segunda-feira, 7 de maio de 2018

Santificação, exigência de Deus

Santificação, exigência de Deus 

I Pedro 1:16 “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.
Tema: Santificação, a meta de Deus para sua Igreja.

 A doutrina da santificação está exarada, lavrada em toda a Bíblia Sagrada. Do livro de Genêsis a Apocalipse temos a exortação bíblica por santos homens e mulheres que usados por Deus, como ‘nuvem de testemunhas’, nos admoestam, nos exortam , nos conclamam todos os dias a trilharmos pelo caminho da santidade. A santificação é uma qualidade, característica peculiar da Igreja de Jesus.
Podemos afirmar que a santificação era uma das características encontradas no homem em seu estado original. Quando Deus criou o homem o dotou de características como: Retidão, justiça,  santidade, e outras. Estas características no homem refletem a imagem de Deus, pois a Bíblia nos diz que Deus é reto, justo, santo e etc.  Vale frisar que só o homem, nenhuma outra criatura, teve o privilegio de ter sido feito a "imagem e semelhança de Deus". Porém, satanás, o inimigo nº1 da Igreja conseguiu tirar esta excelência da vida do homem destituindo-o da presença de Deus. Após a queda, o homem perdeu a sua condição, a sua identidade original de santidade na presença de Deus. Vejamos o que a Bíblia diz sobre a nova condição do homem (Is 59:2) Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.
(Rom 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.  Mas, a misericórdia de Deus é tão grande, que não obstante, Deus abominar o pecado, mas por amor ao homem pecador, providenciou seu resgate, pois está escrito em (II Pedro 3:9) “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.
 
(Atos 2:38) “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".
 
 Uma vez que o homem, nada pôde fazer para salvar-se a si mesmo, Deus tomou a iniciativa, diz-nos a Bíblia Sagrada (João 16:8) “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. Meus irmãos, não foram às palavras bonitas cheias de retóricas e nem as lindas programações da igreja ou muito menos para satisfazer a vontade de alguém que nos tornou a presença de Deus, mas, foi à obra sobrenatural do Espírito Santo, que tocou nos nossos corações e nos trouxe a presença de Deus.
No plano da salvação oferecido por Deus, encontramos as doutrinas básicas como: Arrependimento, Fé, Regeneração, Justificação, Oração etc...  – essas doutrinas formam o alicerce da vida cristã no seu inicio. A Santificação é mais uma das doutrinas que versa, trata da Salvação em sua continuidade (é um processo contínuo, progressivo).
Mas, o que significa santificarSignifica separar, apartar. Quer dizer: “Deus nos aparta do mundo e também aparta o mundo de nós”.
 Para melhor entendermos o processo da santificação na Bíblia devemos defini-la em três (3) fases:
1-Santificação instantânea ou posicional. Ela ocorre instantaneamente quando nos convertemos a Cristo. O crente foi separado por meio de sua posição. Neste sentido de santificação os crentes são chamados de santos, sem levar em consideração suas conquistas espirituais. Somos o que somos espiritualmente falando, pela posição na qual Deus nos colocou. Posição de salvos, posição de filhos, posição de justos, posição de santos.  Em (Ef 1:1) Paulo recomendou: “... aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus”.
Em ( I Co 6:11) “...mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Vale salientar que esta santificação posicional é baseada na morte de Cristo (Hb 10:10) “...temos sido santificados pela doação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez”.
Mas, não obstante, esta posição privilegiada de santidade outorgada por Deus à Igreja, muitos crentes na era paulina, ainda davam trabalho na Igreja:
Ø  No caso dos coríntios, a falta de santidade de vida está bem evidente (I Co 3:1)   “ E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo" (I Co 11:17,18) “ Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na Igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio."
Ø  O apóstolo Paulo também repreendeu os irmãos “santos” de gálatas (Gálatas 3:1) “ Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade...”.
Entendemos que Deus nos chamou para vivermos em novidade de vida (II Co 5:17)Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Deus nos colocou na posição de santos, propriedade exclusiva D`Ele. Portanto não devemos dar trabalho para pastor, dirigente, dirigente de círculo de oração e demais lideranças da Igreja. (I Pe1:16) “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
2º Santificação progressiva ou experimental. Vale destacar que no sentido posicional, ninguém é mais santo que o outrem, mas, no aspecto vivencial, é bastante correto falar que determinada pessoa é mais santa ou mais espiritual que outra.
Na santificação posicional, Deus já separou para si mesmo todo aquele que crer em Cristo, agora na santificação progressiva é a vez do crente se separar para Deus, a fim de ser usado por Ele.
Ser santo não é opção de vidaVivemos em uma geração de cristão nominais: querem o título de cristão, mas não querem se separar do pecado; querem o Sagrado, mas também querem participar das coisas pecaminosas deste século, e às vezes até trazê-las para dentro da Igreja. O profeta vaticinou que “estrangeiros estão comendo a força de muitos crentes”. Lamentamos isto.
3º Santificação futura ou definitiva. Neste aspecto nenhum crente será totalmente santificado nesta vida, pois a santificação futura só será completa com a vinda de Cristo. (I João 3:2) “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos”.
Conclusão: Nesta vida, fomos livrados da culpa e castigo do pecado, estaremos sendo salvos do poder do pecado e seremos salvos, no final até da presença do pecado”.
(Filipenses 3:20-21) "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”.
 
(Romanos 8:23) “...também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário