segunda-feira, 5 de junho de 2017

UMA PROFECIA PARA OS NOSSOS DIAS

UMA PROFECIA PARA OS NOSSOS DIAS
 
“Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo” (Jeremias 23:30). 

Vamos à leitura bíblica do texto: 
Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do Senhor, e por causa das suas santas palavras.
Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta.
Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor.
Portanto o seu caminho lhes será como lugares escorregadios na escuridão; serão empurrados, e cairão nele; porque trarei sobre eles mal, no ano da sua visitação, diz o Senhor.
Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.
Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra.
Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de felporque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do Senhor.
Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?
Eis que saiu com indignação a tempestade do Senhor; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
Não se desviará a ira do Senhor, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.
Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.
Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o Senhor.
Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.
Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?
Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.
Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
"Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor" (Jeremias 23:9-32) (grifos meus). 
O principal objetivo de quem foi chamado por DEUS para ser sacerdote ou profeta, ou qualquer outra liderança espiritual que se nomeie, é o de viver corretamente e falar a Verdade ao seu próximo. Falar a Verdade corresponde: 1) a não interpretar, por visão humana, o que é dito ou lido nas Sagradas Escrituras; 2) a não agradar o próprio interesse ou o interesse alheio, buscando sempre a justiça e a verdade da situação.
Ora, quem foge a essas duas regrinhas básicas e indispensáveis, não está exercendo a plenitude da Verdade, mas utilizando-se da “meia-verdade” ou da inverdade total, o que já despertaria a tristeza no Espírito Santo.

VIVER E FALAR A VERDADE. Esses são os dois requisitos essenciais de todo aquele que se propõe ser filho ou filha de DEUS. Ainda que um líder ou uma “ovelha” não esteja com a vida coerente com a Verdade, não pode jamais ignorar, desprezar ou tentar adulterar essa Verdade, a qual tem que confrontá-lo. Assim, fica mais fácil de haver uma transformação, uma mudança em seu viver, do que preferir caminhos de máscara, de mentira, de adaptações hipócritas.
A Verdade diz que qualquer homem ou mulher que repudiar o seu cônjuge primeiro e se unir sexualmente a uma nova pessoa estará cometendo adultério, tornar-se-á adúltero, tanto ele com a nova pessoa, além de expor a sua legítima esposa ou marido também ao adultério. Adulterar significa “falsificar, corromper, alterar, modificar”; e pode ser extensiva a dois tipos básicos: o adultério físico, sexual, o olhar impuro de alguém casado em relação a outro indivíduo (“Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Mateus 5:28) e o adultério espiritual, quando se deixa de viver a doutrina de CRISTO para seguir conselhos puramente humanos. Essas são características de quem não anda na Verdade, de quem não tem compromisso com o Reino de DEUS.
A Lei antiga dizia que tanto o adúltero como a adúltera deveriam ser mortos por apedrejamento (Levítico 20:10). Até hoje essa Lei é praticada em alguns países. À época da Graça, ou seja, de JESUS, a consequência do adultério recebe nova feição. Se algum adúltero ou adúltera se arrepender, confessar e abandonar o pecado, receberá o perdão de DEUS e as misericórdias do PAI. A Bíblia ilustra o diálogo de JESUS com uma mulher que foi pega em flagrante adultério e levada à presença do Filho de DEUS para ser apedrejada pelos doutores da Lei. JESUS fez que eles se enxergassem também impuros, cheios de pecado. Assim, a mulher não foi apedrejada e morta, e, o melhor, ainda recebeu o perdão e as misericórdias de DEUS nas seguintes palavras: “(...) Vá e não peques mais” (João 8:11).
O adultério, nos tempos de hoje, esconde-se por trás da máscara do recasamento (nem tanto do divórcio em si, pois se houver apenas o divórcio sem o desejo de nova união sexual, não constitui necessariamente adultério). O diabo, pela ignorância e desejo de pecar das pessoas, viu, na questão da concupiscência carnal, desde os primeiros tempos, uma porta escancarada para enganar e aprisionar uma multidão, inclusive, dentro dos templos religiosos (o adultério mais preocupante não está no mundo, mas aquele que se esconde por trás da máscara da hipocrisia religiosa, pois leva a pessoa a acreditar que está na presença de DEUS sem está).
A destruição do primeiro mundo, a época de Noé, se deu por causa dos pecados sexuais (adultério e fornicação). As cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas também por causa dos mesmos pecados sexuais. Paulo chamou atenção das igrejas primitivas ao aparecimento dos pecados sexuais (basta lermos Romanos 1:18-32 e 1 Coríntios 6:9-11), em quase todas as suas Epístolas. O mundo hoje não difere nada das épocas passadas. É comum namorados, dentro dos templos, praticarem fornicação (sexo antes do casamento), como é, tristemente comum também, pessoas se amasiarem, morarem juntas, como se fossem casadas. É triste, mas é verdade, que os templos religiosos estão contaminados de pessoas em adultério, ou segundo, terceiro ou mais casamentos, com a convivência das falsas autoridades; e, pior, fazendo a obra. Enfim, o desejo pelos pecados sexuais continua, nos dias de hoje, a ser a principal causa que afastam as pessoas de DEUS e as impede de serem salvas. As pessoas andam e militam nos desejos carnais. Tais desejos ocupam mais de 90% da mente e do coração das pessoas, ainda que elas não percebam. Não há salvação para quem vive escravo de qualquer pecado, e não abre mão dele de maneira nenhuma.
Infelizmente, são raríssimos os jovens que se casam virgens e guardam os seus corpos para o casamento. Como são raríssimos os casais casados em primeiro casamento...
Por essa razão, não acredito, de maneira nenhuma, na salvação dessas pessoas, dessa geração. ESSA GERAÇÃO VAI SE PERDER E SUCUMBIR NOS PECADOS SEXUAIS E NA HIPOCRISIA RELIGIOSA. Não acredito, segundo a Palavra de DEUS, que a Graça de DEUS dê a salvação a uma pessoa que não quer consertar a vida, renunciar aos prazeres carnais, ter um coração puro e perdoador: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” (Romanos 6:1-2).
De sorte que, todo aquele que um dia almeja ser morador da glória de DEUS precisa, urgentemente, desprender-se do jugo, da escravidão do pecado, ainda que doa, ainda que sofra, ainda que tenha que perder algum membro do corpo. Não há salvação sem santificação, sem renúncia.
Hoje, a maior vergonha, os maiores escândalos estão dentro dos templos religiosos. O que se almeja? Abrir templos e multiplicá-los, elaborar cultos bonitos e bem planejados, enchê-los e enriquecer as contas bancárias das empresas religiosas, dos falsos líderes, com os dízimos e ofertas alçadas. A riqueza, a avareza enferrujam a alma do homem, cauterizam a sua mente e o tiram da presença de DEUS. Com a mente cauterizada, nenhum líder jamais conseguirá enxergar essa Verdade.
Os sacerdotes e os profetas do tempo de Jeremias também não enxergavam. Eles são os mesmos de hoje. DEUS confirmou para mim por esses dias: “São os mesmos!!”
Se lermos atentamente o texto, veremos que todos os pormenores se repetem nos dias de hoje. Há profetas e há sacerdotes altamente contaminados pelo pecado do adultério, impregnados de maldição, dentro daquela que era a Casa do SENHOR, fazendo a obra. Não só são adúlteros como incentivam os outros também a sê-los como se fosse algo normal, de DEUS. Usam, da mesma maneira que fazem hoje, o Nome de DEUS e desejam a Paz. Leiam mais uma vez o versículo 17 e procure entendê-loDizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós". Eles falam continuamente aos que desprezam a DEUS, a Palavra do SENHOR e andam na dureza dos seus corações: “O Senhor diz que vocês terão Paz e que nenhum mal virá sobre vocês”. Afinal, hoje também não é assim? Maridos e esposas repudiam seus cônjuges por outras pessoas e depois vão com elas aos templos. Quando abrem a verdade, ouvem da liderança o seguinte conselho: “Fiquem em Paz! DEUS já os perdoou. Nenhum mal lhes sucederá...”.
O triste é quando o SENHOR compara os profetas de Jerusalém com os profetas de Samaria. Estes profetizam por Baal e fazem o povo de Israel errar o caminho (parece que isso é normal para a condição espiritual incrédula e ignorante deles). Os outros, que se dizem de DEUS, da linhagem de Jerusalém, fazem coisas piores: “cometem adultérios e andam com falsidade” (releia os versículos 13 e 14). Andar com falsidade é viver com máscara, fugir da Verdade plena. O versículo 14 diz que esses profetas têm se tornado, para DEUS, como Sodoma e, seus seguidores, como os moradores de Gomorra. Quem segue os falsos líderes recebem a mesma feição que eles. E se são iguais aos daquelas cidades pecaminosas, terão o mesmo fim: fogo e enxofre.
No meio de tanto pecado, de tanta abominação, DEUS exalta a Soberania DELE: “Acham que vão me enganar? Acham que não contemplo tudo o que fazem? Acham, acaso, que podem se esconder de mim? Eu encho os céus e as terras” (releia o versículo 24).
Eles vivem assim e incentivam os outros a também permanecerem nos mesmos pecados que defendem, porque não quiseram ouvir os conselhos do SENHOR e atentarem para a Sua Palavra (versículo 18). Por fim, DEUS diz: “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o Senhor” (versículos 31-32).
Se DEUS é contra a esse tipo de pessoa, nós, cristãos, também devemos ser. Não podemos ser coniventes nem expectadores de líderes carnais, que só ministram aquilo que é favorável aos seus umbigos.
O texto de Jeremias é uma profecia para os nossos dias. Ele é bem atual e verdadeiro em tudo.
Se eu, como pastor, bato sempre na tecla dos pecados sexuais, é porque o SENHOR, pela misericórdia DELE, me levantou como uma voz, ainda que solitária e no deserto, para servir de testemunha àqueles rebeldes e desobedientes. Volto a dizer e ainda que tenha que repetir isso por um milhão de vezes: SEGUNDO CASAMENTO DE PESSOA DIVORCIADA É ADULTÉRIO. ADULTÉRIO É UM PECADO SEXUAL, QUE AFASTA OS ADÚLTEROS DA PRESENÇA DE DEUS E OS ROUBA A SALVAÇÃO DA ALMA.
Ainda há tempo de arrependimento e abandono do pecado. Quem quiser ser santo, chamado Filho de DEUS, justificado pelo Sangue de JESUS, precisa viver e andar como ELE andou. Há lugar para você. Se esta Palavra falou profundamente ao seu coração, chore aos pés do SENHOR, abandone o adultério, peça perdão a sua esposa e marido, humilhe-se, e volte para casa. Não há outro caminho para você, se quiser, um dia, ser morador do reino de DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário