pastores, busquem o azeite que alegra o coração de Deus. Se esta mensagem não mudar sua vida, então reveja sua conversão para com os desígnios de Deus. Levem esta palavra a tantos quantos puder, eu lhes peço em o nome de Jesus.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário