segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Como está a tua visão?

Como está a tua visão?
 
II Rs. 6:17

Introdução
A visão é considerada o mais importante órgão dos sentidos naturais do corpo. Através dela podemos identificar e dimensionar objetos, estimar distâncias, e distinguir cores. Entretanto, embora seja a visão um órgão altamente sofisticado, é limitado em seu alcance à medida que passa o tempo.

Há entretanto, uma outra forma de ver as coisas: através da mente, do pensamento, e da fé. Através da mente e do pensamento podemos ampliar a visão, projetar e realizar as atividades do mundo físico, mas é a fé o meio pelo qual enxergamos as coisas no mundo espiritual. Visão e Fé são inseparáveis.

Em 2 Rs.7:2 encontramos uma ilustração que nos fala exatamente de falta de visão e fé. Diz a Bíblia, que um certo capitão duvidou da palavra do profeta, que havia anunciado que no dia seguinte não haveria mais falta de alimento naquela cidade, pois estavam cercados pelo exército da Síria. Na verdade o oficial do rei foi além de Deus não quer, para Deus não pode. E a profecia realizou-se tal como havia dito o profeta. Como o seu destino ilustra (vv.19-20), um homem duvidoso é aquele sem visão do poder de Deus. Descobrirá que Deus pode, mas para eles será muito tarde !!.

Muitos precisam ver para crer e, nesse caso, os tais nunca conhecerão a Deus, ou experimentarão a sua presença. Em Jo. 20:25,28, podemos ver a mensagem da descrença de Tomé quando seus companheiros avisam de que o Mestre estava vivo.

A prova é que Jesus foi tolerante com ele, se manifestando oito dias após e chamando-o a si disse: “Põe aqui o teu dedo e vê aqui as minhas mãos, chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. A dúvida quando nos leva a questões de elucidativas, é necessária e produz efeito positivo para as pessoas. Porem, quando enseja teimosia, é grandemente prejudicial à fé. Nesse sentido, a dúvida pode servir para aprofundar a fé ou para neutralizá-la.

Embora estejamos vivendo num mundo incrédulo e não tenhamos visto a Jesus, nós aceitamos pela fé a palavra de Deus anunciada por suas testemunhas. Então, a capacidade de realizarmos algo para o Reino de Deus está na dimensão da nossa fé e da nossa visão . Se ela possui um alcance limitado, suas realizações estarão condicionadas a esse limite.

No livro do profeta Isaías, no cap. 6:1, isso foi aproximadamente 740 AC , em sua visão , ele viu a glória , a majestade, e a santidade de Deus . Era o seu chamado profético, Deus permitiu sua visão reconhecer a necessidade da sua obra ser realizada na vida do profeta. Para isso ele enxergou cinco tipos de visão:

1 – A SANTIDADE DE DEUS
2 – A GLÓRIA DE DEUS
3 - O PECADO NA VIDA DO PROFETA
4 - A NECESSIDADE DA PURIFICAÇÃO
5 - O SERVIÇO

Diante de tudo isso, Deus quer chamar a nossa atenção para o seguinte fato: O tamanho da nossa fé ,e a amplitude da nossa visão revelam a nossa idade espiritual. É através da nossa idade espiritual ou amadurecimento, é que poderemos reconhecer o que Deus planejou para nossas vidas.

Será que todos nós também temos idade espiritual? É possível sabermos a nossa idade espiritual? Sim, é possível! É através da nossa visão, que podemos dimensionar, identificar, distinguir, ou até estimar a nossa idade espiritual.

Assim como o homem nasce e cresce fisicamente, todos nós também passamos por processos de nascimento e crescimento espiritual. O que nos diz a palavra de Deus acerca dessas coisas?

A Palavra de Deus nos fala de cinco tipos de idade.

1 - Aquele que ainda não nasceu de novo. Jo.3:3

Embora tenha nascido da carne (nascimento natural), Jesus ensina que o homem natural não herdará a vida sobrenatural sem a conversão produzida pelo arrependimento

2 - Filhinhos I Pe.2:2

São os que aceitam Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas e têm seus pecados perdoados por causa do nome de Jesus. Mas são como crianças espirituais, necessitam crescer espiritualmente, ser imitadores de Cristo. Se não formos seus imitadores, a quem iremos imitar?

3 - Jovens I Jo. 2:14

Uma de suas características é que são fortes, porque são fortalecidos no Senhor e na força do seu Poder. Como resultado são vitoriosos contra o inimigo.

4 - Os Pais

Suas características são:

a)    A intimidade com Deus, conhecem a Deus e a sua Palavra I Jo.2:14
b)    Como são pais, geram filhos na fé e cuidam deles transmitindo o caráter de Cristo para os mesmos Mt. 20:18

5 - Aqueles que não terão crescimento Espiritual

Características:

a)    Permanecer como filhinhos, pois não alcançam a estatura de Cristo
b)    Devido a falta de intimidade e vivência da Palavra são facilmente vencidos pelo inimigo de nossas almas, pois não conseguiram amadurecer, nem se desenvolver

Para que o campo da nossa visão e da nossa fé se amplie, é necessário a leitura , o apego,o estudo da Palavra, e a oração , como meios de crescimento espiritual.

Ficamos nos lembrando que há obreiros cujo ministério é limitado em expansão e em qualidade. Porque é a visão do Reino de Deus proporcionada pela fé, é que tornará o ministério do obreiro próspero. Muitos possuem dificuldades em formar ministério e patrimônios, até tem uma boa formação evangelística, porém são míopes, tem visão deformada, e são imaturos espiritualmente.

Deus espera que todos sejam adultos no entendimento e possam dar frutos para a eternidade, tendo uma maior intimidade com o Pai , comunhão com os irmãos para que possamos ser mais que vencedores em Cristo Jesus.

O fruto dessas atitudes nos fará aproximar-se de Deus, na certeza de sermos ricamente recompensado na eternidade. Muitas das vezes não conseguimos enxergar, devido a nossa imaturidade espiritual ,e de certo modo já nem lembramos mais de praticar esses frutos. Por exemplo:

- Quando levamos outros ao conhecimento do evangelho, estamos propiciando à salvação e encorajando a um viver honesto e abençoado neste mundo.

- Quando cuidamos dos necessitados, estamos exercitando o dom de repartir e devemos fazê-lo com liberalidade.

- Quando usamos sabiamente os recursos da igreja, estamos exercitando o dom de administrar.

Enfim, tudo o que fazemos para Deus deve estar ao alcance do controle para que sejamos chamados a responsabilidade ou sejamos considerados servos inúteis.

No livro de II Rs. 6: 8-14, há uma lição importante para que possamos tirar proveito e enriquecermos a nossa vida cristã. O rei da Síria acreditou que Deus revelava os seus planos para Eliseu, ele aceitou como verdadeiro o fato de que havia um mundo invisível e sobrenatural, mas mandou prender o profeta. Nem lhe ocorreu que Eliseu sabia as palavras que o rei falava no quarto. Infelizmente este tipo de crente é aquele que pensa que realmente há um mundo invisível do nosso lado, mas ainda assim, procura meios lógicos para encontrar a solução.

Só sabem usar meios naturais para solucionar o espiritual.

Mandou prender Eliseu, cercou a cidade onde Eliseu estava. Enviou centenas de soldados que viajara toda a noite. Armou uma grande estratégia militar, mas seu plano foi de um fracasso. Ficou envergonhado e procurou resolver a situação à sua maneira, porem a solução do problema era espiritual e não físico. Temos que entender que as nossas atitudes devem ser tomadas depois de muita oração, pois nem sempre os caminhos de Deus são a lógica do homem.

Crentes assim, fracassam na vida porque em vez de buscar a Deus e a sua direção, resolvem tudo à sua maneira, “achando” que o caminho da lógica. é o melhor caminho.

Há tipos de pessoas que até acredita em Deus, acredita que há uma solução espiritual, mas não consegue “ enxergar” o quão perto ela está.

Veja o exemplo do servo de Eliseu: vivia com o profeta e testificara muitos milagres, muitas pessoas nos dias atuais estão na mesma situação e tem o mesmo procedimento. Crêem em Deus, mas não conseguem enxergar que Deus está ali. Não conseguem crer que Deus irá livrá-los e ficam apavorados. Pensam como o servo de Eliseu: “Estamos perdidos, estamos mortos. Que adiantou servir a Deus todos esses anos? Ai meu senhor, o que faremos?

Por falta de visão, tomam atitudes desse tipo:

- Não percebem a presença de anjos. Não percebem que os problemas dos homens são só uma oportunidade para que os milagres de Deus.

- Crêem em Deus, mas em um Deus que está distante.

- Crêem num Deus que não deve estar muito preocupado com eles, um Deus que não está vendo a sua situação desesperadora.

- Ficam com medo, pois não tem em seu coração o pensamento que Deus é por nós.

O servo de Eliseu, como muitos estava com os seus olhos espirituais fechados. Há pessoas que quando recebem o diagnóstico médico ficam apavorados, desesperados, querem abandonar a fé. Parece que Deus não sabe o que fazer com os seus problemas, precisam ter os seus olhos abertos para enxergarem que “mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”

Eliseu sabia o poder do Deus que tinha. Seus olhos espirituais estavam mais abertos que os físicos. Veja que ele não se preocupou com o exército inimigo, pois estava certo que o seu Deus o livraria daquela situação.

A falta de visão não deixa que vejamos o invisível, saber que o poder está disponível para nós, e também não nos deixa agir com tranqüilidade.

Pela fé e oração Eliseu orou. Não orou por si, mas por aquele que não cria (v.17). O Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu. Havia mais anjo que soldados armados. Não caberiam mais cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

Quem tem visão crê na oração. Vê o invisível.

O monte estava cheio. Todo o tempo os anjos estavam lá e Eliseu sabia disso, embora seus olhos naturais não vissem nada. Eliseu era um homem diferente, possuía visão espiritual. Sabia que Deus não o abandonaria, pois cuida e protege aqueles que o amam. Interviria quando necessário e o livraria, pois estava presente olhando tudo. Deus não falharia.

Quem tem visão, tem confiança em Deus e fica tranqüilo diante de qualquer situação difícil.

Para encerrar, quero dizer algo de Deus para a sua vida:

Deus tem o controle de toda a situação. Façamos como Eliseu: ore sem reclamar, fique tranqüilo, sabendo que o Senhor está do teu lado para o que der e vier. Mesmo que pareça que não há saídas, que não há solução, ou que tenha vontade de chorar, desesperar e abandonar tudo, saiba que Deus ainda assim está cuidando de você, mesmo que não veja nada com seus olhos físicos. Deus ordenará aos seus anjos para guardá-lo(a) em todos os seus caminhos . Não desista, fique firme e creia na sua Palavra: “Não temas. Mais são os que estão conosco do que estão com eles”.

Ore bastante, dependa de Deus. Aprenda a ouvir a sua voz, nada nos deixa mais sensível ao mundo espiritual do que o jejum e a oração, e este é o tipo de cristão que Deus quer que você seja:

Uma pessoa com visão, com fé, para enxergar o sobrenatural de Deus na sua vida!

Talvez você esteja se perguntando: Enxergar o quê?

“Enxergar” é presenciar três grandes momentos de Deus:

1 – Ver o perigo que está a nossa volta
2 – Ver a proteção especial de Deus a nosso favor
3 – Ver o grande livramento que Deus nos dá

Que a partir desse instante sua visão possa contemplar todas as ações de Deus, vendo o invisível, o sobrenatural , o espiritual, a glória e o poder de quem sempre cuidou de você!.

Como disse Jesus: não sejas incrédulo, mas crente!!.
Em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário