sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Substituição

Substituição 



______________________________________________________________________________
IS 53:4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
IS 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
IS 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
IS 53:7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
IS 53:8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
IS 53:9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
IS 53:10 - Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
___________________________________________________________________________

Introdução: Deus tinha já pré estabelecido um propósito de enviar seu filho para que o mesmo pudesse demostrar a infinita graça do Senhor através de sua morte. A partir do momento da queda do homem toda a criação pecadora esperava a vinda do Redentor. Sendo que a cruz tornou-se o foco principal da atenção tanto no céu como na terra.

1     O PORQUE DA SUBSTITUIÇÃO.

Um dos pontos mais importantes da doutrina da Salvação é a substituição. Pelo simples motivo Deus condenou o pecado com a morte Rm 6:23. Em Ez 18:4 Deus usou o seu servo e decretou “A alma que pecar morrera” E foi confirmada Ez 18:20, dizendo que cada um seria responsável pelo seu próprio pecado. Caso não fosse aceito Cristo como nosso substituto todos estaríamos mortos. Mas através de Cristo podemos estar vivos Ef 2:1.
Satanás foi taxativo quando disse para Eva Gn 3:4 “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis” Eva pensava em um tipo de morte, Satanás falava de outro, ou seja entendia o que Deus havia determinado. Muitas pessoas estão vivendo vegetalmente. Estando o homem no pecado ele não poderia livrar-se do castigo por isso foi necessario a substituição.

a)          O Homem Como Réu.

Quando Deus reuniu as partes Satanás, Adão, Eva, e a Serpente foi determinado para cada um uma sentença Gn 3:11-16. Para o homem Deus determinou o trabalho etc. Gn 3:17-18. Não precisava mais Deus falar que Adão estava morto pois já era uma evidencia objetiva tinha pecado estava morto Gn 2:17. Preste atenção essa ordem foi dada antes da criação da mulher. Provavelmente foi Adão quem contou para Eva.
É importante relembrar novamente as causas do pecado pois sem este ponto de partida seria impossível compreender o porque da substituição .Com o pecado o homem estava literalmente arrasado, é como o sub titulo “O Homem Como Réu” no tribunal falam os advogados, os promotores, as testemunhas o juiz, de uma só pessoa o réu, mesmo todos falando dele mesmo assim ele continua calado.

b)          O Deus Da Condenação

Sendo Deus justo Is 45:21. Deus determinou uma ordem “Não comeras” se o homem comeu Deus sendo justo tinha que julgar o erro do homem. Foi julgado considerado culpado veio a punição Rm 2:6-8. Naquele momento o homem estava prestando contas a Deus pelo seu erro Tg 1:15. O Senhor Deus não poderia naquele momento tomar outra iniciativa. Is 59:2 .
Deus tomava uma posição de justiça, quem condena o homem não é Deus mas os nossos pecados, pecado quer dizer transgressão. A palavra de Deus esta ai para todos examinar, obedecer, ter como regra de fé, mais a humanidade não Deus ouvidos, tudo isso esta diante de Deus, quando comparecerem perante o Senhor será essas iniquidade quem vai condenar o homem ímpio.

c)          O Deus da Salvação.

Deus é justo e justificador, por causa disso Ele providenciou a Salvação para o homem Gn 3:15. Naquela epoca seria impossível entender. Deus deu dois parâmetros para essa palavra “feriras o calcanhar” 1) coletivo a raça humana esmagaria o Diabo.2) No singular o nascimento de Jesus 1º Jo 3:8. Deus lançou o homem fora do Jardim Gn 3:23. Mas a promessa de restabelecer ao homem foi dado para Abraão Gn 12:1-2 .
Deus é um ser inigualável, no mesmo momento que Ele estava condenado , o próprio Deus arruma uma atenuante para o homem sair da enrascada que ele havia entrado, isso chama-se graça de Deus Tt 2:11. Rm 5:15 diz que pelo pecado morreram muitos mas por Jesus a graça abundou.

2     A SUBSTITUIÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

O fato de Deus não ter enviado o seu filho imediatamente após o pecado, não quer dizer que abandonou o homem, ouve outros tipos de salvação destacando a fé Hb 11:1-2. Para o povo de Israel Deus providenciou um tipo de substituição. Quando o homem pecava involuntariamente tinha que haver o holocausto Lv 1:6-13, Pombos, Bois, Carneiros. Também tinha a oferta pelo pecado Lv 4:1-5, bezerro, bode, cabra, carneiro, rolas, pombas, para expiação de pecado especifico e involuntário confissão, perdão limpeza, etc.
Ninguém poderia ou pode em sã consciência dizer que Deus é injusto, por que agiu com determinada severidade pois Deus é justo, e sua justiça e desde a antigüidade e principalmente permanece para sempre. O homem que quer que Deus vá alem das circunstancias ditados pelo Senhor, e que o homem não quer de maneira alguma obedecer.

a)          Apaziguava a Ira de Deus Sobre o Pecado

Todas as vezes que o homem comparecia com seu sacrifício, Lv 1:3 tinha que ser voluntário, o ofertante não poderia ser induzido. Mas note bem o animal não tinha opção. Para cada grupo se bem possamos chamar havia os animais a serem sacrificados. Mas tudo isso era refeito novamente, pois o homem continuava pecando.
Todas as vezes que Deus olha para o homem ímpio ( não Santo ) Ele somente vê pecado Is 59:2. No Antigo Testamento para que Deus olhasse para a nação eleita, foi instituído o sacrifício para que o homem, ( digamos ) acertasse as contas com Deus. Isso era uma coisa momentânea. ( tinha que haver o perfeito).
   
b)     Como Chegava-se A Deus No Antigo Testamento

Levitco 1:1-10 desmostrava-se como na antigüidade podia se chegar ao Senhor, Após todas as sistemáticas, as quais Deus havia determinado ao homem, ai Deus recebia como cheiro suave Lv 1:17. As ofertas eram de manjares, flor de farinha, Mas tudo tinha que haver algo substancial para se chegar a Deus. Havia uma purificação total em todos os aspectos.
Deus simplesmente determinou, ditou as regras cabia ao homem o cumprimento das determinações de Deus, ou seja tudo tinha que ser feito para que a substituição fosse aceita por Deus. Nunca o substitudo consegue a mesma excelência do titular isso tanto na vida atual passada, secular ou espiritual.

c)     Os Substitutos

Os substitutos não poderiam ser qualquer coisa Deus havia pré estabelecido a) Holocausto simbolizava Cristo sem macula Hb 9:14. b) Novilho Servo Paciente Hb 12:2-3. c) Ovelha Cristo submisso Is 53:7, d) A cabra o pecador Mt 25:33, e) Rolas ou pombinhos inocência Is 38:14. Todos os tipos eram ditados por Deus .
A finalidade da sistemática usada por Deus na antigüidade foi uma atenuante usada pelo Senhor para que o homem pudesse ainda se redimir de seu pecado mais não deixava de existir o tal pecado pois ate o sumo sacerdote tinha de cumprir o ritual pelos pecados dele próprio o que não acontece nos dias de hoje, pois Jesus foi o cordeiro imaculado sem pecado.

3      COMO DEUS AGIU COM O HOMEM

Havendo o homem pecado e simplesmente destituído da glória de Deus Rm 6:23. Deus encontrou um método de ser justo e principalmente justificador. Não poderia haver imparcialidade em Deus 1º Rs 1:32. Deus achou na substituição a maneira ideal para poder ser justo e justificador, ou seja Deus foi fiel a si mesmo, a seu caráter a sua palavra e principalmente na derrota a Satanás não o homem Adão mais um descendente sem pecado Jesus Cristo O Salvador.
Imagine o leitor se Deus deixasse passar ( Ele tinha e tem poderes para tal ) ou se por acaso Deus estivesse esperando um homem com as características ideais para ser o redentor, e consequentemente ser o substituto do pecador, mas achou Deus melhor enviar seu Filho, daí que vem o importante nascido de mulher mas que não conheceu o pecado, mas derrotou o pecado.

a)          Não foi uma imposição

Em Lucas 22:19 “Isto é o meu corpo, que por vós é dado;” ou seja ; estou dando meu corpo por vocês, eu não mereço mas em amor (Jo 3:16) a vos. Lucas 22:20 “Este cálice é o novo testamento ( da nova aliança) no meu sangue, que é derramado por vós.” Deus estava fazendo um novo pacto com o homem as regras mudaram.
A espontaneidade de Jesus na obra substitutiva, quando o homem tinha que morrer Gn 2:17. Mas Jesus morreu em nosso lugar, não precisava mis de bois cabras ovelhas rolas etc. pois o sangue de Jesus foi derramado por todos e para todos. Assim como o sacrifício na antigüidade era algo que o homem tinha de fazer, na atualidade o homem tem que procurar o cordeiro de Deus Jo 1:29. João somente mostrou.

b)     A Substituição é Condicional

Mesmo Jesus morrendo por todos 1º Tm 2:6. Ele sofreu o castigo que era reservado para o homem Gl 3:13. Mas quando lemos em Tt 2:14, o apostolo esta dizendo que Jesus se deu para purificar para si um povo zeloso, esse povo tinha como anteriormente Deus tinha deliberado regras; Jo 3:16 “para que todo aquele que nele crê” Jo 10:15 “e dou a minha vida pelas ovelhas.” Para ser ovelha tem que estar no aprisco.
Mesmo Jesus morrendo pelos pecados de toda a humanidade, o homem precisa reconhecer Jesus, aceitar e guardar suas palavras pois as palavras de Jesus tem vida eterna, não é mais como antigamente que era feito ate o sacrifício nacional, agora é individual, pois todos somos pecadores, e se o pecado não vai herdar a glória temos de nos lavar.


c)          Jesus Como Exemplo

Jesus tem sido nosso exemplo 1º Pe 2:21, exemplo pois ele morreu uma só vês pelos pecados indiferente de sermos justos ou não, pois somos justificados através de seu sacrifício 1º Pe 3:18, com o objetivo de conduzir a Deus. Jesus sofreu por nos não por hipótese, mas sofreu na própria carne 1º Pe 4:1, note bem sempre a palavra é precedida da seguinte frase “por nos” . Uma das principais coisas que o pecador tem de saber é que Jesus nos substituiu, naquilo em que nos tínhamos que pagar.
Isso vem de encontro com nosso pensamento Jesus, não precisava morrer, mas ele se fez de vitima por nos, isso quer dizer que em todos aspectos o Senhor se ofereceu para estar em nosso lugar como o substituto Santo, Imaculado, sem pecado, mas sujeitando a todas as atrocidades, por amor ao homem.

4     Jesus Homem, Jesus Divino

Um fator importante para entendemos a doutrina da substituição, é que Jesus sendo divino não precisava vir ao mundo pois a divida com Deus não era dele, Hb 12:1-3, Vários homens de Deus dos tais destacamos Moisés falou de um maior profeta Dt 18:15. Arão foi em exemplo Deus destacou um dos descendentes de Abraão, mas todos
É importante dizer que temos como a principal chave da questão o fato da encarnação de Jesus a) Jesus tinha que ser homem para cumprir as palavras de Deus lá no jardim, b) Jesus tinha quer ser Deus para poder vencer o Deus da terra Satanás. Tudo foi devidamente planejado por Deus para não deixar nenhuma brecha ao inimigo.

a)         Jesus Como Serviçal

Jesus ao deixar sua glória já era de sua inteira consciência que veio para servir Mt 20:28. A tipificação do Novilho era uma evidencia Fp2:7-8 . Quando Jesus morreu ele tomou o lugar das pessoas que estavam no corredor da morte ( local que os condenados Americanos aguardam a execução) libertando os cativos Lc 4:18 Jesus estava ungido para um propósito.
O fator Cristo aqui na terra e claro em todos os momentos ele serviu a humanidade. A) Com curas, B) Expulsando demônios, C) Pregando a palavra, D) Ensinando a todos, E) Trabalhando com seu pai, e tantas outras coisa mais.

b)     O Cumprimento das Escrituras

A substituição tem sua culminância no comprimento total das Escrituras Mt 3:11-12. Jesus nasceu de uma virgem Is 7:14. Foi Batizado Mt 3:14-16, Teve fome, Lc 24:41, Teve sede, Bebeu Jo 4:7, teve dores tudo isso para que a escritura fosse cumprida no filho de Deus, At 3:18, At 3:32. Jesus teve uma historia como a de qualquer homem referente a sua índole, sentiu vergonha todos os atributos naturais do homem. Mas como Deus venceu a todos.
A coisa mais linda a qual nos estudamos é o fato da duplicidade de Cristo Humana e Divina, mais é bom que entendamos que ambas tinham funções distintas na vida do filho de Deus. Jesus não se podia deixar levar por nenhuma, vejamos bem o Diabo tentou misturar ambas “E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito:” Mt 4:6 Seria uma vitoria para Satanás se Jesus tivesse misturado os seus atributos.

c)     A Doutrina da Substituição

A substituição foi um ato que Deus usou no Jardim para cozer vestes para Adão e Eva, Gn 3:21. O sangue cobriu o seu pecado. Em Abel foi uma demonstração do cordeiro que haveria de vir Gn 4:4. Quando Deus pediu Isaque para Abraão, note bem Deus pediu literalmente a Isaque Gn 22:2, mas providenciou Deus um cordeiro como substituto Gn 22: 11-13. Jesus foi o substituto nosso pelas nossas transgressões, Is 53:4-5.
As trez cruzes estavam preparadas pelos romanos para os dois malfeitores e Barrabas sendo que a do meio era para o pior de todos Barrabas, culpado de traição ao império romano. Mas Barrabas jamais foi levado aquela cruz para pagar por seus delitos em seu lugar morreu o filho de Deus . Mesmo sendo julgado considerado culpado, outro tomou o seu lugar. Você foi julgado condenado mas outro tomou nosso lugar.




Conclusão.
        A substituição não é uma questão de culpado ou inocente , pois todos estão condenados perante Deus. Existe agora apenas uma duvida se aceitamos ou não o substituto providenciado por Deus, aos que aceita são salvos, aos que não aceitarem serão condenados a pagar pelos seus delitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário