segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O melhor presente!

O melhor presente!
Texto básico: Mateus 1: 18-23 e Lucas 2: 10-14.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). (Mateus 1: 18-23 RA)
O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. (Lucas 2: 10-14 RA) 
Época de Natal, apesar de ter se tornado uma data próspera para o comércio e perdido muito seu significado, ainda para muitos é uma época de reconciliação, de perdão e de paz.
Se perguntarmos para as crianças o que significa, certamente elas responderão que se comemora a chegada de Papai Noel, e que irão com certeza receber presentes. Muitas delas receberão o presente tão sonhado.
Apesar de tudo, muitos ainda conservam um pouco daquilo que se chama “espírito de natal” e parece que há uma comoção geral. Os corações se predispõe a caridade e ao perdão. É uma época de confraternização. As pessoas se reúnem e trocam presentes; se alegram e comemoram a paz!
Essa é uma época em que muitas pessoas exteriorizam seus desejos e sonhos. Uns pedem saúde, outros felicidade, paz, harmonia, prosperidade e riqueza. Todos desejam o bem e o bom.
Todos gostam de receber e dar presentes, alguns presentes são marcantes em nossas vidas e deles nos lembraremos por um longo tempo.
Quando amamos uma pessoa, normalmente costumamos lhe dar o melhor presente. Qual seria o melhor presente que poderíamos dar? Ou receber?
Nós já recebemos esse presente e ele nos foi dado por Deus. Ele nos prometeu e cumpriu. 
Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. (Isaías 7: 14 RA).
  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:6-7 RA) 
Deus nos deu como presente Seu Filho amado; o próprio Deus se encarnou na Pessoa do Filho, Ele veio até nós, Ele é o Emanuel (o Deus conosco) que foi dado (presente) a nós (um filho se nos deu). 
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.   Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. (João 1:1-3 RA)
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1: 12-14 RA) 
Mas este presente é muito mais abrangente, Ele veio pagar a nossa dívida. 
Muitas pessoas recebem nesta época um salário extra, no Brasil chamamos de 13º salário e muitas pessoas o utilizam para pagar dívidas. Já imaginaram se alguém pagasse essas dívidas para nós? Pois é isso que o Filho de Deus fez por nós. 
Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.   Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. (Isaías 53:1-9 RA). 
Todos nós nascemos com a natureza do pecado. 
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Romanos 5: 12 RA).
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,(Romanos 3:23-24 RA). 
Jesus Cristo o Filho de Deus, pagou a sua dívida. 
E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. (Colossenses 2:13-15 RA) 
Nós não devemos mais nada, o Senhor Jesus já pagou tudo por nós. Infelizmente o ser humano parece não acreditar que seja tão simples e prefere acreditar nas promessas que os homens fazem, achando que precisa fazer algo mais. 
Deus quer lhe dar um presente hoje. 
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3: 16-17 RA) 
Este é o melhor presente que podemos receber. Você tem o livre arbítrio para escolher se quer ou não.
Se você já recebeu esse Presente, conserve-O e mostre para os outros o Seu valor.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário