segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tricotomia - Espírito, Alma e Corpo

Tricotomia - Espírito, Alma e Corpo
Texto base I João 2.9-22; Cap.3.7-12 e Eclesiastes 12.1-8

A antropologia estuda o homem na sua totalidade, como um ser fisiológico, psicológico, social, racional, emocional e histórico.
Mas, pouco se pode dizer no aspecto metafísico, transcedente.
Como somos além do corpo físico? Existe algo a mais no interior humano? Se existe, o que é? Como é? Por que existe?
Há aqueles que entendem que o ser é formado de apenas dois elementos, o físico e o espiritual. Sendo que o espiritual e o psicológico são a mesma coisa, ou seja, alma e espírito são expressões diferentes porém tratam de um mesmo assunto. Estes que assim entendem são chamados de dicotomistas.
A dicotomia, portanto, afirma que não há diferença alguma entre o espírito e a alma humana.
Examinando a Bíblia com essa perpectiva dicotômica não consigo compreender algumas quetões de suma importância, como a questão do novo nascimento, da salvação, do enchimento do Espírito, da luta entre a carne e o espírito, etc.
O médico trata o corpo humano, o psicólogo da psique humana (da alma), mas secularmente quem trataria do espírito humano?
A resposta para essa questão é bastante vaga, mas, muitos reponderiam que a religião deveria cuidar desse aspecto da vida humana.
O cristianismo, ao meu ver, dá a melhor resposta a alma sofrida e ao espírito com relacionamento rompido com O Criador.
O livro de Romanos afirma que todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus. Esse rompimento com a Glória divina aconteceu no Jardim do Eden quando Adão e Eva decidiram ter uma vida independente do seu Criador. Não se contentaram em ser semelhante a Deus, mas almejaram ser deuses decidindo que preferiam escolher entre o bem e o mal a obedecer a Deus. As consequências desse ato trouxe muitas deformidades ao ser humano, no caráter, na integridade física, no relacionamento com o Criador, no relacionamento com o outro, e principalmente a morte espiritual imediata, pois separar-se do doador da vida significa associar-se à morte. Portanto, morte é a separação entre o espírito humano e o Espírito de Deus, pois, Deus é Espírito.
Comer da Árvore da Vida já não era mais possível, assim sobrou a Árvore da Morte como alimento, até que do alto fosse enviado o Pão da Vida, ou seja, a Árvore da Vida voltou aos homens. Mas, ainda é opcional. Só come desse Pão quem quiser. Não é obrigatório.
O Novo Nascimento acontece quando passamos a nos alimentar desse Pão da Vida. Nosso espírito que estava morto, separado, agora passa a estar religado (religare) a Deus por meio do Filho Jesus (Romanos 8.16).
Agora que decidimos por Cristo, o Espírito Santo nos constrangiu e nos trouxe ao arrependimento, somos novos seres espirituais, não nascido da carne, mas do espírito.
Ao receber Jesus em nossos corações, nós passamos a ser novas criaturas.
Algo acontece dentro de nós. Não entendemos, nem podemos ver ou perceber: É o novo nascimento. João 3. 6-8.
O Novo Nascimento acontece em nosso espírito.
Como esse novo nascimento não está na esfera da alma (razão, vontade e emoções), logo não podemos ter percepção do que acontece!

O que é a alma? Qual a diferença entre alma e espírito? O que é o ser humano? Vejamos:

PRIMEIRAMENTE VAMOS ENTENDER: O SER HUMANO NA SUA TOTALIDADE
Nós fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança. Gn.1.26
Deus é uma trindade, e assim também nos fez. Com algumas importantes diferenças:
Deus é tri uno, ou seja, três pessoas distintas em um só Deus.
As pessoas não são três pessoas em uma, mas, sim de três elementos constitutivos:
O ser humano em sua constituição é formado por: (I Ts.5.23)
1 – Corpo; 2 – Alma e 3 – Espírito.
Jesus teve Corpo, Alma e Espírito – Hb.10.5; MT.26.38 e Lc.23.46.
Ou seja, duas partes imateriais, e uma parte material, visível, que é o nosso corpo.

I - O CORPO, TODOS JÁ CONHECEM, MAS VAMOS A ALGUNS DETALHES:
O corpo humano é a casa, morada da alma e do espírito. Templo do Espírito Santo (I Co.3.16,17).
Através do corpo é que experimentamos as sensações do mundo externo.
Através dos cinco sentidos nós somos conectados à nossa alma.
Isto pode ser BOM ou Mau. Depende do uso que se faz, e do padrão moral de cada um. O nosso padrão moral é Jesus.
Que são: Paladar; Visão; Audição; Olfato e Tato (Alguns alegam que há o sexto sentido, isto não é verdade) Mas, se fosse certamente não estaria no corpo, mas sim na alma.

1 - Visão: I Jo.2.16 (concupiscência dos olhos)
A Bíblia diz que a Visão é a janela da Alma no Corpo. Ec.12.3 - (Eva pecou pelos olhos)
A maioria dos pecados entram pelos olhos, principalmente os sexuais.
Por isso devemos vigiar nossos olhos (Sl.101.3). Pois, pela janela pode entrar o ladrão (Satanás).
Tipos de olhos: Altivos Pv 6.17. Malignos Pv 23.6. O olho mau Mt 6.23. Olhos que zombam de pai e mãe Pv 30.17. Olhos cheios de adultério 2 Pe 2.14.

2 - Paladar:
A Gula (glutonaria) é um pecado que se dá pouca importância, mas é muito sério. Gl.5.21 – Diz: que os que praticam a gula, não herdarão o Reino de Deus.

3 - Tato:
O tato desperta sensações de desejo, de cobiça, de frio, de calor, de dor, etc.
O desejo pode levar a uma cobiça desenfreada. Que descontrolada pode levar até ao estupro.
A união do tato com a visão é o caminho mais curto para o pecado. Por isso o toque é bom, mas pode ser muito pernicioso.

4 - Audição:
Os rapazes já sabem que as meninas gostam de ouvir elogios, de ouvir galanteios.
Isto é normal. Até na natureza os animais demonstram seus instintos reprodutivos, sexuais, através de cantos (pássaros), de plumagens (pavão), de masculinidade (guinús, os leões marinhos,etc)
Os humanos não são tão diferentes dos animais, pois necessitam reproduzir-se.
Também tem seus códigos de flerte:
O sorriso, o charme, o olhar, mas principalmente as palavras aos ouvidos podem provocar esses instintos de preservação da espécie.
Mas, também, podem ser usadas para enganar, para ludibriar.
O Maligno sabe muito bem utilizar este sensor para transtornar a alma e o espírito com músicas de procedência maligna, como: O Rock e Músicas sensuais que despertam o desejo.
O motoboy “Francisco de Assis” assassino do parque, disse a um repórter que sua estratégia era dizer o que as moças gostavam de ouvir.
Cuidado meninas. Tem mentiroso demais por aí. Vão tentar te enganar. “Te amo! Sou louco por você!”, mas o que ele quer é outra coisa.
A racionalidade do homem o torna ardiloso, velhaco, até mentiroso para conseguir seus intentos. Mas, responsabilidade não querem.

5 - Olfato:
De todos o menos requisitado. Mas, quem gosta de namorar alguém que cheira mal?
Os perfumes podem insinuar sensualidade, e despertar o desejo. Daí ao pecado é um pulo.
Os pecados de glutonaria e embriaguez são estimulados pelo o paladar e o olfato (Lc 21.34).

II - A ALMA - VEM DO HEBRAICO “NEPHESH” E DO GREGO “PSYCHE”.
Tudo que a alma conhece, os prazeres e toda dor, só são possíveis devido ao nosso corpo. O corpo passa à alma todos os estímulos, as sensações, todo prazer e até mesmo a dor.
O corpo é o agente externo da alma. Ele nos põe em contato com o mundo exterior.
A alma é a sede das nossas emoções, da razão e da vontade. Juntas formam a personalidade humana (a alma).
A Emoção - O coração é a sede das emoções. O coração é a oficina da alma.
A emoção milita contra a razão, quando esta é deixada sem controle.
A Bíblia ensina que os jovens devem ser MODERADOS.(Tt.2.6-8)
Nem toda emoção é maléfica. A alegria é uma boa emoção. O medo é uma boa emoção quando nos preserva a vida, mas quando ultrapassa os limites da razão se transforma em pânico, terror.
A emoção é bombardeada constantemente por agentes externos de Satanás, que querem escravizá-la. Um dos meios para isto são as drogas. As drogas submetem a emoção, e reduzem a vontade a mera geradora de satisfação.
A Vontade – O desejo (Gr. Epithumia), a cobiça é um impulso da vontade. A vontade pende para a emoção, pois é mais gostoso, dá mais prazer. A vontade do ser é sempre a satisfação.
Os sonhos atuam diretamente na vontade. Compelem a agir em busca de sua realização.
Porém, quem deve ser o carro chefe é a razão. O comando deve ser da razão, mas também deve-se dar ouvidos ao coração com cautela.
Muitos casamentos não dão certo porque são governados pelas emoções e vontade.
(Rm.7.15 – 8:16 Leia) Paulo está em luta contra aquilo que sua carne, seu corpo, tem fácil acesso, isto é o prazer que a sua alma já conhece. Veja que aqui a Alma de Paulo se associou a seu corpo para tramarem contra o seu espírito.
(Gálatas 5:17) Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
A grande disputa de Satanás hoje é por sua alma.
A alma é imortal. O corpo é pó, e para o pó voltará (Ec.12.7).
Mais vale uma alma do que tudo o que há no mundo (Mc.8.36,37).
Quando o corpo perece a alma se retira. (I Re 17.21,22)
Emoção e instinto trabalham juntos no flerte para encontrar o par desejado. Mas, vc não é dirigido por instintos, mas sim pela razão, então cuidado.
Todos os sentimentos que existem já existiam antes da queda, até mesmo o ódio. Tanto que quando nos convertemos não adquirimos nenhum sentimento novo e também não perdemos.
O ódio em si não é um sentimento ruim. O pecado o distorceu e o conduziu para o mal.
O ódio seria aversão. O justo odeia a palavra mentirosa (Pv13.5).
A Razão – é a parte lógica do ser. A sobriedade, nitidez de raciocínio, a Lógica, e as Decisões da Vida deveriam ser orquestrados pela Razão.
O ser espiritual não deveria ser controlado por sua alma, mas por seu espírito. Porém, não sem a atuação da razão, emoção e vontade.

III - ESPÍRITO HUMANO – VEM DO HEBRAICO “RUACH” E DO GREGO “PNEUMA”.
Espírito é o fôlego da vida que Deus soprou no homem.
O espírito humano é de Deus, mas não é Deus no homem. (Isto é gnosticismo)
O espírito humano (na conversão) ganha vida diante de Deus, é o novo nascimento. (Rm.8.16)
É nessa dimensão que nós adoramos a Deus. (Jo.4.23,24).
O espírito nos conduz em santidade e retidão orientando a alma a tomar as decisões certas. (Sl43.5) O salmista diz que sua alma deveria esperar em Deus. É de lá que vem a solução, a orientação, das regiões celestiais. (Ef.1.3)
O espírito nos diferencia dos animais, pois os animais não podem se relacionar com Deus.
Mesmo a alma dos animais difere da alma dos homens, pois a razão, não está presente nos animais. Um animal não raciocina à semelhança do homem. Suas decisões são por instinto ou sugestão.
No espírito que temos experiências com Deus.
O falar em línguas estranhas acontece na esfera espiritual. Quem fala, na verdade, é o espírito humano e não o Espírito Santo (I Co.14.2,14,32).
Falar em línguas é para edificação pessoal, e não para edificação coletiva. Edificação coletiva é através da pregação, da profecia, do ensino.
Quando se profetiza, se prega, ou se ensina, o espírito humano recebe do Espírito Santo a revelação de Deus e o servo de Deus edifica a todos na Igreja.
O espírito humano tem duas faculdades: 1 – Consciência e 2 – Fé.
A fé não se alicerça na razão (alma), mas sim no espírito humano.
A consciência é tocada pelo espírito, se este estiver em sincronia com o Espírito Santo, mas pode ser cauterizada (Tt.1.15) se a alma tomar a direção do ser humano (I Tm.4.2). O coração humano é traiçoeiro. Jr.17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Como podemos ouvir a voz do Espírito Santo, assim também podemos ouvir espíritos enganadores(I Tm.4.1).
O espírito trava uma luta com a carne, para te conduzir (corpo,alma e espírito) a Cristo.

CONCLUINDO
A diferença do cristão e o não cristão está nos relacionamentos, no namoro, noivado e casamento. Origina-se no espírito, vai para a alma e da alma para o corpo. Enquanto que os jovens sem Cristo fazem isto em sentido inverso, do corpo para a alma e da alma talvez para o espírito angustiado e prisioneiro.
O Jovem cristão é diferente do Jovem sem Cristo porque tem um espírito humano vivo diante de Deus. Na verdade todos os salvos tem vida diante de Deus.
O pecado nos assedia bem de perto, e nossas almas podem ser facilmente seduzidas pelos prazeres.
Mas se andarmos no espírito, e mantivermos nossa candeia bem acesa, então, obteremos a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário