segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Natal: o dia do aniversariante esquecido.

Natal: o dia do aniversariante esquecido.

  


“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.” Is.9:6

Todos os anos, milhões de pessoas em todo o mundo comemoram o dia 25 de dezembro. Pintam e limpam suas casas, preparam comidas, compram presentes, convidam os amigos. Tudo isso é normal no que tange a preparação de uma festa de aniversário. Como é sabido, comemora-se nesta data o nascimento de Jesus, o Cristo, o Santo filho de Deus, que veio ao mundo para trazer salvação à humanidade. Mas infelizmente, apesar da festa ser sua, Ele nem sempre é convidado ou ao menos lembrado.

Até os primeiros três séculos da era cristã, a humanidade não celebrava o Natal como conhecemos hoje. Foi preciso que o Império Romano adotasse o cristianismo como religião oficial, no século IV. A partir desse momento, a Igreja Católica passou a conferir significados católicos para as tradições e os simbolismos pagãos. Foi a apropriação destes cultos, sobretudo o de Mitra, que acabou gerando o nosso Natal, com a data de nascimento de Cristo sendo celebrada no dia 25 de dezembro, pois devido existir referências de que o Nazareno nascera na primavera, o imperador Julius achou por bem determinar que Cristo veio ao mundo no inverno, em 25 de dezembro, e assim absorver a milenar festa pagã de Mithra, comemorada na mesma data, e os festejos libertinos da Saturnália.

Diante do que foi exposto acima, podemos refletir se realmente esta data é direcionada a comemorar a chegada de Cristo ao mundo, pois foi algo “determinado” por um homem, no caso o imperador Julius. Não se sabe com certeza a data real do nascimento de Jesus, mas sabemos que ele veio ao mundo para sacrificar-se por toda a humanidade e que está vivo e reina com o Soberano Deus. Talvez pela origem dessa comemoração, as pessoas não lembrem do aniversariante.

Não me empolga essa data, pois sei que tudo isso é feito com fins capitalistas, para arrecadar lucros ao comércio. É tão falsa a intenção de comemorar o nascimento de Jesus que criaram a figura do “papai Noel” para intencionalmente substituir a pessoa de Cristo, afinal Jesus não traz lucro ao comércio. Enoja-me a hipocrisia das pessoas se passando por boazinhas quando chega o Natal, e somente nele, trocando presentes, abraçando-se, mas os corações cheios de ódio e inveja de seus semelhantes. E lembrar de Jesus não faz parte da festa.

Quando esse mundo e seus mentecaptos moradores vão parar para refletir sobre o que Cristo fez por eles? Será que é tão importante comemorar bebendo e comendo, recebendo presentes do que agradecer a Deus por ter enviado seu filho unigênito para nos salvar? Ou talvez a minha roupa nova me renove mais que Cristo pode restaurar minha vida? E fazer o bem ao meu próximo, é somente neste dia?

Meus irmãos, deixemos de lado a conduta hipócrita do mundo e sigamos os ensinamentos do grande Mestre, as coisas que este lugar pecaminoso e blasfemico em que vivemos nos oferece são armadilhas de satanás para as nossas vidas. Pode parecer um pouco radical o que estou a dizer, mas é a pura verdade. Eu particularmente não comemoro o Natal, porque sei que Cristo não nasceu nesse dia, mas a minha alegria por seu nascimento é uma constante, visto que Ele nasce todos os dias em meu coração trazendo a paz que eu necessito.

Comemore diferente, todos os dias agradeça a Deus pelo nascimento da nossa esperança em Cristo Jesus, pela vinda do nosso Messias a este mundo em trevas, onde a sua luz iluminou-o. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz” Is. 9:2. Jesus é verdadeira luz do Natal, e essa luz está a nossa disposição todos os dias do ano. Só ele multiplica as nossas alegrias e transforma as derrotas em manifestações da Glória do Deus Altíssimo. Faça diferente, convide o aniversariante deste dia para homenageá-lo em sua casa e realmente viva o espírito de união e paz que supostamente se prega no Natal, pois com Jesus presente esse momento nunca será efêmero. Glória à Deus pelo nosso Redentor que vive e reina para todo o sempre. E porque ele vive, podemos crer no amanhã! A paz de Cristo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário