terça-feira, 1 de maio de 2018

MATANDO OS BOIS QUEIMANDO OS ARADOS PARA SER PROFETA DE DEUS

MATANDO OS BOIS QUEIMANDO OS ARADOS PARA SER PROFETA DE DEUS
 
Texto: I Rs. 19.19-21

Introdução

Quantos de nós estamos dispostos a deixar tudo para trás?. Deixar tudo aquilo que acreditamos?. Toda nossa história, toda nossa imagem, todo nosso passado?. Deixar tudo para trás para se tornar uma pessoa diferente?. Ou é melhor deixar tudo como está?. Quem de nós deixaria o conhecido para se lançar no desconhecido?. Quantos de nós aceitaria deixar o conforto que temos, para pisar no solo da aventura?. Quem estaria disposto a deixar a estabilidade para seguir o caminho de incerteza?. Quantos estão dispostos a largar o seu comodismo pelo desconforto?. Quantos estão dispostos a deixar o seu deleite, o seu bem-estar, para pregar o evangelho?.

Amados, o texto da mensagem nos leva a uma das passagens mais belas da bíblia, pois fala do nosso chamado de Deus aqui na terra, e serve para refletirmos sobre o que o Senhor quer de nós. Eliseu não pensou, não duvidou, não questionou sobre o seu chamado, simplesmente ele largou tudo para seguir a vontade de Deus. Sabemos quanto é difícil para muitos tomar uma atitude como esta, uma vez que somos humanos, fracos e pecadores. Nem todos estão dispostos a deixar tudo para trás para anunciar o evangelho do Senhor. Para alguns é muito difícil. Torna-se difícil, justamente porque nos esquecemos de olhar com os olhos da fé e nos preocupamos demasiadamente com o amanhã e com o futuro.

Facilmente nos apegamos naquilo que investimos à vida inteira, como nossos bens; nosso emprego; nosso lar aconchegante; nas pessoas queridas; nos nossos pais; e muitas outras situações que muitas vezes não gostaríamos de abrir mão. Vejamos então o que diz o texto: Deus mandou Elias ir até Eliseu e ungi-lo como seu sucessor. Encontrou Eliseu no campo lavrando com doze juntas de bois. Elias lança a capa sobre Eliseu conforme ordenara o Senhor (v.19). A primeira atitude que Eliseu tomou foi se despedir do seu lar, dos seus pais, dos seus parentes e dos seus amigos (v.20). Em seguida voltou para o campo MATOU OS BOIS, QUEIMOU OS ARADOS, e partiu com o profeta (v.21).

Eliseu virou as costas para tudo que possuía. Um ato que simbolizava romper definitivamente com os laços do seu passado. No momento que Eliseu partiu, ele destruiu todos os laços de sua antiga vida e se entregou totalmente a Deus. Um belo exemplo de fé e de amor que Eliseu nos dá. É bom lembrar que assim como ele, nós também temos uma profissão, família, vida pessoal, parentes, mas que na verdade muito de nós, não tomaria facilmente essa decisão para realizar a vontade de Deus.

Mas a maior lição que podemos extrair do texto, é com o exemplo de Eliseu: a sua fé, a sua coragem, o seu compromisso, a sua atitude, e a sua confiança em Deus. Eliseu se deixou ser conduzido pelo Espírito Santo. Que possamos aprender com Eliseu quando o Senhor nos chamar. Abrir o nosso coração e os nossos ouvidos para ouvirmos e obedecermos à voz de Deus. Mas tudo isso só será possível, se antes, renunciarmos a si mesmos, voltarmos às costas para o nosso passado, para o nosso orgulho, para as más influências, e com a preocupação do nosso futuro. O apego à todas essas coisas, nos roubam a alegria, a felicidade, o entusiasmo e a vontade de obedecermos e sermos fiel ao chamado de Deus. Vejamos alguns exemplos narrados na bíblia para nossa meditação e reflexão

SAUL DERROTOU OS AMALEQUITAS MAS NÃO OS DESTRUIU - I Sm. 15.9.

“E Saul e o povo perdoaram a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e às da segunda sorte, e aos cordeiros, e ao melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda coisa vil e desprezível destruíram totalmente"

Esse texto fala que Saul rebelou-se contra Deus desobedecendo às claras determinações de Deus. Muitos acham que a Palavra de Deus é brincadeira, não é tão sagrada como dizem ao ponto de ser observada em todos os seus pormenores. O pecado de Saul foi seguir seu próprio conceito do certo, indo além da revelação bíblica.

O capítulo 15 denuncia os defeitos desenvolvidos no coração de Saul que servem como advertência para os crentes de hoje. Saul no início do seu reinado era humilde, mas o poder o fez tão arrogante que desobedeceu a Deus em nome da devoção (vs.21-23). Saul era tão inseguro nas suas ações, que desobedecia a Deus porque tinha medo da reação do povo (v.24). Ele demonstrava estar mais preocupado como as coisas apareceriam ao povo, do que com a sua fidelidade e o seu relacionamento com Deus (vs.30-31).

Se permanecermos humildes e dependentes de Deus, podemos estar salvos das imperfeições que abateram o primeiro rei de Israel. Deus envia Saul para guerrear e destruir totalmente os amalequitas. Os amalequitas eram um povo nômade que vivia na região de Neguebe, a terra seca ao sul de Judá (Nm.13.29). Infelizmente, Saul desobedeceu, conscientemente essa ordem direta de Deus (vs.1-17). Ele achava que a Palavra de Deus era boa, mas não tão sagrada ao ponto de ter de ser observada em todos os seus pormenores.

Ele deveria matar todas as pessoas, o gado, os animais, destruir os campos, as casas, exterminar com tudo!. Agague, rei dos amalequitas, tinha maltratado o povo de Israel por anos, e este era o juízo de Deus sobre eles. Saul cumpriu parcialmente a ordem de Deus, pois acabou poupando os queneus, um povo que habitava entre os amalequitas. O verbo “destruir” no hebraico quer dizer “manter separadas” as coisas inapropriadas, normalmente por causa da contaminação associada à idolatria. De acordo com Dt. 13.12-16, a nação de Israel teria que destruir qualquer coisa que fosse impura e profana, incluindo pessoas.

A violação desta ordem custou a Acã sua vida (Js.7.25) e a Saul, o seu trono (I Sm.15.10-11). Esse julgamento severo, porém, veio do próprio Deus. Um Deus justo e santo que não deixa o pecado sem punição!. Podemos observar que Saul condenou todo o restante dos amalequitas, mas poupou a vida do rei Agague. Saul estava seguindo seus próprios desejos, em vez de servir como agente do juízo de Deus.

Amados, Agague representa as coisas materiais, os nossos desejos, os nossos interesses, a nossa soberba, a nossa inclinação para o pecado. Observe que Saul os tratou da mesma forma como muitos cristãos estão vivendo seu dia a dia e a sua vida cristã. Saul levou o rei vivo para se EXIBIR, ser LISONJEADO, se GLORIAR, ganhar PRESTÍGIO. Saul manteve as coisas melhores e mais valiosas de Agague.

Nós temos a mesma tendência de querer conquistar, de alcançar vitória, de sermos abençoados, de querermos viver com o coração cheio de desejos da carne, sem perceber que estamos tropeçando nas leis de Deus!. Muitos não gostam de descartar as coisas sem valor, sem importância, sem qualidade, que não nos edifica, e até impede o nosso crescimento espiritual. É que muitos ainda gostam de guardar e conviver com o lixo do mundo na sua vida cristã, como se tudo fosse normal!. Só teremos benção e vitória na nossa vida, se nos afastarmos do pecado e nos mantivermos longe do rei, e dos objetos materiais que cobiçam o nosso coração.

Nós podemos perder nossas bênçãos e posição com Deus por causa da nossa inclinação para o pecado!. Se não matarmos os amalequitas, um dia ele poderá nos matar!. Se não matarmos Agague, um dia Agague nos matará!. Se não matarmos nossos desejos da carne, esses desejos acabarão conosco, e um dia exterminará também toda a geração mais jovem!.

JOÁS FOI GUARDADO POR DEUS MAS NO FINAL ACABOU COMO ADORADOR DE BAAL (II Cr.22.10-12 – II Cr.24.17-22)

Jeú fora escolhido por Deus para destruir a dinastia idólatra da casa de Acabe (II Rs.9.6-8). Todos os profetas de Baal, todos os seus servos e todos os seus sacerdotes que habitavam no centro do culto de Baal próximo de Samaria, foram passados a espada. Atalia, a perversa filha de Acabe com Jezabel, após receber a notícia da morte de seu filho Acazias, torna-se rainha de Judá e põe seu plano maquiavélico de vingança em ação. Manda assassinar seus próprios netos, herdeiros legítimos do trono, tentando assim destruir toda a descendência real de Davi.

Judá jamais havia tido um governante que não fosse descendente da linhagem de Davi. Deus tinha outros planos para mudar essa história. Deus usa Jeosabeate, irmã de Acabe, esposa de Joiada, um sacerdote de Deus. Pondo em risco sua própria vida ela consegue salvar Joás. Ele foi o único sobrevivente da descendência de Davi a se livrar da espada assassina da sua avó. Ficou escondido no templo por um período de seis anos. Um lugar seguro e um ambiente onde o menino pode ser bem preparado para ser um futuro rei. Enquanto isso, Atalia reinava em Judá, seduzindo o povo com as suas tradições idólatras, nas quais havia sido educada.

Seis anos depois, os levitas e todo o povo de Judá, uniram-se com Joiada para coroar e ungir o pequeno Joás, como rei. Joás tinha sete anos de idade quando foi coroado como rei!. Enquanto o povo aplaudia o novo rei, Atalia ouviu a voz do povo na casa do Senhor. Tomada de um grande espanto e surpresa, ela rasga seu vestindo gritando duas vezes acusando-os de traidores! (II Rs. 11.14). Joiada manda prender Atalia e todos os seus seguidores e manda executá-los.

Começa então um período de prosperidade. Joás como rei da nação dá prioridade para restabelecer imediatamente o culto e a adoração a Deus. Mas o que era bom durou pouco!. Quando Joiada morre, o rei, influenciado por seus maus conselheiros, restaura o culto a Baal. Joás volta a instalar os antigos postes-ídolos em honra de Astorete por toda a nação. Zacarias, filho do sacerdote Joiada, vai até o rei e o repreende. Joás manda que ele fosse apedrejado no pátio do templo, e Zacarias é morto entre o altar e o templo, o lugar mais sagrado do pátio dos sacerdotes (Lc.11.51).

Por sua desobediência e infidelidade a Deus, acabou recebendo a recompensa pela sua barbaridade: a nação foi toda saqueada por Hazael, rei da Síria. Joás adoece e é morto na cama por seus criados (II Cr. 24.25). Seu reinado foi de quarenta anos. Foi sepultado em Jerusalém, mas seu corpo não foi levado para os sepulcros dos reis de Judá (II Rs.11.2 – II Cr. 24.25)!. Uma bela história que poderia ter um final feliz, mas que acabou em uma triste tragédia, se Joás não tivesse sido infiel e desobediente a Deus!. Ainda hoje, existem muitas histórias como de Joás, dentro das nossas igrejas!.

PEDRO SEGUIU JESUS MAS NÃO DESTRUIU AS SUAS REDES – Jo.21.3

Em Mateus 19.27, Pedro disse: "Nós deixamos tudo e te seguimos." Mateus 4.19 narra que Pedro e André deixaram suas redes para seguir Jesus. No entanto, depois da ressurreição de Cristo, em João 21, Pedro aparece desanimado e decidido a voltar para sua antiga profissão de pescador!.

Quando Pedro recebeu o chamado de Jesus e partiu, ele abandonou as redes, deixou o barco, mas não destruiu seu barco nem suas redes!. Quando a dúvida, o desânimo e a dificuldade chegaram até Pedro, ele sabia onde encontrar sua antiga vida e voltar para ela! O plano de Pedro ir pescar não significava que estava abandonando sua dedicação a Cristo e a sua vocação de pregar o evangelho. Na verdade, Pedro até sabia que Jesus tinha ressuscitado, só não sabia o que fazer naquele momento!. Voltar a pescar, talvez fosse uma necessidade para Pedro garantir o seu sustento. E foi o que ele fez!.

Queridos, por alguns instantes, vamos parar para pensarmos e entendermos o que se passa na cabeça de tantas pessoas que querem renunciar, desistir de seus planos!. O que será que leva essas pessoas a tomarem tal decisão?. Por que será que as pessoas desanimam, mesmo sabendo que seguir Jesus é a melhor opção que fez na vida?. Por que será que vem o desânimo quando tantas pessoas já tiveram uma experiência sobrenatural com o Senhor?. Observe que três anos e meio já haviam se passado quando Pedro teve um encontro com Jesus. Pedro foi testemunha de inúmeros milagres, presenciou muitas curas, ouviu preciosos ensinos e viu inúmeras manifestações de amor.

Mas tudo isso não foram suficientes para impedir que Pedro voltasse a pescar, de voltar para a sua velha rede!. Pedro tinha sido aquele homem a quem Jesus dissera: “Você é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt.16.16-18). Depois desta revelação, como Pedro pôde desistir?. Interessante que Pedro foi o primeiro a voltar a pescar, e com ele, os outros foram também!. Foi uma reação imediata!. Foi só Pedro voltar à sua antiga profissão que os outros quiseram segui-lo!.

Queridos, sabemos que todos nós somos sujeitos à influência!. Os discípulos acharam que a atitude que Pedro havia tomado era correta. Caso ele desistisse, com certeza, os outros também fariam a mesma coisa. Ninguém está isento de ser influenciado pelas coisas que nos cercam. Por isso devemos orar e vigiar para que o desânimo, e a tristeza não venha nos abater. Veja o caso de Pedro: poucas horas atrás estava empunhando uma espada defendendo Jesus, agora lá estava ele, sentado costurando suas redes sujas, lavando e limpando seu barco. O passado o trouxe de volta às suas origens!.

Um homem arrasado, amedrontado, inseguro, abatido e cheio de dúvidas; parecendo estar mais interessado nas suas velhas redes do que na ressurreição de Cristo!. Deixa eu lhe fazer uma pergunta!. A sua vida espiritual como anda?. Você já tomou a sua decisão de seguir Jesus, ou simplesmente já decretou: “Vou Pescar”!. Tem muita gente fazendo isso: desperdiçando o seu tempo, lavando e consertando as redes!. Não despreze o seu chamado!. Não desfaleça a sua fé em Jesus!. Dê prioridade para o Senhor!. Deixe seu barco de lado!. Esqueça o mar agitado!. Os buracos do barco!. As noites geladas das madrugadas!. Os cardumes!. Lembre-se das coisas que Jesus falou: Vem e Segue-me! Você já sabe o que fazer?. Então vá correndo para a presença D’Ele!.

Deixo lhe dizer uma coisa: Jesus não quer ver você gastando sua vida lavando as suas velhas redes, nem lhe ver desanimado, atribulado, angustiado, atormentado, aflito e cheio de incerteza. Saiba que foi nessa situação que Jesus apareceu diante de Pedro e dos seus discípulos. Diante das velhas redes, diante das suas antigas vidas vazias, e dos seus velhos sonhos. Vai ser assim também com você!. O Senhor irá ao seu encontro quando a dor, a necessidade, o desânimo, e o abatimento mais profundo tomar conta de você!. É o Senhor que diz: “Estou com você todos os dias. Eu te restauro”!.” Não te deixarei órfão”!. Então pense bem: é melhor você não desistir de Jesus!!.

ELISEU DESTRUIU TODO O SEU PASSADO PARA SE TORNAR UM PROFETA DO SENHOR (I Rs.19.21).

Eliseu pertencia a uma família com recursos consideráveis como podemos ver pelas doze juntas de boi. Essas doze juntas de bois não estavam unidas a um só arado. Eliseu tinha servos que trabalhavam com ele no campo, e cada um tinha o seu arado, e cada arado tinha um par de bois. Interessante que Eliseu foi chamado diretamente do arado, do campo, do trabalho pesado e cansativo, para exercer o ministério profético de Deus!.

Eliseu era um homem que trabalhava duro no campo (v. 19). Um homem disposto a servir (v. 20). Sem hesitar, ele seguiu a Elias sem saber o que esse lançar do manto significava. Seu único pedido foi que ele tivesse um tempo para dar um beijo de adeus na família. Elias apenas lembrou Eliseu que a chamada dele, era de Deus. , Portanto Eliseu era o único responsável pela sua decisão, e foi sem qualquer hesitação que Eliseu respondeu com um sim para Deus!

Amados, todos nós somos responsáveis perante Deus pelo que fazemos com o convite e a sua obra em nossas vidas. Eliseu era um homem de desprendimento (v. 21). Não questionou, não ficou indeciso e nem vacilou em deixar um lar onde era amado, para seguir o profeta Elias. Deu adeus para o seu passado quando MATOU OS BOIS E QUEIMOU OS ARADOS. Eliseu ao se livrar desses dois recursos de trabalho, virou a costa para a sua antiga vida. Uma vida que acabara de matar, de apagar, de se separar, para nunca mais voltar para ela!.

Conclusão

Você já deu seu último adeus ao pecado? Você já matou seus bois e queimou os seus arados para seguir os planos de Deus?. E as suas redes?. Tem usado para o serviço do reino de Deus, ou voltou para pescar como fez Pedro?. Ou será que lá no fundo do seu coração, você está querendo desistir de tudo?. Está na hora de você matar os bois e queimar os arados. De restaurar sua vida espiritual. Não deixa nada lhe impedir de ouvir a voz do Senhor!. Não deixe a iniqüidade fazer parte do seu dia a dia!. Livre-se do passado!.

Queridos, Deus tem guardado uma capa de Elias para você!. O Senhor quer derramar uma unção poderosa na sua vida!. Abandone o barco, as redes, o mar, as incertezas da vida e dê uma chance para Jesus transformar a sua vida!. Dê o seu último adeus para as coisas que ainda teimam fazer parte do seu passado. Livre-se delas!. Volte a pescar da forma que Jesus ensinou: ganhando almas para o Reino de Deus. Foi assim que Jesus fez!. É assim que Ele quer que façamos!!.

Que a graça e as bênçãos do Senhor sejam cada vez mais poderosas na sua vida!. Em nome de Jesus. Amém!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário