segunda-feira, 22 de maio de 2017

A MULHER CANANÉIA

A MULHER CANANÉIA
TEXTO:
Mateus – 15: 21 a 28
21. E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
22. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
24. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
26. Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
27. E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

 Ø INTRODUÇÃO
        Eu sempre me impressiono com a bíblia, pois ela sempre me leva a conhecer algo extraordinário sobre o meu Jesus. Sei que a humanidade vai passar pela terra e ainda ficarão infinitas mensagens ainda não ministradas neste livro sobrenatural que chamamos de bíblia, mas enquanto isso não acontece vamos caminhando rumo ao céu da presença do Senhor.
        O texto em epígrafe é um dos encontros mais polêmicos do ministério de Jesus na terra, um encontro que com certeza você poucas vezes viu alguém ministrar. O encontro do Messias com a mulher Siro-fenícia é permeado de um contexto étnico e cultural que muitos pregadores desprezam quando vão levar uma palavra para seu povo, e por isso quero garantir aos meus irmãos leitores e admiradores desse blog que para mim tem sido um veículo para levar a boa e agradável palavra de Deus que esta mensagem vai lhes abençoar muito. Assim quero trazer diante de todos a narrativa descrita pelos evangelistas Mateus e Marcos, pois ambos descrevem de modo idêntico esse encontro entre Jesus e a mulher Cananéia conhecida pela alcunha de “A mulher Siro-Fenícia”.
        O milagre realizado no texto acima é registrado no evangelho de Marcos como sendo o primeiro destinado a um gentio e denomina a mulher como sendo Siro-Fenícia, e já no evangelho de Mateus antes do milagre da mulher Cananéia, Jesus cura o servo de um centurião romano também considerado gentio, e elogia a fé daquele homem e pronuncia uma frase memorável: “Digo-vos, portanto que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugar à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino de Deus - Mt, 8:11.”
        Jesus destina lugares de honra aos vindos de outras regiões que não Israel para comerem na mesa dos milagres. É preciso então entendermos algumas coisas necessárias para assim compreendermos o porquê das palavras do mestre a uma mulher desesperada e como citei algumas considerações.

 Ø UMA NOVA VIAGEM DE JESUS
        Após andar por toda a região da Galiléia, o Senhor Jesus estava prestes a começar um tempo de instrução diferenciada aos seus discípulos e era necessário que fossem a uma região gentílica, pois era necessário levar também a salvação aos gentios, pois Jesus veio salvar os perdidos. Se observarmos a geografia bíblica veremos que Jesus vai ao noroeste da Galiléia, ou seja, descrito com a região de Tiro e Sidom (onde hoje é a região do Líbano).
        Tiro era uma cidade Fenícia na costa do mar mediterrâneo a cerca de 30 Quilômetros de Sidom, e a cerca de mais ou menos 90 Quilômetros de Cafarnaum, que era a cidade sede do ministério do Senhor Jesus. Ali em algum lugar ou em qualquer aldeia ou povoado, Jesus tem um encontro que entrou para a história, descrito como o encontro com A mulher Cananéia.
        Aqui vejo o desejo missionário que ardia no coração de meu Senhor e Salvador Jesus o Cristo, pois Ele ainda hoje anseia por missionários que levem a sua palavra de salvação a todos quantos puderem, para que as almas se salvem da perdição eterna. 
 Ø OS HABITANTES DE TIRO E SIDOM - CANANEUS
        Segundo alguns historiadores foram os habitantes de Tiro que introduziram a adoração a Baal no meio de Israel. Então vamos ver quem foi este povo, e de onde descendem?
        Ao permearmos as linhas da palavra santa, a bíblia, conseguimos então compreender realmente quem foram os ancestrais daquele povo que mesmo sendo gentios, ou seja, não judeus, pois a bíblia nos revela que Jesus veio para o seus, mas os seus não o quiseram, e assim a salvação se estendeu a toda a humanidade, todos quantos o receberem como único e verdadeiro salvador. Veja e comprove as referências bíblicas que veremos a seguir:
- Bíblia de Estudo Plenitude:
 Gênesis, 10:01 – “Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem Cam e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.”
 Gênesis, 10:06 – “Os filhos de Cam são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.”
 Gênesis, 10:15 – Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete.”
 Gênesis, 10:19 – E foi o termos dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma, e Gomorra, e Admá, e Zeboim, até Lasa.”
 Deuteronômio, 20:17 – “Antes destruí-las ás totalmente: os Heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos ferezeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o Senhor, teu Deus.” 
        Os cananeus ou a nação de Canaã tiveram como ancestral o filho de Noé chamado Cam que foi amaldiçoado por ter zombado da nudez de seu pai (ver Gn, 9:22 a23). Com o passar dos anos, mais tarde, os Siros dominaram a costa da Fenícia, especialmente os de Sidom (primogênito de Canaã), vindo então a serem chamados dessa maneira. Então a primeira vista nos parece que Jesus ignora o clamor de uma mulher gentia, nascida em um lugar amaldiçoado e totalmente idólatra, e por esse motivo é que os judeus não se davam com aquele povo, sendo eles julgados como imundos e impuros e adoradores de cachorros.
        Na história constatamos que os cananeus eram um povo totalmente idólatra tendo sido encontrada uma adaga, dada como uma peça Cananéia e considerado o objeto mais antigo já encontrado na arqueologia mundial desenhos que mostram a idolatria Cananéia. Nessa peça podemos ver figuras de Leões que também estavam sempre presentes na mitologia Egípcia que acabou por ser difundida entre outros povos pagãos. Na mesma escultura encontramos dois cachorros seguros por coleiras, que fazem parte da cultura dos cultos dos cananeus, assim também como vemos nos desenhos egípcios homens com cabeças de cão, sendo o deus cão uma das maiores divindades no Egito, então sabemos que os cananeus literalmente cultuavam os cachorros, daí os costumes de os judeus chamarem os habitantes de Tiro e Sidom de cachorros e assim Jesus também faz uma referência a mulher, mas de forma diferenciada, pois ao chamá-los de “cachorrinhos” ele dá o entendimento de que se referia aos animais de estimação, e não os cães de rua. 
  Ø EM BUSCA DE UM MILGRE
        Nos versículos 22, 23 e 24, observamos que a mulher ao ver Jesus por ali, logo sai atrás dele suplicando um socorro, um milagre e também observamos que a fama de Jesus já tinha chegado àquelas regiões, pois ela mesma o chama de Senhor filho de Davi, parecendo reconhecer o Senhorio e a autoridade real de Jesus, mas Jesus parece não dar a mínima para ela. Não! Ele ouviu, Ele sabia que era necessário ensinar tanto ela quanto a seus discípulos, pois vemos que todos os discípulos advertem o mestre para que a despeça, a mande embora e não para que a abençoe, mas sim para que a despeça, mas ela continua correndo atrás de Jesus e gritando pelo socorro pelo milagre.
        Então nós como servos devemos compreender que as atitudes de todos neste contexto deve ser observado e levado em consideração, pois assim teremos um aprendizado para nossas vidas. 
A ATITUDE DA MULHER
        Jamais desistiu de ser atendida por Jesus, e em primeiro lugar ela reconhece a autoridade e o Senhorio do Senhor Jesus sobre todas as coisas, pois ele jamais despediu qualquer pessoa que fosse sem antes abençoar e ensinar.
        Jamais devemos desistir de acertar, jamais devemos desistir de alcançar os milagres da parte do Senhor Jesus, pois na verdade não existe outro caminho que nos leve a vitória. 
A ATITUDE DOS DISCIPULOS
        Eles pedem para que Jesus despeça a mulher, ou seja, a mande embora, e o que é pior sem lhe atender, pois ela estava perturbando a eles, mas não se importaram com o que Jesus pensava.
        Existem pessoas que estão dentro das igrejas, carregando a bíblia em seus braços, mas que na verdade estão mais necessitados do que a mulher Cananéia, e precisamos abrir nossos olhos para não sermos como os discípulos. 
A ATITUDE DE JESUS
        Jesus diz aos discípulos que foi enviado para as ovelhas perdidas da casa de Israel, isso fazendo uma alusão que os Judeus estavam perdidos, desgarrados, enganados e errados em seus conceitos.
        Jesus se deixou ser alcançado pela mulher assim como foi com a mulher do fluxo de sangue. Ele está disponível para abençoar qualquer um que seja desde que retirem todo empecilho. 
  Ø IMPEDIMENTOS PARA SE TER UM MILGRE
        Como vimos os cananeus eram considerados e chamados de gentios, uma referência àqueles que não professavam a mesma crença dos Judeus, então a resposta para a mulher, uma mãe desesperada, não foi uma falta de educação da parte de Jesus, mas sim uma maneira de mostrá-la que havia um impedimento para que ela recebesse o milagre do Senhor, não que ela ou os cananeus fossem indignos do milagre, mas sim a existência de um impedimento que estava posto entre ela e o milagre que tanto necessitava, e a libertação de sua filha que estava possessa por um demônio violento.
        Ainda hoje tenho observado que muitas pessoas estão vivendo uma vida frustrada diante de Deus. Vivendo dentro das igrejas diante da mesa cheia de pão, mas não conseguem comer nem mesmo das migalhas. Pessoas que acabam por culparem ao Senhor o não recebimento do milagre, pessoas que olham para suas vidas e ficam indignados da situação que estão vivendo.
        Vejo que na verdade estes filhos do Senhor, não são gentios, ou impuros, mas sim cegos para verem os impedimentos que o Diabo acabou por colocar em suas vidas durante a caminhada. Vidas e famílias inteiras sofrendo de males como a discórdia, a miséria, a solidão, o adultério e tantos outros males que fazem doer o coração de todos.
        Precisamos de milagres em nossas vidas, mas antes de tê-los devemos arrancar todo e qualquer impedimento, e com isso estaremos alegrando o coração do Mestre e com certeza Yeshua nos dará o melhor para nossas vidas.
        Não dando prontamente o milagre para aquela mulher como fez com o cego filho de Timeu, ou com o paralítico descido pelo telhado, Jesus primeiro mostra para a mulher e para seus discípulos a importância da retirada dos empecilhos e ministra ali um discipulado de aprendizagem maravilhoso, pois agora Levi, Natanael, Pedro, João e os demais aprendem o que verdadeiramente significa o “não fazer acepção de pessoas”.       
  Ø EM BUSCA DE UM MILGRE
        Então no verso 25, a mulher se joga aos pés do Senhor Jesus e pede socorro, um socorro que não era para ela diretamente, mas para sua filha que estava terrivelmente atormentada por um espírito violento. Ela não desistiu, não entregou os pontos, não foi para os bares ou para as drogas, muito menos para o adultério, mas foi em busca do Senhor Jesus de Nazaré.
        Ao alcançar Jesus a mulher reforça o pedido, mas o Senhor Jesus lhe dá uma palavra que eu chamo de o momento mais polêmico do ministério de Jesus, isso por falta de conhecimento da maioria, mas que este estudo certamente irá mudar. A palavra tem poder, tem poder para fazer novo o que está velho.
        Jesus disse algo intrigante para a mulher e parece que ela não deveria entender, mas ela entendeu. Ela entendeu o que muitos hoje não entendem.
 Vejamos o que Jesus disse para a mulher Cananéia:
“Mulher, não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” vr-26
        Como disse os cananeus da região de Tiro e Sidom eram adoradores de cachorros e por isso os Judeus os chamavam de “cachorros”, isso quer dizer que os daquela região eram idólatras e não era certo tirar o milagre da boca dos que realmente crêem para dar aos idólatras.
        Hoje nos escondemos atrás do titulo de evangélicos para acusar os católicos de idólatras, quando na verdade também temos sido idólatras quando nos achamos melhores do que eles ou qualquer outro que profere outra crença, somos idólatras quando veneramos nossos carros, nossos filhos, e nossas igrejas achando que são as melhores, ou quando usamos uma carteirinha de pastor ou presbítero para disfarçarmos o pecado.
        Jesus queria fazer com que a mulher compreendesse que somente o milagre não basta, não é suficiente, mas sim que a salvação, a verdadeira conversão era mais importante, pois do que adiante termos um corpo saudável e irmos para o inferno, sendo que a palavra do Senhor nos diz que “é melhor entrar no céu com um só olho do que tendo dois irmos para o inferno”. Mas o inesperado aconteceu, a mulher entendeu o recado do Senhor. Veja as palavras dela: “Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus senhores”. Vr 27.
        Devemos entender que no original grego, a palavra cachorrinho (Kunarion) diz respeito ao animal de estimação, mansos e domesticados e do convívio familiar e não aos cães de rua.
        Isso mostrou a Jesus que ela tinha a fé firmada na pessoa maravilhosa do Messias e acreditava que da mesa dos Judeus, ainda poderia lhe vir algo que eles desprezassem e que lhe abençoaria a vida de sua filha. Assim então foi uma forma carinhosa usada pelo Mestre para se referir à mulher Cananéia e não uma forma de agredi-la por sua etnia. 
  Ø A FÉ EXEMPLAR
        Ao ouvir as palavras de Jesus ela logo entendeu o recado, pois muitos hoje vão aos cultos e saem de lá pior do que quando entraram, vazios e cheios de incredulidade, pois se julgam a última “coca-cola” do deserto, mas não conseguem alcançar um milagre sequer.
        Aquela mulher precisou se humilhar, reconhecendo que era uma mulher pecadora e que deveria tirar de sua vida todos os empecilhos e impedimentos para que provasse o milagre sobrenatural que não só libertaria a filha, mas que levaria para toda a sua família uma novidade de vida, pois como sempre digo para a igreja, “A experiência de receber um milagre não faz com que você seja um cristão realmente convertido para a obediência da palavra de Deus. Muitos já receberam milagres da parte do Senhor e hoje estão vagando pelas baladas mundanas, mas o amor é que nos une a Deus e nos faz ficarmos em sua presença e não viver em meio a idolatria.”
        Ser filho de seu pai e sua mãe não é suficiente para que eles se orgulhem de você, mas obedecer suas palavras faz como que seus pais se orgulhem de tê-lo como filho. Pr. Alexandre Augusto.
        A mulher Siro-Fenícia correu atrás de Jesus, reconheceu seu senhorio, reconheceu sua autoridade espiritual e se prostrou em seus pés, isso é adoração e se humilhou diante do Senhor Jesus o filho de Deus. 
 Ø      CONCLUSÃO
        Quando estivermos diante de uma situação adversa e ameaçadora devemos permanecer e agir como a mulher Cananéia e somente com a luz dessa palavra iremos alcançar o que nossos corações desejam, pois se a mulher tivesse recuado, se intimidado, desistido ou se irritado com as palavras do Senhor, ou mesmo voltado e caluniado a Jesus, ela jamais teria alcançado seu milagre.
        Precisamos aprender a valorizar os pães e as migalhas, pois tudo vem da mesa de nosso Senhor, assim sendo algo que pode parecer pequeno para um pode ser muito grande para outro. Vejo que ao comparar a mulher a um cachorrinho na verdade Jesus está nos mostrando quais são nossas prioridades, mas o certo é que em momento algum Jesus recrimina ou discrimina a mulher por sua nacionalidade, mas pelo contrário ele aproveita para ensiná-la a receber o milagre.
        Assim como tantas outras viagens missionárias de Jesus, esta é uma das mais intrigantes e maravilhosas no contexto bíblico, por isso aprenda e viva esta palavra todos os dias de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário