Convencidos x Convertidos
|
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Cor 5:17
O ser humano sempre vive algum tipo de problema em alguma área de sua vida (financeira, escolar, profissional, pessoal, conjugal, etc.) de sua vida e sempre anda atrás de uma solução. O assunto não é: Solução para o mundo, porém a única esta em Jesus (Mateus 11:28).
O caminho da vida pode ser apresentado em duas formas: Pelo amor ou pela dor.
Pelo amor: Quando uma pessoa lhes prega, apresenta o caminho (João 14:6, João 5:39) sem ter acontecido uma “catástrofe”, assim como foi comigo, na vida da pessoa evangelizada. Exemplo: Gn 12 – Deus chamando Abrão.
Pela dor: Quando a pessoa rejeita a pregação pelo amor. Deus permite a operação de Satanás (II Tes 2:11) ou Ele mesmo tratará com a pessoa (Hb 10:30 e 31) pois recusou a Palavra (Prov 1:22-30). Porém a correção, independentemente como seja, não é pra condenar e sim para salvar. Exemplos: João 4 – A mulher Samaritana.
Arrependimento – Conversão
A conversão vem logo em seguida do arrependimento (Mateus 3), a pessoa larga os conceitos, ideologias e praticas abomináveis pela Palavra do Senhor e faz da mesma seu livro de Fé e Lei. Como lemos em I Coríntios 5:17, somos nova criatura.
Falso Arrependimento – Convencimento
O convencimento pode vir logo depois de um falso arrependimento, ele acontece quando uma pessoa acha que se arrepende, ela se comove e pede perdão ao Senhor porém foi apenas da boca para fora (Is 29:13) e não do coração (Salmos 37:5, Jr 29:13) e Deus não o aceite pois Ele sabe que cometerás o mesmo pecado novamente.
A conversão é:
Interiormente – Como já foi dito, deixar aquilo que eu penso quanto a uma determinada questão que a Bíblia mostra uma verdade contrária, tal como a comemoração do natal, santa ceia, jejum anti-biblico, doutrinas e tradições, viver normalmente e etc. Deixar a idolatria de lado (Salmos 115 e êxodo 20:4). Obs.: Vale lembrar que idolatria não é apenas ter ou venerar uma imagem, mas ter muito apego a algo de valor (I Timóteo 6:10; Mateus 6:21) ou a alguém (Romanos 1:25).
Exteriormente (testemunho): A forma como agíamos, temperamento, falar mal do próximo, irar-se, adulterar, bebedeiras, entre outras (Gálatas 5:20-21; I Coríntios 5:11), deixamos isso de lado e agora odiamos e abominamos tal comportamento em nós (Ezequiel 36:31) e damos lugar aos frutos do Espírito (Gálatas 5:22). E plantando em nosso coração o sentimento mais importante de um Cristão – O amor (I Coríntios 13; João 15:10 e 13; Marcos 12: 30-31)
Características de um convertido
- Estudar a Palavra do Senhor (João 5:39)
- Praticar a mesma (Deuteronômio 28:1 e Tiago 1:22)
- Não voltar a cometer aquele pecado que era rotineiro e consciente
- Quando o amor ao Senhor não sai do nosso coração (Apocalipse 2:4)
- Ficar feliz em fazer a obra do Senhor (Mateus 5: 10-12)
- Ser diferentes do mundo, ímpios (Romanos 12:2, I João 2:15 e Mateus 5: 13-16)
- Pensamentos contrários deixados de lado por amor a palavra (Mateus 16:24-28)
-Frutos do Espírito (Gálatas 5:22)
- Comunhão com os irmãos (I João 1: 6 e 7)
Características de uma pessoa que foi apenas convencida
Uma pessoa apresenta o caminho certo que está na Palavra do Senhor, a pessoa aceita, mas não muda interiormente nem exteriormente. Pode haver uma ou outra característica de convertidos, ex.: Existe católico que lêem a bíblia e não deixam seus conceitos de lado.
Não se deixe iludir, nem sempre uma pessoa em que Deus manifesta seu poder e dons, é convertida (Mateus 7:21-23).
Obs.: O convencimento tem que vir junto com a conversão, pois depois que você é convencido da verdade bíblica, para depois se arrepender e conseqüentemente virá a conversão.
Se este estudou lhe fez abrir os olhos, não titubeie, converta-se a Cristo e serás abençoado!
"Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos fazer saber as minhas Palavras" Prov 1:23
|
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Convencidos x Convertidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário