segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Salvação é para todos?

A Salvação é para todos?
Texto básico: Isaías 52: 13 a 53:1-12. 
  Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. (Isaías 52: 13 RA)
  Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.   Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.   Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. (Isaías 53: 1-12 RA) 
Se Jesus não tivesse dito que o maior dos profetas foi João Batista, eu diria que foi Isaías, ele faz profecias de curto, médio e longo prazo. Muitas das profecias de Isaías ainda estão para se cumprir.
Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. (Mateus 11: 11 RA) 
O texto é uma das profecias mais proeminentes entre as cerca de 300 referências à vinda do Messias no Antigo Testamento. Ele pode ser chamado de “o evangelho do profeta Isaías”. Ele nos apresenta o Messias como “servo sofredor” e o “Cordeiro de Deus”. Jesus cumpriu nos mínimos detalhes o que Deus havia predito por meio deste texto, escrito cerca de 700 anos antes de seu nascimento. O versículo 12 do cap. 53 registra que Ele “levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.
Aqui o texto é claro: “de muitos”. Será que não seria de todos? O apóstolo Paulo afirma: 
Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. (2 Coríntios 5: 14-17 RA) 
De fato Cristo morreu por todos aqueles que o recebem como Senhor de suas vidas e que morrem para as coisas do mundo, isto é, é uma nova criatura.
O fato de Cristo ter morrido por todos não implica que todos o aceitem e o recebam como Seu Senhor e Salvador, pois ao homem lhe foi dado o livre arbítrio. Muitos não aceitam o sacrifício de Jesus como suficiente e por isso querem acrescentar seus próprios esforços.
Para entender melhor compreender isso, precisamos ler o capítulo 13 de Mateus. Jesus narra a parábola do semeador. A boa semente da mensagem de Deus é lançada em todos os corações. Mas ela não germina para produzir frutos em todos. Em João 15, Ele diz que nós somos os ramos, mas nem todo o ramo produz fruto e assim o que não produz fruto será cortado. Também em Mateus 22 Ele nos conta a parábola do rei que convidou a todos para o casamento de Seu filho, no entanto muitos dos convidados não deram a devida importância ao convite. Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos.
Ainda em Mateus nos capítulos de 5 a 7 é registrado o conhecido “Sermão do Monte” ou a “Constituição do Reino de Deus”. Nele Jesus não somente convida, mas apela à que as pessoas entrem pela porta estreita e sigam o caminho apertado que conduz à vida e alerta a todos que a porta larga e o caminho espaçoso conduzem à perdição.
Certamente Jesus morreu pelo pecado de cada ser humano desde Adão, incluindo todos os que nasceram ou ainda nascerão. Ele envia a Sua igreja para anunciar esta Boa Notícia (O Evangelho) a todos em qualquer oportunidade.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. (Marcos 16: 15-16 RA).
Portanto, a Salvação é para todos os que crerem, forem batizados e permanecerem fiéis à Sua Palavra.
Assim temos muitos que são os tipos de terra de Mateus 13, porém poucos são aqueles que produzem muitos frutos.
Deus deseja que todos os homens sejam salvos, mas nem todos aceitam a salvação oferecida em Jesus Cristo. 
Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:3-4 RA). 
porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,   que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. (1 Tessalonicenses 5:9-10 RA).
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. (2 Tessalonicenses 2: 13-15 RA). 
assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. (Hebreus 9: 28 RA). 
Para que façamos parte dos muitos que serão salvos devemos fazer morrer em nós a natureza do pecado. 
Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? (Hebreus 10: 26-29 RA). 
A Salvação é uma dádiva que Deus nos deu por herança, por isso, precisamos saber administrá-la. 
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. (1 Pedro 1:3-9 RA) 
Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, (2 Pedro 3: 14-15 RA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário