segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Camuflagem!

Camuflagem!
Texto básico: Apocalipse 12: 7-12. 
Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.   Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. (Apocalipse 12:7-12 RA).

A camuflagem é um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma certa espécie, usado por varias espécies para se protegerem dos seus predadores. Uma das mais amplas e diferentes adaptações é a camuflagem natural, a habilidade de um animal se esconder de um predador ou presa.

A camuflagem pode ocorrer pela cor, ou forma de cobertura do animal. É difícil, por exemplo, distinguir um veado novo entre as folhagens, por causa da cor parda e às pintas escuras. Como o objetivo final da camuflagem é esconder o animal de outros que querem caça-lo, a fisiologia e o comportamento de seus predadores ou de suas presas é altamente significante. Um animal não desenvolverá nenhuma camuflagem que não o ajude a sobreviver, então nem todos os animais se misturam em seu meio ambiente da mesma maneira. Por exemplo, não há sentido em um animal replicar a cor de seu meio ambiente se o seu principal predador for insensível às cores. O fator mais importante é o meio ambiente.
 
Um dos animais mais conhecidos por usar esse recurso é o camaleão.
O ser humano também usa esse recurso usando roupagens camufladas para despistar as suas vítimas.

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios na Bósnia acusado de genocídio, foi um dos homens mais procurados do mundo. Deixou crescer uma longa barba branca, portou documentos falsos e praticou a medicina alternativa e assim enganou a todos, por algum tempo. Após 13 anos escondido, ele finalmente foi preso.
 
Também no Brasil temos o caso do:
José Dirceu de Oliveira e Silva (Passa-Quatro16 de março de 1946) é um político e advogado brasileiro, com base política em São Paulo.

Foi líder estudantil entre 1965 e 1968, ano em que foi preso em Ibiúna, no interior de São Paulo, durante uma tentativa de realização do XXX Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em setembro de 1969, com mais quatorze presos políticos, deportados do país, em troca da libertação do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, foi deportado para o México. Posteriormente exilou-se em Cuba. Fez plásticas e mudou de nome para não ser reconhecido em suas tentativas de voltar ao Brasil após ser exilado, e voltou definitivamente ao país em 1971, vivendo um período clandestinamente em São Paulo e em algumas cidades do Nordeste e, quando teve novamente sua segurança ameaçada, retornou a Cuba. Em 1975 retornou ao Brasil, estabelecendo-se clandestinamente em Cruzeiro do Oeste, no interior do Paraná.
 
A Bíblia nos diz que Satanás usa de camuflagem (disfarces) para enganar as pessoas. Desde o começo da história da humanidade, ele fingiu ser sábio conselheiro, dizendo a Eva que Deus não havia sido honesto com eles. 
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Genesis 3:4-5 RA). 
Ele se reveste de Anjo de luz: 
E não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz. (2 Coríntios 11: 14 RA). 
O próprio Jesus o desmascara:
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8: 44 RA). 
O apóstolo Paulo também nos alerta: 
Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. (2 Tessalonicenses 2: 9-12 RA). 
As pessoas geralmente erram nos dois extremos de sua visão de Satanás. Alguns o ignoram, enquanto outros atribuem a ele mais poder do que ele tem. Que não sejamos enganados. Satanás é poderoso como o “deus deste século”. 
Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:3-4 RA) 
Nós, cristãos não precisamos nos acovardar diante dele, pois:
Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (1 João 4:4 RA). 
Aproxima-se o dia em que Satanás lançado no lago de fogo: 
O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 20: 10 RA). 
Até esse dia chegar, não sejamos enganados, pelo contrário, vivamos vidas santas  que reflitam a imagem de Cristo, pois só Ele é: 
Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória; mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça. (João 7: 18 RA). 
Jesus não é o leão disfarçado de cordeiro. Ele é o Cordeiro e também o Leão. 
Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.   Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. (Apocalipse 5:5-6 RA) 
A igreja de nossos dias está cheia de lobos em pele de cordeiro, isso já acontecia nos dias do apóstolo Paulo. 
Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.   Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. (Atos 20: 29-31 RA). 
Também o apóstolo Pedro nos alerta! 
Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2 Pedro 2:1 RA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário