segunda-feira, 29 de agosto de 2016

“DE VOLTA A CASA DO PÃO”

“DE VOLTA A CASA DO PÃO” 


TEXTO:
Rute – 1: 1 a 6
1. E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2. E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4. Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Ø    INTRODUÇÃO
        Esta mensagem irá dar a muitos leitores motivos suficientes para não tomarem decisões impensadas, pois o que começa errado também terminará errado e se tem uma lei estabelecida por Deus e que é fantástica, é a lei da semeadura, e que eu entendo da seguinte forma: “ninguém é obrigado a plantar nada nesta vida, mas tudo o que se planta é obrigado a colher”. A vida é assim, se você quer que alguém te ame, você deve plantar amor na vida dele, mas se você quer ter dons, deve plantar jejuns e orações, e se você que ser abençoado deve plantar obediência e fidelidade, e é sobre isto que vamos ver, um homem que não foi fiel para com Deus, e muito menos usou de fidelidade para com o Senhor.
        O livro de Rute não é um livro comum, bem sei que todos os livros contidos na bíblia não são, mas o livro de Rute para mim é um poema, um romance, e creio eu, inspirado por aquele que sabe tudo sobre romance, Jeová, o verdadeiro cupido. Segundo alguns teólogos, o livro de Rute teria sido escrito pelo profeta Samuel, também devido à citação da linhagem de Davi, e eu creio assim, pois somente um profeta poderia ter sido tão sensível à voz de Deus para nos deixar um romance tão maravilhoso. Por isso abra seu coração e desfrute dessa mensagem.
Ø    A PARTIDA PARA A TERRA MALDITA
        A família em questão morava em Belém de Judá, e Belém significa casa do pão, e no original a bíblia diz que ouve rumores de fome, e diante deste rumor de fome, Elimeleque decide partir da casa do pão para as terras de Moabe, terras malditas, pois os Moabitas embora irmãos dos Israelitas eram filhos do incesto de Noé com suas filhas, terras malditas. Agora, como pode alguém morando da casa do pão mudar-se para as terras malditas? O que me chama a atenção é que vejo naquela família pelo menos três motivos para que eles não fossem para as terras de Moabe, as terras malditas, pois eles pertenciam ao povo escolhido por Deus, moravam nas terras que manavam leite e mel, e aquele pai não tinha só um filho homem mais dois filhos homem, o que era uma grade benção no contexto da época.
        O relato bíblico diz que Elimeleque partiu com sua família para as terras de Moabe. A bíblia não diz que Elimeleque pediu conselhos a Deus, mas tomou a decisão, e também não pediu a opinião para sua esposa e nem para seus filhos, nos mostrando que se tratava de um homem auto-suficiente para seguir o seu caminho.
        Quantas pessoas deixam a casa do pão só porque ouviram rumores de tempestades, rumores de calúnias, ou outras coisas quaisquer. Ainda que tudo isso venha, nunca saia da casa do pão.
        Diante dessa situação Elimeleque vende tudo e com o dinheiro que conseguiu foi para Moabe, e a história diz que as terras lá eram muito mais baratas do que as terras de Israel, o que me faz crê que Elimeleque comprou muito mais terras e começou a cultiva-las. Quero crer também que aquela família começou a prosperar, mas em um coração ardia a saudades pelas terras de Belém de Judá.
        E naquele lugar seus dois filhos, Malon e Quilion se casaram com mulheres Moabitas, sendo elas Orfa e Rute. Orfa significa “corsa nova”, o que nos leva a pensar em sua beleza, e Rute significa “amizade”. Assim elas aumentam a família.
        Talvez, Elimeleque até tenha ficado contente com sua pseuda prosperidade se esquecendo dos tempos em Belém de Judá, quando vivia na dependência de Jeová. Então olhando para seus celeiros ele se alegrado na fartura, porém em um dia daqueles a morte bate em sua porta, e leva Elimeleque, o engraçado é que seu nome significa “o meu Deus é rei”, mas ele não vivia o que era, Deus parece nunca ter sido o rei da vida daquele homem. Talvez, inspirado nesta história, Jesus tenha contado uma outra em que dizia que um homem abrindo as portas de seu celeiro disse: “farta-te ó minha alma. Louco! Esta noite pedirão a tua alma. E o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20). Assim foi com Elimeleque, se mostrando um louco acreditando que poderia prosperar em uma terra maldita. Saiba meu amado irmão, que no mundo não há prosperidade que te sirva, pois a verdadeira prosperidade só está na casa do pão, na padaria de Jeová, pois esta nunca, jamais, irá à falência, ela sempre terá o seu pão de cada dia.
        Mas a desgraça de estar longe da casa do pão, da padaria de Jeová, não veio sozinha, e quebra a dona morte leva também Malon e Quilion, os dois filhos de Elimeleque.
        Agora a cena é catastrófica, três viúvas em uma mesma casa, três mulheres, desamparadas e sozinhas em uma terra maldita, pois perderam seus amados. Lembre-se que no mundo você só tem prejuízos e perdas. O mundo jaz no maligno (I Jô 5:19), e o maligno veio somente para matar, roubar e destruir (Jô 10:10), então, lugar de crente não é em Moabe, mas sim em Belém, onde o pão é farto e mesmo com rumores de fome o dono da padaria não vai falir.
Ø    DE VOLTA PARA A CASA DO PÃO
        Perguntei a Deus, por que tanto sofrimento na vida de Noemi? E o nome Noemi significa “amável, agradável”, e por que sendo ela agradável e amável, Elimeleque não a deu atenção? No que ela teria contribuído para toda aquela desgraça?
        Então Jeová me disse que naquela família somente a matriarca era realmente crente, e nunca foi do agrado de Noemi ter saído de Belém, e que em todo o tempo ela sempre sentiu saudades de sua terra natal.
        Porém ouvi-se em Moabe, que Jeová havia visitado o povo, e Noemi resolve deixar aquelas terras e IR DE VOLTA A CASA DO PÃO, e agora Noemi chama suas noras e diz a elas que voltem para casa de seus pais, pois ela não poderia cuidar delas, e nem tão pouco dar-lhes filhos. A História bíblica diz que na hora da despedida elas choraram, porém Orfa vendo que sua velha sogra não poderia realmente ajuda-la resolve voltar para a casa de seu pai. Porém Rute olha para Noemi e diz a ela: “Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti”. Agora, porque Rute teria decidido ficar com sua sogra? Era quase provável que elas realmente morreriam. Então vejo que Noemi seguia os mandamentos de Deus, e suas palavras fizeram Rute se apaixonar pelo Deus de Noemi. Aqui começa nossa mensagem.
        Quando imaginei a cena de duas viúvas vestidas de preto, andando pelo deserto, eu chorei ao imaginar tanta tristeza, mas foi aí que Jeová me fez lembrar que aquilo que os olhos não viram e o que ainda não subiu ao coração do homem é o que Ele tem preparado para seus filhos. Então comecei a ficar feliz por Noemi deixar tudo e voltar para a casa do pão, agora levando consigo uma linda jovem, que embora viúva, cria no Deus de Israel.
        Mas lá no céu vejo o grande Jeová assentado e vibrando com esta história, vendo não duas viúvas, mas duas guerreiras voltando para a casa do padeiro eterno.
        Chegaram e Belém de Judá, e imagino a cara do povo, desprezando a Noemi por ter deixado ou abandonado a terra que mana leite e mel, mas eles não sabiam que a culpa era de Elimeleque. Mas Deus não se importa com as opiniões de pessoas de mente pequenas, e começa agir na vida daquelas mulheres.
        Rute deixa Noemi e vai procurar emprego, e talvez Noemi lhe pergunta, como poderia uma jovem que sempre foi dona de casa arrumar serviço? Ela responde o seu Deus agora é o meu Deus, e se Ele abriu o mar vermelho, Ele também abrirá uma porta para mim. E Rute sai e encontra uma fazenda e começa a colher espigas de cevada, e lá no céu o criador do romance esta vendo tudo.
        Deus está te vendo, pode passar pelo vale, pelas águas, ou pelo fogo, Ele está te vendo, e jamais te abandonará, pois eu sempre digo que a última palavra é de Deus e não do diabo.
        Rute se encontra com Boaz e ele depois de levar uma flechada do verdadeiro cupido se apaixona por ela, e Rute se casa com Boaz, e de viúva desamparada passa a ser a dona da fazenda. E Noemi, de viúva desamparada, condenada à morte pelas circunstâncias da vida passa a ser aquela que cuidaria do avô do futuro Rei de Israel, pois se casando com Boaz nasce Obede, pai de Jessé, que foi pai de Davi. Tudo porque elas decidiram VOLTAR A CASA DO PÃO.
Ø    CONCLUSÃO
        Gostaria de transmitir a todos, com esta mensagem que hoje ainda existe a casa do pão. Muitos se desviaram indo para as terras de Moabe, terras de maldição e lá perdem coisa que amam. Hoje Moabe é o mundo, e o mundo está tragando vidas, e vidas preciosas. Mas como eu disse a casa do pão ainda tem pão em fartura. Outros ainda não conhecem a casa do pão e ficam em Moabe como foi com Rute, e para isto Deus me colocou esta palavra, para mostrar a todos onde fica a casa do pão.
        A casa do pão, a padaria de Jeová, são as igrejas que pregam o verdadeiro Evangelho, e Evangelho significa boas novas, e as boas novas são:
JESUS CRISTO SALVA, sua vida do inferno;
JESUS CRISTO CURA, seu corpo de qualquer enfermidade;
JESUS CRISTO BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO, te dando poder e dons;
JESUS CRISTO VOLTARÁ, para buscar sua igreja.
        Este é o pão que as verdadeiras igrejas devem distribuir. E você não deve ficar nas terras de Moabe, volte hoje as terras que manam leite e mel, as igrejas. Ali Deus colocará em sua vida um Boaz, que irá te remir e cuidar de ti, tão somente creia que na casa do pão você terá toda a fome saciada, pois o pão que esta casa dá é JESUS O PÃO DAVIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário