segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A herança de Jesus Cristo

 
A herança de Jesus Cristo

Texto básico: 2 Coríntios 8: 9.
 
pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. (2 Coríntios 8:9 RA).

Amados, hoje muitos pregam que você é Filho do Rei, por isso deve ser como tal, ter a melhor casa, o melhor carro, o melhor emprego, comer do melhor, vestir a melhor roupa, pois sendo herdeiro do rei você tem todos os direitos.
 
Afinal Jesus era pobre ou rico?
O que Jesus deixou como herança para nós Seus herdeiros?
Afinal a Bíblia afirma que em Cristo somos herdeiros das riquezas.
 
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. (Romanos 8: 17 RA).

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4: 19 RA).
 
Vejamos as posses de Jesus:
 
Não tinha um berço:
e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou -o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2:7 RA).

Seus pais não tinham posses:
E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. (Lucas 2: 12 RA)

e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos. (Lucas 2: 24 RA).
 
E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação;   o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.   Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa. (Levítico 12:6-8 RA).

Jesus não tinha onde morar:
Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mateus 8: 20 RA).

Jesus não tinha dinheiro:
Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas e perguntaram: Não paga o vosso Mestre as duas dracmas?   Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simão, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus filhos ou dos estranhos?   Respondendo Pedro: Dos estranhos, Jesus lhe disse: Logo, estão isentos os filhos.   Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, e o primeiro peixe que fisgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, acharás um estáter. Toma-o e entrega-lhes por mim e por ti. (Mateus 17: 24-27 RA)

Jesus não possuía um animal de montaria:
  Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.   E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. (Mateus 21:1-3 RA).

Muitas vezes não tinha o que comer:
Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;   e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. (Mateus 21: 18-19 RA).

Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta(João 4:6 RA)

Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. (João 4:8 RA).
 
Muitas vezes não tinha água para beber:
Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. (João 4:7 RA).

Não tinha lugar para realizar a Páscoa:
No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?   E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos.   E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa. (Mateus 26: 17-19 RA).

Não tinha vestes de rei, nem cetro ou coroa:
Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!   E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça.   Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado. (Mateus 27: 28-31 RA).

Sua túnica (veste sacerdotal), provavelmente a tenha ganho de Nicodemos ou Jairo e suas vestes foram repartidas entre os soldados:
Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate; tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!   E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça.   Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado. (Mateus 27: 28-31 RA).

Não dispunha túmulo para ser sepultado:
vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.   Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera.   Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.   Este, baixando o corpo da cruz, envolveu-o em um lençol que comprara e o depositou em um túmulo que tinha sido aberto numa rocha; e rolou uma pedra para a entrada do túmulo. (Marcos 15: 43-46 RA).

Nem a cruz era seu lugar:
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), (Gálatas 3:13 RA).

tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando -o na cruz; (Colossenses 2:14 RA).
 
Então, que herança Cristo nos deixou?
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Romanos 11: 33 RA).

A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo (Efésios 3:8 RA)
 
 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; (Efésios 3:16 RA).

Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.   De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. (Atos 20: 32-34 RA).
 
Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. (Romanos 8: 17 RA).

  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros (1 Pedro 1:3-4 RA).
 
Amados, a nossa herança é a Vida Eterna com Cristo.
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário