segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Avançar sempre, retroceder jamais

Avançar sempre, retroceder jamais
Retroceder.
Texto básico: Mt 7:13-14; 13:7, 22.

(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

(Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

(Mateus 13:3) - E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.

(Mateus 13:7) - E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.

(Mateus 13:22) - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

Muitos que se convertem acabam se afastando do caminho do Senhor.

Esta palavra é dirigida especialmente àqueles que por um motivo qualquer, ou até mesmo sem motivo aparente, depois de conhecerem a Palavra de Deus, retrocederam.

Muitas pessoas vêm para o Senhor por meio de tribulações com o propósito de encontrarem uma saída, ou seduzidos por promessas de riquezas materiais e curas para seus males. Todavia não é como queremos, mas, sim, como Deus quer. Às vezes não têm paciência para esperar o tempo de Deus, se angustiam, se desesperam e retrocedem.

(Hebreus 10:39) - Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Muitos crentes e, principalmente filhos de crentes, passam por uma situação semelhante. Entre nós podemos constatar essa verdade. Quantos já ouviram a Palavra, converteram-se; freqüentavam regularmente as reuniões e hoje estão afastados da nossa comunhão.

Irmãos precisamos buscar os perdidos, pois o tempo está se esgotando.

Muitas podem ser as causas para que as pessoas se afastem da igreja, dentre elas podemos citar:


1)    Não ter recebido a devida orientação espiritual por parte de seus pastores.

(Ezequiel 34:5) - Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.

(Ezequiel 34:6) - As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.


2)    Manterem comunhão com incrédulos.

(I Coríntios 5:33) - Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

(II Coríntios 6:14) - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

(II Coríntios 6:15) - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

(II Coríntios 6:16) - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

(II Coríntios 6:17) - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;

(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.


3)    Terem uma vida espiritual de aparências (religiosidade).

(Lucas 8:13) - E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

Crentes assim ofendem-se por qualquer motivo, aprendem a resmungar de tudo, e escandalizam-se ao verem maus exemplos, ou quando acontece fatos que fogem à sua compreensão.

(Atos 7:59) - E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

(Atos 7:60) - E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Sofrimentos advindos de perseguições, muitas vezes são obstáculos para prosseguir na fé. É necessário estar fortalecido na fé.


4)    A desobediência consciente á Palavra de Deus.

(Provérbios 4:5) - Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.

(Provérbios 4:6) - Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.

(Hebreus 10:25) - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

(Hebreus 10:26) - Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

(Hebreus 10:27) - Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

(Hebreus 10:28) - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

(Hebreus 10:29) - De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

(Hebreus 10:30) - Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

Se isso continuar, a queda não demorará muito. A desobediência cega a visão espiritual. Um crente assim vê o mal dos outros, mas, não o vê em si mesmo.

(Mateus 7:1) - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
(Mateus 7:2) - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

(Mateus 7:3) - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

(Mateus 7:4) - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

(Mateus 7:5) - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.


5)Exaltação por ser abençoado nos negócios e nas coisas materiais e atribuir tudo isso aos seus esforços e capacidade pessoal e não a graça do Senhor.

(II Crônicas 26:14) - E preparou Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras.

(II Crônicas 26:15) - Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou.

(II Crônicas 26:16) - Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.


6) Vida vazia e seca espiritualmente. Uma casa vazia, sem habitantes, logo se torna abrigo de malfeitores, de insetos e de sujeira. O mesmo acontece quando deixamos de congregar, abandonando a vida da igreja, ficamos secos e vazios. O diabo sempre encontra material para preencher esse vazio.

(Lucas 11:24) - Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.

(Lucas 11:25) - E, chegando, acha-a varrida e adornada.

(Lucas 11:26) - Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

(Efésios 5:18) - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;


7) Falta de discernimento e percepção espiritual.

(João 6:66) - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

(João 6:67) - Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

(João 6:68) - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

(João 6:69) - E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.

(II Timóteo 2:15) - Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


8) Encanto, admiração e apego pelo mundo e suas coisas.

(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

(Tiago 4:5) - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

(I João 2:13) - Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.

(I João 2:14) - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

(I João 2:15) - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

(I João 2:16) - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

(I João 2:17) - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Alguns sentem saudades e desejam voltar. Quando lhes falamos da Palavra ficam constrangidos e se comovem às lágrimas; são os que ainda têm o Espírito em si. Entristeceram o Espírito, mas ainda não o extinguiram.

(Efésios 4:30) - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

(I Tessalonicenses 5:19) - Não extingais o Espírito.

Dentre esses estão os dengosos, queixosos, feridos no coração; para estes precisamos de muita graça, tato e paciência no trato para com eles.

(Provérbios 18:19) - O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio.


Para com estes temos de demonstrar:

1)    O caminho de volta para Deus:

(Isaías 55:7) - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

(II Crônicas 7:14) - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


2)    O grande amor de Deus para com eles:

(Lucas 15:32) - Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.

(Jeremias 3:22) - Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o SENHOR nosso Deus.

(Oséias 14:1) - CONVERTE-TE, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído.

(Oséias 14:2) - Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a iniqüidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.

(Oséias 14:3) - Não nos salvará a Assíria, não iremos montados em cavalos, e à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus; porque por ti o órfão alcança misericórdia.

(Oséias 14:4) - Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.

(Oséias 14:5) - Eu serei para Israel como o orvalho. Ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o Líbano.

(Oséias 14:6) - Estender-se-ão os seus galhos, e a sua glória será como a da oliveira, e sua fragrância como a do Líbano.

(Oséias 14:7) - Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.

(Oséias 14:8) - Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.

(Oséias 14:9) - Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

(Ezequiel 18:21) - Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.

(Ezequiel 18:22) - De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.

(Ezequiel 18:23) - Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?

(Ezequiel 18:30) - Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.

(Ezequiel 18:31) - Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?

(Ezequiel 18:32) - Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.


3)    Exemplos de como Deus aceitou outras pessoas na mesma situação, mostrando misericórdia e amor:
Com o apóstolo Pedro.

(Marcos 16:7) - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

Com Manassés.
(II Crônicas 33:1) - TINHA Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém.

(II Crônicas 33:2) - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme às abominações dos gentios que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel.


(II Crônicas 33:12) - E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;

(II Crônicas 33:13) - E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o SENHOR era Deus.

Se o perdido clamar, Deus o ouvirá.
(Lamentações 3:31) - Pois o Senhor não rejeitará para sempre.

(Lamentações 3:32) - Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.

(Lamentações 3:55) - Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra.

(Lamentações 3:56) - Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor.

(Lamentações 3:57) - Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.

(Lamentações 3:58) - Pleiteaste, Senhor, as causas da minha alma, remiste a minha vida.

(I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

(I João 2:2) - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Quanto aos indiferentes, insensíveis, blasfemos, insubordinados e apóstatas; só a misericórdia de Deus poderá alcançá-los. O que podemos fazer é adverti-los e questioná-los.

- que falta você encontrou em Deus para abandoná-Lo?

(Jeremias 2:5) - Assim diz o SENHOR: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?

- em que tempo você vivia mais feliz: quando servia a Deus ou agora que o abandonou?

(Salmos 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

(Salmos 119:1) - BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.

Podemos mostrar-lhes que:

- a ira de Deus é contra os que se rebelam.

(I Reis 11:9) - Das nações de que o SENHOR tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.

- não devemos desprezar os avisos solenes de Deus.

(Amós 4:11) - Subverti a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.

(Amós 4:12) - Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.

- a conseqüência de permanecer desviado:

(Ezequiel 18:24) - Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá.

(Jeremias 2:13) - Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

(Jeremias 2:14) - Acaso é Israel um servo? É ele um escravo nascido em casa? Porque, pois, veio a ser presa?

(Jeremias 2:15) - Os filhos de leão rugiram sobre ele, levantaram a sua voz; e fizeram da sua terra uma desolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas.

(Jeremias 2:16) - Até os filhos de Nofe e de Tafnes te quebraram o alto da cabeça.

(Jeremias 2:17) - Porventura não fizeste isto a ti mesmo, deixando o SENHOR teu Deus, no tempo em que ele te guiava pelo caminho?

(Jeremias 2:18) - Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas de Sior? E que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do rio?

(Jeremias 2:19) - A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.

(II Pedro 2:20) - Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.

(II Pedro 2:21) - Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;

(II Pedro 2:22) - Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

(Hebreus 10:38) - Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Que o Senhor nos livre de retroceder!


Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário