segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A Vida Cristã, O Mundo e a Politica

A Vida Cristã, O Mundo e a Politica
 
1Jo 3.7-14

Intr.

João agora em diante resolve mostrar a antítese existente na vida humana, pois se por um lado o viver para Cristo consiste em se ter uma vida totalmente diferente da vida mundana, o viver para o diabo constitui essa antítese ou paradoxo existente entre o santo e o profano. Não se pode servir a dois senhores; não é lícito viver em metades, não é admissível que participemos da mesa posta para os santos e da mesa posta para os profanos. João aproveita para falar sobre as diferenças existentes entre a vida cristã e a vida mundana, seja: na igreja, na família, na sociedade ou na Política.

1    Quem pratica o Pecado é do diabo:

João não está especificando, discriminando alguém ou algum grupo de pessoas, ele afirma de forma categórica que qualquer pessoa que pratica o pecado é do diabo:

a)    O fato de o diabo viver pecado sempre e desde o principio, o faz amante do pecado, e todo o que resolve viver na mesma prática torna-se, portanto, afiliado dele, filho por assim dizer; simpatizante das suas práticas.
b)    Não há privilégios para ninguém: quem pratica, diz João...(grande ou pequeno, sábio ou não, formado ou não, qualquer que vive pecando).
c)    João falou sobre alguém que é desde o principio: assim como o diabo peca desde o principio, Deus o combate desde o principio.

2    As Obras do diabo:

João de forma implícita faz menção das obras próprias do diabo:

a)    O medo e a dor
b)    Transgressão e opressão
c)    Injustiça e a mentira
d)    A vaidade e o ódio
e)    A inveja e a maledicência (difamar os outros, ter prazer em relatar da vida de outro)
f)    E coisas semelhantes


3    Cristo Veio Desfazer as Obras do diabo:
Por meio da sua obra vicária no calvário, Jesus Cristo na vida daquele que o aceitou de inteiro coração, desfaz a cada dia as obras que outrora eram peculiares a nós, e que as fazíamos por não conhecer aquele que é o redentor para todo o sempre.

a)    A graça de Deus em Cristo Jesus nos revela a maneira certa de vivermos – Tt 2.11...
b)    Jesus veio para tirar os pecados que nos antepassados estavam encobertos... Rm 3.10-24
c)    A finalidade das obras do diabo é causar o mal nas pessoas – Cristo, contudo, veio que tenham vida e a tenha em abundância.
d)    Desfazer as obras do diabo é portanto, causar no homem um efeito oposto que é o bem, a vida, a paz, a alegria e a felicidade...

4    Todo aquele que permanece nele não peca:
Não pode pecar porque é nascido de Deus.

Tais declarações não devem ser atenuadas, ou seja, menorizadas. Existe uma incompatibilidade entre o pecado e a profissão cristã, e nunca devemos ser complacentes com ele, mesmo que se trate de pecado ocasional. João mostra-nos duas situações pertinentes:

a)    Todo aquele que vive em Deus, não vive na prática do pecado
b)    Todo aquele que vive na prática do pecado, não o viu, nem o conheceu, pois o tivesse visto ou o conhecido, seria diferente.
c)    A vida do novo crente é uma vida de constante separação do mal, enquanto a vida do pecador habitual, é uma constante de separação das coisas que são de Deus.
d)    Não é a lei que obriga o verdadeiro crente seguir a cristo, mas o amor, que age como lei maior e nos constrange a deixarmos o mundo e as coisas que mundo há para assim, seguirmos a Jesus, pois permanece em nós a semente de Deus, a sua palavra.



5    Como Conhecer a filiação a Deus?
As últimas palavras do vers. 10 sugerem uma conexão íntima entre a justiça e o amor fraternal; isto é reforçado na seção que segue, onde todo o dever cristão está resumido na obrigação do exercício do amor.

a)     A pratica da justiça implica na semelhança do Criador, assim, aquele que é filho de Deus tem como regra de vida a prática da justiça pois essa faz parte da sua vida, pois como filho amado, aprendeu com o seu Pai, Ef 5.1
b)    Praticar a justiça é um ato reivindicativo de quem é de fato de Deus, por isso, todo o que é nascido de Deus é justo, como ele também é justo.
c)    O contraste com a pratica da política partidária e secular é realçada aqui porque, como o mundo jaz no maligno, embora a política seja neutra em sim, as forças que a influenciam faz assim a grande diferença neste contexto.
d)    É preciso que homens realmente de Deus, constante na fé, que não se vendam para a corrupção, que se oponham a ação do mal, que amem a Deus e não sejam covardes para se venderem por interesses pessoais, que não façam negociatas, que sejam íntegros para com Deus para que a política tenha desenvolvido o seu papel principio que é proporcionar um governo igualitário, justo, fiel, bom, misericordioso, amoroso, piedoso e acima de tudo, honesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário