domingo, 7 de maio de 2017

Altar de Igreja não é palanque

Altar de Igreja não é palanque 




Para o entendimento melhor, com referencia ao tema proposto nesta oportunidade em que mais uma vez o Espírito Santo me possibilita compartilhar uma mensagem para a vossa edificação, quero abordar; três assuntos que vêm de encontro com a realidade atual da igreja.

1º Decisões que são tomadas precipitadamente.
2º O fogo estranho na casa de Deus.
3º A esterilidade da igreja nos dias atuais.

Decisões que são tomadas precipitadamente.

Assim como em repetidas vezes mencionadas na Bíblia a nação israelita encontrava-se em movimentação de guerra contra os filisteus. O rei Saul, com seu tímido exército estava acampado na extremidade de Gibea, Jônatas filho de Saul, chama o seu pajem de armas, e sai do acampamento sem que seja notado. Ele está determinado a batalhar contra os filisteus. Mas o que é isto que Jônatas esta querendo fazer? Dois homens, contra muitos guerreiros! Mas é isto mesmo. Disse Jônatas ao seu pajem de armas:

Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.

Então o seu pajem de armas lhe disse: Faze tudo o que tens no teu coração; volta, eis-me contigo, conforme ao teu coração.

Disse Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos descobriremos a eles.

Se disserem assim: Subi a nós; então subiremos, pois o Senhor os tem entregado na nossa mão, e isto nos será por sinal. 1º Sm. 14:6-10.

Ao aproximarem do local onde estava os filisteus, com todas as dificuldades e adversidades geográficas do local, Jônatas é percebido pelos filisteus:

Descobrindo-se ambos eles, pois, à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido.

E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subia a nós, e nós vo-lo ensinaremos. E disse Jônatas ao seu pajem de armas; sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel.
Então trepou Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.

E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram até uns vinte homens, no meio de uma geira de terra que uma junta de bois pode lavrar.
1º Sm. 14: 11-14.

O guerreiro Jônatas estava compatível com a vontade de Deus, ele e o seu escudeiro proporcionaram nesta ocasião a vitória de Israel frente aos filisteus.

No plano espiritual, podemos afirmar que tal como Israel tinha a frente os filisteus como inimigos a igreja também têm na frente de batalha, satanás e seus anjos como adversários. Mas não fiquemos atemorizados, o Deus de Jônatas também é o nosso Deus e este Deus de paz esmagará a satanás, debaixo de nossos pés. A igreja que somos nós precisa determinar como Jônatas e aguardar a autorização do Senhor e na hora marcada por Deus, venceremos a batalha.

Mas antes da grande vitória de Israel, houve um acontecimento que nos serve de lição no que diz respeito a decisões que são tomadas precipitadamente:
E esperou sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém Samuel a Gilgal, o povo se espalhava dele.

Então disse Saul; Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.

E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.

Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto visto que o povo se espalhava de mim e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, E ainda à face do Senhor não orei. E violentei-me, ofereci holocausto.

Então disse Samuel a Saul: Obraste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor Deus te ordenou; porque agora o Senhor tinha confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.

Porém não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou. 1º Sm. 13:8-14.

As conseqüências desta atitude do Rei Saul estão também escritas na Bíblia. Seu reinado entrou numa decadência que o seguiu até a morte. Tomar decisões precipitadas é prejudicial para a conduta das pessoas. No plano espiritual a gravidade das decisões precipitadas é ainda mais acentuada. O correto para o cristão é buscar primeiro o reino de Deus.

Outra lição que podemos extrair no episódio de Saul é; não podemos quebrar a ordem hierárquica na igreja. Numa igreja local, sempre a estabelecida uma hierarquia, os membros desta igreja local, não podem agir como Saul, não importa o status social da pessoa, o princípio da autoridade tem que ser considerado.

O fogo estranho na casa de Deus.

Quero fazer outra abordagem aqui, visando o bem estar espiritual da igreja. Trata-se do zelo que devemos ter para com o altar da casa do Senhor. O altar é um local de santidade, ele não tem a mesma conotação de um palanque. Se olharmos por um prisma espiritual vamos observar que no altar está aceso constantemente o fogo do Espírito. Sendo assim, aqueles que tem acesso ao altar e não possui uma vida santa diante do Senhor poderá sofrer conseqüências desagradáveis:

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiu, Tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, e Então saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram perante o Senhor.

E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porem Arão calou-se. Lv. 10:1-3.

Muitas autoridades evangélicas, legítimos sacerdotes, têm falhado para com a santidade do altar; alguns até improvisam este local de santidade, e fazem do altar; palco para apresentações artísticas, e até para palanque de políticos. Conhecendo a Bíblia e sabendo da seriedade deste assunto não posso concordar com esta visão de alguns sacerdotes. Se o sacerdote em primeiro plano não reverenciar o altar no templo de Deus, pode até perder o seu sacerdócio:

E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?

E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o Éfode perante mim; e dei a casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.

Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel?

Por quanto diz o Senhor Deus de Israel: na verdade tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente: Porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém aos que me desprezam serão envilecidos.

Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho algum em tua casa.

E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo bem que houvera de fazer a Israel. Nem haverá por todos os dias velho algum em tua casa.

O homem, porém, que eu ti não desarraigar do meu altar será para consumir os olhos e para entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar a idade varonil.

E isto te será por sinal, a saber: o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias, que ambos morrerão no mesmo dia.

E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que obrará segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.

E será que todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão. 1º Sm. 2: 27-36.

Depois de Eli, para s sucessão do sacerdócio, Deus quebra a tradição e no lugar de um descendente de Levi, ele levanta um da casa de Efrain. Samuel é uma resposta de Deus para Israel e agindo segundo a ordem do Senhor, coloca a casa de Deus em ordem.

A esterilidade da igreja nos dias atuais.

A igreja do Senhor é um rebanho de ovelhas, esta forma figurada é encontrada na própria Bíblia e repetida por Jesus. Há, porém neste rebanho um problema que está incomodando muito atualmente. Problemas no rebanho sempre existiram, mas este que vou enfatizar tem que ser priorizado para tratamento. Trata-se da esterilidade. Ovelha tem que gerar ovelha. Quantas pessoas já antigas no rebanho ainda não gerou, isto é não conquistou se quer uma alma para o Senhor. É chegada a hora de mudanças, os líderes têm que estimular o rebanho a clamar contra a esterilidade. A Bíblia nos fornece exemplos de mulheres que eram estéreis, mas clamaram contra a esterilidade, como; Sara, Raquel, Ana e Isabel, e obtiveram a misericórdia do Senhor.

Os frutos do ventre destas mulheres, foram homens de grande valor para Deus, homens que inpactaram as sociedades de suas épocas; Isaque, José, Samuel e João Batista, todos eles, fizeram parte da história. Se você deixar de ser estéril e conquistar almas para Cristo, poderá gerar alguém que também seja útil para o evangelho. Quando você gera, quem ganha é o Reino de Deus e uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Os pastores e demais líderes da igreja do Senhor que tem acesso para ministrar a Palavra de Deus, precisam rever seus conceitos. A mais de 30 anos, venho acompanhando a marcha do evangelho e observando também as alternações conceituais desta marcha. Nas décadas de 70 e 80, quando havia sempre uma expectativa de uma 3º guerra mundial iminente, devido a oposições políticas e ideológicas entre as duas superpotências; EUA e URSS, os cristãos viviam preocupados com o arrebatamento. As mensagens, canções e literaturas evangélicas enfatizavam prioritariamente os temas apocalípticos.

O comunismo perdeu suas forças, e o bloco soviético se desfez, O muro que separava a Alemanha Oriental da Ocidental também caiu e então o que se segue é que a igreja também alternou a visão, o arrebatamento passou para o 2º plano e todos foram contagiados por uma onda de adoração.

Não sou contra a adoração ao Senhor, Digno é o cordeiro de toda honra e de toda glória, porém na ordem do culto ao Senhor deve constar um espaço para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada, pois segundo o Apóstolo Paulo; é a Palavra de Deus que governa a Igreja. Jesus deu prioridade para a salvação das almas e foi pela salvação das almas que ele foi enviado por Deus.

Concluindo esta mensagem, quero conclamar a todos que a ela tem acesso para refletir nestes pontos que foram abordados; Decisões que são tomadas precipitadamente, o fogo estranho na casa de Deus e a esterilidade da igreja nos dias atuais. Deus certamente nos abençoara com toda sorte de bênçãos se nos aplicarmos reverentemente no serviço espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário