segunda-feira, 9 de abril de 2018

Os três diferentes tipos de filhos de DEUS?

Os três diferentes tipos de filhos de DEUS? 

Quem são os filhos de Deus? O nascimento espiritual faz com que uma pessoa seja um filho de Deus. A Bíblia diz em João 1:12-13 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”

Deus nos oferece a oportunidade de sermos Seus Filhos. A Bíblia diz em 1 João 3:1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.”
Os Cristãos são adotados e fazem parte da família de Deus.

A Bíblia diz em Romanos 8:16 “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Gálatas 4:4-5 “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”

Quem nunca ouviu alguém dizer,"Eu mereço ser feliz ,porque também sou filho de DEUS!". Agora será que realmente todos nós podemos dizer que somos filhos de DEUS ?

E o que a Bíblia, que é a palavra do PAI CELESTIAL nos diz? As Escrituras Sagradas realmente falam a respeito da paternidade universal de DEUS, mas não da forma que muitos alegam.

Na Bíblia vemos três formas de filiação divina,vejamos:

1. Criação: A primeira forma de filiação divina é a criação, exemplo disso são todos os seres humanos, por serem criados conforme a imagem e semelhança de DEUS PAI veja At:17-22,31, e os anjos apesar de não serem criados conforme a imagem e semelhança de DEUS, também são chamados de seus filhos devido o ato da criação, como descrito no livro de Jó capítulo: 1 e verso 6, e capítulo 2 e verso 1 do mesmo livro.
Somos todos filhos de DEUS no sentido de termos a nossa origem em DEUS.

2. Eleição: No que se refere a filiação divina não podemos perder de vista a eleição,ato soberano de DEUS.O povo de Israel é o maior exemplo de eleição divina, pois foi o povo adquirido por DEUS, nação eleita, veja Is:14-1,Is:41-8 e Rm: 9-1,33

3. Adoção: Nesta terceira forma de filiação divina se encontra a mais bela expressão de amor de um DEUS riquíssimo em misericórdia, que nos amou,mesmo estando mortos em ofensas e pecados deu-nos a oportunidade, chance e opção de escolhermos sermos feitos seus filhos por meio da fé em seu Único Filho, que morreu por todos nós na cruz do calvário, Jo:1-12,13 "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem em seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de DEUS...".

Neste texto vemos claramente a obra do SENHOR através do seu Espírito em todos os que crêem em JESUS, pois este novo nascimento na qual nos tornamos filhos de DEUS, não é por meio de um processo natural que traz pessoas ao mundo, não do sangue (literalmente sangues), sugerindo a mescla das correntes sanguíneas paterna e materna na procriação, e nem da vontade da carne, que sugere o desejo natural e humano de se ter filhos, muito menos da vontade do varão (palavra usada para marido ou homem), que sugere o desejo especial de se ter descendência que continue o nome da família, mas sim do próprio DEUS na qual nos deu o seu ESPÍRITO SANTO pelo qual clamamos Aba Pai,conforme escrito em Rm:8-15,16..

,b>"Porque não recebestes o espírito de escravidão,para outra vez estardes em temor,mas recebestes o Espírito de adoção de filhos,pelo qual clamamos: Aba Pai!O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS..."

A adoção divina não se trata de reencarnação ou outras crenças contrárias a palavra de DEUS como dizem alguns por aí,e muito menos é alcançada por méritos humanos,e sim pela fé em JESUS,tratasse de conversão,abandono de velhas práticas pagãs e uma nova vida seguindo e obedecendo á Cristo,é despir-se do velho homem,deixar que ele morra e nasça dentro de si uma nova criatura,veja:2ªCo:5-17 e Ef:4-17,24.

Não basta apenas ter um conhecimento teórico das coisas de DEUS e da sua palavra,e dizermos "eu também sou filho de DEUS",é preciso nascer de novo,foi o que o próprio JESUS disse a Nicodemos,mestre da lei em Israel.(Jo:3-3,7)..."JESUS respondeu,e disse-lhe:Na verdade,na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de DEUS.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? JESUS respondeu:Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de DEUS. O que é nascido da carne,é carne, e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo... "Para termos o direito de sermos feitos filhos de DEUS precisamos nascer do alto, de cima.

A água pode se referir a ênfase de João Batista dada ao arrependimento e purificação do pecado como antecedente necessário, pode-se referir também a Palavra de DEUS, 1ªPe:1-23..."Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de DEUS, viva, e que permanece para sempre..."

O Espírito se refere ao ESPÍRITO SANTO DE DEUS, agente regenerador e transformador, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, Jo:16-8, mostrando-nos a necessidade de mudança e salvação dada somente por JESUS, nosso único mediador entre DEUS e os homens,1ªTm:2-5..."Porque há um só DEUS e um só mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO homem..."

"Todo aquele que crê que JESUS é o Cristo, é nascido de DEUS..."1 Jo:5-1, e então será que realmente você pode dizer que é um filho de DEUS, se a resposta for não está mais do que na hora de ser feito filho de DEUS, creia em JESUS e confesse-o como o seu SENHOR, e único e suficiente Salvador desfrutando assim de um relacionamento íntimo com o PAI CELESTIAL, podendo dizer realmente: "eu sou filho de DEUS"...

Deus é Criador de tudo quanto existe. Logo, todos somos e todas as coisas são, criação de Deus. Mas, filho de Deus só é aquele que é gerado pela semente de Deus. Considere comigo: Para que surja um filho, é necessária a união da semente do homem ao óvulo da mulher... a vida de tudo quanto é vivo e que se reproduz está em sua semente...

Na semente de uma laranja está uma laranjeira... na semente de um abacate, está um abacateiro... na semente de um gato, está outro gato... na semente de um homem pecador (porque é isto que somos), está outro pecador!

Deus também tem semente, ela se chama "Palavra de Deus" - lemos isto em Lc 8.11 na Parábola do Semeador: "Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus".

Esta semente, a Palavra de Deus, veio ao mundo na forma de homem... logo, a semente de Deus é uma pessoa, ela se chama Jesus, em hebraico é Yehoshua = O Senhor é Salvação!

Então, as palavras de Deus são sementes... nelas está o poder da vida - é por isso que Jesus declarou certa ocasião: "...As palavras que eu lhes disse são espírito e vida" (Jo 6.63).
Mas para que a vida, que está na semente, venha à luz, outro elemento se faz necessário.

As sementes de plantas precisam da terra... as sementes dos animais precisam da fêmea... a semente do homem precisa do óvulo materno... a semente de Deus precisa do Espírito de Deus.

A Bíblia mostra que na criação, Deus falava a palavra no caos e o Espírito cobria a Sua palavra... pois da união entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, tudo veio à luz.

Esse é o método de Deus: da união entre a Palavra e o Espírito, a vida é gerada.

Quando chegou o momento de Jesus vir ao mundo, Deus usou esse método.
Ele enviou Sua palavra a Maria... o arcanjo Gabriel foi portador dessa palavra, ele falou pra Maria: "Darás a luz um Filho... o Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus".

Por quê? Porque a semente que o geraria era de Deus, e não do homem... mas como poderia a semente germinar?

O arcanjo explicou pra Maria: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra" (Lc 1.35).

Foi assim: da união entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, o Filho de Deus foi gerado.

Jesus mesmo declarou: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito (único), para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

Agora, Deus passou a ter um filho na terra... mas o plano de Deus é gerar outros filhos.
Por isso, Jesus veio na forma de homem e morreu na cruz... Ele tomou tudo quanto pertence ao homem pecador: nosso pecado, nossa doença, nossa maldição, condenação e morte. Levou tudo com Ele para a cruz.

Na cruz de Jesus, portanto, estava crucificado com Ele, toda a nossa natureza pecaminosa... o nosso castigo caiu sobre Ele... Jesus sofreu o nosso sofrimento, morreu a nossa morte....

E, foi sepultado, porém, daí a três dias, pelo poder do Espírito Santo, Jesus foi ressuscitado, Ele tornou a viver novamente!

E então, algo incrível aconteceu: Depois da ressurreição de Jesus, Ele não é mais chamado unigênito (único), mas primogênito (isto é, primeiro - Hb 1.6).
Porque agora Ele se tornou cabeça de uma nova raça: os filhos de Deus!

Jesus é a semente de Deus... Ele tem a vida de Deus!

E desde que Jesus Se encontrou com os discípulos, após a ressurreição, e soprou sobre eles o Espírito Santo, Jesus o Filho de Deus - tem se reproduzido em outros filhos para Deus. Aleluia!

Por isso, hoje, a questão mais importante para a vida é esta: Você já é um deles? ...você pode afirmar com certeza que é um filho de Deus?
Porque não é suficiente que você responda: "Bem, meus pais são cristãos, eles são crentes desde que eu nasci... então, eu sou cristão...". Não!

Não é suficiente que você responda: "Eu pertenço a uma igreja... eu evangelizo... dou o dízimo... então, suponho que sou um filho de Deus!" Não!

A Bíblia mostra quais são os sinais, quais são as características das pessoas que se tornaram filhas de Deus. Você gostaria de conhecer as características de alguém que se tornou filho de Deus?

Utilizando a Primeira Carta de João, posso mostrar pra você, quais são as marcas características dos que são filhos de Deus.

A. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE NÃO COMETE O PECADO COMO UM HÁBITO

(Jo 5.18): "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado...". ..outra versão da Bíblia traz: "Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando...".

A pessoa que se tornou filha de Deus, ela não comete o pecado como um hábito... ela não peca mais com o seu coração, ela não peca mais com a sua vontade, como fazem as pessoas que ainda não foram transformadas em filhos de Deus.

Havia um tempo na vida dessa pessoa em que ela não se preocupava se suas atitudes eram pecaminosas ou não... se eram más ou não... havia um tempo em que ela não se entristecia depois de fazer o mal, depois de cometer o pecado... porque ela e o mal, ela e o pecado, eram amigos!

Mas agora, porque se tornou filho de Deus, essa pessoa odeia o pecado, ela foge do pecado, ela luta contra o pecado... pra ela, o pecado passou a ser uma praga, e ela se entristece na presença do pecado, e lamenta quando comete pecado, e por causa disso tudo, o que ela mais deseja é se libertar do pecado.

Resumindo, para alguém que se tornou filho de Deus, o pecado não causa mais nenhum prazer, nenhuma satisfação.

O pecado, para o filho de Deus, se tornou uma coisa detestável... ele não pode evitar a presença do pecado, mas pode afirmar com sinceridade que odeia o pecado e que o grande desejo da sua vida é não pecar mais, é não pecar de maneira alguma.

Esta é a característica daquele que se tornou filho de Deus... O que acabei de mostrar, aplica-se à sua vida? Você é filho de Deus?

B. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE CRÊ QUE JESUS É O ÚNICO SALVADOR

Em Jo 5.1, lemos isto: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus...".
Uma pessoa nascida de novo, ou seja, que passou pela experiência de se tornar filha de Deus, ela crê que Jesus Cristo é o bendito Filho de Deus, enviado ao mundo para salvar e que, além dEle, não existe outro Salvador para a sua alma.

Isso significa que o que se tornou filho de Deus, é uma pessoa que não vê nada em si mesmo, exceto indignidade, ela se vê injusta para com Deus, se vê impura, imunda em seus pecados...

Mas ela crê que, por causa da morte de Jesus na cruz, está considerada justa aos olhos de Deus e que pode aguardar a morte e o juízo final sem ficar alarmada, sem ficar amedrontada.

Essa pessoa, que se tornou filha de Deus, ela pode ter suas dúvidas e temores, mas se você perguntar pra ela se suas esperanças de viver no céu após a morte, estão baseadas em sua própria bondade, em suas realizações, em suas orações, em sua igreja... observe o que ela irá responder.

Pergunte à alguém que se tornou filho de Deus, se ele irá abandonar Jesus e colocar a sua confiança em santos como Pedro, João, Maria ou anjos como Gabriel, Miguel...

Essa pessoa responderá que, embora esteja realmente se sentindo fraca e má, ela não desistirá de Jesus em troca de todo este mundo... ela dirá que em Jesus tem encontrado preciosidade e doçura para sua alma, uma preciosidade e doçura que não pode ser encontrada em nenhuma outra pessoa, e que, portanto, ela tem é que se apegar mesmo somente a Jesus.

Apresentei para você esta segunda característica de alguém que é filho de Deus.
O que o apóstolo João falou aplica-se à sua vida? ...você é filho de Deus?

C. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE VIVE EM SANTIDADE

Lemos sobre isto em 1Jo 2.29: "Já que vocês sabem que Cristo sempre fez o que é certo, devem saber também que quem faz o que é certo é filho de Deus".
A pessoa nascida de novo, ou seja, que passou pela experiência de se tornar filha de Deus, é alguém que vive em santidade... é alguém que se esforça em viver de acordo com a vontade de Deus... é alguém que se esforça em praticar aquilo que agrada a Deus e que faz tudo para evitar aquilo que Deus não gosta.

Aquele que se tornou filho de Deus deseja estar continuamente olhando para Jesus, tomando-O como seu exemplo, e demonstra ser amigo dEle, fazendo aquilo que Ele manda.

Aliás, Jesus mesmo declarou aos discípulos (Jo 15.14): "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".

Sem dúvida, neste mundo, a pessoa que se tornou filha de Deus, ela não é perfeita... ela mesma dirá isso, mais rápido do que qualquer outra pessoa.
Ela olha para o seu íntimo e encontra o mau que constantemente luta contra ela, procurando afastá-la da presença de Deus.

Mas essa pessoa, porque se tornou um filho de Deus, ela não concorda com o mau... e embora não possa evitar sua presença, ela luta contra ele...

Então, apesar de todas as suas falhas, conforme lemos aqui, o que ela quer é a santidade... ela quer a vida pura, a vida santa... fazer aquilo que é certo.

Embora, muitas vezes, aquele que é filho de Deus, se sinta abatido por causa de sua natureza má, ele sempre será capaz de afirmar como John Newton, no passado: "Não sou o que deveria ser; não sou o que espero ser no mundo por vir, mas, apesar disso, não sou mais o que costumava ser e, pela graça de Deus, sou o que sou".

Apresentei esta terceira característica do filho de Deus. O que o apóstolo João falou aplica-se à sua vida? Você é filho de Deus?

D. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE TEM UM AMOR ESPECIAL POR TODOS OS QUE TAMBÉM OBEDECEM À JESUS

Isto o apóstolo João escreveu em 1Jo 3.14: "Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos".
A pessoa nascida de novo, ou seja, que passou pela experiência de se tornar filha de Deus, ela tem um amor especial por todos os discípulos de Jesus.

Assim como o seu Pai que está no céu, essa pessoa ama todos os outros com um grande amor geral, mas ela possui um amor especial por aqueles que experimentaram o mesmo que ela.

A maior sensação dos filhos de Deus é estarem juntos, adorando a Deus juntos, ceando juntos, congregando juntos...

Ela percebe que tais pessoas, assim como ela, são membros da mesma família... soldados do mesmo exército... companheiros da mesma jornada...

Talvez, sejam diferentes em vários aspectos: nacionalidade, posição social e bens... mas ela diz: "O que importa? Somos o povo do Senhor Jesus Cristo. Somos filhos e filhas de Deus!"

Portanto, aquele que é filho de Deus não pode deixar de amar tais pessoas num nível especial.

Eis aí, apresentei esta característica daquele que se tornou filho de Deus.
O que o apóstolo João falou aplica-se à sua vida? Você é filho de Deus?

E. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE NÃO FAZ DA OPINIÃO DO MUNDO O SEU PADRÃO DO QUE É CERTO OU ERRADO

O apóstolo João escreveu em 1Jo 5.4: "O que é nascido de Deus vence o mundo...".

Uma pessoa nascida de Deus, ou seja, que passou pela experiência de se tornar filha de Deus, ela não torna a opinião do mundo seu padrão do que é certo ou errado... ela não se preocupa em andar na direção contrária às opiniões e costumes do mundo.
O apóstolo João escreveu: O filho de Deus vence o mundo... O mundo pode zombar dele, mas ele não se abala... o mundo pode caçoar dele, porém, ele não desanima.

Agradar o mundo é a coisa menos importante para a pessoa nascida de Deus... ela não faz o que todo mundo faz... ela não se tatua, não se embriaga nem se empanturra como o mundo... o seu grande objetivo é agradar a Deus.

Eis aí, mais esta característica do filho de Deus.
O que apóstolo João falou aplica-se à sua vida? Você é filho de Deus?

F. O FILHO DE DEUS É ALGUÉM QUE É MUITO CUIDADOSO A RESPEITO DE SUA PRÓPRIA ALMA

Está escrito em 1Jo 5.18: "...o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo".
Uma pessoa nascida de Deus, ou seja, que passou pela experiência de se tornar filha de Deus, é muito cuidadosa a respeito de sua própria alma...

Ela se esforça não somente para manter-se limpa do pecado, mas também de tudo que possa induzi-la a praticar o pecado - nesse v.18 também lemos: "Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando...".

Aquele que é filho de Deus é cuidadoso a respeito de suas companhias... é alguém que sente que as más conversas corrompem o coração e que é mais fácil apegar-se ao mal do que ao bem.

Por isso, a pessoa que se tornou filha de Deus é cuidadosa a respeito das de suas companhias... Para ela, não basta que as pessoas sejam bondosas, amáveis e moderadas... tudo isso é bom, mas tais pessoas abençoarão a sua alma?

O apóstolo João escreveu: "...o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo".
A pessoa que se tornou filha de Deus é cuidadosa a respeito de seus hábitos e de seu comportamento...

Ela procura estar lembrada de que o coração é enganoso, que o mundo é mau e que o diabo se esforça em dar-lhe uma rasteira...

Então, ela se mantém vigilante, ela se mantém atenta... faz oração, lê a Bíblia... zela por sua própria alma.

Eis aí, apresentei pra você esta característica daquele que é filho de Deus.
O que o apóstolo João falou aplica-se à sua vida? ...você é filho de Deus?

O apóstolo João escreveu essa carta da Bíblia, para mostrar como é uma pessoa nascida de Deus:

Ela não vive na prática do pecado

Ela crê que Jesus é o Salvador

Ela pratica a justiça

Ela ama seus irmãos

Ela vence o mundo, e

Ela conserva-se pura.

Agora, o que vamos dizer diante destas coisas?

Eu posso chegar somente a uma conclusão: somente são filhos de Deus as pessoas que manifestam essas seis características.

Se você ainda não é filho de Deus entregue a tua vida nas mãos do Senhor e Ele irá te receber e adotá-lo como seu filho e assim você será um herdeiro dos céus para todo o sempre, em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário