segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

10 tipos de crentes

10 tipos de crentes 

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

Estaremos desenvolvendo mais um estudo bíblico; desta feita falaremos de 10 tipos de crentes que passam ou sofre uma ação.

Neste caso o verbo está posto na forma nominal do particípio que sempre tem a terminação, “ado”. Veja em qual dessas qualidades você melhor se identifica!

Em Fp 4.8, Paulo nos mostra um caminho tremendo para a maturidade, tomando como ponto de partida a mente, já que ela comanda o corpo. Nesse verso, o apóstolo exalta a prática de virtudes.

Para ele, são qualidades morais sempre relacionadas, como indicativos da obra regeneradora e transformadora do Espírito Santo na vida do cristão.pessoa vive diferentes fases em sua trajetória: infância, adolescência e vida adulta. Na carreira cristã ocorre o mesmo.

Não é nenhum demérito dizer que alguém ainda é um menino espiritual; o problema é continuar nesse estágio e não prosseguir crescendo.

Seria uma anomalia se um bebê, após quatro ou cinco anos, não apresentasse nenhum tipo de crescimento. No âmbito espiritual, nascemos de novo para crescer; todo ser vivo cresce até a maturidade.

Quando um adulto se comporta como uma criança, sua atitude é considerada inadequada. É assim também nos níveis de crescimento espiritual. Um cristão maduro comportar-se como um menino na fé é algo que beira o ridículo.

O inimigo está trabalhando de forma intensa na mente de cristãos superficiais, transformando-a em verdadeiro campo de batalha, fantasiando coisas e situações, tornando momentos simples do cotidiano de uma igreja em situações de conflito.

Há muitos cristãos que se entristecem com facilidade, parece até que vão à igreja de “mente armada”.

Observando a Igreja hoje, identificamos pelo menos três tipos de cristãos: os contenciosos, os coitadinhos e os que estão amadurecendo. É claro que mesmo estes últimos têm momentos de imaturidade, mas essa não é a regra, e sim a exceção.

Os contenciosos são críticos de palanque, têm quase sempre uma visão turva de situações simples, levam tudo para o lado pessoal, normalmente são radicais quanto ao comportamento de cristãos dentro da igreja, são intolerantes e não admitem que outros errem; isso os leva a uma vida de contendas.

Em geral, os contenciosos são críticos de tudo e de todos, estão sempre à procura de erros, são movidos pelo ciúme, pela inveja, são fundamentalistas, principalmente no que diz respeito a suas convicções. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa (Tg 3.16).

Os coitadinhos são aqueles que vivem exigindo atenção, entristecem-se com facilidade, culpam sempre os outros por sua prostração, permanecem desanimados e dependem de elogios. Não raramente escondem uma frustração por não serem bem-sucedidos em alguma área da vida; assim, quando não recebem a atenção que consideram necessárias, ficam pesarosos, não porque foram maltratados, e sim porque não foram exaltados. Querem que o mundo gire em torno de si, querem ser o centro das atenções.

Os que estão amadurecendo ou, como dizem os agricultores, “de vez” (digo assim porque acredito que todos estão sempre amadurecendo), não são super crentes, e sim pessoas comuns que procuram aprender com os próprios erros e fazer de seus fracassos verdadeiros degraus para ir mais adiante ao crescimento em Cristo; procuram a todo custo crescer na Graça e no Conhecimento, dando ênfase às virtudes dos outros e às suas próprias.

1. Conformado?

2. O escritor aos Romanos 12:2 nos advertiu a: “Não nos conformar com este mundo, mas transformarmos pela renovação do nosso entendimento, para que venhamos a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, foi o que aconteceu com Abraão ele creu incondicionalmente e esperou nas bem-aventuranças de Deus. Espere no Senhor, Creia Nele...

2. Deformado

Ao homem Herege, depois de uma ou outra admoestação, evita-o (Tt 3:10)
E Rogo-vos, irmãos que noteis aos que promovem dissensões e escândalos contra a Doutrina que aprendestes desviai-vos deles. (Rm 16-17)

Procure homens e mulheres que são exemplo de vida e se espelhe neles, lembre-se dos heróis da fé...

3. Reformado

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia (Mt 23:27)

Então Paulo lhe disse: Ferirá, parede branqueada! Tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei e, contra a lei, me mandarás ferir? (At 23:3)

Reforma traz mudança e em Cristo temos nossa vida Reformada para fazer a vontade de Deus...

4. Reprovado

Examinai-vos a vós mesmos, se permanecereis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Senão é que já estais reprovados (2 Co 13:5)

Confessam os que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, reprovados para toda boa obra (Tt 1:16)

O principio da vitória diária em Cristo Jesus está no obedecer a Deus...

5. Transformado

Mas todos nós, com a cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (2 Co 3:18)

Aleluia! Como é bom olharmos para nós mesmos e vermos que representamos a glória do Senhor nesta terra. Louve a Deus e de um brado de vitória em Cristo...

6. Consagrado

Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos 12:1)
Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação (I Ts 4:7)

Peça cotidianamente para que Deus lave suas vestes no Sangue de Cristo Jesus, o Cordeiro Imaculado...

7. Renovado

Não pelas obras da justiça, que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração do Espírito Santo. (Tt 3:5)

Cria em mim, ó Deus um coração puro e renova em mim um espírito reto. (Sl 51:10)
Que oração linda do Salmista e Rei Davi, ore a Deus e reja renovado sempre...

8. Edificado

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo do Senhor. No qual também vos juntamente sois edificados para morada de Deus no espírito. (Ef 2:20-22)

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo (Jd 20)

Cristo é a pedra angular e é nele que devemos estar firmados a cada dia...

9. Aprovado

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Tm 2:15)

Oração e Leitura diária da Bíblia, nos aproxima da vontade de Deus, se você quer que a palavra de Deus mexa com você lhe aconselho a mexer com ela...

10. Conservado

Conservai a vós mesmo na caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. (Jd 21)

E o mesmo Deus de Paz lhe santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts 5:23)

• Deus procura homens segundo o seu coração (Sl 89.20-21).

Davi era um homem segundo o coração de Deus.

• Ele cria em Deus desde a sua mocidade.

• Buscava diligentemente a face do Senhor dependendo inteiramente Dele.

• Adorava a Deus com totalidade do seu ser, e instruía a nação de Israel a fazer o mesmo.

• Reconhecia humildemente que Deus era o verdadeiro REI de Israel, e que ele não passava de um representante Dele.

• Deus procura homens cheios de fé

( At 6.4-7. 11.24).

Homens cheios de fé e do Espírito Santo, estão sempre prontos para fazer a obra do Senhor. Todo crente é responsável por fazer o máximo sob a mão de Deus no desenvolvimento e uso de seus dons pessoais.

Os apóstolos mostraram-se bem sensíveis a esse fato, sendo que também entregaram aos outros, as funções que podiam ser realizadas por outras pessoas afins de que tivessem a liberdade de se entregarem ao importantíssimo oficio:

• da oração (O batismo no Espírito Santo, em si, não basta para uma liderança cristã eficaz. Os líderes cristãos devem dedicar-se constantemente à oração e à pregação da Palavra).

• do ensino (homens dedicados ao conhecimento cristão, à pratica de estudo da Palavra de Deus).

• da evangelização (Hoje vemos a falta desta prática, pois nos acomodamos não obedecendo o IDE de Mc 16.15).

• além do governo da igreja

Meus irmãos em Cristo que alcançamos a estatura de varão perfeito, não nos esqueçamos do jejum, oração, leitura bíblica. Esta é a força motriz da Igreja.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário