segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A queda de uma família de sacerdotes

A queda de uma família de sacerdotes

Eli como sacerdote falhou na educação dos filhos, e isso não somente afetou a sua família, mas toda a nação de Israel. Todavia, se negligenciarmos a educação e a disciplina dos nossos filhos, também pagaremos um alto preço assim como Eli pagou. Logo podemos aprender muitas verdades com a trágica história de Eli.

1- A Queda é um processo.

Em primeiro Samuel capítulo dois, encontramos alguns passos que levaram os filhos de Eli a queda.

Verso 12- Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor  A palavra Belial vem do hebraico que quer dizer: perverso. Que passou a ser conhecido como filhos do diabo.

Verso 17- Era, pois, mui grande o pecado destes micos perante o Senhor, porquanto eles desprezavam a oferta do Senhor.

Grande era o pecado. Era um pecado tríplice: contra Deus por quebrarem a Sua Lei; contra o templo, por profanarem-no; contra o povo, por privarem-no do perdão divino, conspurcando os sacrifícios de propiação.

Verso 22- Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação.

Verso 25- Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.

2- Deus envia um homem de Deus para alertar Eli.

Verso 30- Agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.

Verso 31- Eis que vê dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa do teu pai, para que não haja mais velho nenhum em tua casa.

Verso 34- Ser-te-á por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e Finéas: ambos morrerão no mesmo dia.

E no verso 36, os descendentes de Eli chegaram a mendigar por um emprego no templo, para não morrerem de fome.

3- Deus fala com Samuel numa visão. 1 Samuel 3:13

Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.


Deus é amor, mas também Ele é justiça. Deus antes de punir sempre dá várias oportunidades, pois seu desejo é que todo homem se converta, e se volte para ele. Mas como sendo um Deus justo, chega um momento em que sua justiça  entra em cena, e o perverso é punido pelos seus atos e escolhas. Hofni e Finéias tiveram muitas oportunidades de mudar de vida, mas permaneceram no pecado até que um dia foi punido pelas suas escolhas erradas.

4- Longe de Deus Israel é vencido pelos inimigos.  1 Samuel 4

Verso 2- Dispuseram-se os filisteus em ordem de batalha, para sair de encontro a Israel: e, travada a peleja, Israel foi derrotado pelos filisteus; e estes mataram, no campo aberto, cerca de quatro mil homens.

Juntaram no arraial os anciãos e o povo e tiveram uma idéia brilhante, levariam a Arca da Aliança com um fetiche ou amuleto para que o Senhor os livrasse das mãos dos inimigos. E assim o fizeram e no meio desta multidão insensata, estavam os dois filhos de Eli com a Arca da Aliança de Deus.

E no verso cinco: Vindo a arca da Aliança do Senhor ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra.

Barulho muitas vezes não significa a presença de Deus, e foi o que estava acontecendo em Silo, muito barulho sem a presença de Deus. E hoje esse quadro se repete: Muito barulho e alarido e pouca vida com Deus.

O júbilo era tão grande, que os filisteus se atemorizaram, pois eles conheciam a fúria do Deus de Israel quando derrotou o vil faraó no Egito. Mas que triste ironia do destino, Deus encoraja os filisteus a irem para peleja e eles saem vitoriosos, foi grande a derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens de pé, foi tomada a arca de Deus, e mortos os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Diante dessa tragédia, podemos aprender que quando estamos distante de Deus e de sua vontade. Não adianta fazermos das coisas sagradas um amuleto que nos dará a vitória, pois não funcionará. O tiro saiu pela culatra, quando foram pelejar sem Arca, morreram quatro mil homens, quando levaram a Arca, morreram 30 mil homens. Logo o amuleto, não funcionou. E hoje há muitas pessoas fazendo da bíblia um amuleto e acreditam que a Bíblia aberta no Salmo 23, trará prosperidade, aberta no Salmo 91, toda obra das trevas fugirá. Com Deus não funciona assim, pois Ele dará livramento aqueles que o buscam em espírito e em verdade. Obedecer é melhor que sacrificar.

5-Eis o resumo da queda.  1 Samuel 4

Um homem de Benjamim deixou as fileiras de batalha e foi até Siló levar as más notícias do que havia sucedido. Ao saber que houve grande morticínio entre o povo, e também que os teus dois filhos foram mortos, e a arca de Deus foi tomada, caiu Eli da cadeira para trás e quebrou-se lhe o pescoço, e morreu. Estando sua nora, a mulher de Finéias grávida, e próxima o parto, ouvindo toda essa tragédia, encurvou-se e deu à luz e expirou-se. E nasceu um varão e foi colocado o nome de Icabô, que significa: Foi-se a glória de Israel.


Conclusão: A derrota vem:

1-Quando se confia mais nas coisas criadas do que no criador.

2-Quando tratam levianamente das coisas do Senhor. Levaram a Arca para o campo de batalha, quando o seu lugar era no Santuário.

3-Quando homens ímpios colocam-se a postos no comando e Deus é esquecido. O resultado foi morte de 34.000 mil homens, a perda da arca e a destruição de Siló.


Diante dessa fatídica história, que o Senhor dê graça e sabedoria para educarmos os nossos filhos nos caminhos do Senhor. E se necessário usar a disciplina para que eles não tenham o mesmo fim trágico da família de Eli. O profeta Eli errou, e Deus permitiu que essa história chegasse até nós para não cometermos os mesmos erros. Disciplinar faz parte do processo de educação e é como remédio: Remédio é bom na dose certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário