segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A carreira de um vencedor!

A carreira de um vencedor!
Texto básico: 1 Coríntios 9: 27-27.   
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. (1 Coríntios 9: 24-27 RA).
 Atletas que são enviados por seus países para participarem das competições internacionais, normalmente são enviados não somente para participarem, mas para ganhares as provas. Muitos realizam um esforço quase que sobre-humano para ir até o final.
Um exemplo disso tivemos nas Olimpíadas de 1968 no México. O atleta maratonista John Akwari da Tanzânia, cruzou a linha de chegada em último lugar, chegando mais de uma hora após o vencedor. Nunca alguém havia chegado com tanto atraso em uma maratona. Ele sofrera uma queda ao longo do percurso, e se arrastou para dentro do estádio com um curativo na perna cheio de sangue.
Quando lhe perguntaram por que continuou a correr apesar de sua dor, ele respondeu: “O meu país não me enviou aqui só para iniciar a corrida. Ele me enviou para terminá-la”.
O verdadeiro cristão também tem uma corrida proposta. Ao longo do percurso, com certeza, surgirão muitas dificuldades, mas apesar disso é preciso continuar com perseverança, até alcançarmos a linha final. Para vencer o mundo, certamente passaremos por tribulações. 
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16: 33 RA) 
O apóstolo Paulo passou por essa experiência, como ele nos conta: 
São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame? Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. (2 Coríntios 11: 23-30 RA) 
Apesar de tudo isso, Paulo teve uma firme convicção da necessidade de prosseguir para cruzar a linha de chegada.
Ser Atleta de Cristo, não é uma tarefa fácil. O Senhor nos escolheu para sermos vencedores e, ser vencedor é cruzar a linha final, é prosseguir para o nosso alvo que é Cristo Jesus.
 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.(Filipenses 3: 12-14 RA). 
Muitos são os que iniciam a carreira, mas poucos são os que cruzam a linha final. Muitos são os que se convertem, mas desistem no meio do caminho por causa das circunstâncias que os cercam. Se estivermos preocupados em olhar para os obstáculos, certamente não enxergaremos a linha de chegada. Por isso, muitos ficam pelo caminho.
Por isso, não devemos olhar para as circunstâncias, mas para Cristo. 
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2 RA). 
O importante para o Cristão não contemplar o prêmio, mas as mãos feridas daquele que venceu por nós: Jesus Cristo. 
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. (Romanos 8: 37 RA)
Em Cristo somos vencedores, é isso que nos anima a prosseguir para que quando chegarmos ao final da corrida possamos dizer como o apóstolo Paulo: 
Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.   Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2 Timóteo 4: 5-8 RA). 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário